segunda-feira, abril 27, 2009

PEPAL . Programa Estágios Profissionais para a Administração Local

Hoje, naturalmente depois de devidamente autorizado pela sua autora, fui abordado através do seguinte e-mail, que passo a transcrever:


"Caro Paulo Edson Cunha,
Uma vez que costumo ler o seu blog e percebo que tem como preocupação o estado de desemprego actual, venho por este meio perguntar se sabe porque razão todos os municípios da Península de Setúbal e Algarve, ficaram excluídos do Programa de Estágios Profissionais da Administração Local (PEPAL), tanto na 2ª como na 3ª edição, que entrará em vigor este ano. Dada actualidade, este programa não deveria ser Nacional?
Aguardo uma resposta da Sua parte, agradeço desde já a atenção disponibilizada.
Melhores Cumprimentos
Carina"

Cara Carina, pelo que percebi relativamente aos protocolos, não foram todos os municípios da península de Setúbal que não se candidataram a estes protocolos, mas apenas Seixal, Almada e o Barreiro (este, de momento não tenho a certeza).

Já no que concerne ao PEPAL penso que em virtude de este eixo (Lisboa e vale do Tejo) ter outro tipo de financiamento, estando abarngido pelo QREN, o PEPAL não se aplica a esta zona, mas é uma informação que apenas as instâncias oficiais lhe podem transmitir.

De qualquer forma, na próxima Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, que é já esta quarta-feira, dia 29 de Abril, conto questionar o executivo sobre esta questão.

Posso apenas acrescentar que discordo desta decisão (não assinatura dos protocolos) por parte da Câmara Municipal do seixal, mais ainda no período "negro" que se vive ao nível do desemprego, no entanto, reconheço legitimidade ao executivo para exercer com as posições que bem entende. o povo deve pronunciar-se na altura certa (nos actos eleitorais) dizendo se concorda, ou não, com essas políticas.

Obrigado pela sua participação. submeto a sua questão aos comentários dos restantes bloguers.

Sem comentários: