sábado, janeiro 15, 2011

Moção SAP (Porque é bom relembrar)

Na última Reunião de Câmara o Sr. Presidente, fazendo concerteza um exercicio de auto-crítica sobre o tempo que se perde em "banalidades" ao longo daquelas intermináveis tardes, desafiou os Srs. Vereadores a apresentarem propostas concretas sobre o Munícipio do Seixal. E mais, disse estranhar que por exemplo ninguém trouxesse à colação o tema da manifestação à porta do ministério da saúde, "carapuça" que como sabem não me serve, porque sempre estive (e também o PSD Seixal)  ao lado da autarquia, diria que da nossa população, em nome de melhores equipamentos de saúde no nosso concelho.

Por isso venho recordar-vos uma moção apresentada pelo PSD em sede de assembleia Municipal, penso que em momento muito oportuno.
Sei que a indirecta não era para mim


MOÇÃO






A bancada do Partido Social Democrata à Assembleia Municipal tem vindo a acompanhar com muita atenção as alterações que este Governo, de há 2 anos para cá, vem anunciando, tencionar levar a cabo, no âmbito da prestação de cuidados primários de saúde às populações do nosso Concelho.


A Comissão de Saúde e Acção Social esteve reunida no passado dia 10 de Abril com a Directora dos Centros de Saúde dos Concelhos de Seixal e Sesimbra e o tema desta reunião foi a situação dos SAP’s no Município.


Ouvem-se rumores sobre o encerramento destes serviços; rumores mais centrados no encerramento do SAP de Amora.


Ora, como é sabido, a Amora tem mais de 20.000 utentes sem médico de família e todos eles centrados na extensão da Rosinha.


O PSD questionou a Directora deste agrupamento de Centros de Saúde sobre:


1. Que proposta de reestruturação esta responsável apresentou à tutela.


2. Se há ou não mais USF (unidades de saúde familiar) que já tenham apresentado a sua candidatura, dentro dos 4 Centros de Saúde do Concelho.


Foi-nos garantido que o levantamento de toda a situação do Concelho em termos de prestação de cuidados de saúde familiar está caracterizada.


Que, para além das duas USF’s já existentes (Corroios-Moinho de Maré e Arrentela-Pinhal de Frades), mais duas estão já aprovadas: uma para o Seixal-Torre da Marinha e outra para o Seixal-Mundete, com 4 médicos em cada uma delas.


Foi-nos garantido que vão ser abertas 10 vagas médicas para Amora-Corroios.


Foi-nos assegurado que nenhum dos 3 SAP’s encerraria sem que esta perda de 120.000 consultas/ano antes fosse compensada pela reestruturação que o Governo se propõe fazer.


O Partido Social Democrata ouviu muito atentamente as explicações da Sra. Directora do agrupamento de Centros de Saúde, aliás todos os partidos representados nesta Assembleia ouviram, como nós, porque todos os partidos estiveram presentes.


Assim, na sequência do que todos ouvimos, vem o Partido Social Democrata propor à Assembleia Municipal do Seixal, reunida em 23 de Abril de 2007, que aprove o compromisso de:


• acompanhar, a par e passo, todas as reestruturações que se vierem a operar nesta matéria, de forma vigilante e fiscalizadora, como sempre lhe compete;


• explicar junto das populações o alcance dessas medidas, desde que, a cumprirem-se, não lesem os serviços já prestados e procurem suprir tendencialmente as lacunas actuais existentes


Partido Social Democrata


Seixal, 23 de Abril de 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

É tão curta a memória destes governantes para aquilo que lhes interessa... até esquecem depressa as promessas feitas em campanha eleitoral.
Mas no pasa nada...

Anónimo disse...

"E por essa razão estarei muito atento à Acta dessa Sessão de Câmara para ter acesso à verdade dos factos e não àquilo que foi escrito neste artigo do Comércio do Seixal."

E depois fazes o quê??
Se calhar uma queixa-crime?
E vais assiná-la como? Engenheirinho teixeirinha ou Flamingo?
ahahahahahhahahahahahahhaha