quinta-feira, abril 02, 2009

"Vitória da táctica sobre a estratégia"

Deixo-vos com este texto escrito pelo meu companheiro de partido, Eng. Fernando Vinhas (Franklim), membro da Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro, e que foi publicado no último n.º do "Jornal do Seixal", para, como habitualmente vossa leitura análise e comentário:

Vitória da táctica sobre a estratégia
Há uma tendência nas sociedades contemporâneas para sujeitar o calendário político ao calendário mediático. Os políticos tendem a sacrificar aquilo que é importante fazer e pode dar mais frutos a prazo ao que é mais facilmente mediatizável, que pode dar mais frutos imediatos. Ora isto significa a vitória da táctica sobre a estratégia. Governa-se para obter pequenas vitórias, para alcançar êxitos a curtíssimo prazo, sem curar de saber se essas vitórias são o melhor caminho para garantir o futuro. Planeia-se acção governativa a pensar no instante que passa e não no dia de amanhã. Projecta-se a actuação política para ganhar eleições. O exemplo mais caricato desta forma de fazer politica são as melhorias feitas pelas autarquias - Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia - nas vésperas das eleições – estradas, jardins, parques infantis, pavilhões, relvados sintéticos, etc. – que, depois, ficam ao abandono durante quatro anos, voltando-se ao principio nas eleições seguintes. É esta, de resto, uma das diferenças mais nítidas entre os países mais ou menos desenvolvidos: a existência ou não de manutenção, a capacidade para manter as coisas permanentemente arranjadas e a funcionar. Nos países do norte da Europa, ainda agora acabo de chegar da Holanda, por exemplo, a manutenção é contínua, tudo funciona, as ruas, as praças estão limpas e as coisas têm constantemente bom aspecto. Os países africanos situam-se no outro extremo. Aí, nada funciona. Os edifícios, depois de construídos, são deixados ao abandono: os elevadores deixam de trabalhar, os vidros partem-se e ninguém os substitui, as canalizações avariam-se e as casas deixam de ter água e esgotos, as casas de banho deixam de ser utilizadas. Há automóveis parados nas ruas por falta de peças. Certos lugares em Portugal estão a caminho: os problemas de manutenção e conservação não assumem a gravidade que atingem em África, mas verifica-se uma distância muito grande em relação à eficácia dos europeus do Norte.
No Seixal, concretamente em Fernão Ferro que conheço bem, enfrenta dois tipos de problemas: por um lado, não consegue funcionar bem no dia-a-dia, manter as coisas limpas e os serviços oleados; por outro lado, mostra dificuldade em planificar à distância, em definir políticas de médio e longo prazo que ultrapassem o ciclo eleitoral. Em quatro anos de governação não se consegue inaugurar um único equipamento importante para a Freguesia, dos vários eternamente prometidos. Ficamos pois numa espécie de limbo, de terra de ninguém, onde não conta nem o dia-a-dia nem um horizonte que vá além das próximas eleições. Nada interessa muito – desde que no ano (ou até no mês) das eleições haja dinheiro no bolso dos eleitores e se façam muitas inaugurações, o que repito, lamentavelmente não vai acontecer na nossa terra. Os anos anteriores interessam pouco. E o dia seguinte às eleições também não importa.
Franklim Fernando Vinhas
Membro eleito pelo PSD à Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro

18 comentários:

Anónimo disse...

Estou 100% de acordo. Este post revela duas leituras, na realidade os políticos só se interessam pelo imediatismo, por aquilo que pode dar lucros no curto prazo ou por aquilo que pode dar votos, por isso se fazem sondagens de opinião quase diariamente, e os politicos governam ao seu sabor. Por outro lado, mais uma vez Fernão Ferro, uma localidade do concelho do Seixal, ver-se-á privada de alguns investimentos promessa que não vão ser realizados. Aliás Fernão Ferro é conhecido pelos loteamentos clandestinos, pelas ruas de buracos, Ferro Velho, pelas prostitutas, pelo piorio, e na verdade esta terra merecia muito mais respeito e consideração por todos, sobretudo devido às somas exorbitantes que estes moradores tiveram de pagar à Camara pelas infra-estruturas. Por isso Camara do Seixal deveria ouvir mais as gentes de Fernão Ferro, pois à voz do actual presidente de junta mostra-se indiferente e insensível.Talvez se este fosse de outra cor política, talvez fosse mais ouvido e atendido.
Obrigada.

