quarta-feira, janeiro 12, 2011

Revolta em Pinhal dos Frades? COMUNICADO

COMUNICADO:


Hoje à noite realiza-se um encontro de parte da população de Pinhal dos Frades, sobre o assunto abordado neste post.

Como autarca, ainda para mais eleito por uma força política da oposição,  interessa-me tudo o que diga respeito à vida dos munícipes.

Por esse motivo, embora não possa estar presente por motivos pessoais, far-me-ei representar e acompanharei o que acontecer nesse encontro e, desde já, assumo o compromisso de na próxima semana voltar ao local que está a originar os protestos.

Por fim,  informo que a minha presença não deverá ter qualquer outra leitura política do que aquela que neste momento quero dar - ouvir a população, para de seguida agir (como sempre o faço, como sabem) de acordo com a minha consciência e dos conhecimentos que possuo e dos que  obtenho sobre a situação em concreto.

_____________________________________________________________________________________

Hoje à noite Quem acompanha este Blogue, o que escrevo nos jornais ou a minha actividade política, sabe que sou, desde sempre e antes de mais, um munícipe empenhado em causas.

Quando acredito nelas, não quero saber se servem o partido A ou B, a pessoa X ou Y, ou a empresa H. Mesmo que me prejudiquem politicamente, avanço.

Por isso envolvi-me pessoal e institucionalmente na questão do Plano de Pormenor de Vale dos Chicharos, nas questões da reabilitação Urbana, em questões de Fernão Ferro, quer tenham a ver com AUGIS, IC32, Desmatação de maciço arbóreo, nos acessos ao Bairro dos Lírios, nos Equipamentos Oficinai do Fogueteiro votados ao abandono, na Estrada do talaminho, na ponte da Fraternidade, etc, etc..

Vem isto a propósito do meu último artigo para o jornal "Comércio do Seixal e Sesimbra", com sequência no Blogue A-Sul (que é pioneiro na denúncia da situação, embora não acompanhe esse Blogue e o seu autor quando apelida de corruptos os autores - ainda que morais - da situação, pois não tenho nem provas nem dados concretos para afirmações desse calibre e todos os meus colegas vereadores merecem-me todo o respeito e confiança) e neste próprio Blogue.

Ontem mesmo, apraz-me registar que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro, Sr. Carlos Pereira, prevendo que me ia encontrar num evento promovido pelos Rotários do Seixal, onde também esteve presente enquanto convidado, teve a gentileza de me levar dois mapas gigantes da área a que me referia no jornal, dizendo-me que eu estava enganado e a desmatação que ocorre é apenas ao abrigo da construção da IC32.

Independentemente do cariz político que o gesto do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de F.F. possa ter, não deixa de ser significativo, e de louvar, a atenção que alguns responsáveis estão para com as posições que torno públicas e a amabilidade em tentar esclarecer-me, embora deva referir que não fiquei convencido e tive o cuidado de lhe dizer isto mesmo e de lhe pedir autorização para tornar público o seu gesto a que simpaticamente acedeu.

Para melhor esclarecer este assunto e para promover, dentro do possível, um debate que pretendo sério e sem insultos de parte a parte, deixo-vos com a cópia de um dos dois comentários do post anterior, que gostava de ver debatido com a sua opinião.

Ora aqui vai  (desde já esclareço que esta é a opinião do comentador, não necessariamente a minha, mas que no âmbito da liberdade de opinião que é apanágio deste espaço, resolvi dar visibilidade):

cidadao disse...

Está de novo instalada a revolta em Pinhal dos Frades face aos novos desenvolvimentos relacionados com o corte generalizado do pinhal envolvente e o retomar do processo do PER - BAIRRO DA JAMAICA para o Pinhal.

O Pinhal é protegido desde 1993 no Plano Director Municipal, como "Mata e Maciço Arbóreo" , isto até que uma parcela foi adquirida por uma empresa sediada num paraíso fiscal (off-shore) , com interesses imobiliários , aí a autarquia chegou a formalizar com esses proprietários e empresa construtora associada , protocolo e elaborou Plano de Pormenor para aquele local sob a capa de mais uma famigerada PPP - Parceria Publico Privada .

Objectivo, levar o problemático BAIRRO DA JAMAICA para aquele local isolado, e agora entalado pela nova auto-estrada e Pinhal dos Frades, triangulando interesses da autarquia e de outra off-shore representada por um ex menbro do Comité Central do PCP, e entretanto tornada proprietária daquelas torres no Fogueteiro , formando um novo gueto e valorizando brutalmente os edificios que ficarão deesocupados em Vale de Chícharos-Fogueteiro .

