Galeria de Textos - Direitos das Crianças


Nesta página poderão encontrar o histórico dos textos desta iniciativa, cujo primeiro texto teve a autoria de Daniel Sampaio. Todos os textos são igualmente publicados no jornal "Comércio do Seixal". Esta iniciativa tem a duração de um ano, e todas as semanas será publicado um texto novo.

Porque para nós o dia da criança é 365 dias por ano.














- Texto nº6 - Publicado a 13 de Julho de 2010 no blog -

Texto e Imagem retirados do Jornal "Comércio do Seixal"

4 comentários:

Anónimo disse...

A ordem dos textos esta errada, o 2 é o 3 e vice-versa

Anónimo disse...

Porque também me importo com todas as crianças 365 dias por ano, e porque acredito numa educação integrada, deixo aqui um comentário relacionado com a construção de uma escola primária e de crianças com necessidades especiais.

Fazendo parte da sociedade civil, é com muita pena minha que vejo muitos impedimentos na ajuda que se quer dar às escolas primárias de responsabilidade camarária, impedindo a resolução de certas situações pontuais e a intervenção onde as crianças do nosso Concelho mais precisam. Até hoje, a experiencia dita que a boa-vontade e capacidade para efectuar mudanças para melhor por si, nomeadamente pequenas obras de melhoramento, tão simples como pintar um equipamento, cuja cor original há muito foi comida pelo sol, são normalmente barradas pelas suas linhas directivas. Apesar de entender os argumentos da Câmara do Seixal, a vida escolar das nossas crianças e a necessidade de melhorias em equipamentos, não se compadece com agendamentos desadequados, por mais válidos que sejam. O não poder avançar com pequenas melhorias nas instalações escolares, causa muitas vezes a sensação generalizada de impotência que entristece, desmotiva e apaga toda e qualquer réstia de vontade. O que neste momento também está a gerar uma certa incompreensão é o facto de após tantos anos de espera e sucessivos adiamentos e, ter finalmente arrancado a construção da nova Escola Básica dos Redondos na Freguesia de Fernão Ferro, constar que não foram contempladas instalações mais adequadas às carências das crianças com necessidades especiais. Estando a obra na fase das fundações, ainda iriamos bem a tempo de com uma pequena alteração em obra de colmatar essa falta do projecto inicial. Não estando porém, a par de todos os detalhes desta nova construção, gostaria de facto saber se há abertura para considerar este ponto, ou se por ventura já está contemplado um fraldário ou sala de multideficiência, ou que pelo menos a situação actual não inviabilize estas soluções a posteriori. Caso a população de Fernão Ferro seja surpreendida pela positiva com esta nova e tardia escola, aplaudo, pois prova que a sensibilidade inteligente e a vontade necessária, afinal sempre existem no nosso Concelho do Seixal. Caso contrario, vem apenas confirmar que a ‘lei’ da burocracia prevalece sobre tudo o que o bom senso dita e que à semelhança de um condenado, persiste em continuar agrilhoada ao nosso tornozelo, impedido a sociedade de avançar rumo a um futuro mais promissor.

Anónimo disse...

Bom Dia,

Permitam-me dar aqui o meu grito de revolta. Vivi em Lisboa e sempre fiz voluntariado, comprei casa na Margem Sul onde vivo actualmente e tem sido muito difícil para mim encontrar uma instituição onde possa dar o meu pequeno contributo seja a crianças ou idosos. Ou é porque o meu horário não é adequado ou porque estão muito ocupados e pedem para ligar daqui a uma semana ou um mês. Desculpem se estou a ferir algumas susceptibilidades mas nestes assuntos coloco a cor do partido de parte pois são questões demasiado sérias, no entanto leva-me a querer que não existe pobreza nem necessidade de ajuda sem custo na Margem Sul. Se pudesse a minha vida era só dedicada ao voluntariado mas vou ter de procurar em Lisboa pois perto da minha área de residência não consigo ajudar a nível social.
Se por acaso alguém me conseguir ajudar nesse sentido agradeço.

Com os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Para quem goste trabalhar com jovens, pode ser em Fernão Ferro tenha sorte. É ir ao espaço Jovem Konvida (penso eu que é assim que se chama)e fale com uma das técnicas.