segunda-feira, junho 22, 2009

Vitória de Pirro

Este artigo de opinião, saíu esta semana no "Comércio do Seixal e Sesimbra"

Ainda sou do tempo em que (frase terrível para quem a pronuncia, pois faz-nos parecer mais velhos) em que jogávamos à bola na rua, numa qualquer avenida íngreme em que parávamos cada vez que passava um carro e que havia aquela figura sinistra do “dono da bola”.
O dono da bola tinha sempre que jogar, mesmo que fosse o pior jogador (e não é que era mesmo?).Pior, o “dono da bola” nunca perdia. Escolhia a melhor equipa, moldava as regras à sua maneira e, se mesmo assim perdesse, arranjava uma forma de dizer que tinha ganho.
Nesse tempo (também não foi assim há tanto) na televisão (a preto e branco) éramos brindados com uma figura que também nunca perdia (mesmo que levasse a mais copiosa derrota face aos seus objectivos) e essa figura era o Secretário-Geral do PCP (ou APU), (ou CDU), ou seja lá qual for o nome em que na altura se apresentavam e a seguir a cada acto eleitoral, lá tínhamos o Dr. Álvaro Cunhal a transformar qualquer derrota na mais festejada vitória , com tal convicção,que até nos baralhava.
Isso vem a propósito das leituras que certas pessoas têm feito dos resultados eleitorais das últimas eleições europeias no concelho do seixal. O PS perdeu as eleições. Perdeu-as em termos nacionais, como aliás o seu Secretário-Geral e nosso Primeiro-Ministro assumiu e perdeu-as no Distrito e no Concelho do Seixal.
O respeito que tenho pelos seus representantes locais apenas se reforçou pela sua conduta posterior, mas alguns membros desse partido, querendo ser “mais Papistas que o Papa” em que com um comportamento típico dos acima descritos “donos da Bola” conseguiram transformar uma clamorosa derrota numa vitória. Sejamos claros, o PS nem uma vitória moral obteve. Senão vejamos, o PS perdeu no Concelho do Seixal 7 725 votos, face a 2004, ou seja perdeu cerca de 40% dos votos. Mesmos nas três freguesias que o PS ganhou (Amora, Corroios e Fernão Ferro), perdeu 5651 votos. Nalgumas delas (Amora e Corroios) a percentagem de perdas é mesmo superior às da média do Concelho.
Onde está a vitória? Só se for uma vitória de Pirro (Vitória pírrica ou vitória de Pirro é uma expressão utilizada para expressar uma vitória obtida a alto preço, potencialmente acarretadora de prejuízos irreparáveis.Esta expressão tem origem em Pirro, general grego que, tendo vencido a Batalha de Ásculo contra os Romanos com um número considerável de baixas, ao receber os parabéns pela vitória tirada a ferros, teria dito, preocupado: "Mais uma vitória como esta, e estou perdido.")...
A CDU subiu muito pouco, podendo dizer-se que manteve a votação anterior e, se ganhou em termos absolutos, isso ficou a dever-se à clamorosa derrota do PS.
Quem teve uma vertiginosa subida, que acompanhou a subida nacional foi o Bloco de Esquerda que passou de 3.406 votos para 6.943. os meus parabéns para os seus responsáveis.
Mas o PSD, ao contrário do que alguns iluminados querem fazer crer, foi um partido que subiu cerca de 3000 votos, pois, se é verdade que teve sensivelmente a mesma votação de há quatro anos, deve relevar-se o facto de há quatro anos ter concorrido em coligação com o CDS/PP e desta vez sozinho. Se somarmos os votos dos dois partidos (única equação possível), então concluiremos que o PSD foi o grande vencedor neste concelho com mais 3.000 (três mil) votos do que há quatro anos.
Assim, tal como fazia na minha meninice, para o “dono da bola” permitir-me jogar no dia seguinte, fingia que tinha perdido o jogo que afinal ganhara e, portanto, mantendo a tradição, os meus parabéns aos senhores do PS que dizem ter ganho estas eleições.
______________________________________________________________________
ÚLTIMA HORA:
PSD Apresentou queixa na Comissão Nacional de Eleições sobre pórtico nas Festas do Seixal e vai questionar executivo na Assembleia Municipal.
_______________________________________________________________________

7 comentários:

VIUL disse...

No seixal, junto da rotunda que dá acesso ao terminal fluvial, o PSD tem um pequeno outdoor que ameaça a segurança de quem por lá passa.
No entanto andam a fazer queixas à CNE sobre os outros. A mim sempre me ensinaram a arrumar primeiro a minha casa e depois criticar a dos outros.

Depois escrevam ai sobre a deliberação da CNE para eu me rir um pouco mais da vossa cara. É que com a situação do país a malta precisa sempre de arranjar desculpas para rir.

Anónimo disse...

excelente análise. Crítica, objectiva.
Parabéns pelo seu trabalho.

Anónimo disse...

E também terão o seu director financeiro sob investigação da judiciária?

SEIXALENSE ATENTO disse...

COINCIDÊNCIA OU "SEIXAL ÚNICO" ??


Englobado no Programa de Festas da Freguesia do Seixal estão dois eventos de carácter religioso. Um convívio no Adro da Igreja para comemorar os 275 anos da Paróquia do Seixal e a Tradicional Procissão de S. Pedro.
Na realidade o convívio deu-se ontem com a presença de cerca de 50 pessoas. No entanto o melhor ainda estava para vir. O Partido que tanta campanha fez contra a ASAE decidiu por mera "coincidência" ordenar através de Fiscais da Câmara fazer uma inspecção rigorosa ao Convívio organizado por Escuteiros e cancelou o jantar a meio, pasmem ... porque as carnes que estavam a ser assadas deviam estar numa arca frio e não num alguidar!!!! Não é difícil de entender a ninguém de que as carnes depois de temperadas
e prontas a assar logicamente não deviam estar no frio. Claro que o problema não é este pormenor, mas sim a atitude "inquisitoria" de uns fiscais mandados para ali para estragar a festa a pessoas que contráriamente ao que eles pretendiam, se limitaram a acabar com a festa e acatar com civilidade uma ordem digna das "imposições fascistas" de antigamente.
Será que isto é apenas coincidência ou já desespero ??
Posso garantir que algumas pessoas que ali estavam e sempre votaram CDU, decididamente ontem mudaram de rumo. O feitiço virou-se contra o feiticeiro.

Anónimo disse...

A segurança alimentar pertence ao Pelouro do Vereador Samuel. (Veja-se na web seixal Gab. médico-vet, competências)

Os escuteiros que se queixem a ele que manda actuar os seus serviços ao estilo da ASAE que foi criada pelos seus companheiros do Governo

Domingos C Andrade disse...

Psst, … Psst, ... sr. Seixalense Atentooo,

Você tem destas coisas. De repente, surgindo do nada, vá-se lá saber de onde sai, e zás! Sai parvoeira e acima de tudo, neste caso, suficientemente comprometedora.

Você é efectivamente um espanto, homem. Há por aqui alguns assim, mas ... o senhor suplanta-os.

O seu carácter anticomunista, é tão exacerbado que nem pensa. Para si, tudo quanto de mal, no seu entender, existe no concelho do Seixal, quiçá, no mundo, é culpa, é da responsabilidade dos comunistas do PCP.

Claro, que esse assunto até daria conversa, mas ... a gente percebe também a perda de tempo que seria.

Mas, vamos lá ao assunto que me levou a vir aqui, para que algumas coisas fiquem claras. Está recordado de mim não está? Lembra-se do Hospital no Concelho do Seixal? Foi o outro assunto que nos fez cruzar. E tal como nesse assunto, aqui estou eu, para o relembrar que sem margem para dúvidas e continuadamente, o sr. é HIPÓCRITA E PERTENCE A UM PARTIDO DE HIPÓCRITAS (escrevo com letras maiúsculas para se ver melhor) sabe porquê? Ora vamos lá:

Sabe a que Vereador pertence o Gabinete do Partido Médico Veterinário na estrutura da Câmara Municipal do Seixal? Não sabia, mas eu digo-lhe. Pertence ao Vereador Samuel Cruz. Sabe quem é? Sabe com certeza, mas eu vou dize-lo, também, para mais tarde recordar. O Vereador Samuel Cruz pertence ao PS e, aqui acima, noutro post, está a convidar-nos para a sua apresentação pública como candidato a vereador da Câmara mais uma vez.!!!

