quarta-feira, julho 08, 2009

Negócios Dignos de Faraós (comente para o "Comércio..."

Os senhores que gerem a Câmara Municipal apresentaram à Assembleia Municipal ,para aprovação, o que conseguiram graças à sua inestimável e infalível bancada da CDU, uma proposta de adenda ao contrato de arrendamento celebrado entra a Câmara Municipal do Seixal e a o Grupo A Silva & Silva que vai custar aos cofres do erário público qualquer coisa como 8 milhões de euros (nestas coisas de descrição numérica, aprendi com um professor de direito que se deve colocar/descrever sempre o valor em número e por extenso, para não haver lapsos, neste caso e para perceberem bem, estamos a falar de mais do que oito milhões de euros).
E seguramente os caros leitores questionam, para quê tanto dinheiro a somar ao dinheiro astronónomico envolvido neste contrato.
Antes de vos dizer a causa da adenda ao contrato que tanto vai custar ao erário público, devo acrescentar que o Sr. Presidente da Câmara Municipal fica muito ofendido pela adjectivação que faço do negócio, ou seja, ele acha de mau tom que eu use expressões como negócio faraónico, e agora certamente não gostará de saber que chamo de estratosférico.
Ora bem, a adjectivação deve corresponder à qualificação que damos às coisa e, no meu humilde ponto de vista, não hà outra qualificação a dar a um negócio que no total custará seguramente mais do que 125.000.000 € (cento e vinte e cinco milhões de euros) a todos nós e que tem uma adenda que custa mais oito milhões, entre outras particularidades não previstas, ou que a lei alterou, mas que por não estarem suficientemente acauteladas, apesar dos avisos da oposição, prejudicarão os cofres da Câmara.
Estes oito milhões de euros serão para pagar mais lugares de estacionamento e sistema de vídeo-vigilância.
Pergunto, então alguém nos dias de hoje que tendo, p. ex. dois carros, propõe-se comprar uma moradia e projecta apenas um lugar de garagem?
E não prevê um sistema de vídeo-vigilância no preço a pagar, quando acorda com o construtor ou vendedor?
Mais grave, se antes de habitar já sabe que vai precisar dos dois lugares de estacionamento, porque efectivamente tem dois automóveis (não se deu o caso de ter adquirido um deles posteriormente) porque não se lembrou de negociar logo a moradia para as suas necessidades?
Se se desse o caso de a inauguração do edifício já ter acontecido e quaisquer circunstâncias anormais fizessem constatar que os lugares projectados eram insuficientes, ainda se podia admitir essa alteração, pois embora ficasse sempre a suspeita de que a projecção tinha sido errada, as circunstâncias supervenientes, no mínimo, atenuavam essa crítica.
Mas não, antes mesmo dessa inauguração, que sumptuosamente está marcada numa data próxima das eleições autárquicas, verifica-se que são precisos mais lugares de estacionamento. O que quer o Sr. Presidente que eu diga? que aplauda o erro? que me cale para não ferir susceptibilidades? que apregoe aos sete ventos um negócio que honestamente acho desajustado da realidade orçamental da Câmara e que vai vincular este executivo e mais 5 a um contrato excessivamente oneroso (vá lá, fui comedido na adjectivação)?
Sr. Presidente, o contrato é de tal forma caro que o senhor, em plena assembleia mostrou-se indignado por toda a oposição criticar os valores da vídeo-vigilância dizendo que não percebia tanta contestação quando apenas estamos a falar de 1% do valor total do negócio. Ora bem, aí é que está o problema. Se fosse um negócio barato, um por cento pouca expressão teria, agora com o contrato que este executivo celebrou com esta empresa, de facto um por cento é uma migalha. O pior é que é uma migalha muito cara e paga por todos nós.


Pode comentar como habitualmente, podendo esse comentário ser publicado na próxima edição do "Comércio do Seixal e Sesimbra" ou para o Blogue daquele senhor que "inundou" literalmente o concelho do Seixal com a sua foto e que tem o Blogue "Rumo a Bombordo", mas atenção, quando eu estou a falar do Sr. Presidente da Câmara Municipal, por enquanto ainda me estou a referir ao actual Presidente, não a um, que por acaso é meu amigo e adversário na candidatura à Presidência da Câmara e que tem sido meu colega de rubrica, pois como no seu cartaz já lá vem a dizer que é Presidente, os meus estimados leitores poderiam ficar com alguma duvida...lol

7 comentários:

Anónimo disse...

Este texto está fantástico.
Pleno de humor, claro na explicação.
Gostei dos 8 (oito) milhões por extenso. Se calhar de outra forma nem me apercebia de um valor tão elevado.

A piadola ao Samuel levou-me às lágrimas. Isso é que é classe a criticar sem ofender

hkt disse...

Excelente e oportuno post para o qual, já fiz uma hiperligação.
Assim se hipoteca o futuro deste conselho. Quanto às susceptibilidades ... a crítica faz parte da democracia. Só criticando se melhora. E nós queremos um Seixal melhor, definitivamente!

Inês disse...

Dr. Paulo Cunha, o Sr. é o melhor lider de oposição que a Câmara alguma vez já teve.

Parabéns pela sua capacidade de identicar situações gravosas e pela capacidade que tem de expôr de forma simples, perceptivel a qualquer cidadão.

Em Outubro espero vê-lo não como lider da oposição mas sim como Presidente ( por bem de todos).

Daniel Geraldes disse...

Tenho de olhar melhor para os cartazes.

Anónimo disse...

A questão da insegurança não é só relacionada com a criminalidade, acho incrível as declarações da PSP de Corroios ontem indicando os problemas da falta de passadeiras na baixa de corroios e nas péssimas condições de acesso ao metro, que infelizmente levaram ontem ao atropelamento de um casal de idosos pelo metro, pois estavam a atravessar a linha para ir para a paragem.

Isto é má planificação e gestão urbanística que acaba por causar insegurança.

Nem sequer vale a pena virem dizer que a culpa é da transportadora, será eventualmente em parte mas os últimos responsáveis pela gestão urbana são os Municípios e se não está feito devem fiscalizar e obrigar a realizar, ou mesmo construir eles próprios, esses equipamentos.

HSEREJO

Davide Ferreira disse...

Um artigo excelente. Continuação de um bom trabalho.

Anónimo disse...

Uma pequena nota ao último parágrafo deste post.

De facto, ao ver os cartazes abundantemente distribuídos pelas ruas do Concelho, qualquer cidadão que não conheça a estrutura organizacional da Câmara ficará convencido que o Dr. Samuel Cruz é o homem que tem nas suas mãos o destino da autarquia.

Desenganem-se pois caros concidadãos. O auto-denominado «presidente» lidera sim, mas, por enquanto, apenas o Pelouro do Urbanismo e Equipamentos Municipais.

Caro Vereador, a ver vamos se os munícipes o «promovem» nas próximas eleições. Mas se tiver essa sorte, não se esqueça que foram estes que validaram o seu já reclamado cargo de presidente (e que este conselho valha para todos os candidatos).

Independentemente do partido que venha a presidir o Seixal, o que importa é que tenham em mente o bem-estar da população, pois é por ela e para ela que chegam ao poder. Atentem aos direitos e anseios dos seixalenses, mas também não os deixem esquecer os seus deveres. Promovam a cidadania activa e todos ficaremos a ganhar.

CR