Quem sempre se opôs desde que a situação foi tornada pública, já com protocolos assinados, projectos na mesa e Plano de Pormenor pronto a ser aprovado foi a população que desde há dez anos se tem manifestado contra aquele projecto repetida e ciclicamente retomado pela autarquia e pelos interesses envolvidos.
É essa mesma população que hoje de novo se mobiliza na defesa daquele espaço contra a criação de mais um gueto , pelo que :

REUNE NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA CERCA DAS 21 HORAS NO CENTRO DE SOLIDARIEDADE DE PINHAL DOS FRADES ."

11 comentários:

Anónimo disse...

Os marcos não mentem senhor vereador,

É SÓ DESLOCAR-SE AO lOCAL.

Disponibilizo-me desde já, telefono-lhe amanhã, e se estiver disponível, vemos mapas, marcos, onde começa e pára o IC-32, etc.

Ponto Verde disse...

Caro Dr. Paulo Edsom , agradeço ter publicado o esclarecimento sobre a noticia relativa ao Comercio do Seixal e Sesimbra.

Não querendo ser impertinente ou monopolizar este seu espaço gostaria de dar como achega que também não chamei Corrupto a ninguém , mas que uma criança que no futuro sinta que o seu futuro foi comprometido em vez de salvaguardado isso só acontece porque os interesses não são os publicos, mas sim outros que apelido de corrupção , corrupção porque usando o poder público democrático se acautelaram outros interesses que não os de fiel servidor e fiel depositário do bem público, seja por protagonismo pessoal, por fraqueza ética, por favorecimento partidário, por apego ao poder etc...entendo tudo isso como formas não de servir mas de servir-se...

Adiante , a opinião é mais uma vez filosófica e não juridica .

Sobre Pinhal dos Frades e a desmatação , logo que me cheguem dados do reconhecimento ao local enviar-lhe-ei as marcações em google earth da zona cortada.

Uma coisa é certa , as pessoas andam de facto revoltadas ( e esta é uma informação que me pediram por mail para divulgar ) porque se a informação de que "o corte é por causa do IC 32" vem da mesma fonte que diz que o "corte é de madeira queimada" , então é legítimo concluír que ambas podem ser mentira.

É que já comprovei (e muita gente já comprovou) in loco e pelas imagens que me forneceram e publiquei que isso de ser madeira queimada É MENTIRA .

Esperemos que sexta feira alguém se digne a esclarecer a população porque anda muita contra-informação no ar .

Anónimo disse...

O Sr.Teixeira Flamingo foi desafiado para ir amanhã à reunião em Pinhal de Frades, mas diz que não pode ir porque tem de trabalhar.
Vejam no blogue:
UMA TERRA SEM AMOS

Anónimo disse...

É necessário devantar o cu das secretárias e verificar no local que a zona de pinhal não afectada pelo IC 32, foram cortados os pinheiros queimados e foram deixados os sobreiros e os pequenos pinheiros que após os diversos incêndios já nasceram.
Os moradores de Pinhal de Frades - conforme o nome indica - foram os primeiros "assassinos" que derrubaram os frondosos pinheiros para aí construirem as casas, os anexos ou fazerem as hortas ! Que raio de egoístas ?

Anónimo disse...

AFINAL QUEM MENTE?
MONTEIRO OU TEIXEIRA?

De acordo com um jornal local, Alfredo Monteiro disse o seguinte sobre o blogue “O Flamingo”:

"Sempre considerei que quem não dá a cara, não merece respeito, porque se limita a fazer um jogo baixo e ignóbil. Quem não assume o que diz é um mentiroso, cobarde e não merece a menor credibilidade. E por vezes o que nesse blogue é dito leva-nos a pensar se será mesmo um apoiante do Partido. É que qualquer camarada dá a cara pelo que diz. Se não o faz, não é nosso camarada”.

Esta declaração, proferida numa sessão pública da Câmara pelo seu Presidente, acaba por denunciar a falsa admiração que o Teixeira tem pelos comunistas, não passando afinal de um mero agitador que nem sequer é apoiante do PCP.

Anónimo disse...

Já era tempo desse Teixeirinha ser desmascarado pelo presidente Alfredo Monteiro.
Politicas á parte ninguém podia acreditar quem um tal esterqueiro fosse mantido pelo PCP ou por alguém da câmara.
Do meu ponto de vista não passa de um ressabiado que não obteve alguns favores dos que ataca.
Se existisse mesmo esse teixeirinha teria hoje a oportunidade de defender os que diz defender no encontro em Pinhal de Frades.
Mas é mais certo aparecer ali um fantasma do que esse fantoche.

Anónimo disse...

As declarações do presidente sobre esse chiqueiro chamado Flamingo só pecam por tardias e por só terem sido feitas depois da intervenção do Fonseca Gil.
Logo que essa bicha apareceu e em nome do partido que elegeu este mandato, o presidente tinha a obrigação de se ter desmarcado dessa lixeira.

Passadas que estão as eleições, e porque um vereador leva o assunto á cãmara frente á comunicaçao social, já todos sabem dizer que nao leem o chiqueiro e que este nada tem a ver com a cãmara ou o partido.

Não o fez porque lhe interessava aquela baixa política e só por isso se torna também cumplice do que ali é dito.

Ponto Verde disse...

Essa declaração:

"Sempre considerei que quem não dá a cara, não merece respeito, porque se limita a fazer um jogo baixo e ignóbil"

Senão como julga o senhor Monteiro os verdadeiros comunistas - não sei se ele sabe o que isso é, mas até deve conhecer alguns...ou ouvido falar - que viveram anos e anos na clandestinidade ?

Ou quer ele dizer é que quem não dá a cara , criticando , a eles comunistas é que "não merece respeito, porque se limita a fazer um jogo baixo e ignóbil"

É que assim como conseguem eles caricaturar quem não sabem quem é, bem sempre podem chamar fascista e outros epítetos profundos , mas não conseguem distorcer a imagem.
_________________________________

Pelo que sei, a população sempre se reuniu em Pinhal de Frades, a porta da colectividade é que não se abriu para os receber (contráriamente ao que haviam dito) e "no futuro só receberá se esses cidadãos se constituirem como um grupo reconhecido, dizendo ao que vai ou o que representam".

Vai mal a cidadania no Seixal, mesmo assim alguns resistiram ao frio, e ao escuro de uma noite de inverno para trocar informação e acertar estratégias.

É triste ver boicotar desta forma ignóbil cidadãos honestos, pagadores dos seus impostos (com os quais estas colectividades são alimentadas) que no fim de um dia de trabalho ainda saem do conforto de suas casas para falarem dos seus problemas.

A Grandeza e a baixeza num centro de "solidariedade".

Anónimo disse...

Ponto verde, e desde já pedindo desculpa ao autor do blogue por um comentário que nada tem de ver com que aqui fala, mas não posso deixar de contestar o seu comentário.

Não pode haver em tempo algum qualquer comparação entre a clandestinidade de homens corajosos que apenas tinham essa forma de lutar contra a ditadura, luta que a muitos custou a vida, com a actuação de alguem que usa o anonimato para achincalhar pessoas.

Esses homens não podem nem merecem qualquer associação com algo tão repelente como um blogue mantido por pessoas que ali se limitam a vomitar os seus ódios.

Desculpe o desabafo mas como filho de um homem que lutou na cladestinidade, e cuja familia sofreu com essa luta, não podia deixar passar este seu comentário.

Anónimo disse...

Lamento!
Apresento-me em DEFESA DA PASSAROCA....
Embora por vezes me enoge...tenho que reconhecer o direito à imbecilidade, admitindo até que isso seja tão somente uma questão de forma.
Deixemo-nos de fantasias e resumindo factos:
-EstÁ sempre BEM DOCUMENTADO.
-Tem acesso a INFORMAÇÃO PREVILIGIADA.
-Antecipa o conhecimento público de muitos assuntos e comunica informação em TEMPO REAL.
-A informação transmitida tem ORIGEM que se pode determinar.
-A quem está à frente das organizações não basta livrar-se de RESPONSABILIDADES , sobre uma situação que é pública e está na blogosfera há cerca de dois anos.

Não posso deixar de manifestar a minha indignação perante o RENEGAR-SE UMA VOZ seja ela qual for, muito menos quando em substância, possa tal facto acontecer À VOZ DO DONO.

Anónimo disse...

Paulo
Estou a aguardar notícias da reunião de sexta-feira em Pinhal de Frades.
O que se passou ?
Quantas moradores estiveram presentes e interviram ?
Quais os resultados com vista à luta?