terça-feira, abril 29, 2008

Tudo a Nu? (com versão publicada no "Comércio do Seixal")

Meus amigos, deixo-vos no mesmo post, a versão publicada no "Comércio do Seixal", que ainda não tive oportunidade de ver, nem de saber quais os comentários publicados.
A discussão está aberta, com este acrescento. A palavra é vossa:
O tema Local da Semana:
Em Portugal e na margem sul o PCP criou um mito: eram autarquias invencíveis e, melhor, o seu trabalho em prol da população era meritório. E essa verdade foi tantas vezes repetida que se tornou uma verdade absoluta para a maioria de nós. E são duas verdades que para mim são (eram) insofismáveis. De facto no Seixal até agora eles foram imbatíveis e o seu trabalho teve muitos méritos. Como devem ter reparado mudei os tempos dos verbos para o passado, por uma questão de justiça. O PCP, ou a CDU, ou seja a sigla por que esse partido se apresente ao eleitorado já não é invencível e o seu trabalho para as populações já não é considerado pela maioria como meritório. E esse facto deve-se sobretudo ao pormenor de hoje em dia, a rivalizar com o “Boletim Municipal”, onde a verdade era (e é) sempre contada de uma forma muito garrida, em tons vermelho vivo, existirem agora blogues e a imprensa regional, onde as oposições passaram a ter voz activa e “os podres” da Câmara passaram a serem expostos em igualdade de circunstâncias com os seus méritos. A situação ainda é desequilibrada, pois em cada “Boletim Municipal” a autarquia anuncia vezes sem conta obras inacabadas e projectos sempre adiados, tudo misturado com rostos dos responsáveis da Câmara, (ou do PCP?) que aparecem vezes sem conta, mediante quem o partido quiser promover. Já nos jornais locais e na blogosfera não é assim. Chamo-vos a particular atenção para a realidade dos blogues, com alguns deles a desenvolverem e a denunciarem questões muito importantes para a nossa população, tendo como percursor desta moda o Blogue “A-Sul”, cujo endereço é: http://a-sul.blogspot.com/, blogue ambientalista, enquanto que o Blogue da JSD do meu partido http://juventudeseixal.blogspot.com/, tem-se revelado um excelente blogue de denúncia política e apresentação de ideias de e para jovens, ou menos jovens. Para esta semana deixo-vos apenas mais um endereço electrónico, no caso do Blogue “Velas do Tejo”, http://velasdotejo.blogspot.com/, dedicado a temas náuticos. Para a semana abordarei outros blogues locais onde vos aconselho a perder (ganhar) algum do vosso tempo.

O tema nacional da semana:
continua a ser as eleições no PSD. O PSD funciona para a política como o Benfica para o desporto. É sempre notícia tem sempre notáveis e os jornais acompanham avidamente todo o “circo” à sua volta. Ao contrário de muitos comentadores, entendo que o partido está vivo, e recomenda-se, e embora numa luta “de estilos” e personalidades, e ideológica, claro, está apenas à procura do seu caminho certo em direcção a uma vitória eleitoral. Na minha opinião se o partido fizer o seu caminho sem a obsessão de ser Governo, chegará lá mais depressa do que pensa, pois após quatro anos seguidos de crise económica (tecnicamente bem sei que não estamos nem em crise, nem em recessão, mas o bolso dos portugueses está cada vez mais vazio) com pedidos sucessivos de sacrifícios a uma depauperada classe média, aproxima-se uma violenta crise económica, com agravamento certo das taxas de juros, subida do preço dos combustíveis (petróleo), subida do preço dos alimentos, crise do mercado imobiliário, tudo junto, pergunto: onde vai o Governo arranjar meios financeiros? Aumenta os impostos? Mais? Pois, meus caros, ao PSD basta apresentar-se ao eleitorado com alguém que lhes mereça confiança para, mais uma vez, estar ao leme dos destinos do país, quando este estiver na “lama” (estou apenas a parafrasear o Eng.º Guterres). E isso, infelizmente vai já acontecer em 2009.

Na senda das inovações tecnológicas, tal como vos referi a semana passada, mas agora com mais uma inovação (e até com novo grafismo), colocarei um post semanal a ser publicado no "Comércio do Seixal", com alguns comentários vossos a serem seleccionados. Caberá à redacção do jornal fazer a selecção dos comentários a publicar.
Bom, mas isto já vocês sabiam, no entanto esta semana, o blogue Rumo a Bombordo, cujo link podem ver na margem direita nos blogues recomendados, irá associar-se a esta iniciativa, fazendo um comentário sobre os temas previamente combinados, entre nós e o jornal, permitindo assim aos nossos bloguers e aos leitores do "Comércio do seixal" terem acesso a duas visões diferentes de um mesmo acontecimento ou tema, na medida em que o autor do blogue "Rumo a Bombordo" é o Dr. Samuel Cruz , Vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal do Seixal.
Esta será mais uma forma de divulgação do mundo dos blogues, sabendo aproveitar a sua dinâmica de crescimento
Os temas desta semana são:-
Tema Local:A comunicação social local e os Blogues versus o Boletim Municipal. Estão queles a informar a população do que o Boletim Municipal "esconde"? Por outras palvras, a comunicação social local e os blogues põem "a nu" a má gestão camarária?
Tema Nacional: As eleições no PSD (novamente este tema apenas porque foi o desafio que me lançaram, na medida em que o tema é incontornável, mas na medida em que tem sido o tema mais discutido neste blogue, tentarei fazer uma abordagem diferente do mesmo, mais na perspectiva das eleições partidárias nacionais).
Por fim, recordo-vos que os comentários para serem eventualmente inseridos no jornal deverão ser colocados no blogue até quinta-feira de manhã, desde este momento e, quem não os quiser publicados, basta referi-lo)

