sábado, maio 10, 2008

Rui Costa - "Maestro"

Caro “Maestro”

Também eu presenciei esse jogo. Era um daqueles jogos de apresentação ao público a que antigamente os benfiquistas não faltavam a um que fosse. Lembro-me de tentar marcar as férias fora de Lisboa só depois de saber a data e o adversário, não que importasse muito qual o adversário, pois ia sempre, mas apenas pela expectativa de ver duas boas equipas, num momento da época em que temos “fome de bola”.
Pois bem, como disse, também eu estava lá. Também presenciei um dos mais belos momentos a que assisti em toda a minha vida de espectador: O seu golo. E contra o BENFICA!
Não. Não enlouqueci. Sou Benfiquista até à medula, choro pelo Benfica, tenho insónias e não produzo igual no trabalho antes dos jogos importantes, tal o nervosismo, mas sei reconhecer um “irmão de clube”, um dos meus. E V. Exa. (permita-me que o trate assim, pois tão insigne Benfiquista jamais poderia ser tratado abaixo de Exmo.) nesse dia comoveu-me. E sei (senti) o quanto V. Exa. sofreu por marcar aquele golo. Sei que não se querendo atraiçoar, ao ser o excelente profissional que sempre foi, esse seu gesto. Após o golo que marcou ao NOSSO clube, entrou directamente no nosso coração. E eu aplaudi. Aplaudi o seu golo. Não o golo. Não a materialização do golo, mas a si. Ao seu gesto. À sua dor. Bravo. Um jogador que sofre tanto ou mais que um adepto. Bravo Rui.
Sim, bem sei que sempre amou o clube. Bem sei que enquanto outros venderam a alma para irem para o rival, num momento de crise, V. Exa. nunca vacilou, mesmo tendo um baú de dinheiro à sua frente. Sim bem sei, que por amor ao clube e à palavra, não realizou o seu sonho de ter ido para o Barcelona de Cruiff, onde seguramente teria sido consagrado como o melhor jogador do mundo.
Sim, bem sei que foi um dos profissionais mais sérios que jamais pisou os relvados do Benfica, Fiorentina e Milan, e foi tão sério, tão sério tão sério (chamo-lhe humildade e bom carácter), que quando o seu substituto foi contratado, ainda menino e moço, V. Exa. não lhe minou o caminho, como outros o fariam. Não! Pelo contrário, ensinou-lhe, acarinhou-o e fê-lo tão bem que ele até já ganhou o prémio de melhor do mundo. Quantos jogadores do mundo fariam o Que V. Exa. fez?
E quantos jogadores do mundo teriam a coragem de SEMPRE, do primeiro ao último minuto de contrato apregoarem o seu AMOR por outro clube, que não o que lhe paga? Apenas, V. Exa., Exmo. “Maestro”, e sabe porque isso aconteceu? É que V. Exa. é o último romântico do futebol e era tão bom com a bola nos pés, cabeça levantada e passe teleguiado quanto o seu coração benfiquista e no dia 11 de Maio, Portugal inteiro deveria ir prestar-lhe o verdadeiro tributo que merece.
Sangra-me o coração que não termine a sua carreira, como campeão do seu BENFICA.
Até Sempre “Maestro”

4 comentários:

Anónimo disse...

Dia do Adeus ao Rui Costa... um jogador que já foi uma vez campeão pelo Benfica!!
O dia do Adeus ao Chalana como treinador!1
Ao Léo como jogador!! E se Deus quiser tb ao Nélson, e a muitos outros coxos que por lá andam.
E claro o adeus ao primeiros três lugares e Liga dos Campeões!!

Anónimo disse...

Porque tenho pelo Dr. Paulo Edson Cruz um grande apreço e porque entendo ser o seu blog um espaço de informação e até de formação privilegiado, e porque o tema futebol sem querer ofender ninguem é dos assuntos mais alienantes da população e até mais embrutecedores, na medida em que tira aos seus adeptos espaço intelectual para pensarem (com as devidas excepções como em tudo)seja no que for senão no jogo e isto constata-se com facilidade uma grande parte da população essencialmente masculina não sabe falar de mais nada encontra-se no café numa esquina com alguem conhecido e lá vem o mesmo tema o go o golo o golo. Eu peço imensa desculpa e espero do fundo do coração não o desagradar com o meu comentário e espero que me compreenda embora sabendo que o autor do blog tem todo o direito de que escolher os temas que quizer gostaria que também o seu blog servisse para elevar um pouco o nível de informação de cultura de cidadania dos portugueses que em média é tão baixo.
Um abraço.

Paulo Edson Cunha disse...

Cara Anónima (não sei se homem ou mulher, mas palpita-me que se trata de uma Sra.),
antes de mais deixe-me brincar um pouco: bem sei que há muita gente interessada numa colisão PSD/PS, mas não precisamos de ir tão longe e clonar o meu nome com o do Vereador Samuel Cruz, ou seja, eu sou Paulo Edson Cunha e ele Samuel Cruz, portanto ainda não sou Paulo Edson Cruz...lol
Bem, mas como disse, era só uma brincadeira porque certamente que foi um lapso sem importância.
Quanto ao que escreveu, agradeço as suas palavras em relação a mim e ao próprio blogue e, acredite que não levo a mal a sua opinião sobre o futebol.
Mas o futebol é um fenómeno por explicar, que não aliena pessoas inteligentes ou menos inteligentes, não aliena este País, mas sim é o maior fenómeno à escala global. Veja-se o que aconteceu a este País em 2004 no Euro. Veja-se o que aconteceu na Alemanha, um País ultra moderno, no seu mundial de há 2 anos. Por altura do Euro 2008 certamente desenvolverei este tema, mas uma coisa lhe garanto:o futebol faz parte da minha vida, da minha essência e não me considero mais "bruto" ou menos inteligente por isso. Aliás, acho mesmo que este texto dedicado ao Rui Costa encerra mais sentimento do que a maioria dos restantes que escrevi.
Por fim, muita gente me tem dito isso, me tem pedido para eu não escrever sobre futebol. Dizem-me até que, "até te fica mal, um homem como tu..", mas é precisamente isso. Um homem como eu não esconde os seus gostos, sentimentos, ideias.
Volte sempre, inclusive, gostaria de ter réplica, para alimentar este tema.

Anónimo disse...

As minhas desculpas pela troca do nome.
Um abraço.