segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Brincar ao Carnaval







































Segundo a Wikipédia O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.
Em 2005 o Carnaval de Salvador, Bahia, Brasil está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo[1]. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais da Ilha da Madeira (donde saíram os imigrantes que haveriam de levar a tradição do Carnaval para o Brasil), Ovar, Podence, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo[carece de fontes?] e dito o mais português de Portugal[carece de fontes?], que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos.

Enquanto o Seixal não entra nesta descrição dos melhores carnavais portugueses que a Wikipédia nos apresenta, com um carnaval digno da importância que o concelho já justificava, resolvi ir "brincar ao carnaval" com a família e amigos.
Para alguns, entre os quais eu me incluía, a festa foi "estragada" pela derrota (justíssima) que os lagartos nos infringiram, no entanto, como as tristezas não pagam dívidas e, para além do mais estávamos também a comemorar mais um aniversário do meu/nosso grande amigo, Dr. Armando Serra Coelho, o homem que me trata do coração (ainda não trata, mas se o Benfica continuar a dar-me estas inquietações, tratará em breve) então posso dizer-vos que foi um momento de intensa alegria, conforme as fotos podem documentar.

Certamente que a qualidade destas máscaras, permitir-nos-ia ganhar qualquer concurso de máscaras.

Sem comentários: