quinta-feira, abril 03, 2008

Um verdadeiro desafio (político)

No passado dia 27 de Março lancei o desafio aos leitores deste blogue para que indicassem temas que entendessem terem acuidade para serem apresentados na Assembleia Municipal (que se vai realizar no próximo dia 21 de Abril).
Assumi o compromisso de fazer uma compilação dos mesmos e, dentro do tempo que o PSD dispõe no chamado PAOD (Período Antes da Ordem do Dia - 7 minutos) avançasse com os mais pertinentes, podendo colocar os restantes no período de informações ou escolher outras vias para fazer chegar as vossas preocupações à Câmara Municipal do Seixal.
Hoje, cumpre-me fazer um primeiro balanço, dizendo que a inicitaiva está a ser um sucesso, muito ajudada por outros blogues que aderiram à mesma:
e até um de Alcochete "Praia dos Moinhos" http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/03/al-seixal.html)
a quem agradeço a disponibilidade por divulgarem a iniciativa.
Por ser importante, por assumir que nem toda a gente lê os comentários, ou que leu apenas os primeiros, deixo-vos, de seguida, as sugestões já apresentadas (e excluo as que me apresentaram por e-mail, para respeitar o anonimato das mesmas):


Anónimo disse...
Boa noite. Bom regresso ao activo.A segurança é um tema que gostava que continuasse a abordar em nome do PSD. Por exemplo gostei da sua intervênção no que falou da insegurança daquilo do fogueteiro.Luisa Lopes
27 de Março de 2008 21:04

Anónimo disse...
Aí está um tema que gostaria de ver tratado em AM. E se esses dois senhores podem ser sócios administradores dessa firmaTirado do blog Rumo a Bombordo:"Ontem realizou-se, na Quinta da Fidalga, a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal do Seixal e a Fundação Cargaleiro, para aí instalar o Museu-Oficina do pintor. Aquando da votação deste tema na Câmara Municipal, o Partido Socialista ausentou-se da sala, naturalmente, não porque esteja contra a instalação deste equipamento no concelho, mas antes porque não aceita que a Quinta da Fidalga se mantenha na posse da sociedade Ferimo - Sociedade Imobiliária, S.A.. É necessário recuar no tempo para melhor entender esta estória. A CM Seixal comprou a empresa Ferimo, uma empresa sem actividade, apenas porque esta possuía a Quinta da Fidalga. Comprando a empresa, a CM Seixal conseguiu poupar largos milhares de euros em impostos, que teria de desembolsar para adquirir este imóvel. É que, aproveitando uma falha na Lei (entretanto corrigida), que visa incrementar o investimento no mercado de capitais, a Câmara aproveitou a isenção do pagamento de imposto sobre as mais-valias para quem detenha acções por um período superior a doze meses. Desse modo, os vendedores viram o seu lucro isentado de impostos... Por outro lado a Câmara Municipal do Seixal (compradora) não pagou IMT (à altura chamava-se Sisa), já que por força desta "ficção" juridica o que foi transaccionado foi uma sociedade fantasma e não a Quinta da Fidalga!Quantos municipes não gostariam de ter a mesma oportunidade? A operação terá sido legal mas não foi certamente moral! Senão vejamos: porque comprou a Câmara Municipal do Seixal uma empresa com este objecto social? Objecto: Operações sobre imóveis, compreendendo a urbanização e loteamento de terrenos, a compra e venda e avaliação de propriedades e ainda o de comissões, consignações e representações de produtos e serviços conexos com os referidos fins. A Ferimo é detida neste momento a 100% pela CM Seixal, contudo a Câmara necessita da autorização da sociedade imobiliária Ferimo, (administrada pela Vereadora Corália Loureiro e pelo Dr. Leonardo Carvalho) na qualidade de proprietária do imóvel, para aprovar a cedência duma parte do imóvel.Publicada por Samuel Cruz em Segunda-feira, Março 17, 2008"
27 de Março de 2008 22:38

Anónimo disse...
E já agora do mesmo autor:"Será que nos querem fazer relembrar um caso de triste memória ocorrida nos Bombeiros Voluntários do Seixal ocorrido ainda não há muito tempo em que alguém “desviou” uns largos milhares de euros e ninguém com responsabilidades dentro da instituição ousou participar criminalmente contra ele? Porque teria sido? O senhor sabia demais?A população do Seixal também, neste caso, quer que a verdade venha ao de cima doa a quem doer e exige do Senhor Presidente da Câmara que exerça cabalmente as funções para que foi eleito, não assobiando para o lado em questões que parecem indiciar bastante gravidade, a levar em consideração o elevado aparato policial que visitou a Câmara."in Rumo a BombordoNinguém interpela a CM do Seixal por isto??
27 de Março de 2008 22:42

Blake's Medicine disse...
Boas,Espero que as férias na América tenham sido boas.Temas que gostava de ver em discussão é sobre a questão do estacionamento. Porque é que as Câmaras não apostam na contrução de silos, pois consegue-se estacionar um maior nº de veículos na vertical, ocupando menos espaço. E aí sim, não haveria certamente razão para estacionamentos em cima de passeios e/ou noutros locais proibitivos... Digo eu! ;-)
27 de Março de 2008 22:58

Velas do Tejo disse...
Consultando algumas revistas Estuarium, ou fazendo uma pesquisa nos últimos seis meses da imprensa regional, assistimos a uma operação de marketing sobre supostos projectos e estratégias para o desenvolviemnto da náutica de recreio. Na revista Estuárium surgem até compromissos autarquicos para 2008 no que diz respeito a organização do trafego fluvial e a criação e reabilitação de alguns espaços ribeirinhos.Deverá ser clarificada a estratégia e os projectos sobre os quais tanto se especula mas pouco se objectiva. Até à data nada se sabe sobre onde e como irá a autarquia gastar os 300.000€ do orçamento do Turismo para a Náutica de Recreio.Depois de clarificado onde e como será esse dinheiro aplicado, muito há a discutir sobre se a estratégia é ou não a mais adequada.
28 de Março de 2008 16:31

Anónimo disse...
bom dia. desde já realço que não sou do seixal, sou alentejana, mas isso não é motivo para que não venha a este blog, até porque me agrada a forma que o autor deste blog aborda os temas, sempre com um sentido de humor muito apurado. e desta forma lá vai sendo ouvido.continua assim!!!!!!Mas estas linhas é para responder a blake´s medicine, nem sempre os parques de estacionamento funcionam, como já disse anteriormente sou do alentejo,mais precisamente da cidade magnifica de Beja. Com o projecto polis foram feitos dois parques de estacionamento subterrâneos em locais estratégicos, pela falta de estacionamento neste locais .hoje esses mesmos parques estão à moscas e as ruas circundantes continuam cheias de carros em cima de passeios. o mais grave disto tudo é que a camâra oferece 1 hora gratuita nos respectvos parques. acredite esse problema passa mais pela falta de civismo e muitas vezes pela falta de educaçao pelo proximo.paula
29 de Março de 2008 10:27

hkt disse...
Penso que teria toda a pertinência questionar a câmara sobre os edifícios classificados que se encontram a cair aos bocados pelo concelho. Saber o que tem sido feito, quais as iniciativas já tomadas/a tomar, ou, se se espera pacientemente pela sua (dos imóveis) derrocada.
29 de Março de 2008 13:46

ana disse...
Não haja dúvidas que as férias lhe fizeram muito bem, fico feliz por isso, mas!!! e há sempre um mas, e embora não seja uma descrente e tenha a esperança de que a minha terra há-de mudar para melhor, penso que é utópico pensar-se que se resolverá com a governação que temos. A CDU (PCP) inviabilizará todas as propostas que não forem da sua autoria, argumentando de mil uma maneiras para tal, e virão possivelmente mais tarde apresentar aquelas que lhe parecerem trazer votos como sendo da sua autoria, fazendo-as depois aprovar com toda a pmpa e circunstância e usando-as como bandeira para os seus interesses próprios.Não tenho ilusões de que é assim que actuam, pelo que uma mudança qualitativa só passa na minha opinião por uma outra política na autarquia.
29 de Março de 2008 20:02

Anónimo disse...
Como a Baía do seixal é o nosso maior e melhor equipamento desportivo, seria excelente levar este tema. Projectos temos que cheguem, o que seria excelente seria discutir o que se vai fazer, quando, como e com que verbas.Este tema da Baía mexe com muitas áreas o que obriga, a que exista um enquadramento dos temas. Jorge Pieta
31 de Março de 2008 20:55

Paulo Edson Cunha disse...
Boa noite a todos, agradecendo a vossa participação, sempre vos direi que tomarei em devida nota as sugestões aqui apresentadas e, mais tarde, dar-vos-ei conta dos resultados.Não há que temer que a CDU tome como suas as nossas sugestões, críticas ou conselhos, pois de outra forma nunca qualquer oposição funcionaria.Faremos a devida publicidade do nosso trabalho e, se os nossos meios são incomensurávelmente inferiores aos da máquina comunista, então cabe-vos a vocês ajudarem-nos a divulgar a mensagem (quando o acharem justo fazê-lo).Obrigado e continuem a participar.
31 de Março de 2008 23:58

Anónimo disse...
Gostaria de ver colocada na Assembleia Municipal o problema das barracas que continuam a ser feitas no nosso concelho, umas em madeira e outras casas clandestinas abarracadas, no fogueteiro,na cruz de pau, ao pé da piscina de amora. E em muitos outros lugares.
1 de Abril de 2008 2:34

Jorge Pieta disse...
Ilustre...Estive a pensar e penso que ao nível do Seixal questionar o executivo sobre a saida dos serviços para o novo edificio e o que isto envolve será preferivel. Ou seja, resume-se a questionar quais os projectos para a Freguesia do seixal com a saida dos serviços em 2009.Jorge Pieta
1 de Abril de 2008 12:08

Anónimo disse...
Sobre as barracas... NO PROBLEM,quando os edificios ocupados pela Camara no Seixal ficarem vazios, colocamos lá o pessoal e acaba-se com o problema.
1 de Abril de 2008 15:24

Anónimo disse...
O que eu gostava de ver questionado em relação às barracas do concelho é se os fiscais da camara e a propria camara se demitiram de funções e competencias. Para que quer a camara tantos fiscais se não for para trabalharem e o seu trabalho deve ser também na prevenção e embargo de barracas e como é da competencia da camara demoli-las. Até parece que demolir barracas e impedir que se façam deixou de ser uma competencia da camara.Já é tempo desta camara CDU deixar de gastar o dinheiro dos impostos dos seus municipes a fazer casas para quem não respeitou nada nem ninguem e fez uma barraca. O tema que proponho é a inercia da camara e o incumprimento das suas funções por parte dos funcionários fiscais.
2 de Abril de 2008 0:59

Anónimo disse...
Gostaria que fosse colocado em Assembleia Municipal o problema levantado no blog rumoabombordo sobre o amianto nas condutas de agua em Fernão Ferro que pode provocar risco de contaminação da agua.
3 de Abril de 2008 2:41

Anónimo disse...
E ainda gostaria de saber que significado teve a presença da judiciaria na camara.
3 de Abril de 2008 2:42

2 comentários:

Anónimo disse...

A proliferação de locais com venda de carros usados sem a devida autorização.

Anónimo disse...

Uma nela iniciativa.
E verifica-se que problemas não faltam quando questionados os municipes.
Só que o problema não são os problemas dos munícipes, nem os do concelho.
O meu amigo sabe, aliás todos nós já sabemos, que não existem problemas para os nossos edis, que não sejam problemas e culpa de outrem.
A minha, a sua, a nossa voz, é sempre sistematicamente remetida ao silêncio, pela ameaça, pelos jogos verbais e pantominas palacianas, o achicalhamento e todo e qualquer instrumento susceptível de silenciar e amordaçar o cidadão.
Eles são detentores da verdade, os proprietários da liberdade, os detentores da razão inequívoca, e como já esgotaram tudo para se justificarem pela força da razão, todos os meios servem para se sustentarem pela razão da força.
Certamente não terei que fazer nenhum auto de fé em como acredito na democracia, só que não estamos perante esse cenário.