Anónimo disse...

Mais um tachista.

Anónimo disse...

O Sr. Presidente da Câmara de Fernão Ferro já tem a vidinha dele tratada não se importa com mais nada. Até já arranjou emprego para as duas filhas na Camara do seixal CDU está como quer. Os problemas da população não são preocupações para o Presidente da Junta. Os seus interesses já estão defendidos e bem.

Tony 64 disse...

Na qualidade de cidadão comum, não posso e não quero acreditar que o poder local é um negócio. Todos aqueles que desempenham funções públicas têm responsabilidades acrescidas. vivem do poder local,apresentam sinais de riqueza num curto espaço de tempo, as "cunhas" são uma doença que afecta o poder local em particular, e quando um cidadão comum têm um papel mais activo as instituições respondem com a tradicional sacudidela da água do capote.
Onde está a causa pública.
Mas tenho que lhe dizer Dr. Paulo, sendo advogado não percebo porque não denuncia situações que são do conhecimento de todoe em Fernão Ferro.

Maria Dias disse...

De facto, ultimamente quando ando pelas ruas do Concelho do Seixal, tenho reparado na constante azafama dos trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal.
Mas, é normal estamos em ano de eleições!
Há que mostrar trabalho.
Ou seja, em ano de eleições são formiguinhas muito atarefadas para ganharem votos.
Ganham os votos e transformam-se em cigarras.
Depois, é o deixa andar, até às próximas eleições.
No entanto, e porque 2009 é ano de eleições eu peço aos munícipes para não se deixarem enganar.
Abram os olhos!!!

Anónimo disse...

Na verdade a maioria dos politicos quando chegam ao poder, em primeiro lugar pretendem assegurar o seu bem estar e só depois se preocupam com a população. Por exemplo veja-se o caso de Oeiras com o Isaltino - pode estar envolvido em casos de corrupção, mas ele apresenta obra feita e a população dá-lhe confiança. Em Fernão Ferro o que vemos, um presidente a garantir economicamente o seu futuro o das suas filhas, mas o que dizer da população? É claro que a maioria dos moradores de Fernão Ferro está descontente e fartos de políticos que se agarram ao poder como lapas e que fazem todas as peripécias para lá continuar. A distribuição de flores pelo presidente da junta de Fernão Ferro à saída da igreja no dia 9 de março, não foi certamente mera propaganda circunstancial, reveladora de uma crescente preocupação da sua continuidade à frente da junta. As eleições estão à porta! Num periodo de grande crise económica e financeira talvez lhe ficasse melhor se o dinheiro que esbanja no boletim informativo e no custo das flores o doasse às instituições como por exemplo a ARPIF ou outras de indole social.
Mas claro para este presidente a pobreza não é seguramente uma das suas preocupações, e há até quem o considere o NOVO RICO! Mas o prestar contas estará para breve e em Outubro a população de Fernão Ferro vai dar a resposta inequívoca à sua gestão autarquica.
Disse podemos estar seguros, os moradores de Fernão Ferro não são parvos nem hipócritas.

Vamos mudar esta terra disse...

Poderia-se fazer muito melhor em Fernão ferro.
Muito melhor mesmo.

Anónimo disse...

Pois a vossa estratégia tem sido derrotada. Quando afirmavam que o PCP tinha colocado os patins ao Carlos Pereira, que não voltaria a ser candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro, segundo informações de pessoas ligadas ao Partido, estavam a ser enganados ou a vossa táctica não funcionou, tendo sido derrotada.
Essa derrota vai-se confirmar em Outubro quando os simpatizantes do PSD, PS, PCP e cidadãos comuns colocarem a cruzinha na CDU, elegendo aquele que ao longo de quatro mandatos tem valorizado a Freguesia de Fernão Ferro.

