quarta-feira, julho 29, 2009

Comente para o "Comércio..."




Na foto: José Luis Gomes (empresário tauromáquico e apoderado do matador Procuna ) , eu e o diestro Victor Mendes, hoje, no Clube de Jornalistas, ficou assente o apoio destas figuras ao manifesto.
Fui desafiado para ser o primeiro subscritor deste abaixo-assinado.
Embora não seja um grande conhecedor destas lides, não poderia virar as costas a uma prática tradicional das nossas gentes, que atrai turismo, que identifica um povo, que coloca o Seixal, e mais concretamente as gentes da "Aldeia de Paio Pires" no mapa
Aceitei com muita honra e orgulho.
Desafio-o a assinar também:

"Considerando que a tradição tauromáquica está bem presente no concelho de Seixal e que as Festas Populares da Aldeia de Paio Pires, com as suas largadas de toiros, são o melhor exemplo disso mesmo. Considerando que a Festa Brava é parte integrante da identidade cultural da Aldeia de Paio Pires.

Considerando que a praça de Toiros do Paio Pires F. C. é o único equipamento deste género existente no concelho e que se encontra num tal estado que não tem sido possível aí realizar qualquer espectáculo.

Considerando que a requalificação da praça de Toiros poderia constituir uma fonte de rendimento para o Paio Pires F. C. e um pólo de atracção turístico para o concelho do Seixal.

Nós, cidadãos abaixo assinados, manifestamos a nossa preocupação pela degradação do edifício da praça de Touros do Paio Pires F.C. e pedimos a urgente requalificação deste equipamento."

11 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem. Pela primeira vez alguém preocupado com todos os quadrantes da nossa sociedade.

Tiririca disse...

Isto é o que posso dizer que foi um ferro de palmo no fim de uma grande lide. Mas se calhar a praça de toiros de P.Pires esta esquecida, porque talvez não dê votos. Parabéns sr. Paulo Edson, vou gostar de o ver como Presidente da nossa Câmara.
"....já agora podem contar com a minha assinatura."

Claudia Marques disse...

Com isto podemos assumir que o Paulo Edson Cunha é a favor das touradas? Gostaria de saber qual a sua posição relativamente a este assunto.

Anónimo disse...

O aldeia pp,que é vice do Paio Pires,está caladinho que nem um rato,concerteza ainda não se tinha apercebido.
Está com medo da promessa de tacho para a Câmara ir por água abaixo.

Luisa disse...

Trata-se de uma tradição do nosso País apreciada por muitos, como tal, julgo que deverá ser preservada.

VLAD disse...

PS Aldeia Paio-Pires: Hoje tive oportunidade de assistir às tentativas frustradas de uns 4 ou 5 militantes do PS a tentarem montar um stand de propaganda nas festas da Aldeia.

A minha questão é a seguinte:

Se nem conseguem "montar a tenda" como é que esperam ser capazes de dirigir uma autarquia como o Seixal.

No mínimo ridículo.

Quinta da Palmeira disse...

Excelente cartel, até porque Victor Mendes tem ligação estreita com o Seixal e com Paio Pires de onde são naturais os seus sogros, Prof.Carlos Ribeiro e D.Helena Almeida Lima Ferro.
Este é que é o caminho da Europa e da Margem Sul, respeitando as caracteristicas culturais dos seus lugares e povos, e não o politicamente correcto do asséptico e da massa única.

Anónimo disse...

Pois é, não sabia que nas festas da Aldeia havia espectáculo de saltibancos. Foi desolador ver os militantes do PS a tentarem montar a barraca e depois terem de fazer o espectáculo numa alcatifa vermelha, tristes e envergonhados.
Onde estavam os candidatos ?

Paulo Edson Cunha disse...

Relativamente a um comentário de um/a anónimo/a escrito às 19:06, o mesmo continha linguagem claramente difamatória, razão pela qual não poderei inserir e aprovar o seu comentário.
Se o quiser reformular, terei todo o prazer em publicá-lo

Maria Dias disse...

Olá

Ora aqui está um tema que me desagrada pessoalmente.
Não entendo, nem nunca entenderei o facto de o ser humano se divertir a agredir os animais.
E muito menos entendo, quando a este tipo de divertimento lhe chamam cultura e/ou arte e/ou tradição.
Para mim a cultura serve para tornar a humanidade mais inteligente e civilizada.
Não encontro por isso, qualquer tipo de cultura ou arte no sofrimento dos animais e muito menos quando esse sofrimento é provocado pelo dito animal racional.
Deveriam promover sim a pintura, a escultura etc, etc...outras formas de melhor entreter as nossas gentes
No entanto, não posso deixar de admirar as pessoas que tentam manter as tradições da terra, mesmo sabendo que nem sempre se pode agradar a gregos e a troianos.

outsider disse...

Ferros e ferrinhos, cornos e faenas...
O Sr. Doutor acaba de cair na mais óbvia esparrela. Então com questões centrais e porventura mais decisivas que esta (para o Seixal e para os Seixalenses), o sr. candidato vai associar-se a uma prática cultural no minimo questinada por parte significativa da população portuguesa.

Foi um "ferro" no pé de grandiosa execução técnica, e que demonstra o grau de amadorismo em relação aos "Kamaradas"

Assim não vamos lá...

Saudações democráticas

P.S. recomendo-lhe como trabalho de casa, ver o que fizeram a APU/CDU nestes anos, e que se sintetiza com "uma no cravo e outra na ferradura".