13 comentários:

Anónimo disse...

Porque Samule Cruz qd toda a gente sabe das suas más relações com o PS local?

Anónimo disse...

Por erro foi publicado em outro artigo e aqui fica a minha opinião mais uma vez:

A minha opinião é simples, qualquer dos candidatos actuais para líder do PSD, é um candidato perdedor em 2009 para Sócrates...excepto se for renovada a AD.
Quanto à MLF, bom se calhar perdiamos assim por cabazada... mas claro faz parte daquela oligarquia alfacinha que tudo sabe, mas pouco faz... que de social democracia pouco percebem e regem-se por outros valores...
Mais, a desorganização a nível partidário do PSD é algo caricato como se pode ver no caso em que recebeu indevidamente dinheiro de uma empresa de construção civil... são tudo pessoas sérias só o PSL é que é mau, porque apunhalado pelas costas com a conivência de certos social-democratas de pseudo-elite.
Ainda agora não sabemos o que realmente motivou jorge sampaio a demitir o governo e a dissolver a AR: terá PSL legislado sobre matéria proibida?; terá cometdo algum crime?; é ou foi arguido em algo?; terá sido apanhado em escutas a tratar os adversários por nomes menos próprios?; aumentou os impostos?; diminuiu as regalias sociais aos portugueses?; não permitiu o normal funcionamento das instituições?; Pois, se calhar num governo de coligação houveram divergência com ministros, mas este governo sócrates tem sido por demais, vide exemplos dos ministros economia, saúde e obras públicas.
Quid juris?

Paulo Edson Cunha disse...

A escolha do dr. samuel Cruz é uma escolha da exclusiva responsabilidade da direcção do jornal, mas parecem-me obvias duas conclusões: o Dr. samuel cruz já escrevia no "Comércio do Seixal" tal como eu e, tem um blogue há algum tempo.

Ao anónimo, no fundo respondi no mail anterior. Não gosto, nem me identifico com o estilo do Dr. PSL mas entendo que foi "apunhalado" e, infelizmente, presumo que por muitos companheiros de partido (pelo menos alguns ajudaram com comentários públicos).

Anónimo disse...

Foi hj publicado:
"A Câmara Municipal do Seixal deliberou em 02/04/2008, mandar elaborar um Plano de Urbanização da Zona Ribeirinha da Amora, freguesia de Amora, que irá alterar o Plano Director
Municipal."
http://dre.pt/pdf2sdip/2008/04/083000000/1937219372

Anónimo disse...

Boa noite Dr. Paulo, passando por aqui verifico novo formato no seu blog, deixe-me dizer que acho que está óptimamente apresentado, afinal estamos em momento de renovação, renovemos tudo então. Mas, apesar da imagem e apresentação serem muito importantes em tudo na vida, muito mais importante é o conteúdo, e nesse aspecto, cada vez mais o nivel dos seus artigos se eleva, cada vez percebemos que é um homem que além de ter facilidade de passar a escrito o que pensa, nos transmitindo as suas ideias deixando perceber sem qualquer dúvida a sua integridade, a sua força em lutar pelos valores em que acredita, a sua capacidade de fazer algo polticamente. Diz e faz o que lhe vai na alma e não o que é "politicamente correcto", o que em politica não é fácil de encontrar. Continue com força e acredito que precisa mesmo de ter forças para continuar num trilho que o conduza ao sucesso e implementação dos seus ideais por bem de todos.

Aceite cumprimentos,
A.Clara

Anónimo disse...

Olá Paulo!
Gostei da nova apresentação do teu blog.
Também gosto muito da foto :).

Gosto especialmente do que expões nele.

Parabéns!

Bjs

Mariana

Anónimo disse...

Olá Betinho,

Quando achamos que algo já é perfeito ... Eis a Surpresa!
Uma nova Imagem de um Blog, já por si fantástico, e que agora "Arrasou".

Que dizer:Parabéns!!!

p.s. A fotografia do seu Digno Autor foi muito bem escolhida ...

Filipe de Arede Nunes disse...

