domingo, abril 27, 2008

Comunicado do P.S. do Seixal a propósito da posição do PSD em relação à Assembleia Municipal

Pois é, não estão enganados.
Trata-se efectivamente de um comunicado oficial do PS/Seixal, que o seu Presidente recentemente eleito, Dr. Nuno Tavares, teve a gentileza de me fazer chegar e autorizar a sua publicação.
Coloco-o no meu blogue, em primeiro lugar por, mesmo sendo de um partido que não o meu, defendo a maior pluralidade possível, sobretudo na informação a prestar.
Por outro lado, e nada Despiciendo, a posição/comunicado do P.S. /Seixal diz directamente respeito ao que aconteceu na Assembleia Municipal, como testemunhei e, vem reforçar a condenação da actuação do Sr. Presidente da Assembleia Municipal e da bancada da maioria (CDU).
Talvez com gestos como este, as pessoas comecem a compreender que É POSSÍVEL MUDAR!


COMUNICADO


Vários órgãos de Comunicação Social, questionaram me directamente sobre qual o entendimento do Partido Socialista do abandono da sala do Partido Social Democrata na última Assembleia Municipal de 21 Abril. Informo assim qual posição do Partido Socialista do Concelho do Seixal;

O PCP ao gerir a Câmara Municipal do Seixal (CM do Seixal) esquece-se sistematicamente que tem uma maioria absoluta formal mas uma minoria que o apoia.

O PCP só tem exactamente, 20% dos votos dos eleitores inscritos. Não obstante, esquece-se que é poder quando lhe convém. Porque o poder autárquico tem peso na nossa sociedade democrática, mas o PCP acha que é o Governo, qualquer que ele seja, que é responsável por todo o mal e eles por todo o bem.

Por isso em todas as Assembleias Municipais e foi o caso desta, estão horas a fio, a debater Moções, antes da Ordem do Dia, por tudo e mais alguma coisa sempre contra os Governos.

Nesta última Assembleia Municipal esse período durou mais de 2 horas e como é obvio o PCP rejeitou discutir e debater a Moção apresentada desta vez pelo PSD, com o argumento que já não havia mais tempo. Isto é um absurdo, para os Partidos da oposição que em conjunto tem uma esmagadora maioria de votos, uma maioria absolutíssima nas eleições legislativas no Concelho do Seixal e só não têm tido nas autárquicas porque a votação tem sido ridícula e o PCP não incentiva ao recenseamento. Chegou-se ao ponto – pasme-se – da maioria do PCP rejeitar uma proposta do Partido Socialista na Assembleia Municipal – votada favoravelmente por toda a oposição, PSD e BE – em que se fazia apelo, ao recenseamento e à participação nos próximos actos eleitorais. Os eleitores têm de saber disto.

Rejeitou também que a população de Setúbal, representada nos Partidos, se congratula-se com os investimentos públicos que se vão desenvolver neste distrito, como sejam os casos do novo Aeroporto Internacional de Lisboa a instalar no campo de Tiro de Alcochete ou a construção da nova ponte Chelas – Barreiro.

Por todas estas atitudes o Partido Socialista, não só reconhece a razão do PSD em abandonar a Assembleia Municipal por respeito aos eleitores, como não deixará o próprio Partido Socialista, de tomar medidas apropriadas se a situação continuar.


22 Abril de 2008.
Nuno Tavares
Presidente da Comissão Politica
Concelhia do Seixal

12 comentários:

Ponto Verde disse...

Um exemplo de como sem clubítes se pode fazer politica em prole, unica e exclusivamente da população e prestigiando a Democracia, desde a postura do PS, em relação ao que aconteceu ao PSD em sede de Assembleia Municipal, como a publicação neste blogue desse mesmo comunicado.

Isto é prestigiante para a Democracia.Ao contrário dos actos que despoletaram esta posição.

Paulo Edson Cunha disse...

Obrigado.

Filipe de Arede Nunes disse...

A posição assumida pelo PCP na última Assembleia Municipal, ao contrário do que podem querer fazer alguns por aí passar, é profundamente ideológica.
O comunismo é uma doutrina totalitária que procura secar tudo à sua volta.
Não existem partidos da oposição nos regimes comunistas. Por isso, no Seixal, eles não sabem lidar com isso.
Não existe pluralidade de opiniões nos regimes comunistas. Existe a vontade geral definida pelo politburo do Comite Central. Em democracia eles não conseguem lidar com a diversidade e pluralidade de ideiais e convicções.
Não existe democracia nos regime comunistas. Por isso eles não sabem aceitar e conviver com este conceito que se fartam de apregoar de boca cheia, sem saberem o seu verdadeiro conteúdo.
Tudo isto a que me refiro é história. Está documentado, analisado, sistematizado, organizado. Não se deixem enganar, porque comunismo, mesmo no Seixal, é sinónimo de totalitarismo!
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Infelizmente raras vezes se assiste a posições desta natureza, em que dois partidos deixam de lado as cores partidárias que obsessivamente os partidos costumam defender exaustivamente, independentemente das causas,mas neste caso, pelo contrário, tomam posições em sintonia, em defesa de um interesse e de uma tomada de posição pelo que é efectivamente justo. Isto só é possivel com pessoas de bom senso, com caracter, com sentido de justiça, com verticalidade. Aqui se assiste a um acto louvável. Parabéns a estes dois Senhores. Só assim, sem quezílias patidárias, mas com a defesa e discussão de ideias se consegue construir um futuro para o nosso País.