Anónimo disse...

Onde passou estes anos todos que não viu trabalhar diariamente os autarcas do concelho??
De repente, entrou em campanha eleitoral, só apareceu agora, para falar mal??
Mais um maldizente que quer ser politiquinho?

Anónimo disse...

A Câmara ouve as pessoas, vocês estão mal informados ou estão a informar mal, ainda Há dias estive a assistir a um forum com a população de Fernão Ferro e os 300 e tal municipes que lá estiveram apontaram o dedo as mas administrações de AUGIs que o PS tem feito.
Ui! Ui! o que eu ouvi foi que, lá pras bandas do Pinhal do General, os vossos camaradas do PS tem enriquecido AS custas da legalização.

Anónimo disse...

O carlos pereira tem é desvalorizado Fernão Ferro ao longo de 4 mandatos, tem é enchido os seus bolsos como diz o anónimo de 3 de Abril de 2009 19:56, tratou a sua vidinha (a dele) e das suas filhinhas arranjo-lhes um taxo na Camara do Seixal. Em Outubro os eleitores do PCP, Verdes, PSD, CDS e PS vão a correr pôr a cruzinha no PSD. Disso não tenhas dúvidas anónimo das 7 de Abril de 2009 16:05, vais perder as eleições e concerteza que em Fernão Ferro vai aparecer gente com estatuto moral e social para congregar vontades e trazer para Fernão Ferro o verdadeiro progresso. Viva o PS+PSD+CDS e alguns PCP´s. Vamos mudar Fernão Ferro!

Anónimo disse...

Vamos todos votar em Fernão Ferro:

http://mudarfernaoferro.blogspot.com/

Votar no Carlos Pereira, o Xerife? Eu, nós? IMPOSSÍVEL. Só se fossemos ignorantes ou a dormir, nós sabemos bem em quem vamos por a cruzinha em Outubro. E anónimo
de 7 de Abril de 2009 16:05, até tu mesmo vais querer ver a CDU fora de Fernão Ferro. Diz lá a verdade!

Anónimo disse...

Este blog de Fernão Ferro é um um embuste e só pretende denegrir os que erguem diariamente esta terra.
O que é que este sr. já fez? Quem é que já viu este sr. trabalhar em prol da Freguesia?
E o que é que a incompetente da sua mulher já fez na Assembleia de Freguesia?

CIDADÃO COMUM disse...

Estes são aqueles que vivem do poder local e não para o poder local.(refiro-me aos anónimos de 7e8 de Abril).
Onde estão as soluções para apresentarem á população?
Acerca das reconversões urbanisticas, também é no pinhal general que alguns enriquecem ás custas da legalização, e nos redondos?
Vamos vêr como esta história vai acabar, até porque a denúncia para além de um dever é um direito.
O vosso nivel como "especie" de politicos é muito baixo.

Anónimo disse...

Se há assim tantos desvios no Pinhal do General e Redondos porque não os denunciam? Força quem não deve não teme, ou temem?

Anónimo disse...

Ola, what's up amigos? :)
Hope to get some assistance from you if I will have some quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anónimo disse...

Hello,
I have developed a new clean web 2.0 wordpress theme.

Has 2 colours silver and blue, has custom header(colour or image).
I am curently working on it, so if you have suggestions let me know.

You can view live demo and download from here www.getbelle.com
If you found bug reports or you have suggestions pm me.
Wish you a happing using.

many thanks to [url=http://www.usainstantpayday.com/]USAInstantPayDay.com[/url] for paying the hosting and developement of the theme

slewawlFloobe

Anónimo disse...

ambien brand overnight us pharmacybuy propecia online pharmacy

[url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy online levitra cialis viagra[/url]