Dr. Paulo Edson da Cunha,

Passo só por aqui para lhe dar os parabéns pelo novo grafismo deste espaço. Efectivamente este blog parece-me muito melhor agora, mais vivo e com outra dinâmica.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Eleições no PSD - Quo Vadis PSD


Neste mês de Maio de 2008, o Partido Social Democrata enfrenta talvez a pior crise desde a sua fundação em Portugal. Estamos num ponto crítico para o Partido Social Democrata.
Vamos entrar num processo eleitoral para a Comissão Política Nacional, que se pode revelar decisivo para o futuro do partido. Quando me refiro a tal processo como sendo decisivo é Ispsis Verbis o significado que lhe pretendo dar. O verdadeiro sentido literal. Pois, consoante o resultado desta eleição interna no PSD, consoante o eventual candidato que o PSD apresentar às eleições legislativa de 2009, assim se escreverá o futuro deste nosso partido, o futuro de Portugal.
Entrando no campo hipotético, como tal extremamente subjectivo, se por um acaso do destino e vontade dos cidadãos eleitores portugueses, o resultado do PSD nas próximas eleições legislativas em 2009 for abaixo do mínimo esperável, ou por outras palavras, se o PS se mantiver no governo com uma maioria confortável (não necessitando do PSD para estabelecer maiorias absolutas) ou absoluta, o próprio PSD irá enfrentar uma divisão de tal intensidade e profundidade, que poderá levar ao esvaziamento e à extinção do mesmo como social-democracia em Portugal.
Na minha modesta opinião penso que nem todos os social-democratas se aperceberam da gravidade da situação.
Não pretendendo ser o arauto da desgraça. Apenas um grito de alerta de modo a acordar os mais distraídos.
As bases do partido devem exercer o seu sentido de voto com responsabilidade e conhecimento de quem sabe que está a decidir o futuro do partido e o futuro de Portugal. Não é o momento para virar costas ao PSD. Estamos numa fase decisiva e como tal, como militante estarei disponível para defender os interesses da social-democracia no nosso PSD.
Por um PSD forte, para um Portugal melhor.

Com um abraço para o Paulo,

E. O. Santos

Anónimo disse...

Não é verdade que nos termos da lei cada vereador tem direito a um adjunto? O vereador Samuel Cruz não tem um adjunto, chamado José Louro, que por acaso foi eleito do Partido Socialista na Assmbleia Municipal do Seixal? Quanto ganha o José Louro? E já agora quanto ganha o Samuel Cruz, como vereador da Câmara Municipal do Seixal? Já viram as actas da Câmara Municipal? E repararam no número de propostas que o vereador Samuel Cruz apresentou em reunião de Câmara? Dividam o número de propostas efectuadas pelo vereador do Partido Socialista pelo vencimento do mesmo e concluam que o vereador Samuel Cruz é pago a peso de ouro!

Paulo Edson Cunha disse...

Caros amigos,
queria dizer-vos que hesitei em publicar este último comentário, não por o achar pouco pertinente ou deselegante, mas por achar ser deselegante, ou eventualmente pouco ético, ser eu a colocá-lo. Apenas o faço por respeito pelos princípios que defendo - em democracia os nossos actos devem ser sempre escrutinados e sendo o Dr. Samuel Vereador desta Câmara, tem a obrigação de responder, mas sobretudo o direito a defender-se.
Neste espaço, nunca lhe será retirado esse direito, embora no seu caso particular, tenha o seu próprio blogue.

Anónimo disse...

A verdade é que , e afirmo que não fui o autor do comentário, e discordando em absoluto do mesmo relativamente ao senhor vereador Samuel Cruz, consigo compreender o porquê do mesmo ser postado aqui... e a razão é simples.... o senhor Samuel Cruz no seu blogue faz uma censura prévia aos comentários e publica apenas aqueles que acha convenientes para si. Eu próprio tenho vistos os meus comentáriso cosntantemente não publicados por esse arauto da liberdade de expressão chamado samuel. Tenho dito

Ponto Verde disse...

Parabéns pela análise, considero-a correctissima, mas só um acescento nessa análise.

Há muito que há uma vontade incontida e uma revolta , da populacão, em denunciar a mentira, o controlo e a criacão de uma falsa realidade.

Acho que o ponto de charneira no Seixal, deu-se do ponto de vista popular, com o caso da Flor da Mata e na internet no então recém criado EXPRESSO ONLINE onde foram publicados dois artigos por um residente no Seixal que foram , recordes de participacão e de comentários.

A História depois é conhecida, desde há mais ou menos cinco anos a blogoesfera generalizou-se e tornou-se acessível ao comum dos cidadãos, o A-SUL ao qual agradeco a mencão, foi de facto um pioneiro que sobreviveu a uma máquina de propaganda , a diversas tentativas de ser calado, até com a denúncia de ¨flalgs do blogger¨ por conteúdo impróprio.

A blogoesfera entrou na maturidade e com politicos novos que sabem que aqui está o futuro em termos comunicacionais, os outros gastam cada vez mais dinheiro a constrír um mundo de ficcão em quem só eles acreditam.