Jorge Pietta disse...

Excelente a posição dos dois partidos na luta pela verdade. Continuem e façam divulgar esta informação. A população do Concelho do Seixal tem que acordar.

Daniel Geraldes disse...

Muito bem......

Anónimo disse...

A assembleia municipal é uma espécie de arena, em que os eleitos do PCP são os peões de brega, alguns deles pagos para o serem ou funcionário da autarquia (o que é quase a mesma coisa)... deixando o "touro" entretido enquanto um universo de mais de 150000 eleitores estão em casa de pantufas calçadas, alheados da realidade e desinteressado do que quer que lá se passe. É assim como uma corriada de touros de mau cartel, numa tarde quente de Agosto.

Acordem! Invistam o vosso tempo a falar com as pessoas. Está-se todo o mundo nas tintas para o que se passa na assembleia municipal.

A expecativa das pessoas são "coisas feitas" vocês só têm que lhes mostrar o que pode e deve ser feito.

Tudo o resto é conversa e muita tourada!

Anónimo disse...

Parabéns aos dois partidos PS e PSD pelas posições assumidas. Continuem a população agradece o vosso empenho.

Anónimo disse...

Será que esta tomada de posição conjunta é o inicio de uma futura aliança politica...?

Parabéns aos dois responsavéis locais por deixarem de parte politiquices mas estarem a fazer politica a sério.

Paulo Edson Cunha disse...

Começando pelo fim, a resposta é não. Ou seja, se há ou não aliança política; Porque a mesma ainda não foi discutida, embora não esteja afastada, como é óbvio.
Esta tomada de posição conjunta apenas significa o que nela vem expressa: O PSD e o seu Grupo Municipal sentiram-se injustiçados e que tinha sido violado o regimento, e reagiram. O PS entendeu que tínhamos razão e deu-nos essa razão formalmente, através do comunicado.
Eu, pessoalmente, e não o PSD, entendi dar voz a essa posição no meu blogue. Apenas e só isso!

Quanto ao Operário corrosivo, estava quase tentado a concordar com as suas afirmações genéricas, não fosse esta questão ser sobremaneira importante. Por acaso o Sr. Operário corrosivo abdica dos seus princípios? estou em crer que não. Pois bem, nós também não.
Embora compreenda, como já o escrevi aqui diversas vezes, que de facto devemos ir ao encontro das necessidades reais das pessoas, penso que a sua observação é injusta e até contraditória. Senão vejamos, porque não nos deixaram falar mais? porque tínhamos muitas e muitas situações concretas para apresentar, através da iniciativa que apresentei neste mesmo blogue.
também não penso, como muito bem nos avisou a Ana (uma bloguer que frequenta este espaço), que não vale a pena. Eu acho o contrário. Lutar, lutar sempre pelo que defendemos, mesmo que em minoria e se não nos deixarem, então denunciamos.
Afinal de contas o 25 de Abril, com que muitos "enchem a boca" serviu-nos para alguma coisa, ou não?

aos restantes intervenientes, o obrigado pelas palavras simpáticas.

Anónimo disse...

Pela primeira vez há muitos anos vejo um verdadeiro PS SEIXAL.
Pelo bem do nosso concelho,meus senhores, ponderem uma aliança local.
Não se preocupem com os partidos nacionais, porque é o intresse concelhio que esta em 1º lugar.
Porque tambem se não for dessa forma não vislumbro outro caminho.

Continuem

João Domingos disse...

Não percebi o que quer dizer com "...votação ridicula...". Já agora um pequeno reparo. O acto de abandonar uma assembleia, equivale, de alguma maneira, ao abandono do Campo de Batalha. Em meu entender é um acto e cobardia. Por outro lado os eleitos dos partidos representam a vontade de quem vota neles, não é legítimo que "abandonem o digno lugar que ocupam". Ninguém os obrigou a estar na política, portanto ou tem "tomates# para aguentar ou então fiquem quietinhos. Como nota, gostaria que este comentário, não fosse censurado.