Sabe quais são as funções, entre outras, do Gabinete acima referido? Não sabe, mas eu digo-lhe: Fiscalizar feiras e festas que envolvam produtos alimentares servidos a cidadãos consumidores. Fazem-no todos os anos e em todas as festas que se realizam no nosso Concelho, e, em todas elas, no exercício do seu dever, têm determinado o encerramento de muitos estabelecimentos que não cumprem os requisitos mínimos no âmbito da segurança alimentar.

Sabe com que base legal estes técnicos intervêm? Não sabe, mas se calhar já ouviu falar. Apenas se esqueceu neste caso, por ser anticomunista. Mas, eu recordo-lhe: Trata-se de Leis da República Portuguesa, aprovadas aos "molhos" por sucessivos governos PS e PSD, cumprindo directivas, com vénia, da Comunidade Europeia, cuja responsabilidade fiscalizadora está a cargo da ASAE e da Direcção Geral de Veterinária.

Reparou? Temos um Pelouro dirigido por Samuel Cruz, que é vereador eleito pelo PS, que tutela o Gabinete do Partido Médico Veterinário, cujos técnicos actuam, em conformidade com a legislação em vigor.

Agora diga, onde é que está o problema? Os Escuteiros que me perdoem, mas, após ponderação, estarão por certo de acordo, e, senão corrigiram já o problema que deu origem a este incidente, em nome das boas práticas que lhes são reconhecidas, certamente, em próximas iniciativas não deixarão de estar em conformidade com a Lei.

Está a ver sr. Seixalense Atento. Percebeu porque é que é HIPÓCRITA, ANTICOMUNISTA, E ACIMA DE TUDO, AGORA, ASNO?

Note Bem: Julga pretender, porventura, que na qualidade de anónimo "Seixalense Atento", as questões aqui colocadas não o possam atingir na capa do disfarce.

Pura ilusão. Seja você, homem, mulher, Seixalense Atento, Ex-militante, LL, ou outra "coisa" qualquer, você sabe que estou a falar consigo. Você sabe, que são para si as palavras que aqui escrevo. Você sabe, lá no fundo, bem dentro de si, que é uma nódoa. É um aborto de gente que alguém não teve coragem de resolver a tempo.

Você sabe que as palavras são para si e ferem-no!

Não merece mais!

Domingos C. Andrade

Anónimo disse...

Isto de facto é engraçado, efectivamente se os fiscais da CMS actuaram em conformidade com alegislação nacional, cumprindo directivas comunitárias, algumas delas até com aplicação directa para a legislação nacional, sem possibilidade de reajustes nacionais, qual é o problema?

É que de facto eles não são da ASAE, mas fazem algum trabalho similar nomeadamente no que concerne a questões sanitárias do sector alimentar, e ainda bem.

Já o que não se compreende é essa agressividade dos comentadores de serviço para com a restante blogosfera, fariam melhor em ser calmos isentos e explicarem que esses serviços agiram no escrupuloso cumprimento do seu dever, e de acordo com as directrizes do seu técnico superior responsável pelo serviço.

Por norma, não são os vereadores que dão ordem aos serviços para cumprirem as suas funções habituais.Se os serviços funcionarem bem fazem-no per si.

Já será de estranhar a questão levantada acerca do cerceamento dos locais a fiscalizar, e aí talvez o sr. Vereador devesse estar mais atento porque a "máquina" que herdou ainda pode ter alguns vícios...

Devemos ainda recordar que a ASAE e outra legislação afim nem sempre é produzida só pelo Governo(seja ele qual for)mas muitas vezes pela assembleia da república onde todos os partidos referenciados aqui estão representados, e nunca, repito NUNCA, a CDU foi contra a ASAE enquanto instituição, criticou sim, aliás como todos os outros alguma legislação, que, aliás, todos os outros partidos,também acharam desadequada.

Por fim um conselho ao sr. Vereador, cuidado com a máquina já existente que está sob a sua alçada, sabe que isto é na política e em altura de eleições podem começar a haver entraves estranhos nas "engrenagens"...

Hserejo