quarta-feira, outubro 29, 2008

Tema da Semana no "Comércio...": Deveria o executivo baixar o IMI e a Taxa da derrama?

Foi aprovado em sessão de Câmara e, nos termos da lei, vai a discussão e aprovação no próximo dia 31 de Outubro na Assembleia Municipal, o lançamento e fixação da Taxa de Derrama para 2009, que o executivo propõe manter no limite máximo de 1,5%, sobre o lucro tributável sujeito e não isento de IRC, com o argumento da necessidade da garantia das receitas municipais, assim como da fixação do Imposto Municipal sobre Imóveis para 2009, que apenas serão reduzidos de 0,5% para 0,4% os prédios avaliados nos termos do CIMI, mantendo-se as actuais taxas de 0,8 para os prédios rústicos e 0,7% para os Prédios Urbanos.
Ora, se tivermos em conta que nos últimos dados que obtivemos apenas 20% dos Prédios estão avaliados, então perceberemos o impacto mínimo que esta redução terá.
O PSD Seixal entende que cabia ao executivo dar o exemplo, numa época de visíveis dificuldades das famílias e empresas Portuguesas atravessam, baixando a Derrama, pelo menos para as PME's (pequenas e médias empresas) e baixar o IMI nos restantes escalões.
Tentarei abordar o tema com mais desenvolvimento na minha crónica.
Entretanto, a sua opinião conta!

13 comentários:

Anónimo disse...

Já lá vai o tempo em que o PCP se preocupava com a população.
Agora estão de mãos dadas com o grande capital que tanto criticam

Anónimo disse...

Olá boa tarde.
Posso colocar algumas questões?
Socorro-me do vosso blog porque sei que existem pessoas que me podem esclarecer, pois as minhas dúvidas prendem-se com alguns itens do Orçamento da CM do Seixal:
1.ª Sabem-me dizer quanto a CMS orçamentou gastar no Edificio Alentejo? E gastou esse dinheiro? Se não o fez para onde foi a verba?
2.ª Quanto é o orçamento para senhas de presença da AM ?
Essa eu respondo 82 mil euros.
Quanto é o valor da senha de prsença? Cerca de 65 euros
Quantos os membros com direito a senha de presença? São 33... então podemos assim com 82mil euros fazer cerca de 40?????? plenários da Am ou seja quase uma média de mais três reuniões da AM por mês???
Não acham que se trata de sobre-orçamentação? E despessas de representação?
E as obras de requalificação orçadas em 75000 euros, da AM sempre foram realizadas?
Por ora é só obrigada

Anónimo disse...

O Partido Socialista estará atento para que esta redução seja efectivamente uma vantagem para os munícipes.
Passo a explicar, esperamos que a redução não venha a ser compensada com a valorização dos diversos factores de localização do Concelho (sob a responsabilidade do executivo comunista), de modo a incrementar o valor patrimonial tributável.

Bruno Ribeiro Barata

Paulo Edson Cunha disse...

Boa noite caro anónimo, em relação às questões que coloca (bastante pertinentes, por sinal), lamento mas em virtude de estar com um prazo profissional para terminar, não lhe poderei responder, com a profundidade que a questão merece.
Contudo, verifiquei que no blogue da JSD, o Dr. Filipe de Arede Nunes já lhe respondeu, pelo menos aos elementos que são públicos.
Oportunamente terei todo o gosto em esclarecê-lo melhor.

Ao Bruno Ribeiro Barata, agradeço muito a sua participação, que aliás se tem estendido a outros posts.

Anónimo disse...

Obviamente que deviam baixar o IMI e a derrama. A situação da maioria dos contribuintes está péssima, compete também ao poder local atenuar de algum modo os problemas das familias.

Anónimo disse...

Num momento critico tanto para empresas como familias, parece-me de todo justificável uma intervenção da Câmara no sentido de minorar as dificuldades da população. Assim, parece-me ser de toda a pertinência, aliás, obrigação mesmo, uma tentativa de ajuda na resolução destes problemas e que passa também pela redução de impostos e taxas, no caso concreto, Derrama e IMI. Haja vontade e contenção de alguns custos, a autarquia conseguirá baixar este imposto e esta taxa, contribuindo para atenuar as dificuldades da população. Mas..., tem de haver vontade...

Anónimo disse...

Compreendo a situação do timing... mas continuo a aguarda uma resposta assim que possivel.
Atentamente

Anónimo disse...

Sabe-me informar o pq de não encontrarmos nenhum registo do Municipio do Seixal no Portal da publicitação obrigatória da celebração de todos os contratos na sequência de ajuste directo?????

Anónimo disse...

uma vivendinha geminada é um predio urbano? qual é a taxa de imi?obrigado

Anónimo disse...

Os Professores com uma manifestação nacional única marcada para o dia 8 de Novembro , em Lisboa, convidam todos, a participarem neste grande protesto. Vamos todos: alunos, encarregados de educação, auxiliares de educação, elementos da escola segura, cidadãos preocupados pelo seu futuro e pelo futuro dos seus entes queridos, participar neste evento. Por uma educação nova. Por uma educação melhor.

Anónimo disse...

Concentração de Professores Setúbal, 1 de Novembro das 18.00 às 20.00h 18-20h Largo da Misericórdia

Anónimo disse...

Porque tanta falta de respostas às perguntas colocadas?

Paulo Edson Cunha disse...

Ao anónimo que colocou as questões, sobretudo a última:

Porquê tanta questão sem resposta?

Ora, em primeiro lugar porque nem sempre possuou os elementos comigo para responder da forma correcta, ou não tenho tempo para desenvolver a resposta, ou porque não sei a resposta, ou porque estou a averiguar oficialmente.

Como lhe disse, mais de metade da resposta que pretendia foi-lhe dada no blogue da JSD. O restante, afianço-lhe que estou a desenvolver esforços, para obter as respostas oficiais, na medida em que nem todos os elementos pretendidos estão disponíveis.

Uma coisa lhe asseguro, estão ali dúvidas bastante pertinentes, que eu próprio as quero ver esclarecidas.