quarta-feira, setembro 17, 2008

Tema da Semana Jornal "Comercio...." - Provedor do Munícipe

Deixo-vos, desde já com o tema da semana e com o texto a ser publicado.
Por esse facto, neste post aparecem coisas repetidas de posts anteriores, o que eventualmente se torna mais maçador, no entanto, teremos de compreender que nem todas as pessoas que lêem o jornal, o fazem no blogue. daí a necessidade de as repetir. Segue-se o texto para comentar:
"E, de repente, os blogues obrigam os partidos a uma importante reflexão sobre a forma de fazer política em pleno Sec. XXI.
Tudo começou com José Magalhães, do PS e o famosíssimo “Abrupto” de Pacheco Pereira. Aos poucos políticos, anónimos, jornalistas e afins começaram a fazer blogues. De tudo e de nada. O primeiro Blogue a abalar o Governo (a primeira crise séria de José Sócrates) lança o tema da sua licenciatura (“do Portugal Profundo”), juntamente com o blogue “A Grande Loja do Queijo Limiano” e temos a blogosfera a antecipar-se aos jornais e a ser a principal fonte de notícias destes últimos.
No Seixal a realidade não tem sido diferente. Do mais conhecido e antigo “A-Sul”, passando pelo “Alhos Vedros ao Poder”, “Emalmada” ou “Praia dos Moinhos”, apareceram ou implementaram-se no último ano o excelente “Hekate”, o muito bom “Por cá tudo na mesma”, o irreverente “Velas do Tejo” e os mais políticos, da “JS” e da “JSD”. Por fim, uma inovação no nosso concelho; Pela primeira vez dois cidadãos, eleitos, resolveram dar a cara, sufragar diariamente as suas ideias, os seus projectos, divulgando o que se faz na Câmara e na Assembleia Municipal, divulgando o que os seus partidos fazem, abrindo-os à Sociedade Civil, mas ao mesmo tempo sujeitando-se a serem atacados, a indirectamente atacarem terceiros, sob pena de serem acusados de praticarem censura. Já devem ter percebido que falo do “Rumo a Bombordo” do Vereador Samuel Cruz (simultaneamente meu parceiro de crónicas publicas no jornal, via blogue – outra inovação local) e do meu próprio blogue. Qual a resposta da população? Diria que extremamente positiva. Tem incentivado, elogiado, criticado amiúde noutras vezes e, aderindo em massa, de uma forma auto-concertada, como foi o caso da semana passada, com o tema da AUGI do Pinhal do General, onde contabilizámos cerca de 200 (Duzentos!!!) comentários. Percebi que esse é o caminho e, vou inaugurar, desta forma, uma nova modalidade, a que chamarei o “Provedor do Munícipe”, onde aceitarei o lançamento de um tema de discussão, que tenha evidente utilidade pública, abrindo-o à população. Se se justificar, eu próprio retirarei consequências políticas, levando o assunto às mais altas instâncias locais. Claro que em tudo isto há um lado perverso. Claro que poderei ser instrumentalizado por interesses terceiros. Claro que sobre mim impenderá a suspeita de que me estou a aproveitar de determinado tema para promoção pessoal. Mas é o preço a pagar e, estou disposto a fazê-lo.
Não posso deixar de terminar esta minha reflexão, sem referir dois episódios passados esta semana e relacionados com este blogue.
Um anónimo apercebendo-se do sucesso que estas iniciativas do blogue e do jornal estão a ter, com inúmeros elogios, lançou-me o desafio de discutir publicamente se esses elogios são proferidos por terceiros, ou por nós próprios. Mais, instigou-me a colocar esta discussão no jornal. Como nada tenho a temer (até me podem auditar os computadores (o de casa e o do escritório), vendo através do IP quem fez cada comentário, facto que até agradeço, pois assim certificava todos esses comentários, resolvi aceitar o desafio. Está lançado. Comentem-no. Mas não seria má ideia certificar todos os comentários negativos que ás vezes aparecem, para sabermos se se tratam de verdadeiros descontentes (que sempre os há), opositores, ou de simples sabotadores políticos, verdadeiros batoteiros. Não posso deixar de transcrever neste espaço um comentário que após ter sido devidamente avisado encontrei num blogue do Partido comunista (facto confirmado pelo seu próprio autor) e que o mesmo, embora condenando-o, deixou lá esse comentário durante 5 dias. Este foi o comentário, deixado em 14 09 2008 (21:32:42, por alguém que assina Mateus Fonseca, no blogue http://partidocomunista.wordpress.com/
”Camaradas o Partido Socialista no Seixal está a ser denegrido na praça publica por causa de um seu militante que é Presidente da AUGI do Pinhal do General. Esse militante não marca eleições nem presta contas aos associados para a referida Associação há anos. Por sua vez ele é muito conhecido no concelho pois fazia parte da Assembleia Municipal e agora a população está a imputar este problema ao PS. Camaradas temos de entrar nesse Blog do PSD que se está a aproveitar e ajudar a botá-lo abaixo mas para sermos nós a retirar dai todo o proveito. Camaradas o Blog é http://pauloedsonc.blogspot.com/ Aproveito para agradecer ao Sr. Mateus Fonseca (seja ele quem for) a publicidade sobre o endereço do meu blogue (para além dos comunistas residentes, teremos agora mais umas visitas de comunistas de outras bandas)... Sejam bem vindos!
Agora, sabem o que mais lamento? É Grave um energúmeno fazer um comentário como este, mas muito mais grave é ter o post desde segunda, ter sido visitado por mais do que 100 (cem) pessoas/dia e nenhuma pessoa identificada com o PCP (presumo que pelo menos alguém identificado ou simpatizante do PCP tenha lá ido entre os mais de 100 internautas) ter condenado a atitude do indivíduo.
Tenho por regra entender que toda as pessoas, são pessoas de bem, até me provarem o contrário, e como não sou nenhum fundamentalista em nada na vida, tenho de muita gente do Partido Comunista a melhor das impressões, apesar de não partilharmos os mesmos ideais.
Penso que qualquer uma dessas pessoas, sendo comunista, se sentirá profundamente ofendida e vexada com aquele comportamento.
O estranho, como disse, é ainda não ter aparecido alguém (do PCP) a manifestá-lo.
Vou acreditar que de todos os visitantes, nenhum era simpatizante do Partido Comunista..."

