sexta-feira, julho 31, 2009

Diga "Olé" às nossas tradições


Hoje, no Diário de Notícias:
Notícia: " Movimento defende Touros em Paio Pires
(clique na imagem)

10 comentários:

Anónimo disse...

OLÉ !!!

Claudia Marques disse...

Grande hipocrisia do PSD neste assunto. Vou relembrar alguns factos:

- Em 2002, o líder parlamentar do PSD, Guilherme Silva, exprimiu o seu repúdio pelas Touradas referindo que "tradições não são argumento para se autorizar os touros de morte". Posteriormente o PSD deu o dito por não dito e votou a favor da lei de excepção para as touradas em Barrancos;

- Em 2000, o PSD insurgiu-se contra as Touradas em Barrancos e aliou-se ao CDS/PP pedindo a demissão de Fernado Gomes (ministro da administração pública) por não se ter impedido a realização das touradas em Barrancos. Mais uma vez a tradição não foi tida em conta pelos elementos do PSD que se mostrou extremamente contra este tema;

- Em Março de 2005, o Presidente da Câmara de Cascais (PSD), António Capucho, fez aprovar em regime simplificado a reconversão urbanística do espaço (na altura) da Praça de Touros de Cascais sem ter apresentado soluções para a sua reabilitação. O espaço da Praça, foi posteriormente utilizado para construção de habitações de luxo.

A praça de touros merece, sem dúvida, requalificação mas os srs. do PSD são os últimos a poder utilizar da sua autoridade moral no que diz respeito a este assunto.

Anónimo disse...

Vejo um "ponto-verde" na testa de um dos elementos do artigo anterior.

Almeida Lima disse...

Com o devido respeito Clara Marques, o PSD é um partido plural , democrático, livre, pelo que os seus militantes ou dirigentes têm liberdade de pensamento e de acção na sua esfera pública, partidária ou pessoal.
Aderir ou não a manifestações culturais como a tauromaquia , sendo uma prática legal, autorizada e culturalmente assimilada, é uma opção de cada um, tal como na sociedade fora dos partidos.

Claudia Marques disse...

Em primeiro lugar o meu nome é Claudia e não Clara.

Então porquê tanto alarido sobre esta questão? É o próprio Paulo Edson que diz não ser "um grande conhecedor destas lides".

A tauromaquia de praça é actividade de elite e quer se queira quer não envolve sofrimento de animais e não contribui em nada para a melhoria das condições de vida dos seixalenses (poderá ser um divertimento apreciado, no entanto, por alguns).

Como natural da Aldeia (ao contrário dos senhores que aparecem a brindar com espumante na foto), fui habituada a frequentar a praça de touros e a apreciar alguns eventos tauromáquicos e não vai ser o Paulo Edson nem os janotas que aparecem na foto que me darão lições acerca da forma como proteger esta tradição.

De resto, devo dizer, e é uma pena que o sr. Paulo Edson não comente aquilo que eu escrevo, que de imediato foram mandadas fazer t-shirts ao bom estilo propagandista do PSD para passearem nas festas da Aldeia. Engraçado que no que diz respeito ao Hospital do Seixal e à extensão de Paio-Pires, numa altura em que a luta pelos mesmos era mais necessária que nunca, nunca conheci a t-shirt(zinha) do PSD acerca da mesma. Esta sim era uma importante luta. Ao contrário disso, como já ficou provado, o sr. Paulo Edson absteve-se. Agora já vai tarde.

Resta saber, agora, qual é a verdadeira razão para que o PSD-Seixal apoie tão fervorosamente esta questão. Eu sei qual é mas não digo.

Paulo Edson Cunha disse...

Bom dia Cláudia Marques,
Como habitualmente, agradeço a participação de quem vem a este fórum, o que é o seu caso.

Disse, e disse muito bem, que eu próprio assumi que não sou um profundo conhecedor, e até lhe digo que admirador, desta arte.

Mas pergunto-lhe: um presidente de uma Câmara só apoia as causas que pratica? Se gostar só um pouco de teatro, de futebol, de rugby, de atletismo, de ciclismo, de jazz, etc, etc, só apoia aqueles de que gosta profundamente, ou apoia aqueles que são bons, úteis e apreciados pela generalidade da sua população? Pois, tem aqui a minha resposta.

Minha cara Sra., ao longo dos últimos meses tenho sido abordado para liderar diversas causas que o executivo abandonou e, dentro das minhas limitações, conhecimentos, posições políticas da minha equipa e, sobretudo, interesse do concelho, tenho optado por acompanhar algumas e, outras, estou atento para as integrar no programa ou aplicá-las no futuro, portanto, se considera que há muito "alarido" para esta questão, então é sinal que estamos no caminho correcto.

Para si 50 t-shirts estampadas, um passeio de grupo pelas festas, um almoço com figuras representativas e, essas sim, profundas conhecedoras e conhecidas mundialmente nesse meio, para além de uma nota de Imprensa e de um artigo de opinião são motivo para tanta preocupação?
Pelo sentido do seu comentário, acredito que sim. Se o executivo tivesse feito o que nós agora estamos a tentar fazer, se calhar esta acção seria desnecessária ou discipienda.

Por fim, quanto ao hospital, por mais que a máquina comunista tente passar ("vender") a ideia de que o PSD esteve contra, jamais conseguirá (com muita pena vossa, presumo) apagar o nosso contributo em todos os momentos. Saiba, cara Cláudia que estive na primeira linha do cordão humano, que me dispús pessoal e institucionalmente aos Srs. Presidente da Câmara e da Assembelia Municipal para eu, e o PSD aparecermos como fosse mais vísivel esse apoio ( e na altura era bem necessário), usando por exmplo uma t-shirt. Estive também na festa promovida pelo hospital, em todas as reuniões da comissão do hospital e que escrevi na comunicação social local, regional e naciona (Sol) sobre este tema e esta causa, portanto, com muita pena vossa, não podem dizer, sem mentir, que o PSD esteve contra o Hospital do Seixal. A minha abstenção na AML já foi suficientemente explicada, mas foi uma decisão sobre a forma como as coisas estavam apresentadas e não sobre o que se defendia. Nunca esteve num grupo em que ambos queriam ir, por exemplo a um café e um queria ir pela Rua A e outro queria ir pela Rua B e quando davam por isso estavam a discutir o caminho para lá chegar e já não a vontade (comum) para lá chegar? pois foi isso que aconteceu.

Claudia Marques disse...

Sr. Paulo Edson,

Claro que um presidente e até mesmo um candidato (que é o que você é) deve apoiar causas divergentes, agora fazer disso bandeira política é que considero, não só aproveitamento como demagogia. Para além disso levanta algumas dúvidas sobre o seu interesse efectivo acerca do assunto e poderá levantar suspeições acerca do mesmo. Mas com isso certamente o sr. viverá muito bem, até porque só com provas se condena um culpado. Não é?

Relativamente ao Hospital devo dizer-lhe que sou comunista mas a posição do partido no qual milito é clara e está muito longe de ser de aproveitamento político. Aliás, quando o sr. Paulo Edson passou pelo stand da CDU nas festas da Aldeia deveria ter levado consigo o panfleto informativo da CDU que parabeniza os eleitos dos diversos partidos pela conquista do Hospital. Fique a saber que nem uma vez é mencionada a CDU como autora desta conquista. Isso sim, é o que os Srs. do PS e do PSD querem fazer passar ("vender").

Agora, lá porque o sr. em alguma ocasião manifestou interesse pelo Hospital, não apaga a atitude vergonhosa do seu partido durante anos na A.R. e da sua abstenção na AML. Foi um erro seu, e custou aos habitantes do Seixal mais um recuo no processo que conduziu à instalação dessa infraestrutura.

Por fim queria dizer-lhe o seguinte. O sr. Paulo Edson é uma pessoa muito diferente em público e aqui na blogosfera. Deixe que lhe dê um conselho, seja igual em todos os momentos e não deixe transparecer que tem duas caras.

Claudia Marques disse...

Sr. Paulo Edson,

Ainda não publicou o meu comentário. Não o vai censurar pois não?

Inês disse...

Pelo que tenho observado o Dr. Paulo Cunha intervém em todos os assuntos que de uma forma ou de outra interessam aos Seixalenses, quer sejam meramente lúdicos, tradicionais ou de interesse de base e de primordial importãncia. Como tal, e sendo há muito a voz da oposição, não me parece ilógico que defenda tradições, pelo que considero pura demagogia e aproveitamento politico fazer desta posição do Dr. Paulo Cunha um cavalo de batalha.
Isto prova o quanto o candidato do PSD está a ser um incómodo.

Ana Costa - Membro da Comissão Taurina de Paio Pires disse...

Bom dia, antes de mais venho manifestar o meu desagrado para a reportagem que saiu no Jornal Comercio do Seixal e Sesimbra em relação á Nossa Praça de Toiros, pois como filha da terra tenho o prazer de o informar que desde 2004 existe uma Comissão fundada para a recuperação da mesma, temos pena que para fazer a dita reportagem não se tenha informado sobre a nossa existencia, e nem nunca nos tenha procurado, pois somos a ''Comissão Taurina de Paio Pires'' e temos como fundamento da nossa existencia a recuperação da nossa praça, o desenvolvimento tem sido um pouco lento mas já algo já lá se fez, e teremos todo o prazer em vos informar do ponto da situação das coisas. Pena que para fazer a sua reportagem não tenho recorrido a pessoas da terra, pois o Sr José Luis Gomes talvéz nem conheça a nossa praça, mas dentro do grupo de forcados que ele capitania existe presentemente 2 forcados da terra, o Antonio Jose Casaca e o Nelson Lopes, 2 filhos da terra que bastante brincaram nas garraiadas na nossa praça, quanto ao Sr Vitor Mendes, também não é da terra, mas genro de um Paio Pirense e bem conhecido e respeitado, o Dr Carlos Ribeiro, e já agora em relação ao cartaz colocado na Rua Alves Redol, tendo o mesmo uma logotipo de uma praça de toiros, pena que não seja da nossa, mas sim da praça de toiros da Moita. Caso queira saber quem somos, o que pretendemos fazer e o que já fizemos, pode nos contactar pelo e-mail: ctpaiopires04@gmail.com, teremos todo o prazer em o informar e mostrar o que já se fez, mas apenas como Paio Pirenses, não misturamos a politica com o nosso trabalho.
Obrigado