domingo, setembro 28, 2008

Serviço Público II

Deixo-vos, como é habitual, e para vosso conhecimento, com a intervenção do Senhor Deputado Luís Rodrigues, em Plenário " Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal".
É um tema de inegável interesse público, sobretudo para os munícipes do Seixal:
Intervenção do Sr. Deputado Luís Rodrigues(PSD)Plenário de 26 de Setembro de 2008.
Petição n.º 417/X/(Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal - Reivindicam a reabertura dos Serviços de Atendimento Permanente de Corroios e do Seixal no Concelho do Seixal ).
Sr. PresidenteSr.ªs e Sr.s DeputadosAutarcas e cidadãos do Seixal
Infelizmente voltamos mais uma vez a debater os problemas do acesso aos serviços de saúde no Concelho do Seixal. Digo infelizmente porque as carências ou se mantêm ou se agravaram e as promessas do Governo socialista continuam a não passar disso mesmo, bem como as boas intenções da Sr.ª Ministra. Sr. Presidente A Sr.ª Ministra, felizmente, conhece bem o grave problema da saúde no Distrito de Setúbal e em particular na área de influência do Hospital Garcia de Orta. A Sr.ª Ministra sabe que os problemas de colapso das urgências do Hospital Garcia de Orta e da saturação do hospital são factos que se têm vindo a agravar. No Seixal, a politica seguida no encerramento de SAP’s, o não cumprimento das promessas de construção do Centro de Saúde de Corroios/Vale de Milhaços e o elevado n.º de utentes sem médico de família obrigam os cidadãos a recorrerem cada vez em maior número ao hospital. A manutenção de mais de 40.000 utentes sem médico de família no Concelho do Seixal é apenas o reflexo do falhanço das medidas aplicadas nos cuidados de saúde primários. Neste sector, aquilo a que assistimos na recta final do mandato do Governo é apenas à ampliação das doenças crónicas do sistema de saúde em Portugal e no Seixal em particular. Os utentes do HGO e dos centros de saúde do Seixal, Amora e Corroios querem algumas respostas: Para quando o centro de Saúde Corroios/Vale de Milhaços? Vai o Governo manter a promessa de construir do Hospital do Seixal? Para quando a instalação da Extensão de Saúde em Fernão Ferro ao lado da USF para permitir que os utentes sem médico de família desta Freguesia sejam aí atendidos e não tenham de se deslocar para o Seixal? Como vai de facto atribuir médicos de família aos mais de 40.000 utentes que não o têm? As manifestações da população obrigaram Correia de Campos a prometer. O que falta fazer para que a Sr.ª Ministra cumpra o prometido?

13 comentários:

Anónimo disse...

Pois Pois . O mesmo Senhor Deputado que esteve contra o Hospital no Seixal. É mesmo de interesse publico .

O Sr Dr pode publicar também a intervençao que o Senhor Deputado teve á porta do Centro de Saúde de Amora quando se fez manifestaçao a favor do hospital e o PSD estava no Governo? interesse publico.

Anónimo disse...

Já agora pode publicar as intervençoes dos deputados dos outros partidos nesse debate? interesse publico e publicado

Paulo Edson Cunha disse...

caro anónimo, dificilmente poderei fazer o que me pede, pois não tenho acesso aos mesmos, a não ser pela mesma via que V. Exa. também poderá aceder - Site da A.R.

Este tenho acesso, pois é-me facultado directamente pelo próprio deputado, que me autoriza a divulgar neste blogue.

Obrigado

Paulo Edson Cunha disse...

peço desculpa, tão habituado que estou a responder a anónimos, que não reparei que comentou com um nick name.

Quanto ao Sr. Margarido, não tenho as declarações que refere, mas assisti na altura a declarações publicas do mesmo e não foram as que insinua.

De qualquer forma poderá questioná-lo directamente, através da própria A.R., uma vez que o deputado faz atendimento publico

Anónimo disse...

Nao tem nada que agradecer . Eu é que agradeço a informaçao de que só publica o que lhe dão e mediante previa autorização do seu autor .

Serviço Público.

Anónimo disse...

Não tem nada que pedir desculpa . Já percebi que quando não sabe diz para perguntar a quem sabe e que só publica o que lhe dão para publicar. Vossa Excelência é autentico e isso é bom na política .
Eu é que sou um ignorane e não sei o que é um "nick name" . Espero que não seja nada relacionado com aqueles "no name" de má memória . (private joke)

Paulo Edson Cunha disse...

Errado, meu caro,
só publico o que me autorizam, e dentro do que eu quero publicar.

Se quiser pesquisar (o meu tempo não é ilimitado), faça o favor de o fazer e, se quiser, depois eu publico (e presto o tal serviço público a que me desafiou).

Quando não sei algo, claro que não digo que sei. Ou é o que pretendia?

De qualquer forma, respondi-lhe que assisti a declarações públicas do visado sobre essa matéria e não correspondem ao que deixa implicito. Agora, como calcula, não tenho essas afirmações guardadas, nem em formato de papel, nem digital.

Autentico?
claro que sim. e não mudarei, garantidamente.

Finalmente, as desculpas não eram para si, mas sim para o doce e neia.

Nick-name: nome a que nos atribuímos na internet, quando não queremos dar o nome próprio.

Anónimo disse...

Eu penso que " o visado" merecia mais respeito de si .
Seja mais educado e não diga a um municipe que o seu tempo não é ilimitado. Comporte-se como um eleito e não como se estivesse no seu escritório ou num atendimento ao público do genero que os cidadãos tipificam da pior maneira . O que lhe terá subido á cabeça ?

Paulo Edson Cunha disse...

Ao senhor que assina Margarido,
dando por terminado este diálogo, sempre lhe direi que neste blogue, não estou, nem nunca estive investido de funções oficiais.

Repito o que sempre tenho dito:
É um blogue pessoal, que em nada responsabiliza o partido (embora reconheça que seja natural fazer a associação).

Aproveitando o facto de ter um blogue, para publicar o que vou escrevendo nos jornais (era essa a ideia original), e o facto de ter documentos públicos, que enquanto autarca sinto ter o dever de compartilhar com os munícipes, tenho publicado o que eu escrevo e faço e, quando me solicitam, o que entendo ter interesse publico (caso do Pinhal do General).

Em relação ao Deputado Luís Rodrigues, solicitei-lhe autorização para publicar as intervênções dele na A.R., e algumas crónicas que escreve, ao que ele acedeu, face ao interesse em divulgar as mesmas.

Portanto, em termos pessoais, nada me obriga a andar a fazer pesquisa que determinada pessoa também a poderá fazer, pois não há aqui nenhuma relação institucional, nem de qualquer outro tipo.

Se acha isto arrogância, paciência.

Conforme também tenho feito, não mais lhe responderei sobre este assunto, na medida em que tenho tentado evitar entrar em diálogo

Paulo Edson Cunha disse...

Sem querer recusei este comentário, e mais dois.

Infelizmente só consegui recuperar este, mas apenas deta forma (estava no meu e-mail).
Deixo-o aqui, na íntegra:

margarido para mim
mostrar detalhes 11:39 (5 horas atrás) Responder


margarido deixou um novo comentário na sua mensagem "Serviço Público II":

Nós já percebemos que o sr dr gosta pouco do diálogo. Prefere a atitude unilateral. Não é preciso explicar-se tanto, nós já percebemos o que é o seu blog, como compreenderá como diz que é serviço publico e apõe os seus cargos publicos no seu blog privado as pessoas confundem-se , naturalmente, e ás tantas não sabem com quem estão a falar . Por vezes é essa a confusão que não é boa .
Desejo-lhe então as maiores felicidades para as suas funções de natureza privada . Espero que se um dia for Presidente da Câmara Municipal do Seixal mude de atitude e trate as pessoas como gente. É que um Presidente de Câmara está 24 horas por dia ao serviço dos Municípes e não deve andar a dizer que é a ultima vez que responde a A ou a B ou que o seu tempo não é ilimitado ou mandar que o Munícipe faça esta ou aquela pesquisa porque os serviços não estão para isso. Já agora não fica nada bem a um candidato a Presidente da Câmara Municipal do Seixal , mesmo através do seu blog privado, andar a incentivar através doutros blogs ou não, a calúnia e a insinuação relativamente a eleitos do orgão para o qual quer concorrer .
Sabe, nem o sr dr tem a verdade absoluta, nem os tempos são do antigamente em que as pessoas andavam com os olhos "tapados". Vejo que tem 39 anos . É uma idade bonita para quem já tem maturidade.

Paulo Edson Cunha disse...

Recuperei o outro comentário.

augusto disse...
O tempo de qualquer ser vivo, pensante ou não pensante é limitado, limitado pelo menos ao seu tempo de vida, ou não? Se o do Sr. Margarido é ilimitado então estamos perante um fenómeno da natureza.

Quando se quer dizer mal e não se sabe como, nem se tem argumentos nem tem inteligência para tal, utiliza-se o disparate puro.
É que até para dizer mal é necessário ter inteligência, caso contrário é a incredibilidade total.
Ele há gente para tudo...

Anónimo disse...

Sinceramente, estou pouco preocupado com os 40.000 utentes sem médico de familia.
O que me preocupa e muito, e a curto prazo, são os 90.000(valores CMS) que virão a acrescer aos tais 40.000, pelo nemos só com a alteracão hurbanistica que vai destruir e plantar betão de Belverde até Fernão Ferro.
Não temos estruturas para a populacão actual, mas isso pouco importa á CMS, venham mais habitantes e que o governo central apague os fogos que os comunas produzem.
Venha o dinheiro dos patos bravos...para alimenttar a propaganda da virtuosa CDU.
Se não há dinheiro que chegue para as infrastruturas...a culpa é das erradas politicas dos governos!!!

Ana disse...

No seguimento do comentário do anónimo das 19:49 do dia 29, com o qual concordo em absoluto, gostaria de acrescentar que ao problema apontado acrescerá muitos outros tais como os dos transportes, das vias de comunicação, das escolas, dos pré-escolar, da energia eléctrica, da água etc. etc. etc.`
É muito fácil ubanizar mas criar as infrastruturas necessária é mais díficil e depois existe sempre aquela "paixão" da CDU/PCP pelo PS, pelo que vale a pena criar e inventar problemas só para depois poder manisfestar o "amor incondicional" pelo PS.