quarta-feira, abril 01, 2009

Seixal Terra de Abril

Nota: a crónica que se segue foi escrita no e para o dia 1 de Abril, como se sabe, dia das mentiras. Esperemos que que ninguém leve a mal a brincadeira a que me associo.
Qualquer semelhança com a realidade do Seixal é CERTAMENTE "pura coincidência":
Promovendo o excelente exercício da gestão comunista, aliás, internacionalmente reconhecida, o Presidente da República, alterou a localização das comemorações do 25 de Abril, precisamente para o Seixal.

Em nota de Imprensa distribuída à comunicação social e que o "Revolta das Laranjas" teve acesso em primeiríssima mão, pode ler-se que "atendendo à excelência da qualidade de vida dos Seixalenses, que figuram como sendo habitantes na cidade com mais qualidade de vida no País, e uma das melhores do mundo, com a maior taxa de aproveitamento escolar do país, um hospital de que os Seixalenses se orgulham, portanto com uma cobertura na área da saúde invejável, para além da cobertura de médico de família a 100% da população, uma rede de saneamento básico exemplar, onde as constantes e ininterruptas queixas de maus cheiros estão ultrapassados, uma rede viária, de fazer inveja a qualquer cidade europeia, à profunda limpeza da Baía, que a tornou em poucos anos como a mais apelativa e visitada da Europa, muito por força do forte investimento da Câmara Municipal no Turismo e na criação de infra-estruturas para desportos náuticos e de lazer.

Em Nota de Imprensa destacou-se igualmente o facto de a CDU ter sido sensível à oposição e ter, entre muitas outras medidas propostas e aceites, baixado o IMI e a Derrama, proporcionando num momento de forte retracção da economia, algum desafogo financeiro às famílias e empresas do Seixal.

Mais, refere o enorme esforço da Câmara Municipal na criação de um espaço ao ar livre, onde as famílias possam passear, praticar desportos naturais, radicais, andar de bicicleta (com a rede de ciclovias de que tanto nos orgulhamos).

Eram tantos os outros os pontos a enaltecerem a qualidade da gestão comunista, que, num gesto singular da democracia portuguesa o Presidente da República entendeu alterar o local oficial das comemorações do 25 de Abril e também do próximo Dia de Portugal e homenagear dessa forma quem foi o mentor deste progresso e desenvolvimento.

Entretanto, pode comentar este texto para o "Comércio do Seixal e Sesimbra", a ser publicado na próxima sexta-feira em edição papel e, podem comentar igualmente no Blogue "Rumo a Bombordo" do Vereador Samuel Cruz (Aqui)

Esta referência, merece-me um breve nota: mantenho esta recomendação, indo contra o mais íntimo desejo de muitos afectos ao Partido Comunista, que nunca compreenderam que em Política os adversários também podem ser, cordatos, urbanos e, porque não (?), amigos.
Nós combatemos ideais, modelos de desenvolvimento, modelos de desenvolvimento, modelos políticos, não nos combatemos uns aos outros. Aliás, para os Seixalenses é bom que os seus representantes tenham um denominador comum: O Seixal.

Mais, devem compreender que aceitámos o desafio de fazer política numa crónica conjunta, em que os pontos de vista de cada um (portanto, diferentes) são explorados, comentados, dissecados, ou seja, para além do que supra se referiu, há uma obrigação de cumprir o compromisso assumido, quer entre nós, quer com o jornal.
Isso faz de nós irmãos siameses, como alguns responsáveis do partido comunista dizem?
Isso faz de nós defensores de uma coligação eleitoral?
Isso inibe-nos de defender os nossos partidos, os nossos pontos de vista, as nossas políticas?
Tenham dó e não se esqueçam, o 25 de Abril já foi em 1974. Estamos em 2009. O tempo não passou por vós?

11 comentários:

Jorge Pietta disse...

E para não deixar de "ser uma festa", vamos começar a inaugurar as obras que ainda não estão feitas, re-inaugurar as rotundas e festejar já o Natal e a Passagem de Ano.

Anónimo disse...

Será que o Serralheiro e as empregadas de escritorio que mandam neste concelho vão aderir "as novas oportunidades"?

Ana disse...

E Viva o 1º de Abril, que diga-se em abono da verdade existem muitos ao longo do ano aqui no Seixal, da autoria claro está do PCP/CDU.

Anónimo disse...

O ultimo dia das mentiras foi no dia 29 de Março, na eleição dos corpos gerentes da Associação Humanitária dos Bombeiros da Amora.
O que a "lista A" afecta ao PCP/CDU inventou em relação aos votos e caderno eleitoral "roubados", só pode ser uma mentira do primeiro de Abril.

Anónimo disse...

Parabéns Paulinho.
Seu malandro.
Apanhaste-me. Só nos comentários percebi que era 1 de Abril.
Nestes pormenores se nota a tua diferença em relação aos outros:brincas de uma forma séria.
Dizes coisas sérias a brincar

Davide Ferreira disse...

Este texto só pode ser entendido no contexto do dia 1 de Abril.
Muito bem escrito, parabéns.

Anónimo disse...

Estive a ver a apresentação dos candidatos do PCP à Camara e freguesias, na verdade é lamentável verificar que continuam os mesmos, a renovação mais uma vez não passa por lá! Lanço um repto a estes candidatos desistam enquanto é tempo porque vão perder as eleições e olhem que não é piada de 1 de abril.
Um comunista atento renovador.

Anónimo disse...

AH! AH! AH! Ainda por cima dão os parabéns ao paulinho or mentir tão bem.
Pudera, tens apanhado o geito pra mentir, tens praticado 365 dias por ano, tu e o Samuel, nos vossos blogs pode ver-se que são Doutorados em Mentira e em Difamação.

hkt disse...

Por algum motivo se diz que este é "um concelho de Abril", agora, está explicado trata-se do primeiro ... o dia das mentiras!
:)

Seixalense Atento disse...

"Sapal de Corroios é depósito de areias"
00h30m
A associação ambientalista Flamingo sustentou, esta quarta-feira, que o sapal de Corroios está a servir de depósito de areia, que provém do terreno onde está a ser construído o novo Centro de Saúde de Santa Marta do Pinhal (Corroios).


As obras do novo Centro de Saúde de Corroios começaram há cerca de uma semana, ocasião em que o Grupo Flamingo recebeu a denúncia de que a areia retirada do terreno onde será edificado o equipamento está a ser "transportada em camiões" e directamente "depositada" no Sapal, disse à Agência Lusa Ana Silva, do Grupo Flamingo.

A área do Sapal de Corroios onde está a ser feito o depósito de areias foi licenciada quer pelo Ministério do Ambiente quer pela Câmara Municipal do Seixal para um projecto de uma empresa(Viveilis) de engorda artificial de peixes.

Esta área está inserida na Reserva Ecológica Nacional, pelo que, para a associação, a obra irá permitir a "destruição" do mais importante património natural do concelho do Seixal.

A organização ambientalista Flamingo acusa o presidente da autarquia do Seixal, Alfredo Monteiro, de ter "recorrido à mentira" pois afirmou perante "os munícipes e a opinião pública" que o município "exigia que o Sapal fosse reposto" e que as actividades de interesse económico não poderiam por em causa um património natural que "defendem e preservam".

No entanto, segundo os ambientalistas, a autarquia contactou o Governo para tentar "encontrar uma solução de compromisso entre a Câmara Municipal e o Governo para o processo de estabelecimento da piscicultura de forma a evoluir sem novos constrangimentos".

"Este é um caso demonstrativo em que as entidades governamentais se vergam a interesses de ordem económica, em grave prejuízo de ordem ambiental, formando um 'jogo do empurra' e um ciclo vicioso", acusam os ambientalistas.

A agência Lusa tentou obter uma reacção do presidente da autarquia do Seixal, mas fonte do gabinete remeteu para mais tarde uma resposta.

Maria Dias disse...

Todas as mentiras que estão escritas no texto e que foram utilizadas como brincadeira, por ser dia das mentiras, foram muito bem utilizadas.
A verdade das mentiras é a realidade nua e crua que temos.
É uma pena que as mentiras sejam mentiras.
Quer queiramos quer não, este é o verdadeiro estado em que se encontra o Concelho do Seixal, ou seja, nada tem e nada evoluiu.
Pois que, ao longo destes mais de 30 anos o PC não fez nada, e as mentiras que foram utilizadas como brincadeira poderiam muito bem ser verdade.
Houve muito tempo para isso!!!!
A verdade verdadinha é que apesar de terem passado tantos anos o Seixal mantém-se parado no tempo, não evoluiu porque o próprio PC que estava à cabeça de tudo também não evoluiu.
Mantém-se estático no tempo como se o 25 de Abril tivesse sido ontem.
O comboio passou, parou na estação mas, o PC ficou no apeadeiro.
O que interessa é que se vá mantendo o tacho, a população essa, que se amanhe como bem lhe apetecer.