17 comentários:

J.N. disse...

Penso que a tentativa de boicotes desta natureza desvirtua a politica. É pena!
Felizmente que os mais atentos vão desmacarando estas situiaçõs.
Continue atento e persistente.
Bom trabalho.

Anónimo disse...

Edson conseguirm desviar a atenão do que é importante-
Espero que a reportagem volte a repor as devidas falcatruas, para que se faça a devida justiça.

Jorge Pieta disse...

Os blogues são uma corrente de opinião/informação, anónima, individual ou colectiva que devemos dar a máxima atenção. São, em muitos casos, os primeiros a dar noticias, a apontar o dedo ao que está bem ou errado.
Cada vez mais são procurados por pessoas que desejam ter um espaço onde possam dar a sua opinião.
Continue... está no bom caminho e, pelo número de comentários, passou a ser uma visita assidua e obrigatória.

Henrique disse...

Vamos deixar estas coisas, que não passa de trabalhada para discutir o essencial.
Edson o seu Blogue está espectacular. Aprecio o seu trabalho e espero contribuir para o seu sucesso, já que não vejo alternativa no seixal.

Daniel Geraldes disse...

É por esta postura de serviço publico, que o Dr. Paulo Edson irá fazer história no Seixal.

Velas do Tejo disse...

Para além da evidência dos sinais do tempo e dos novos meios de informação e comunicação, aquilo que eu perfiro destacar é que, ainda que asfixiados por décadas de maioria comunista, surgem brilhantes e dinâmicos politicos nos partidos de oposição.

É nesse contexto que aqui deixo o meu voto de admiração e esperança para com o Dr. Paulo Edson e Dr. Samuel Cruz. E, mais umavez, saúdo a transparência da vossa acção politíca.

Moedor de juizos disse...

Velas do Tejo!
Samuel Cruz?
Quem é?
Referes-te ao responsável dos cães e gatos do Seixal?
Então se ele só trata deste assunto e não resolve terminar com a vadiagem no concelho, imagina o que seria com a responsabilidade de assuntos sérios.
Valha-nos DEUS...

Anónimo disse...

Edson,
Queremos saber se amanhã sempre sai a reportagem sobre o Pinhal do General?

Anónimo disse...

Edson, vale a pena denunciar os cambalachos que afectam o POVO.
Esta denuncia sobre a má gestão do Sardinha (má gestão digo eu, até porque ele não apresenta contas, assim não tem argumento de defesa - primeiro apresenta as contas e depois é que devia escrever - escreve, escreveu e escreveu mas não focou o ponto IMPORTANTE)na AUGI e Associação do Pinhal do General, elevou-te as audiências e vai provocar o teu record.
Parabens
Continua

Antónimo disse...

Há certamente uma revolução a acontecer.
Poderemos constatar a evolução no espaço blogosférico na margem sul, desde o A-SUL que se poderá considerar o mais antigo, ou pelo menos, o que melhor conseguiu criar e fazer perdurar um espaço cibernético, aos mais recentes, passando pelo inicio da intervenção de políticos da praça no inicio deste ano.
Poderemos entender melhor a sua importância, se tivermos em conta que contra esta onda intervenção de cidadãos interligando-se e expandido massa crítica, no final do ano passado surgiam blogs situacionistas (digo PCs), que tentaram inverter a situação de expansão exponencial dos críticos do regime ditatorial que impera na margem sul, e não tiveram qualquer sucesso( No final do ano passado, verificou-se que os pc,s deixaram de intervir nestes blogs, criaram e escreviam só para os seus, e só no fim do primeiro trimestre deste ano, após o seu insucesso, voltaram á antiga estratégia de escrever no blogs da oposição).
Contudo, a entrada em cena dos políticos, reverteu num canalizar das expectativas para essas figuras, cerceando o espaço de cidadania aos que mais incipientemente começavam a exprimir e transformar em acção o seu pensamento pessoal, através dos seus blogs.
Ainda que se tenha gerado uma situação de estagnação em termos de desenvolvimento de massa crítica e de cidadania (É mais fácil aplaudir e dar apoio, que desenvolvermo-nos e crescermos pessoalmente), foi curioso notar alterações relativamente aos políticos, como por exemplo, e se bem me recordo e não distorço ou interpreto mal a situação, o Paulo Edson que se assumia em nome pessoal, há bem pouco tempo produziu um artigo em que dirigindo-se ao o seu filho altera o seu posicionamento de - politico em algumas situações-,para politico de corpo inteiro e a todo o tempo.
São alterações e evoluções demasiado rápidas, ocorridas em muito pouco tempo, num espaço de virtualidades que sucessivamente nos surpreendem.
Mais, estou convicto que as máquinas partidárias dos políticos que protagonizam estas transformações, ainda não se aperceberam do que está a acontecer, que estes políticos virão a ter dissabores por não poderem dar respostas às expectativas que estão a gerar, para não referir as convulsões que vão gerar e terão de superar dentro das suas próprias estruturas partidárias.
Ainda perdemos tempo e discursos com um bronco qualquer, com dissertações interpretativas quanto á ética de arruaceiros , justificações de pseudo-pedagogia politica, como se de actos de contra-informação se tratasse, ou se um caso de reles manifestação caceteira pudesse ser elevado a incidente minimamente susceptível de merecer tanta atenção.
Há uma revolução a surgir, mas ainda está no berço, embora sobre ela nos interroguemos como se estivéssemos já na idade dos porquês!

Fernão Ferro a Ferro e Fogo disse...

Caros e amigos leitores,

Tendo em conta as carências existentes na Freguesia de Fernão Ferro, decidimos dar voz á população.
Nesse sentido criarmos um Blog, onde se pretende trazer á luz do dia, os variados problemas que afectam esta população.
Entendeu a equipa chamar-lhe
Fernão Ferro a "Ferro e Fogo" e passamos a estar disponível em:

http://fernaoferroff.blogspot.com/

Anónimo disse...

O povo diz e com razão " os cães ladram e a caravana passa". Deixem-nos ladrar... eles sabem por quantos votos lá estão!

Anónimo disse...

AVISO Á NAVEGAÇÃO
FERNANDO REIS o arauto do PS, o "papagaio" na Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro, abandonou o barco na última AF e hoje tive conhecimento que pediu a suspensão do mandato por um ano, assim como de lider da Secção do Partido de Socialista de Fernão Ferro.
Dizem que vai para os EUA fazer "gralhas". Boa Viagem.
O lider da coligação PS/PSD já lá vai. Afinal os verdadeiros Socialistas tinham razão acerca das gralhas que palram, palram, mas niguem as entende.
O PS de Fernão Ferro merece melhor, este senhor só serviu para destruir a secção e a unidade que ainda persistia.
Atenção Concelhia para o que se passa a nível do Concelho.

moedor de juizos disse...

Estive a ler o Jornal do Com. Seix e Sesimb. e fiquei com a impressão que o seu blogue aumetou drasticamente a audiência com este tema.
Isto significa que existe interesse sobre o assunto e demostra a actualidade.
A titulo pessoal entedo que a reportagem é fraca e um pouquinho tendenciosa, pois não aprofunda as questões principais.
Dr. não deve dixar cair isto no esquecimento. Pense numa solução que interesse a todos.

Consciência Madura disse...

NÃO É Á NAVEGAÇÃO É AO ICEBERG
Não estou mandatado pelo senhor Fernando Reis, mas é do meu conhecimento que este senhor muito deu ao PS, mesmo na altura em que não era militante. Esquecer isto é a mesma coisa de cão que não conhece o dono. Para que todos percebam, a isto chama-se RATOS, desculpem RATAZANAS.
Olha-me agora este ou estes a falar do senhor Fernando Reis. Então já se esqueceram dos outros. Eu relembro Sardinhas, Jorges Santos, Chicos, Malveiros, então e esses o que fizeram.
Pergunto, elevaram o PS? Tenham vergonha e retratem-se A.M..
Referente à concelhia, refere-se concretamente à perna que querem passar, aquele…?

Anónimo disse...

http://comerciodoseixalesesimbra.wordpress.com/2008/09/16/hello-world/

janciron disse...

E seguindo os exemplos de politicos!
Concursos para inglês ver! Eu denuncio!

Chegaram os concursos com cartas marcadas barco a vapor que são a maior furada!
Estão recrutando escritores para encher lingüiça enquanto ficam com a grana destinada ao concurso! PRESTE ATENÇÃO se O TRABALHO GANHADOR DO PREMIO É MOSTRADO! O resultado sai, e dizem que o premio foi entregue no mesmo dia do resultado! Esta é a prova de que, é mais um concurso com cartas marcadas! E agora estão retirando os comentários insatisfeitos, ao invés de dar explicações! Não é estranho? Mas as graninhas já embolsaram! O ministério público e policia federal deveriam fazer uma averiguação! Pois este concurso é só é mais uma forma de surrupiar imposto de renda!