terça-feira, julho 29, 2008

Tema da Semana Jornal "Comercio...." - Plano de Pormenor de Vale dos Chicharos

Esta semana, última antes de entrar de férias esta rubrica, o tema é a discussão pública do Plano de Pormenor de Vale de Chícharos.
Foi publicado em 22 de Julho, no D.R., II Série, n.º 140, o Aviso n.º 20640/2008, o período de 22 dias úteis, com início a 22 de Julho, um processo de discussão pública, respeitante ao plano de Pormenor de vale de Chícharos.
O referido Plano de Pormenor encontra-se patente no atendimento público da Divisão Administrativa de Urbanismo, sito no Largo dos Restauradores, 13, Seixal e na Junta de Freguesia de Amora.
Quem quiser proceder à formulação de sugestões, bem como à apresentação de informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito deste plano, poderão deslocar-se aos sobre dito locais, ou formulá-las aqui, neste espaço, que dentro do possível tentarei encaminhá-las.
Por outro lado, gostaria de lançar à discussão uma reflexão que nos tem acompanhado ao longo destes anos: Será propositado o facto de discussões publicas de assuntos desta importância serem lançados em pleno período de férias?
Deveremos ser tão pouco condescendentes que não acreditemos no acaso e que pensemos logo em esquemas maquievelicos?
Ou, por outro lado, não deveria o próprio executivo da Câmara municipal atender as estas questões e lançar estes debates públicos (períodos de discussão pública) em alturas em que os Seixalenses não estivessem de férias?
Se acha que isto é tudo orquestrado pela maioria que controla a Câmara, o que acha que eles estão a querer esconder?
Enfim, tenho as minhas opiniões, que exporei no jornal, mas estou receptivo a ler as vossas.
Nota: como habitualmente, pode também comentar no "Rumo a Bombordo", um interessante tema chamado "Acumulações adjuntas" ( Aqui).
Pode fazê-lo até quinta-feira de manhã.
obrigado.


4 comentários:

Anónimo disse...

Tendo em consideração as actuações politicas somos muitas vezes levados a crer que situações destas são de facto arquitectadas.
Fica a dúvida...

Ponto Verde disse...

Seria um trabalho interessante, compilar , nos últimos anos, quais os processos que requerendo consulta pública , o foram fora deste período de Verão ou de Natal.

Seria igualmente interessante saber , dos processos participados , quais tiveram resposta por parte da autarquia e quais as sugestões incluídas nesses projectos

A figura da "Consulta Publica" parece ser para a autarquia do Seixal, um mero pro-forma a ser cumprido.

Não nos surpreende, pois parece ter feito escola a actuação desta e de outras Câmaras da Margem Sul ao aproveitar para pôr em obrigatória discussão temas importantes para os municipes e para o concelho durante o periodo do ano menos provável para o fazer, a altura em que mais cidadãos estão fora do seu local de residência.

Se isto é uma forma " séria , honesta e competente" de estar na politica... o que seria viver noutro registo e noutro regime! Se dúvidas houver veja-se a não adequação dos horários de trabalho aos locais de atendimento e recolha das opiniões.

Porque não abrir, o conteúdo dos projectos, ou permitir a participação dos cidadãos pela Internet ?

Quanto a Vale Chícharos, nas últimas eleições, foi lá colocado pela autarquia , um cartaz que prometia para aquele local 87 fogos com fins sociais para quem ali habita e está enraizado e integrado , melhorando as suas condições habitacionais e miscigenando o que parece vir a ser mais uma zona de habitação de luxo no Seixal.

Não entendo pois que no Plano de Pormenor actual possa estar de fora este compromisso da autarquia ou as suas preocupações de não segregação para outras zonas marginais , dos actuais habitantes.

Anónimo disse...

como habitualmente o ponto verde coloca questões importantes e que devem ser respondidas pela autarquia ou aproveitadas pela oposição.
desde que me lembro que a câmara coloca estas discussões públicas nas férias ou períodos de natal.
a ideia de aceitar sugestões pela internet parece muito boa.
continuação de bom trabalho.
Carla

Anónimo disse...

Aproveitam a Silly Season.
Seja propositado ou não, o certo é que felizmente existem sempre elementos da oposição atentos e dispostos a muito bem divulgarem estas matérias de grande importância para o concelho.