sábado, junho 27, 2009

Oportuninade

Publicado no "Jornal do seixal".
Diga-se que é a segunda parte de uma crónica aí publicada há cerca de três semanas.



Aproximam-se eleições autárquicas.
Aproximam-se obras de ocasião, promessas, umas mais vãs e inconsequentes do que outras.

Da nossa parte, o compromisso é prometermos aquilo que temos proposto nas Assembleias Municipais. Que temos justificado nas discussões dos orçamentos.

Queremos que as pessoas percebam que existe um orçamento muito grande e que podemos aplicar esse dinheiro de muitas maneiras possíveis. Que há muitas formas de gerir os dinheiros públicos e que a nossa não é igual à que a CDU tem seguido.

Digam-me uma grande obra realizada pela CDU no concelho neste último mandato? Sim, não há. O Edifício da Câmara? Sobre isso já falarei a seguir.

Prometemos, porque temos condições de cumprir, baixar o montante a pagar pelo IMI. A Taxa cobrada na factura da água, absurdamente elevada, será revista.

Perguntam-me, de onde virá o dinheiro? A resposta parecendo complicada é extremamente simples: eficácia na gestão dos dinheiros públicos.
Temos um dos orçamentos maiores em termos nacionais. Somos o oitavo município na receita do IRS (se calhar não sabiam deste dado), mas somos uns péssimos gastadores, com o orçamento com o pessoal a absorver quase 50% dessa receita e, pasme-se com números assustadores a pagar em horas extraordinárias.

Vamos pagar 125 milhões de euros (já imaginou o que a Câmara Municipal poderia fazer com esse dinheiro?) no novo edifício da Câmara, um péssimo acto de gestão, que para além do mais, vai desertificar a freguesia do Seixal.

Do Boletim Municipal, nem sequer me vou alongar, mas 500.000 € por ano, mais custos indirectos é muito dinheiro, que pode ser aplicado nos nossos projectos.

O Metro Sul do Tejo tem de passar rapidamente pela Cruz de Pau (pelo menos), mas antes, há que pressionar para se fazer uma estação no talaminho, já que estão lá todas as estruturas já montadas e é possível isso suceder. Evitava-se assim o caos em que Corroios hoje em dia está transformado. Há que resolver o problema do estacionamento no concelho. Há que resolver o problema do trânsito, sobretudo em Corroios e no fogueteiro, cuja solução muito ajudaria as nossas famílias.

É preciso as pessoas perceberem que esta equipa que gere a Câmara há mais de 30 anos, até faz coisas boas, até que não é má de todo em muitos aspectos, mas hoje em dias tem meios financeiros para fazer muito mais. Muito Melhor. Tem de se resolver de uma vez por todas a questão da Baía do seixal, da mobilidade, do ambiente, de criar ciclovias, de criar emprego, de atrair indústria, de se deixar de preocupar apenas em construir desenfreadamente, de não acabar com tudo o que é verde (eu que sou do Benfica, ponho-me a cismar se eles serão anti-sportingiistas, pois parecem apostados em destruir todos os jardins do concelho). É preciso tratar da limpeza do nosso concelho, desbaratizar e desratizar em muitas zonas. É preciso mudar, porque o Seixal Merece Melhor

Nota: Uma palavra de solidariedade para os trabalhadores da Pioneer cujo despedimento colectivo se anuncia para Outubro. O PSD Seixal está atento e apresentará medidas para minorar a perda destas famílias, assim como fez para a Alcoa e a Siderurgia e todos os despedimentos de que vai tendo conhecimento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

A todos quantos, mais uma vez, demonstraram consideração, apreço e confiança no nosso trabalho enquanto partido da noposição no Seixal, o meu muito obrigado em nome da Comissão Política do Seixal do PSD.

Falo naturalmente da votação online que decorreu no Blogue "Por cá tudo na mesma" em que à pergunta "O trabalho realizado pelo PPD/PSD partido Social Democrata no Concelho do Seixal é:", os resultados foram os seguintes:

51 (62%)
Bom
51 (62%)

Suficiente
1 (1%)

Poderia fazer melhor
9 (11%)

Mau
20 (24%)

Obrigado a todos

3 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabéns pelo artigo e pelo reconhecimento do seu trabalho que cada vez é mais reconhecido por todos.E isso é justo

Ana

Anónimo disse...

A diferença
Todas as opiniões são válidas… ou validadas.
O que este concelho precisa de ideias críticas, na base de um desenvolvimento humano, O PSD do seixal poderia contribuir, não fosse a guerra partidária e mesquinha que o seu candidato, optou por renovar. O seixal é um dos concelhos onde existe trabalho positivo, e é também o concelho onde o poder económico (PS e PSD) está de mãos dadas com algumas aberrações de cimento, inventariadas por alguns senhores deste executivo, no entanto a mudança só pode partir da CDU e de Homens e Mulheres que acreditam que SIM é Possível.
O preocupa o PSD e o PS é a destruição do lado positivo da imagem deste concelho. Por ai não é o caminho amigo Edson.

Anónimo disse...

Se calhar também têm um Raul Silva (PS) que envia mails para os camaradas do partido no outro lado do mundo a pedirem que votem no Edson (à semelhança do que se passou com o Samuel) para presidente da câmara. Tendo em vista que esse blogue está morto, é um resultado realmente expressivo e significativo, não haja dúvida.