terça-feira, julho 01, 2008

O TGV e o Distrito de Setúbal

Hoje deixo-vos, para leitura, análise e comentários a crónica do Eng.º Luís Rodrigues no último número do "Sem Mais"Jornal , na habitual rúbrica:Painel Parlamento, cuja questão era a seguinte:

PERGUNTA: Se o Governo viesse a deixar cair o projecto do TGV, a perspectiva de desenvolvimento de regiões como a de Setúbal continuava a ser promissora?



O impacto do TGV ao nível dos distritos/concelhos é importante, mas nunca deve ter prioridade sobre o âmbito nacional.
Este tipo de investimentos tem de ter na sua base uma análise custo-benefício, pois a sua concretização pode não ser a solução, mas, pelo contrário agravar o problema já de si difícil do País.
Penso que das duas linhas previstas, a prioridade irá para a ligação Lisboa/Madrid em detrimento da ligação Lisboa/Porto, pois é prioritário ligar a capital portuguesa à rede europeia de alta velocidade.
Os benefícios directos para a região de Setúbal seriam obtidos se o Parque de Material e oficinas se localizasse no seu território. No entanto, a análise dos benefícios e dos prejuízos num projecto desta envergadura deve ser sempre abordada do ponto de vista nacional.
Quando e como concretizar o TGV são perguntas que ainda não têm resposta.

Sem comentários: