terça-feira, setembro 09, 2008

Um pedido: Discussão sobre a Reconversão do Pinhal do General

Recebi esta simpática de um cidadão, Sr. Firmino Sarzedo, carta que passo a transcrever (depois de devidamente autorizado):

Exmos. Dr. Paulo Edson Tenho vindo a acompanhar, denntro do possível o seu Blog e aprecio a qualidade de exposição dos temas tratados. Os meus parabéns pelo trabalho que estão a prestar. Ficaria agradado, se dentro da sua agenda pudesse inserir a breve prazo a sitaução da reconversão do Pinhal do General. Este assunto é de grande importância para os comproprietários desta AUGI. Mais, seria interessande que se desse um debate no sentido de se apurar a verdadesiras causas e soluções para contornar o impasse que se verifica. Pretendia que este assunto fosse tratado de uma forma clara e isenta, sem quaisquer tendências de qualquer indole afim de se esclarecer os legítimos interesses dos comproprietários desta Área de Reconversão. Os meus cumprimentos Firmino Sarzedo.

O tema está colocada à vossa disposição.
Mais, se o tema, pela sua importância, suscitar a discussão e for suficientemente esclarecedora e interessante, poderá ficar como tema da semana no jornal "Comércio do Seixal e Sesimbra"

167 comentários:

Anónimo disse...

http://triangulodaramalha.blogspot.co

Anónimo disse...

Este tema é da maior importância para esclarecer os comproprietários desta área de reconversão. Sou amigo do Firmino e soube aqui atrasado que ele solicitou o debate deste tema junto do Blog rumoabombordo.
Não é meu apanágio referi nomes, por uma questão de princípio, mas como ele certamente já esperava os seus proprietários tentaram enrolar o assunto de maneira a que com o tempo entre no esquecimento.
Certamente os leitores conseguirão facilmente encontrar uma justificação para isto. Se juntarmos A com B verificamos que o Presidente da AUGI é do mesmo partido, tem alguma influência dentro dos órgãos e assim é de bom-tom não levantar grande poeira.
Esta situação é lamentável já que é muito fácil criticar os outros e não olhar para o seu próprio umbigo.
Isto é só o meu primeiro desabafo, mas os leitores poderão espera que vou compilar a exposição de algumas situações de que tenho conhecimento.

Anónimo disse...

Acabei de ser informado que se iniciou o debate deste tema no seu Blog, muito obrigado por ter correspondido á esta solicitação.
O meu amigo antonio Paulo como referiu e muito bem, mencionou no seu comentário das 11:58, é verdade que solicitei ao Blog rumoabombordo o debate deste tema. Tal facto deve-se única e exclusivamente por os seus proprietários serem do mesmo partido do senhor presidente da AUGI. Assim sendo estaria muito mais à-vontade para esclarecer os comproprietários que há vários anos se vêm confrontando com uma situação que se tornou insustentável, a reconversão das suas propriedades. Todos nós comproprietários já nos vimos ultrapassados com outras áreas de génese ilegal que iniciaram os seus processou depois do Pinhal General e hoje já se encontram completamente regularizados, possuindo licenças de utilização e existem zonas que inclusivamente já foram entregues á Câmara Municipal do Seixal. Não me compete a mim tomar qualquer juízo de valor sobre esta nuance, unicamente pretendo esclarecer quaisquer dúvidas que possam vir a existir. Solicitei de facto, mas como a resposta foi NIM resolvi recorrer ao Dr. Edson o debate, já que até hoje nunca me constou que censurasse quaisquer comentários isentos de procedimento criminal.
No que respeita ao processo de reconversão do Pinhal, deixo aqui duas perguntas para as quais gostaria de obter uma resposta:
1) Quais os principais motivos para que o Pinhal General não esteja numa fase final de reconversão? A quem se deve? Ao Presidente da AUGI? Ao Advogado? A quem e porquê?
2) Porque que motivo não existem reuniões periódicas da AUGI, abertas aos comproprietários, para que se possa transmitir os assuntos de interesse comum?
Eu pessoalmente verifico que muito perto de nós existem AUGIS já completamente regularizadas, vejamos alguns Morgados, os Redondos (excelente exemplo a nível nacional) com AUGIS já entregues á CMS, já para não saturar os leitores com outros exemplos.
Será que estes dirigentes encontraram algum filão para ultrapassar a burocracia, ou são pessoas que de facto zelam pelos interesses dos associados? Ou será que os Advogados e Arquitectos são mais zelosos do que os que estão a ser remunerados com dinheiros dos comproprietários do Pinhal?
Eu não sei nem tenho resposta e jamais pretendo ferir susceptibilidades de quaisquer uns dos responsáveis da AUGI, sejam eles Presidentes, Secretários, Vogais, Advogados, Engenheiros ou Arquitectos, o que pretendo é que esses senhores venham aqui a esta sede esclarecer-me a mim como aos restantes comproprietários.

Anónimo disse...

Não foi o Presidente da Associação Amigos do Pinhal General que renunciou ao cargo de Deputado da Assembleia Municipal, por ter sido maltratado pelos associados?

Anónimo disse...

Caro Firmino, enquanto os proprietários dos Redondos têm o seu processo de reconversão urbanistico concluido, no Pinhal do General os comproprietários dos lotes delimitados pela AUGI FF71ainda vão ter de esperar mais 20 anos.

Anónimo disse...

Todos os dias efectuo o trajecto do Fogueteiro para o Pinhal e ao passar pelos Redondos lembro-me da asneira que fiz em vir para o Pinhal. O Sr. Costa Lopes pode gabar-se do trabalho que executou. Vou pedir-lhe para se candidatar à nossa AUGI, para ver se a reconversão finalmente se inicia.

Anónimo disse...

Segundo o artigo 10, 1) da Lei 91/95 (LEI das AUGI) com redacção actualizada pela Lei 64/2003 de 23 Agosto, compete à Assembleia de proprietários ou de comproprietários acompanhar o processo de reconversão e fiscalizar os actos da Comissão de Administração e...

2)Eleger e destituír a comissão de Administração...

e o artigo 16, 2), da mesma Lei, referente à Comissão de Fiscalização,
diz que o mandato da Comissão de Fiscalização é anual.

Em qualquer Associação Cultural, Recreativa ou Desportiva como a Associação dos Amigos do Pinhal do General, a realização de eleições é também um acto regular do normal funcionamento destas instituições.

Quem quiser tirar conclusões que tire.

Anónimo disse...

O meu avô pediu-me para escrever o seguinte. Ainda há uns meses sentiu-se enganado pela Associação pois andaram a distribuir panfletos, a convocarem uma Assembleia para discutir o futuro dos nossos terrenos. Quando cheguei à sede foi uma fantochada, era tudo mentira, tratava-se de um comicio do PS e do PSD e sobre o Pinhal não se falou nada. Até se deram ao trabalho de andar á zargata uns com os outros.

Anónimo disse...

Então agora andam a publicitar este blog via spam. Esta AUGI jamais se endireita, pois em vez de discutir a reconversão devia-se DISCUTIR AS CONTAS DA ASSOCIAÇÃO, já que deve ser a unica no MUNDO que não apresenta contas há anos.
Não há vergonha nem JUSTIÇA.

Anónimo disse...

Dr. Edson,
Acho muito bem que publique este tema no Jornal para que possa chegar junto de todos os proprietários. Este tema é delicado pela “máfia” que aqui se veio instalar.

Anónimo disse...

Discutir o quê?
Pinhal do General, isso é um problema dos socialistas, votaram no Sardinha então bom proveito.

Anónimo disse...

Outra vez esta trapalhada, isto lembra-me o tema de há uns temos FERNÃO FERRO A FERRO E FOGO.
Isto não leva a nada.

Anónimo disse...

Dr Edson, não tinha conhecimento do seu Blog (anda a circular informação que recebi na minha caixa de correio) e muito embora não tenha nada a ver, nem possuo informação acerca do quem se passa nesse local, deixe que lhe diga, muitos parabéns pelo excelente conteúdo do seu Blog.

Anónimo disse...

O que vocês quereis é denegrir o Sardinha, mas a culpa é do AXL.

Anónimo disse...

O PLANO DE RECONVERSÃO do Pinhal do General, na parte pertencente ao Concelho do Seixal, está orçado em mais de 25 milhões de euros que serão desembolsados pelos comproprietários da AUGI.
É uma pipa de massa.
Quanto é que recebem de honorários os membros da Comissão de Administração da AUGI?
Que contas prestam aos comproprietários?
Porque é que não se convocam eleições na Associação?
Se fôsse um social-democrata na presidência da Associação e Comissão de Administração da AUGI o que é que os socialistas diziam sobre esta situação?

Anónimo disse...

Também gostaria de saber se o presidente da associação é legal ocupar o lugar de presidente. Não lembro na altura se eletinha algum terreno aqui e se era procurador de alguem para poder assumir a presidencia.

Anónimo disse...

Ó Firmino se não sabes as resposta então eu vou te explicar.
O motivo pelo qual o Pinhal General ainda está nesta fase devese ao Partido Socialista porque todas as outras estão arrumadas. Quanto as reuniões a culpa é de todos nós porque somos bananas. Ainda me lembro de estarmos todos na Assiciação e andarem todos a bulha a bater no errado.
O que é preciso é animar a malta para renovar o guarda roupa

Anónimo disse...

Recomendo-lhe a leitura neste blog do que já foi dito sobre este tema,

vejam

http://pauloedsonc.blogspot.com/2008/06/comrcio-do-seixal-e-sesimbra-tema-da.html

muito do que lá está escrito responde ás suas duvidas.

Anónimo disse...

Meus senhores o que se está a passar no AAPG há muitos anos a esta parte é uma vergonha para o concelho do Seixal. A CMS deveria meter mãos a isto.

Anónimo disse...

Muitos parabens por trazer á luz este martírio. Estou farto do pó de verão e da lama no inverno. Alguem neste formum sabe informar quanto tempo mais é que isto vai durar e quanto é ainda temos de pagar para resolver o problema?

Anónimo disse...

Ainda te dás ao trabalho de fazer sugestões a esse blog Socialista. Ou és um infiltrado ou então tótó. O Samuel só publica o que for do interesse dele. Quando os temas não lhe cheirão então não os publica. Certamente que terá algum interesse para tomar essa atitude.

Anónimo disse...

Dr Edson, não sei se é possível, mas como deputado municipal poderia inserir este tema na ordem do dia da proxima Assembleia.

Anónimo disse...

Fui alertado para esta discussão através de um mail que recebi de um senhor que me contactou pela primeira vez. não sei porque é que o fez, mas calculo.
Em primeiro lugar devo dizer que esta Polémica questão que hoje aqui de novo vem à baila é antiga, tem anos, e, dizer que o PS tem culpa é um disparate.
Ao contrário do PCP, o PS não tem o hábito de colocar pessoas nas direcções das Associações para as controlar e captar votos.
O facto de o presidente da Associação do Pinhal do General e da AUGI FF 71 ser o mesmo e ser do PS responsabiliza só este enão o PS.
Posso mesmo dizer que dentro do PS são muitos aqueles que lamentam esta situação, discordam dela e estão solidários com as reivindicações dos associados e comproprietários do Pinhal do General.
Eu sou um deles, e públicamente, no decorrer do Encontro com a População que o Grupo de trabalho realizou, no passado dia 31 de Maio,na Associação dos Amigos do Pinhal do General, na presença do seu presidente que estava em cima do palco e próximo de mim, tive a oportunidade de dizer que estava solidário e apoiava as reivindicações daqueles moradores.
E explico porquê: Quem defende a democracia, a transparência e a justiça social não pode ter dois pesos e duas medidas nem defender o que não tem defesa e muito menos esta situação que é insustentável porque é legítima e justa.
Mais, quem não deve não deve temer e não basta ser sério, também é preciso parecer, como diz o ditado.
Esta Associação tem 1.600 associados, foi fundada em 1984, o Plano de Pormenor do Pinhal do general, abrange uma área com cerca de 2.380.000 m2, o seu regulamento de Gestão foi aprovado em Assembleia Municipal do Seixal, em 29 de Abril de 1997, e a Câmara Municipal do Seixal, a requerimento,depois da entrada em vigor da Lei 91/95 de 2 de Setembro delimitou aquela área como AUGI FF 71.
Dos 3123 particulares possuidores de parcelas, 2950 são proprietários de um único prédio, estão delimitados 3.630 lotes, tendo cada um cerca de 300m2 e há ainda uma área constituída por 22quintinhas com cerca de 5.000m2 cada.
Desconhece-se contudo quantos são os seus moradores permanentes.
O Plano de Reconversão está orçado em 20 milhões de euros e a rede de saneamento já está instalada em 55% não estando todavia em funcionamento por não haver ligação à ETAR e só cerca de 30% das ruas estão pavimentadas e não há escolas públicas.
Voltarei a este assunto.

Anónimo disse...

Foi esse senhor que se demitiu sim, mas ele deveria era demitir-se da AUGI e sujeitar-se a um sufragio, tal como em Angola.

Anónimo disse...

Rodrigo esse vereador é egocêntrico, quer é posicionar-se para não perder o tacho (bom vencimento + carro + telefone + secretári) a que se habituou. De certeza que já se está a posicionar para os diferentes cenários que o futuro lhe reserva.

Anónimo disse...

Este assunto diz directamente respeito ao Presidente da AUGI FF71 Sr Alberto Sardinha. Porque será que não vem a terreiro defender, justificar, esclarecer os leitores?
Será que não o informaram do debte neste Blog?

Anónimo disse...

Ao leitor da 9 de Setembro de 2008 23:10, informo-o que nos Morgados demorou 20 anos. Entregue essa cruz aos seu netos.

Anónimo disse...

A gravidade do que está a acontecer na FF71 reside na falta de democracia da Associação que há anos não apresenta contas nem efectua eleições. Isto é Fascismos puro e duro e serve para que os leitores possam ter a noção clara de alguns dos militantes Socialistas que proliferam no Seixal.

Anónimo disse...

O crescente descontentamente dos sócios da Associação Amigos Pinhal General, que está associada quer directa e indirectamente ao Partido Socialista deve ser aproveitada para transferir votos. Nós devemos tomar partido porque o PCP já se está a posicionar através da Junta de FF.

Anónimo disse...

O tema é mesmo interessante já que trata de Golpe Estatutário do Regulamento desta AUGI. O Presidente está a usurpar o poder. E é este homem que até há pouco este na Assemblei Municipal do Seixal (eleito pelo PS)em representação dos municipes.

Anónimo disse...

Tenho estado atento aos vossos comentários, no entanto gostaria de ter assuntos concretos, todos opinam mas ninguem assume o bicho e relata onde está de facto a ferida...

Anónimo disse...

A 24 de junho de 2008 7:41 sob o tema "Fernão Ferro a ferro e Fogo" escrevi

"A coligação PS PSD em Fernão Ferro não é só um desejo como uma necessidade para que a população de Fernão Ferro possa livremente participar na vida cívica da sua freguesia livre do controle sufocante que a CDU faz à população. Queremos uma coligação em Fernão Ferro e no resto do concelho. Queremos sentir a alegria de viver num concelho livre e democrático." APÓS ME INFORMAR DO QUE SE ESTÁ A PASSAR RETIRO TUDO O QUE ESCREVI (estava mal informado) POUS NÃO NOS DEVEMOS COLIGAR COM PARTIDOS QUE SABEM DESTAS ILEGALIDADES E SE MANTÊM CALADOS. Porque será que o PS Seixal não esclarece os municipes?

Anónimo disse...

O presidente desta AUGI é militante do PS e este partido no Seixal farta-se de criticar, e muito bem, situações pouco claras do PCP. Mas em casa de ferreiro espeto de pau, logo não poderão ser alternativa.

Anónimo disse...

Senhor Fernando Reis eu estive presente nesse Encontro com a População que o Grupo de trabalho que se realizouem 31 de Maio,na AAPG e vi a popuilação virar-se contra a mesa, confundido os problemas da AUGI com o PS e o PSD (que compunham a mesa), devendo-se tal facto de o presidente da AAPG ser Socialista.

Anónimo disse...

Caro Fernando Reis, obrigado pelo esclarecimento que é interessante, já agora, estes valores 20 milhões remontam aquela data, hoje será muito mais e seremos nós a pagar. Faz alguma ideia quanto é que se paga de honorários aos dirigentes e técnicos? Seria interessante saber uma ordem de grandeza.

Anónimo disse...

Ao Senhor Sarzedo informo que legalizei o meu lote nos redondos em 2001. Quanto a honorários não sei o que é cobrado ai, o que sei é que pagamos à advogada da AMR 250€ para inicar o processo mais 250€ no fim por lote. Se você fizer contas 500€ X 3.630 lotes, faz a quantia de 1.815.000€ a preços de 1997/2001, fora os outros técnicos como Arquitectos, Engenheiros, Topografos, administração etc.

Anónimo disse...

Opa!Opa!Opa! isto é muito dinheiro, é mesmo muito dinheiro, então certamente que existem aqui interesses. Assim faz todo o sentido que os técnicos também sejam do PS. Lembro-me daque ditato de quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é burro ou não sabe da arte.

Anónimo disse...

Sendo o advogado da associação do Pinhal do General um conhecido vereador do PS, não há dúvidas porque razão o PS está tão agarrado à Associação... É que o Pinhal do General tem tantos lotes como os Redondos, pelo que o dito vereador vai receber uma pipa de massa!

Anónimo disse...

Istó está aos olhos de toda a gente. A constituição de uma só AUGI cria um um elefante branco muito pesado com uma diversidade de problemas e de muito mais dificil gestão. Mas é mais interessante porque não se dispersa o poder e as influências nas colectas.

Anónimo disse...

Ao anónimo 12:26, está mal informado porque o que se consta é que andam amuados e já se está a preparar a substiuição por um colega de bancada. Quero ver quando se zangarem as comadres, a roupa que se vai lavar.

Anónimo disse...

Afinal são todos do PS. Iso está mesmo muito mal entregue, é na Adm. Central, é na local e depois vêm para os media falar dos outros, quando se está a verificar que são piores.

Anónimo disse...

Os senhores estão aqui a arranjar uma grande trapalhada. A concentração de esforços deve ser dirigida contra o PCP que está na Junta de Freguesia de Fernão Ferro porque o seu Presidente mostrou na reunião daquele grupo de trabalho que era conivente com a problemática.

Anónimo disse...

Aos senhores sócios da AUGI FF71, para resolução dos vossos problemas, aconselho-vos contactarem com o Exmo Senhor Costa Lopes, Presidente da Associação de Moradores dos Redondos. Não é uma pessoa tão letrada, não é solicitador, mas é um Homem empenhado na resolução destas causas e possui todo o mérito da obra feita nos Redondos.
Deixo aqui o contacto:
Associação Moradores dos Redondos
Rua Associação Moradores Redondos
2865-598 FERNÃO FERRO
Telefone: 212 120 650

Anónimo disse...

Agora já percebi porque é só uma AUGI é para não a ver concorrência. O queijo fica todo junto e não á comparações. Isto é que vai uma assorda.

Anónimo disse...

Se este tima for publicado nos jornais locais a população vai ficar a saber o que o que são os socialistas.

Anónimo disse...

nunca passei por uma situação destas, mas a ser verdade o que se escreve isto deveria ser alvo de uma investigação

Anónimo disse...

Todos falam todos opinam mas já alguém se dignao a solicitar uma Assemblei Geral Ordinária. A resposta é NÃO. Então venham que alguem vos vai esclarecer. saiam da toca e mostrem-se.

Anónimo disse...

O anónimo das 12.50 deve ser do PS e da Associação do Pinhal do General e está com medo de perder o tacho, o PSD faz muito bem em denunciar os podres do PS no Seixal pois só assim poderemos ganhar a Câmara.

Anónimo disse...

Se houvesse policia municipal, o assunto no Pinhal do General estava resolvido. Tudo neste concelho se resolve com a policia municipal! E já agora não acham que se devia chamara a policia municipal para saber o que aconteceu ao vereador Samuel, parece que este post sobre o Pinhal do General deixou o vereador mudo, pois há uma semana que não posta nada... Será que os comunas que vieram à festa do avante o raptaram... Aí se houvesse policia municipal...

Anónimo disse...

Firmino recomendo-lhe a leitura de:
"OS REDONDOS serão a primeira área de génese ilegal a completar o processo de reconversão urbabística no concelho do Seixal"

no sitio da internet

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=606630

Veja como é que se trabalha, pois também nos Rendondos, antes do Sr. João Lopes, militavam por aqui alguns miliantes que gostavam de ganha o totobola.

Anónimo disse...

Já ouvi conversas de café que esse senhor e o presidente da junta acordaram num pacto de não agressão é possível que seja esse o motivo parar o Carlos Pereira e o PCP não terem zelado pelos interesses destes fregueses.

Anónimo disse...

Falam dos Redondos mas não se lembram que não houve concurso para adjudicação das obras, foi tudo adjudicado directamente, para além da senhora que estava na associação negociar os lotes e as más lingas dizem que o Lopes estava a par de tudo. Nem tudo é o que parece.

Anónimo disse...

Discussão muito interessante.
Não quero entrar em juizos de valor sobre quem nem conheço, por isso deixo aqui umas frases celebres para reflexão.
“Muitos são limpos de mãos porque as lavam , não porque roubem”
Francisco Quevedo
“Se me enganas uma vez a culpa é tua, se me enganas duas então a culpa é minha”
Anaxagoras

“Os astutos vencem sempre num primeiro momento, mas serão vencidos antes do fim”
Papini

Anónimo disse...

Não poderia deixar de comentar o seguinte!
Tanto julgo saber o Sr. Sardinha não é socialista, explicando melhor:
Ele esta no PS como poderia estar no PCP, pois o mesmo, é muito amigo do presidente de Junta de Fernão Ferro como de vários vereadores da C.M.do Seixal do PCP, fazendo panelinha com eles.
Este senhor andou ou ainda anda no PS por interesses próprios, é ou era um político camaleão, será normal alguém estar no PS e defender estratégias do executivo da Câmara só para concretizar benefícios pessoais.
Portanto este Sr. não pode ser conotado com o PS! Mas sim é um de muitos neste concelho dos chamados comodistas "Xicox Expertux"

Anónimo disse...

Ao anonimo 13:59 o vereador está mudo porque será?
não é do guaraná. Como é advogado deve ter interesse em patrocinar a AUGI e assim açambarcar a massa.

Anónimo disse...

O Sardinha nem devia estar na AUGI ele á data da eleição nem sequer era proprietário nem tinha mandato de um sócio.

Anónimo disse...

Boa tarde Seixalense Atento, ele e o Carlos Pereira possuem um acordo de não agressão. Mas conotado com o PS tem de ser, porque em ultima análise o PS deveria expulsá-lo se quiser sacudir a água do capote.

Anónimo disse...

complemento ao texto do 10 de Setembro de 2008 13:59

Os comunas não o raptaram soube foi que está mais proximo do presidente da AUGI para atraissoar o seu colega de profissão e de bancada...

Anónimo disse...

Não há dúvida que Fernão Ferro chama atenções, não tarda muito chegamos aos 100 comentários... Não deixa de ser giro em anterior post sobre Fernão Ferro os PS's e os PSD's estavam de braço dado a atacarem a CDU, era só "beijinhos" e "abraços" entre eles, agora pelos vistos zangaram-se e vá de se atacarem mutuamente... as como se não chegasse os PS's já se passaram a atacar mutuamente... Isto aquece

Anónimo disse...

Finalmente descobri para que serve a policia municipal:
Polícia Municipal multa carro da Brigada de Trânsito
GNR autuou veículos da Câmara e esta "respondeu" da mesma forma
2008-08-20
GINA PEREIRA
Uma operação da Brigada de Trânsito da GNR, segunda-feira, em Vila Nova de Poiares, está na origem de uma situação insólita: a "mando" do presidente da Câmara, um militar da BT foi identificado pela Polícia Municipal.

O caso aconteceu por volta da hora de almoço, quando militares do Grupo de Acção e Conjunto (GAC) da BT - que tem sede em Lisboa, mas actua por todo o país - procediam a uma operação de fiscalização numa rotunda à saída da localidade, no acesso à Estrada Nacional 2 e 17, tendo estacionado um dos automóveis (uma VW Sharan) em cima do passeio.

Um dos visados pela acção dos militares foi um veículo de transporte de mercadorias ao serviço da autarquia - "apanhado" a entrar numa via interdita a pesados e outro que acabou por ser multado por estar a derramar óleo - e a resposta do Município não tardou: passado pouco tempo, um agente da Polícia Municipal (PM) passou pelo local e identificou o militar que conduzia o veículo da BT, com vista à posterior elaboração de um auto pelo facto de o ter estacionado em cima do passeio.

A actuação da PM é confirmada ao JN pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, que recusa que se tenha tratado de uma retaliação. "Não tem nada de anormal. Cada um tem as suas competências. A PM funcionou exactamente como a BT, zelando pelo cumprimento da lei. Os exemplos devem vir de cima", disse, admitindo ter dado ordens à PM para "fazer cumprir rigorosamente a lei", recorrendo, caso necessário, ao reboque da viatura da BT.

A revolta de Jaime Soares é ainda maior pelo facto de os militares da GNR terem "ignorado" o facto de o veículo ao serviço da Câmara ter uma "autorização especial" para circular na dita via, interdita a pesados. O autarca alega que, tratando-se de uma estrada municipal, "compete ao presidente da Câmara autorizar a circulação em condições excepcionais", como diz ser o caso: o veículo em causa ia recolher uma máquina de arrasto que estava a proceder à limpeza de estradas, facto explicado aos militares por um encarregado da autarquia. De acordo com o autarca, esta acção de fiscalização à saída da localidade seguiu-se a uma primeira operação stop numa das principais praças da vila, em dia de feira, coisa que diz nunca ter visto. "Quem passava parava. E uma boa parte deles eram multados, quase a eito", disse, acusando a BT de "nítida caça à multa". Para Jaime Soares, estão em causa "instruções superiores do poder político" com vista a "equilibrar o défice e a fazer crescer as verbas para o próximo Orçamento de Estado", ou mesmo uma "perseguição ao presidente da Câmara" por ser uma pessoa "politicamente incorrecta".

Embora compreenda que "ninguém está acima da lei", Jaime Soares considera que "as leis não são qualquer coisa abstracta. Têm de ter vida, humanismo, sentimentos, e isso transmite-se através de sensatez", que diz não ter existido na acção de anteontem.

Ao JN, o porta-voz da BT, major Lourenço da Silva, confirmou que um militar da GNR que participava na operação foi identificado por um agente da PM de Vila Nova de Poiares, mas recuou-se a comentar o caso. Explicou que se tratou de uma operação de fiscalização normal e negou que tenha havido qualquer "caça à multa", explicando que foram levantados apenas três autos. Sobre a autorização especial invocada por Jaime Soares, diz que essa excepção teria de estar patente num painel adicional, localizado por baixo do sinal de trânsito.

Ou seja serve para os presidentes de Câmara do PSD mandarem multar os carros da policia que multaram os carros da câmara...

Grande utilidade, não há dúvida!!!

Viva o boletim municipal, abaixo a cretinice!!!

Anónimo disse...

É impressionante, e estou comovida.
Então o presidente da Associação dosAmigos do Pinhal do general demite-se da Assembleia Municipal por causa do que os associadoslhe chamaram e não se demite dos cargos que ocupa na Associação e na AUGI?
Só pode ser por uma rica causa.
Isto é que é devoção!

Anónimo disse...

O anónimo disse e muito bem que o veriador do PS está mudo. Deve andar ocupado (na carreta) a retirar das ruas do Seixal os cães e gatos vádios que andam aos magotes.

Anónimo disse...

Se houvesse policia municipal no Seixal, o homem tinha ficado preso, ai tinha, tinha:::
Homem que disparou na esquadra aguarda julgamento em liberdade
O homem que terça-feira feriu gravemente um outro com três tiros dentro da esquadra da PSP de Portimão vai ficar a aguardar o julgamento em liberdade, mas proibido de abandonar o concelho"

A Culpa da insegurança não há dúvida que é do PCP...

Anónimo disse...

Se houvesse policia municipal no Seixal, o homem tinha ficado preso, ai tinha, tinha:::
Homem que disparou na esquadra aguarda julgamento em liberdade
O homem que terça-feira feriu gravemente um outro com três tiros dentro da esquadra da PSP de Portimão vai ficar a aguardar o julgamento em liberdade, mas proibido de abandonar o concelho"

A Culpa da insegurança não há dúvida que é do PCP...

Anónimo disse...

Ao seniõre (JC) que me enviou um mail descrevendo que "Os cobardes refugiam-se no anonimato ou em Mails falsos.Tenham coragem para enfrentar as pessoas." Relembro que nem o email é falso, nem a problematica da FF71 é aparente. Quanto a enfrentar as pessoas estive cara a cara na reunião de Março (na sede da Associação). Relembro-lhe que quem não tem coragem para enfrentar as pessoas é o senhor Sardinha. Se tivesse a tão apregoada coragem como diz, e muito bem, deixava-se sufragar convocando eleições para a AUGI FF71.
Sr.JC é melhor ficarmos por aqui...

Anónimo disse...

Ó almas deste mundo será preciso fazer uma petição on-line para o sr.Sardinha convocar uma assembleia na Associação a que preside?

Vivemos em democracia ou em ditadura?

Anónimo disse...

O QUE DISSE O ANÓNIMO DAS 13:46 HORAS É PRECISAMENTE O QUE OS SÓCIOS DO PINHAL DO GENERAL ANDAM HÁ TANTO TEMPO A RECLAMAR OU SEJA A CONVOCAÇÃO DE UMA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA COM VISTA Á CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES.

Anónimo disse...

Seria de alguma utilidade que se pensasse porque é que a Câmara fez andar as outras augis e não deixou andar a do Pinhal do General. Talvez seja menos importante o papel do sr sardinha na demora do andamento da augi do que do sr alfredo monteiro presidente da camara. Este tem os técnicos para fazerem andar os planos e alguns andam com uma rapidez que faz impressão outros ficam parados. Portanto, parece-me a mim que quem deveria ser questionada era a camara. Enquanto os moradores estiverem envolvidos em conflitos desnecessários a Câmara do Seixal vai esfregar as maõs de contente porque ninguem lhe imputa responsabilidades, vai continuar a boicotar um plano que tem um advogado que não é PCP o que revela bem que neste concelho só sobrevive quem é comunista e que a liberdade aqui não é para todos. Este blog deveria servir para que todos os interessados reflectissem também no papel que a camara deveria ter tido e não teve para levar a bom termo a reconversão do pinhal do general.

Unknown disse...

Caros anónimos ou falsamente identificados,

Nada me obriga a responder-lhes, uma vez que não se identificam, no entanto deixo aqui apenas umas breves notas sobre este tema:
1. No meu Blog não existe censura, como se pode comprovar pela publicação dos mais variados comentários, mesmo dos que não me são favoráveis. Se exitiram comentários que não foram publicados, tal apenas se deve ao facto de na minha análise, poderem acarretar responsabilidade criminal e, não sendo possível identificar o seu autor, a responsabilidade ser minha. Acontece que declino a responsabilidade de responder criminalmente por afirmações que não proferi e com as quais na sua maioria nem sequer concordo... Parece-me justo!
2. Assim como não existe censura no Blog Rumo a Bombordo, espero que compreendam e respeitem que também tenho o direito de me pronunciar, ou não, sobre os assuntos que entendo e merecem a minha atenção.
2. Assim, não me pronuncio sobre a vida interna de nenhuma associação por uma questão de principio (a menos que seja parte interessada claro), ou seja, a menos que seja sócio. Assim não me pronuncio sobre a vida interna das AUGIS, das associações desportivas, culturais ou de qualquer outro tipo. Não vejo razão para alterar agora este tipo de comportamento. Já diz o Povo: sabe do convento quem lá está dentro!
3. Como é nas adversidades que se vê o caracter dos homens, sempre direi que sou amigo do Alberto Sardinha e não existe nenhuma regra escrita ou moral que me obrigue a dizer mal dos meus amigos.
Atentamente,

Unknown disse...

Post Scriptum:
1. Não sou, nunca fui, nem tenciono vir a ser advogado de nenhuma AUGI, desconheço portanto a razão porque aqui é afirmado que um Vereador Socialista é advogado desta associação.
2. Aliás não aceito clientes que tenham qualquer tipo de litigio ou interesse com a Câmara Municipal do Seixal, por uma questão de principio e transparência.
3. Quando cheguei à Câmaara Municipal do Seixal já tinha carro, tlm e não uma mas duas secretárias, neste momento para além do carro, tlm e secretária da Cãmara Municipal do Seixal que efectivamente utilizo, tenho o meu carro, o meu tlm e a minha secretária particular e é isso que me dá a liberdade de lhe responder assim.
4. Quanto a por a polícia municipal à minha procura sugiro antes a Interpol porque neste momento encontro-me em Nova York.
Atentamente,

Anónimo disse...

Ao Viera do dia 9 de Setembro de 2008 19:49 a a realização de eleições é também um acto regular do normal funcionamento das instituições fora da área territorial, delimitada pela FF71. No Pinhal do General é normal não haver eleições à imagem do que se passava no tempo da senhora de santa combadão.

Anónimo disse...

Falar numa previsão de 20 milhões de euros para reconverter e não existir fiscalização, isto é a imagem de um pais subsariano. É incrível como se chega a um ponto destes. Há que trazer à praça publica para que os municipes estejam informados.

Anónimo disse...

Senhor vereador Samuel Cruz, nuca mais se esqueça que afirmou não haver censura no seu Blog...

Paulo Edson Cunha disse...

Impõe-se fazer um balanço, numa altura em que os comentários ainda poderão ser publicados no jornal, desde que inseridos até amanhã à hora do almoço.
1.º prestar a minha solidariedade para com o Sr. Vereador Samuel Cruz.
Tenho tido como regra publicar todos os comentários, até porque, durante o dia, com o trabalho, pouco mais posso fazer do que lê-los na diagonal e publicá-los. Ao lê.los mais atentamente, impõe-se que o faça.
2.º O Sardinha foi meu colega de bancada na A.Munic. Foi sempre correcto comigo. Guardo dele boa impressão. A sua gestão na direcção na AUGI não é um problema político. Mais, terá direito a defender-se e, caso o queira, dar-lhe-ei o espaço condigno para o fazer, aqui neste blogue.
Se os comproprietários entendem que têm razões de queixa, do Sardinha, ou seja de quem for, em democracia a forma mais correcta é fazerem-no nos locais próprios: marcando uma assembleia, que se não for aceite pode ser marcada potestativamente. Em última análise os tribunais servem para isso. Agora este clima de suspeita, não vos resolve o problema e difama um cidadão (que como todos, tem direito a defesa)
3.º Têm neste fórum uma oportunidade de dizerem o que pretendem de uma AUGI, qual a sua inter-relação com os poderes municipais, até o que pretendem da oposição. Muito poucos comentários seguiram esse caminho. Parecia-me mais construtivo e objectivo.
4.º Como o Sr. Vereador Samuel disse ,e bem, essa é uma discussão interna, da AUGI, no entanto, do meu ponto de vista, tem interesse municipal, pois as consequências da ineficácia denunciada, afecta a vida de todos. Por isso, permiti e até impulsiono esta discussão.
5.º Ao contrário do que li algures, o PS e o PSD não "andavam aos beijinhos" e "agora de costas voltadas". Em momento algum me viu, ou a algum responsável local do PSD pronunciar-se sobre esta problemática ou a atacar alguém do PS. O facto de os dirigentes da AUGI serem maioritariamente do PS penso que é o que menos devia importar. Mas admito que pensem o contrário. Em sessão da Assembleia de Freguesia o PS e o PSD tiveram a mesma postura que eu aqui estou a ter (vamos lá resolver isto de uma vez por todas). Não tenho indicação que om PS tenha mudado de opinião. nós não o fizémos.
Não querendo entrar na discussão, espero ter esclarecido e contribuído para uma discussão mais salutar e, sobretudo, profícua. Afinal de contas, o objectivo a que nos propusemos.

Anónimo disse...

Na sequência do que o Dr. Paulo Edson disse no comentário anterior a este,
confirmo que em Fernão Ferro não há nenhuma mudança de opinião, atitude política ou pessoal entre o PS e o PSD.
Devo acrescentar que tive o cuidado de deixar os dados que na minha opinião poderiam ser úteis para uma discussão séria sobre um problema sério e da maior importância para a vida dos moradores do Pinhal do General, até porque é do seu bolso que sai a verba com que será pago o Plano de Reconversão Urbanística, que actualmente deve ultrapassar os 20 milhões com que foi orçado há uns anos.
Recordo que esta questão é de facto também uma questão do interesse geral do Concelho que se diz de Abril e democrático e onde se assume uma gestão transparente.
O que nem sempre verificamos como facilmente constatamos.
E que os mais interessados nela não tenham participado.

Anónimo disse...

Ao vereador Samuel que se encontra n a Pastelaria Nova York, algures entre a Av. de Roma e Entrecampos relembro "diz-me com quem andas, dir-te-ei que és". Desejo-lhe uma boa estadia nos estates e para sua informação o unico acesso a este blog do estrangeiro é meu que me encontro no Brasil, já que dos EUA não está registado qualquer acesso (ISP e os IP's são todps nacionais á excepção do meu) como se pode verificar.

Anónimo disse...

Caro Samuel Cruz,
Veio a este Blog apresentar umas breves notas muito inócuas, quando no meu entendimento a sua participação seria certamente uma mais valia no caminho de apurar as devidas causas desta inércia chamada Pinhal General, mas para que os leitores se mantenham informados e por entender que está a tentar passar um atestado de menoridade, ao contrário do senhor é minha obrigação ética e moral esclarecer os leitores:
1) No seu Blog ao contrário do que afirma, existe censura. Os comentários desfavoráveis quando possam implicar consequências nefastas, não os publica. Os outros menos gravosos, com a finalidade de despiste lá os vai publicando intercalados, de modo a não causar ressonância. Como muito bem sabe, é complicado prová-lo, mas tenho alguns conhecimentos de leitores que se queixam, e deixo aos critério de cada participante a interpretação deste assunto, para dai retirarem a valoração do seu carácter. Quanto ao aspecto criminal, isso é assunto para tapar a peneira, ninguém até agora foi mal educado, ordinário ou aparentemente injusto com a sua pessoa. Lembro-lhe que embora pareça, isto não é a sede do Concelho de Santa Comba Dão, nem estamos a atravessar o PREC (como é muito novo este assunto deve ser desconhecido, porque é omisso no plano de estudo, facilitismo dos socialistas). Sabe Sr. Vereador, justo é defender os mais fracos, aprofundar os assuntos que preocupam os munícipes independentemente do título ou de que esfera se trate, isto é que é justiça, e foi também parta isso que o elegeram.
2) Sr. Vereador tem o direito a pronunciar-se sim senhor, mas não o ouvi pronunciar-se sobre aquilo que aqui está em debate, ou seja os legítimos interesses dos munícipes do Pinhal do general (quer sejam associados ou não da AUGI). Desculpe-me a franqueza e com o devido respeito, parece que o senhor está a prestar vassalagem pois este assunto tem de merecer a sua atenção, não do ponto de vista que menciona mas do legítimo interesse dos munícipes. É por estas atitudes que a CPC do PS Seixal em devida sede solicitou a sua renúncia á assunção do cargo de vereador com pelouro e o senhor não respeitou uma decisão maioritária, legitimada em sede própria. É destas posturas que estamos a falar e são estes pequenos passos que ficam para a posterioridade.
3) Não se pronunciar sobre a vida interna, ESTÁ ERRADO, tem de se pronunciar pois estão em causa valores que influenciam e obrigam sujeitos que nada têm com e não se identificam com a Associação, mas não deixam de ser munícipes e possuem o direito a serem esclarecidos sobre as suas necessidades específicas. Mais, a figura de estilo que utiliza “convento” demonstra certamente o que os Socialistas pensam e como estão a agir. Depreendo pelas suas palavras que a solução passa por criar entidades de natureza privada para “sacudir a água do capote”, isto é, da responsabilidade dos representantes executivos e não só dos órgãos da administração local. Senhor Vereador há que assumir as responsabilidades e PREVENIR AGINDO…
4) A intenção do senhor Samuel é escamotear e deturpar, pretende desviar a atenção do que de facto é importante, e que está aqui em discussão. Em parte alguma deste tema, eu li que lhe tenham solicitado falar mal dos amigos. Isso é mentira, é pouco prudente da sua parte. O que se pretende é que o senhor, pelo desempenho do cargo público que ocupa se pronuncie sobre o assunto em análise. Ao seu provérbio acrescento “A mentira só dura enquanto a verdade não chega” e “expõe-me com quem deambulas e a tua idiossincrasia augurarei”. Para bom entendedor, se não se pronuncia na qualidade de vereador sobre este tema (deixando de parte a amizade), então também se deveria manter calado sobre muitos outros em opina no seu Blog.
5) A questão de ser ou não advogado de qualquer AUGI, o vereador está a tentar deturpar o enredo, pois em parte alguma de depreende que se tenha falado de si, mas de um outro colega seu de partido e de bancada municipal. Concertante, ao “nem tenciono” num futuro próximo esse assunto verificar-se-á, pois “a equino objecto de dádiva, não é passível de auscultação odontológica”.
6) Quanto á sua clientela essa sim é única e exclusivamente da sua esfera privada, e para esses assuntos existirá certamente um órgão fiscalizador, consagrado nos estatutos da sua Ordem profissional.
7) Respeitante aos carros e outros bens materiais de que fala, não sei de nada, mas lembro-me, ainda que vagamente de alguma polémica e alvoroço de há uns tempos, em que circulou pela Net uns comentários afirmando que o senhor utilizava o carro a título privado entre outros?
8) Quanto ao último ponto, segundo o participante Acácio o senhor, não se encontra em Nova York, “A mentira só dura enquanto a verdade não chega”, mas isso agora não interessa, aproveite e faça algo de útil, reze pelas vítimas do 11 de Setembro de 2001.
A titulo de notas de rodapé e para finalizar, nada tenho contra si, mas garanto-lhe que não subscrevo as suas posturas e ideais, pois o senhor TEM A MONARQUIA NO BAIXO VENTRE.
Jneves25

Anónimo disse...

Caros Leitores, o Sardinha não convoca eleições para a AUGI com o argumento de não ter dinheiro para o papel, saliva e selos. Então porquê não publica um edital? Não sei porque é que se mantém tão calado, quando a sua qualidade é a dialéctica.

Anónimo disse...

A discussão deste tema veio unir os moradores do Pinhal General. Já estamos a unir esforços para agir concertadamente. É com muita pena minha que a pessoa mais visada nesta situação, ou seja, o senhor presidente da associação, não tenha vindo esclarecer os moradores. Até aceito que tenha cometido erros (quem não os comete) mas não posso esquecer o seu silencio sobre esta matéria.

Anónimo disse...

Num município como o do Seixal com mais de 30 anos de PCP, os Socialistas demonstram que só sabem dar tiros nos pés. Está á vista de todos que a única alternativa credível para este município é o PSD. Força PSD.

Anónimo disse...

Engraçado, estes comentários fazem-me lembrar três anedotas que passo a contar:
1)O vereador vê uma entrega de prémios pela televisão e queixa-se à mulher:
- Já viste tamanha injustiça? Premiaram tanto imbecil e nem se lembraram de mim...
2)Numa conferência de imprensa após um terramoto, o Vereador diz:
- Eu vou-me reunir pessoalmente com as vítimas desta tragédia!
E diz um dos jornalistas:
- Mas, senhor Vereador... Não acha que esta gente já sofreu o suficiente?
3)O vereador discursa para os moradores:
- Com as novas obras que vos iremos fazer, haverá comida para todos!
Os moradores gritam:
- Hóia, hóia, hóia!
- E todos terão um tecto onde se abrigar!
- Hóia, hóia, hóia!
- E haverá escolas para todas as crianças!
- Hóia, hóia, hóia!
O vereador termina o seu discurso e acompanha o chefe dos moradores e diz:
- Acho que correu bem, não acha?
- Pois, pois... Cuidado para não pisar a porcaria...

Isto é só rir, é conversa da treta, viva o PSD.

Anónimo disse...

O senhor vereador ou está amnésico ou tirou o curso na Independente?
Então onde é que já se viu que não se pronuncia sobre o que se está a passar na Associação do Pinhal General.
Isto é um erro de bradar aos céus, então não existe dinheiro dos nossos impostos atribuído à Câmara Municipais, que o distribuem pelas freguesias e estas por sua vez através de protocolos os inserem no orçamento das Associações a diverso título.
Senhor vereador, isto são dinheiro dos nossos impostos, há que saber o que se passa e para onde vão as verbas.
P.S. Eu estou a ficar estupefacto com esta IRRESPONSABILIDADE.

Anónimo disse...

Já estou a ver que isto vai ficar na mesma como a lesma. É igual em todo lado, agarram-se com ARALDITE.
Espero que isto ainda mude na minha vida.

Anónimo disse...

A verdade consiste em que o sardinha tem á sua volta tudo alcatroado, passeios calcetados e outros moradores que têm as contas em dia com a associação continuam a comer pó e lama. Para alem de não termos infraestruturas essenciais como escolas, infantários e outros.

Anónimo disse...

Força Samuel, tem perfíl para lider da Autarquia. Continue, os cães ladram e a caravana passa.

Anónimo disse...

Gostaria de deixar aqui uma pergunta ao Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro. Será que o Pinhal General não faz parte da FREGUESIA FLORIDA?????????

Anónimo disse...

11 DE SETEMBRO DE 2008
UMA FREGUESIA A FERRO E FOGO
PINHAL DO GENERAL A ARDER

Anónimo disse...

Caros leitores,
O que se passa no Pinhal General é muito fácil de entender. Quando das constituições das AUGI’s, entenderam os órgãos dirigentes desta Associação delimitar as propriedades numa só AUGI. Foi entendimento de algumas pessoas que ao criarem uma só AUGI, quando se efectuasse a reconversão, passariam todos os lotes a estarem delimitados e com alvará. Com o decorrer do tempo, veio-se a verificar que esta estratégia foi um grande erro. Agora o que está feito, feito está e nesses termos cabe a alguém assumir publicamente o erro cometido. Quanto a questões que encapotadamente se falam, vox pop e conversas de café como fraude, peculato, apropriação indevida, falsificação burla e outras figuras, não merecem credibilidade, já que, para esse efeito existe o Ministério Publico e as polícias para investigar.

Anónimo disse...

Desculpem mas o Sardinha não é a pessoa que estão a pintar. Pode ter cometido alguns erros, mas ainda assim é o único que zela pelos nossos interesses.

Anónimo disse...

Caro Samuel li os seu comentários e sentime ofendido pelo "anónimos ou falsamente identificados". Então quem é tem o mau hábito de se mascarar de instigador e arregimentar acólitos.

Anónimo disse...

O vereador anda a dar água sem canco. Preocupe-se com os cães vadios que andam a roer os calcanhares dos cidadãos na freguesia de Paio Pires. No canil é dificil de responder, depois dizem que vão e não vão. Quando chegam já os canideos desapareceram. Eles são mais espertos que muitas pessoas.

Anónimo disse...

Dr. Paulo Edson, vamos lá ver uma coisa, o Dr. Diz que “O facto de os dirigentes da AUGI serem maioritariamente do PS penso que é o que menos devia importar”. O Dr. não esteve presente na reunião com a população no Pinhal, mas eu estive e vi como é que os meus comproprietários se atiraram ao presidente. Eles associaram o PS ao problema porque o presidente é um militante do PS e como nós também estávamos presentes na mesa, levámos por tabela. Dr. Edson, não vamos ser anjinhos porque os Comunistas são estrategas e provocam manifestações deste tipo. Logo este problema é partidário e nós temos que retirar daqui as devidas ilações.

Anónimo disse...

Algum dos leitores conhece a jornalista Felicia Cabrita para lhe pedir uma reportagem de investigação?

Anónimo disse...

Meus senhores e senhoras será que neste pais ninguem trabalha? Andam todos a navegar durante a hora de trabalho? Tenham vergonha e enviem os vossos comentários no fim do expediente.

Anónimo disse...

Não sou do PSD e talvez nunca vote PSD.Digo talvez porque aprecio o seu trabalho e se se candidatar tem o meu voto de certeza.
O que está a ser discutido só tem uma palavra:os senhores da associação tenhsm vergonha e demitam-se. estão a prestar um serviço a todos.

Anónimo disse...

Resumindo alguns comentários concluímos:

No Pinhal do General há dois problemas e uma pessoa no centro da polémica.

1º Problema:

- Na Associação dos Amigos do Pinhal do General há anos que não se realizam eleições para os corpos gerentes nem se apresentam contas.

2º Problema:

- Na AUGI FF71 a sua Comissão de Fiscalização, que deve ser eleita todos
os anos, não é eleita há anos porque não se realizam eleições.

No centro da polémica:

- Uma pessoa, que é ao mesmo tempo presidente da Associação e presidente da AUGI.

- A Associação recebe subsídios da CMSeixal, subsídios que são pagos com o dinheiro dos nossos impostos.

- Os associados reclamam por apresentação de contas e eleições na Associação.

- Os comproprietários reclamam por apresentação de contas e eleições para a Comissão de Fiscalização.

- O presidente, apesar de ser contestado, ignora a contestação, passa ao lado e fecha-se em copas.

- O presidente da AUGI é sócio da Associação mas não é comproprietário nem proprietário na área delimitada pela AUGI.

- Um vereador socialista porque é amigo desta pessoa que por coincidência, também é socialista, diz que por uma questão de princípio não tem nada que opinar sobre a vida da Associação porque não é sócio.

- Temos assim, um verador que não é sócio e um sócio que não é comproprietário nem propritário.

Temos então que perguntar:

- Que valores e princípios democráticos defendem estes dois socialistas?

- Que autoridade moral têm para criticar a política de compadrio existente na CMSeixal?

- Estão na política para defenderem o quê e quem?

- Que respeito e solidariedade merecem os moradores do Pinhal do General?

- Merecerão estes dois políticos a confiança política dos eleitores nas próximas eleições autárquicas?

Anónimo disse...

Lamentavelmente o problema do Pinhal do General desta forma parece não ter discussão possível não porque haja alguma coisa que não tenha solução mas porque os comproprietários que como demonstram naquilo que escreveram neste blog estão menos preocupados em resolver os seus problemas da augi do que dizerem mal deste e daquele. O mais importante para muitos do Pinhal do General é virarem as armas contra o vereador samuel incompreensívelmente porque tanto quanto se sabe este vereador não tem nada a ver com esta augi nem foi ele que aconselhou os comproprietários a comprarem os seus terrenos clandestinos nem tem o pelouro do urbanismo na camara municipal do seixal.Seria de maior justiça que os comproprietários do Pinhal do General estivessem a questionar o vereador Jorge Silva do pelouro do urbanismo, que tem poderes e condições para de alguma forma ajudar a ultrapassar problemas. Se os comproprietários não se concentrarem com humildade no que é essencial resolver e continuarem a dizer mal de tudo e de todos desregradamente dificil será chegarem a alguma conclusão. As reuniões servem para debater problemas e o dialogo também, mas no dialogo tem de ter a voz das várias partes e com a tranquilidade que a situação exige porque é importante para a vida de muitos dos moradores do Pinhal do General discutirem os assuntos até encontrarem as soluções.
Não metam PS nem PSD na questão porque os únicos responsáveis são os comproprietários e a Camara municipal do seixal.

Anónimo disse...

O anónimo das 20:15 ou lê mal ou está a tentar tapar o sol com uma peneira.

Os membros da Associação dos Amigos do Pinhal do General querem é que o seu presidente convoque eleições para a Associação que não tem elições há 6 anos.

Repito: ELEIÇÕES.

O que é que o verador Jorge Santos tem a ver com as eleições para a Associação?

É ele que as vai convocar?

Quem tem que ter humildade são os socialistas e reconhecer que estão a cavar a cova onde serão sepultados.

O problema tem solução e a solução é simples: -

CONVOQUEM ELEIÇÕES.

Só quando se ignora o problema e não se quer encontrar a solução é que o problema se torna um grande problema.

Deviam perceber isto para não terem mais dissabores.

Anónimo disse...

No seguimento da excelente exposição efectuada pela Engenheira Cristina, acrescento que, embora defenda alguns dos ideais socialistas, não me revejo neste momento com a prática de determinados agentes entre eles esses dois. A autoridade moral que eles possuem situa-se no limiar da falta de vergonha. A politica praticada situa-se na minagem do campo politico por intermédio de acólitos. Dr. Edson, também o meu voto irá para a sua urna caso se digne candidatar. Precisamos de uma alternativa credível.

Anónimo disse...

Ao senhor anónimo que diz não ter o Vereador Jorge Silva nada a ver com o assunto talvez saiba responder porque as outras associações que também não fazem eleições têm tudo resolvido na Câmara? E porque é que a advogada das outras augis na zona tem as portas da Câmara todas escancaradas? E porque é que a camara faz todas as alterações que a advogada das outras augis exige? e porque é que as outras augis andaram a maior parte delas com incorrecções e a camara fechou os olhos? porque é que a camara não promove reunião com os comproprietários do pinhal do general de forma a dirimir os conflitos quando o fez por diversas vezes noutras augis? não será também uma responsabilidade da camara a reconversão do pinhal do general por ser uma zona de carencia de infra-estruturas que são da responsabilidade da camara? porque não legalizou a camara os lotes em Pinhal do general como o fez em outros lugares clandestinos do concelho? porque deixou arrastar a reconversão do pinhal do general até agora? durante muitos anos a camara recebeu dinheiro de infraestrutuiras e de licenças do pinhal do general porque é que agora resolveu voltar as costas? O senhor que sabe ler bem deve saber responder? E também se deve lembrar de como eram as relações do antigo presidente com a camara e seus funcionários.

Anónimo disse...

Ao acólito das 20:16 pergunto; Até tem razão na formulação da questão. Jorge Silva e PCP, mas foi a arrogância e postura gabarola do vereador Samuel neste Blog que despoletou (na minha interpretação) alguns dos comentários subsequentes. Então não seria uma mais valia para o vereador que ele chamasse a si este problema e interrogasse o seu colega vereador do pelouro? Certamente seria mais sensato e levá-lo-ia a retirar mais valias num futuro próximo. Ou ele não tem visão politica ou então existe algo (do meu desconhecimento) que o condiciona a tomar esta atitude. Mas para informação dos leitores ele já não se precisa de preocupar, pois a mensagem desta vez ultrapassam o território do Pinhal do General.

Anónimo disse...

Resposta ao 12 de Setembro de 2008 1:13, (ou seja resposta ao senhor Alberto Sardinha);
Está a referir-se á advogada ou ao pato bravo do companheiro?
Então agora a responsabilidade é da Câmara do Seixal?
Seja realista, convoque eleições, apresente as contas (em conformidade com a lei) e diga aos associados de sua justiça, em sede própria.
Que saiba a advogada nesta matéria especifica (processo de reconversão) é competentíssima e soluciona pelo diálogo os casos, inclusivamente em AUGI’s que não são da cor politica do PCP. Não estou com isto a dizer que o vosso advogado não seja competente, o senhor é que está a levar isto para o campo da insinuação profissional. Se o advogado do Pinhal do General não tem as portas abertas, o senhor é um dos responsáveis sobre essa matéria, não acha? Depois este comentário não é ingénuo, traz água no bico, será que se está a preparar para a não renovação da avença? Se for o caso então assuma e peça à outra Doutora para nos resolver o problema.
No concertante á imputação da responsabilidade na Câmara Municipal do Seixal, vejamos o seguinte; quando da sua demissão da Assembleia Municipal do Seixal, não elogiou os e a Politica do nosso Poder Local, ou será que sou mouco?
Um socialista não pode compactuar com a falta de bom senso, a politica da actual Câmara, isto é de loucos.
Então vem agora refugiar-se atrás das saias …
Por fim, como profissional do foro, é muito feio estar a cavar suspeitas sobre um advogado que tem feito tudo dentro do possível para nos ajudar. Agora tencionar substitui-lo por amigos, então é melhor recorrer á Doutora. Numa situação destas, se ela resolve, então estou de acordo, mas segundo sei vamos ter de nos prepara para pagar bem mais.

Anónimo disse...

Olha-me este a perguntar, porque é que a camara não promove reunião com os comproprietários do pinhal do general de forma a dirimir os conflitos quando o fez por diversas vezes noutras augis? Então não sabe? O vereador socialista veio a este Blog esclarecer que os politicos não se devem imiscuir em assuntos internos das associações. Senhores leitores vejam que esta é a linha de orientação dos socialistas.

Anónimo disse...

Bom dia Edson, já tive oportunidade de ler o tema no jornal Comércio do Seixal. Os meus parabens. Uma nova sugestão, pelo interesse que despertou, eventualmente dever-se-ia auscultar a população e publicar uma reportagem (fotoreportagem)com a população profunda do Pinhal General.
Para bens Dr. Edson, conte comigo.

Anónimo disse...

Estava dificil, foi duro, mas a doninha lá saiu da tóca...

Anónimo disse...

O anónimo das 1 e 13 quando se refere a outras associações que também não fazem eleições, pode ser mais específico e nomear qual ou quais no concelho do Seixal, para além da do Pinhal General não faz eleições?

Anónimo disse...

Ház agora o problema é dos advogados, então se é esse o problema que se mude o pessoal causidíco.

Anónimo disse...

O solicitador deveria ser mais fiel com os seus camaradas. Vir aqui a este formum imputar responsabilidade sobre um profissional do foro é de muito mau gosto. Esse senhor nem sequer tem capacidade cognitiva para opinar sobre questões materiais quanto mais processuais. Que se limite á sua insignificância e continue a distribuir processos pelas repartições dos Ministérios. Para fiel de certeza que tenho um canideo.

Anónimo disse...

Como já tive oportunidade de dizer cara a cara ao prsidente da associação do PG, isto já se tornou um caso de policia e que ele anda a esticar muito a corda.

Anónimo disse...

Por uma questão ética, para além de não ter esse hábito, não é prática minha participar, e por maioria de razão, tecer quaisquer comentários em Blogs, fórums e outros meios de comunicação. Este facto, não invalida que seja um cidadão atento ao que no meio que me envolve, e que retire ou venha a retirar dali as devidas conclusões.
Venho aqui, a este meio de comunicação, e pela primeira vez romper com este princípio, por entender que os comentários estão a atingir uma classe profissional, que desde sempre se comportou entre outros, de uma forma isenta, neutra e imparcial. São estes alguns dos princípios de quem exerce tão nobre e digna profissão. Ver expostos na praça pública colegas meus, que independentemente de omissão nominal, na maioria os leitores sabem identificar quem são é vergonhoso. Não é justo, leal e deontologicamente condenável, vir á praça pública emitir juízos de valor, seja sobre quem for, sobretudo a Advogados porque, para além de existir uma sede própria onde participar, em princípio o comum dos cidadãos não está tecnicamente habilitado a destrinçar as opções tomadas pelos profissionais do foro. Por outras palavras, se eu recorrer a um Médico no sentido de vir a ser sujeito a uma cirurgia, recorro a esse profissional certamente por motivos muito concretos, por exemplo, porque está habilitado a exercer a prática de actos médicos, porque tem resultados comprovados, por motivos de confiança, etc. Quando ele decide a melhor estratégia para o caso concreto, não toma a iniciativa unilateralmente, fala com o paciente sobre a sua patologia, esclarece-o e relata-lhe os diferentes métodos que estão à disposição para a solucionar. A decisão in fine, é sempre da esfera jurídica e de imputabilidade ao paciente. Este não poderá vir no futuro arguir que a decisão deveria ser esta ou aquela, isso seria deveras injusto, já que lhe foi posto ab initio, sustentadamente todas as soluções possíveis, para que o doente optasse. Assim sendo, mutatis mutandis, é condenável a imputação de atitudes profissionalmente sustentadas a qualquer Advogado, na verdadeira acepção do termo etimológico.
In fine, é obvio que quem não quer ser lobo não lhe veste a pele, mas mesmo assim é da mais elementar injustiça ler alguns dos comunicados publicados nesta sede.

Paulo Edson Cunha disse...

Caríssimos Srs e Sras.
Reportando-me ao comentário anterior e a muitos outros, há acusações, cuja sede apropriada é em órgãos como a Assembleia de comproprietários ou nos tribuanis, conforme as legítimas pretensões de cada um.

Compreendam, que por mais democrático que eu queira ser, permitindo a publicação da opinião de todos, tenho o dever e a responsabilidade de assegurar o bom nome dos visados.
Peço-vos, por isso, contenção.

Falei com o presidente da Associação e assegurei-lhe o direito a defesa da sua posição, neste mesmo blogue.

Assim, é com satisfação que vos anuncio para breve uma resposta da sua parte, o que tornará, certamente, mais produtiva, justa e equilibrada, esta discussão.

Mais, logo à noite, com mais tempo, dar-vos-ei conta detalhada das medidas políticas que penso tomar relativamente a esta questão.

Obrigado pela vossa participação. O tema tem excedido todas as expectativas em termos de participação cívica.

Anónimo disse...

A ressonância das conversas já se fazem ouvir nos café da Quinta do Conde, mas entristesse-me que estejam a levar isto para o campo de culpar os Socialistas.

Anónimo disse...

Já chega de autogestão na Associação, QUEREMOS ELEIÇÕES JÁ.

Anónimo disse...

Nos Tribunais? Então Dr. Edson, não é Advogado? Não sabe o que se passa? Em que pais é que vive? Nos Tribunais em Portugal, entra-se na esquadra da policia demanhã, dá-se uns tirinhos, fere-se uns fulanos, vai-se a tribunal ao inicio da Tarde, sai-se no fim da tarde, passa-se pela esquadra da policia (a fazer umas caretas) e vai-se para casa.
É disto que falamos, é desta politica?

Anónimo disse...

Sugiro que agente um fórum cívico para debater este assunto. Que se solicite aos Jornais Locais (Comércio do Seixal, Jornal do Seixal, Noticias da Zona, Nova Morada, Sem Mais e outros), ao boletim da Junta de Freguesia de Fernão Ferro, assim como ao Boletim Municipal que publicitem data, hora e local do debate. Assim certamente se contribuiria para um esclarecimento da população local.
Neste fórum deveriam estar presentes, todos os envolvidos, executivo da Associação, Advogados, Arquitectos e outros, devidamente moderados por um pessoa idónea. Não se pode também esquecer a polícia para evitar os habituais distúrbios.

Anónimo disse...

Acho muito bem que o presidente da Associação venha aqui justificar-se. Mas que traga uma boa justificação, pois aqui estaremos para o avaliar.
Esta é que é a correcta atitude, só peca por extemporânea-

Anónimo disse...

Até que enfim ele vai falar.

Anónimo disse...

O Presidente da Associação em minha opinião já deveria ter vindo esclarecer todos os leitores para que não passasse a ideia de ilegalidades praticadas na sua gestão. Eu dou-lhe sempre o benefício da dúvida.

Anónimo disse...

Edson a justificação do Sardinha é aberta a todos para que possamos equacioná-lo?

Anónimo disse...

Viva é um milagre, o senhor vem a publico falar. Mas ele deveria era convocar uma Assembleia, justificar-se em sede própria e CONVOVAR ELEIÇÕES.

Anónimo disse...

Caros Leitores, eu escrevo como anónimo e peço desculpa por não me identificar, mas isso deve-se a uma questão pessoal, tentar não melindrar clientes que possam não concordar comigo, e defesa do meu bom nome. Venho simplesmente esclarecer, a quem quiser ser esclarecido, que estou a sentir a existência de participação cívica dos meus concidadãos. Isto é de salutar e significa que os cidadãos não se deixam manipular. Se quisermos ser grandes, temos de pensar grande e exigir dos outros o profissionalismo e a qualidade que pagamos com o nosso dinheiro.

Anónimo disse...

Felizmente que não sou dessa localidade, mas interrogo-me o que levará esse senhor a sujeitar-se a todo este baixo nível. É por esta e outras que acho que a politica é, foi e continuará a ser podre. Eu teria vergonha jamais me sujeitaria a isto. Tenho dito.

Anónimo disse...

O PS vai de certeza levar boleia desta situação. Isto está a desencadear uma onda de indignação junto dos populares do pinhal. Temos de aproveitar este bolo e pôr a cereija muito rápidamente, pois já soube que o PCP se está a preparar para retirar os dividendos.

Anónimo disse...

Muito espanta que “As reuniões servem para debater problemas e o dialogo também, mas no dialogo tem de ter a voz das várias partes e com a tranquilidade que a situação exige porque é importante para a vida de muitos dos moradores do Pinhal do General discutirem os assuntos até encontrarem as soluções” (11 de Setembro de 2008 20:16).
Onde é que estão as reuniões, convoquem e marquem eleições.

Anónimo disse...

Sardinha tens a minha solidariedade, estão a minar-te o caminho para depois virem os ABUTRES. Esta situação é quase de certeza concertada entre amigos teus e comunas. Não tenhas duvidas que o PSD também se está a aproveitar politicamente. Tu és sábio e sabes defender, mas que te estão a tentar aniquilar lá isso estão.

Anónimo disse...

DR Edson para quando é que se preve que esse senhor venha falar. Isto já parece um comunicado da Presidencia da Republica. Ele mandou o porta voz anunciar que vai falar. Sera que quando falar a montanha vai parir um rato.

Anónimo disse...

Acaba de me chegar às mão um estudo efectuado por cientistas portugueses que descodificaram o nome SOCRATES. Eis as conclusões do estudo:

Salazar
Outrora
Caiu;
Regressou
Agora
Transformado
Em
Socialista

Anónimo disse...

Ainda estamos a um ano das próximas autárquicas e já anda uma febre danada para ver quem vão ser os cabeças de lista do PS e do PSD, no rumo a bombordo sucedem-se os comentários anónimos a defender o Samuel como cabeça de lista do PS. A moda pegou e o PAulo Cunha, no seu revolta das laranjas passou a inserir comentários anónimos a sugerir o seu nome para cabeça de lista do PSD. Ao mesmo tempo o Paulo Cunha introduziu um tema, perfeitamente orquestrado com dois ou três seguidistas, para zurzir no PS e no Samuel, de modo a ver se ganha protagonismo para 2009.
Será que o Samuel e o Paulo Cruz acham que o pessoal é parvo e não vêem que os comentários em causa são da autoria dos próprios?
Um bom tema para o comércio do Seixal...
Pois mas o Paulo Cunha é o dono do comércio e para além de entrevistas ao próprio nada pode sair no jornal que possa bliscar a sua imagem!

Anónimo disse...

Pois é o Paulo Cunha é o dono do comercio do seixal e o anónimo é o dono do pinhal general. Agora que está aflito certamente gostaria de trocar.

Anónimo disse...

Exmo Sr. «Anónimo» das 14h53 dos blogues «Rumo a Bombordo» e «Revolta das Laranjas»

O semanário «Comércio do Seixal e Sesimbra» lamenta que não tenha tido a coragem de se identificar e de apresentar os dados que comprovem a grave acusação que aqui regista sobre a propriedade do único semanário do concelho do Seixal e Sesimbra.
No entanto, deixamos o nosso email para que o faça directamente, uma vez que somos uma empresa independente e assim poderemos provar-lhe isso, a si «anónimo» e a outros que dão a cara quando fazem publicamente a mesma acusação: comerciodoseixal@gmail.com

Esta não se trata de uma acusação brejeira nem é novidade para o «Comércio do Seixal e Sesimbra». Várias têm sido as acusações políticas nesse sentido, o que prova que, em menos de um ano, o «Comércio do Seixal e Sesimbra» já conquistou um elevado lugar na sociedade destes dois concelhos, para assim ser disputado.
Estas acusações demonstram falta de coragem e receio face ao que o «Comércio do Seixal e Sesimbra» possa fazer/divulgar no concelho.

«Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação»

A equipa do «Comércio do Seixal e Sesimbra», que tem sempre as suas portas abertas para quem connosco queira colaborar ou auditar.

Anónimo disse...

Pensei que esse senhor vinha dar a cara Paulo, mas pelos vistos continua encapotado. Ele está a ficar preocupado com a audiência que este tema despertou na população, entre quinta e hoje já vão cerca de 400 visitas. Deve ser sempre o mesmo???????????????????

Anónimo disse...

Quem são os "seguidistas" a que se refere? Está-se a referir com todo o respeito aos carneiros (no sentido figurativo - animais que seguem em fila uns atras dos outros)? Quem são, de que facção?

Anónimo disse...

É uma vergonha o que o anónimo das 14:53 vem escrever. Não é essa a cartilha do comité central, nem foi esse caminho que o pastor ensinou na festa do Avante.

Paulo Edson Cunha disse...

Meus senhores,

O Sr. Sardinha apenas ficou de me enviar a sua carta (a ser publicada na íntegra e sem reservas, sob a sua total responsabilidade), depois do trabalho.

Aliás, eu próprio enquanto estou a trabalhar pouco mais posso fazer do que ir publicando, pois de outra forma não consigo trabalhar.
Responderei mais tarde, conforme é habitual.

Por fim referir que, pela primeira vez, desde que tenho o blogue,não publiquei um comentário, pois o mesmo atentava contra a dignidade profissional (com o nome referido) do visado.

Assim , ao anónimo das 15:08, se entender por conveniente, pode reformular o seu comentário, que terei todo o prazer em publicar, mas se mantiver o actual conteúdo, deve compreender que juntamente consigo, ao publicá-lo, eu estaria a incorrer em responsabilidade criminal.

Anónimo disse...

Ainda estou perplexo a ler este comentário, não quero acreditar que os Comunistas desçam tão baixo. Isto é muito grave e só pode demonstrar que estão apavorados e á deriva.

Anónimo disse...

Este tema que deveria ficar na discussão dos assuntos da AUGI dos moradores do Pinhal General, está a tomar outro rumo, está a ficar altamente envinagrado. Isto serve para reflectirmos que mexe com muitos interesses. Estou a ficar muito procupado …

Anónimo disse...

Os moradores do Pinhal do General têm o Presidente que merecem.
Tudo o que foi feito durante 10 anos contra "ventos e marés" foi da dinâmica do anterior Presidente da Associação, inclusivé a própria Sede, campo de futebol, desporto, dança, projectos de reconversão, obras de Manuel Ramos.
As Assembleias e apresetação de contas eram anuais e acaloradamente discutidas. Chegou-se ao ponto de levar o Ramos à barra do Tribunal, não tendo sido condenado porque nunca se provou que tenha cometido qualquer crime de peculato.
Volta RAMOS estás perdoado.

Anónimo disse...

Será que a montanha pare um rato?
Para quando o tão esperado comunicado de imprensa?
consulte:
www.maispoliticadatreta.org

Anónimo disse...

Para quando a carta do sardinha?

Anónimo disse...

Não dá baile, dá é um bigode ao PS.

Anónimo disse...

Senhor moderador estamos à espera do tão badalado comunicado. A expectativa é grande, pretendemos que o Sardinha nos surpreenda pela positiva.

Anónimo disse...

Dr Edson se é como diz - "Por fim referir que, pela primeira vez, desde que tenho o blogue,não publiquei um comentário, pois o mesmo atentava contra a dignidade profissional (com o nome referido) do visado", fez muito bem. Este Blog não deve servir para insultar seja quem for, nem ao meu maior inimigo, ele deve ser plataforma para denunciar "esquemas" e informar os cidadãos. Deixo aqui um desafio, porque não abrir um tema (aberto por um mês) onde os municipes pudessem sugerir ideias que visem a ocupação dos nossos velhotes durante o dia (para que não passem a vida a jogar ás cartas nas colectividades e passem a sentir-se úteis).
Um abraço
Filipe Fonseca

Anónimo disse...

Fui informado por interposta pessoa que uma facção do PS do Seixal está ou se reuniu para tentar estancar esta onda de criticas sobre os Socialistas. Ainda bem que isto aconteceu pois bem, Neve na lama, chuva na cama.

Anónimo disse...

Tenho lido os comentários deste Blog, não sei definir se estamos perante um drama, comedia, novela ou uma qualquer forma de teatro. Seja como for, apetece neste momento deixar aqui umas máximas para que todos possamos compartilhar este momento de reflexão:
Horizonte puro, com fuzis brilhando,
Terás dia brando, com calor seguro.
Relâmpagos ao norte, vento forte,
Se do sul vem, chuva também.
_________
Os sábios não dizem o que sabem,
os tolos não sabem o que dizem.
_______
Há três coisas na vida que nunca voltam atrás:
a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Anónimo disse...

Volta Manel Ramos, tens direito ao nome de uma estrada pelos serviços prestados.

Anónimo disse...

O Sardinha só pode pensar que é um "pluribus unum" (De todos, um).

Anónimo disse...

Corrupção Intemporal

Não existe república, qualquer que seja a maneira como é governada, onde haja mais de quarenta a cinquenta cidadãos que chegam a postos de comando. Ora, como é um número muito pequeno, é fácil mantê-los sob controle, seja tomando a decisão de suprimi-los, seja dando a cada um a parcela de honras e empregos que lhes convém.

Nicolo Maquiavel, in 'Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio'

Anónimo disse...

O que é que estamos a dizer quando estamos calados? A pergunta pode parecer paradoxal, mas não é. Enquanto seres humanos, estamos sempre a comunicar. Se não dizemos nada, falamos através dos gestos ou da roupa. E mesmo se desaparecermos do campo visual dos outros seres humanos, estamos a dizer aos outros que desaparecemos. E os outros perguntam: mas afinal de contas, por que é que ele desapareceu? Falar muito ou não dizer nada podem não ser coisas tão diferentes quanto isso.

Anónimo disse...

É pá. DR Cunha quero ir dormir, será que nunca mais publicam a argumentação do fulano.Será que está a escrever um compedio? ou uma glosa?

Anónimo disse...

Enquanto espero pelo livfro do Presidente vou meditando. Aproveito para comungar com os leitores:
- A política é para os políticos.
Em política chama-se traidor ao que não mudou de ideias na altura própria.
- Em política, uns são alpinistas, outros degraus.
- Quem em caça, política, guerra e amores se meter, não sairá quando quiser.

Anónimo disse...

O professor ao ensinar os verbos:
- Se és tu a cantar, dizes: "eu canto". Ora bem, se é o teu irmão que canta, como é que dizes?
- Cala a boca, Alberto.

Anónimo disse...

Os políticos são como as fraldas.
Devem ser trocados constantemente.
E sempre pelo mesmo motivo

Anónimo disse...

Deus e Satanás
No princípio, Deus criou os céus e a Terra.
E Deus disse: 'Que cresça a erva, que a erva dê semente, que dá semente cresçam árvores de frutos'.
E Deus povoou a Terra com brócolos e couves-flores e espinafres e milho e vegetais verdes de todas as espécies, de forma a que o Homem e a Mulher pudessem viver longas e saudáveis vidas.
E Satanás criou os hamburguers e a promoção de dois cheeseburguers a quinhentos escudos. E Satanás disse ao Homem: 'Queres as batatas fritas com quê?'
E o Homem disse: 'Pacote Mega e maionese' e o Homem engordou 5 quilos. E Deus criou o iogurte saudável, para que a mulher pudesse manter a sua forma esbelta de que o Homem tanto gostava.
E Satanás criou o chocolate. E a Mulher engordou cinco quilos.
E Deus disse:' Experimentem a minha salada fresca e estaladiça'.
E Satanás criou os pratos de bacalhau com natas e açorda de marisco.
E a Mulher engordou 10 quilos.
E Deus disse: 'Enviei-vos bons e saudáveis vegetais e o azeite para que os possam cozinhar'.
E Satanás inventou o óleo vegetal, a galinha frita e o peixe frito.
E o Homem ganhou dez quilos e os níveis de colesterol bateram no tecto.
E Deus criou os sapatos de corrida e o Homem perdeu aqueles quilos extra.
E Satanás criou a televisão por cabo com controlo remoto para que o Homem não tivesse de se levantar para mudar de canal. E o Homem ganhou mais vinte quilos.
E Deus disse: 'Estás a passar das marcas, demónio' e Deus criou a batata, naturalmente baixa em calorias e nutritiva.
E Satanás tirou a saudável pele, cortou em palitos o miolo e fritou-as em óleo vegetal. E com o resto do miolo criou o puré de batata com natas.
E o Homem agarrou no controlo remoto, nas batatas fritas, no puré e noutros pratos e foi ver televisão, carregando-se de colesterol. E Satanás disse: 'Isto está bom.'
E o Homem teve um ataque cardíaco.
E Deus criou a intervenção cirúrgica cardíaca.
E Satanás criou a AUGI DO PINHAL DO GENERAL...

Anónimo disse...

Estou farto de esperar, ele deve estar a escrever mais do que um volume. Vou dormir, mas deixo aqui uma última anedota para passar o tempo:
Na proxima reunião da AUGI, virá o presidente discursar:
- Queridos comproprietárias e comproprietários, durante todo o meu mandato, coloquei a minha honestidade acima de qualquer interesse político. Vocês podem ter a certeza que neste bolso - e vai bater no bolso do fato com uma das mãos - nunca entrou dinheiro dos comproprietários.
Neste instante alguém gritará:
- Fato novo, hein?

Anónimo disse...

Se os moradores do Pinhal General querem tanto eleições então aconselho o presidente a efectuá-las à moda Angolana e fica com 80% dos votos, uma maioria qualificada, suficiente para aprovar tudo. Assim fica legitimado.

Anónimo disse...

Os politicos responsáveis devem aproveitar este descontentamento para agir e lembrem-se que há três coisas na vida que nunca voltam atrás:
a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Anónimo disse...

Edson já se sabe para quando o comunicado do sardinha?
responda sff

Paulo Edson Cunha disse...

Boa noite, compreendo que face à expectativa criada haja alguma frustação sobre o texto do Sardinha, no entanto, de momento não sei quando ele me vai enviar o texto. Ficou de o fazer à noite, mas teremos de ser justos e perceber que responder a tantas questões, de forma objectiva, sucinta e clarificadora, não deve ser fácil.

Da minha parte aguardo ansiosamente. Da vossa, se dizem que estão há anos à espera, então imagino que não sejam umas horas, ou um dia, a alterar as coisas.

Posso apenas garantir-vos que falei com ele quando terminou o seu dia de trabalho e reafirmou a sua vontade em responder, via blogue, a todos os ataques de que tem sido alvo.

Foi-lhe reafirmado que a sua carta seria integralmente publicada, fosse qual fosse o seu conteúdo, responsabilizando-o inteiramente pelo mesmo.

Paulo Edson Cunha disse...

Aproveitando este impasse e a extraordinária adesão que este tema tem tido, passo a transcrever uma carta, totalmente alheia a este assunto, mas que a todos deve interessar.
Conforme devem estar recordados, em tempos associei-me a uma campanha para ajudar a Beatriz (Beatriz, 7 anos, inteligente, alegre, simpática, bonita, curiosa, atenta, corajosa, vencedora e acima de tudo lutadora.
Desde os seus 2 anos de idade que Beatriz vive numa luta constante contra as sequelas de uma doença chamada meningoencefalomielite aguda disseminada, que traduzindo é uma das muitas variantes da meningite. Há 5 anos travou a sua primeira batalha, entrou em coma, lutou pela vida e...ganhou.)
(ttp://pauloedsonc.blogspot.com/2008/07/vamos-ajudar-beatriz.html), pode ser visto neste blogue, no dia 28 de julho deste ano.
Pois bem, agora pediram-me para publicar isto, o que faço com todo o prazer:

"vamos ajudar a Beatriz Portela a realizar o seu sonho, falta pouco muito pouco para que este se torne realidade.

Torne-se parte deste sonho porque "um sonho sonhado sozinho permanece apenas um sonho, um sonho sonhado junto pode tornar-se realidade"
Junte-se a nós em mais um evento que acontece este sábado na Quinta do Conde (CARTAZ EM ANEXO) e que tem início ás 09:00 com um passeio BTT com saida do Clube desportivo e cultural Conde 2 organizado pelo núcleo de BTT da Quinta do Conde. (Inscrições abertas no local a partir das 07:30)

A partir das 14:00 terá inicio no recinto do Clube desportivo e cultural Conde 2 espectáculo desportivo e musical com actuações de inúmeros artistas nacionais e locais.

Apresentadores: João Lamosa e Tomás Santos (actores da série morangos com açucar), o locutor de rádio Carlos Costa, Eloisa Silva, jornalista e locutora da radio sesimbra fm.

No palco vamos puder ver e ouvir,Non Stop , Melão,Jéssica, Pedro Madeira(o jovem que ganhou o festival da canção júnior), Axel, Zimbro, Alexandre Boris, Júlio Cesar, José Angelo e o Grupo Coral Ecos,grupo de dança "fantastico", escola de dança Impacto,Desert Roses ( dança do ventre) grupo de dança da AAPG, Danças Latinas, demonstrações de artes marciais, body combat e aerokickboxing.
o Hip Hop estrá a cargo dos So One e The Scum e o mgboos.
Teremos ainda a presença de:
David Mesquita (pulga ,morangos com açucar), António Camelier (gonçalo ,morangos com açucar) e outras surpresas dos morangos com açucar.
E como não podia deixar de ser teremos os comes e bebes, a bela da bifana e dos enchidos etc.
Vários sorteios e muitas surpresas.

O preço dos bilhetes para este dia é de 5 euros (crianças até aos 10 anos não pagam quando acompanhados por um adulto).
Venha passar este sábado com a Beatriz.
Nós estamos a ajudar e você???????????"

Anónimo disse...

Ena isto está-se a compôr. Agora temos intelectuais e poetas. Afinal sempre se apreende alguma coisa. Parabéns a esses comentaristas.

Anónimo disse...

Depois destes dias de ler comentários deu para perceber que aqui anda a mao organizada da CDU para desestabilizar a associação do Pinhal do General para depois serem eles a tomar as redeas da associação. Esta táctica já é bem conhecida vinda dos comunistas. Não olham a meios para atingir os fins. É assim que fazem com tudo que ainda não é controlado por eles primeiro envenenam e depois apoderam-se e no final fazem menos do que aqueles que lá estavam mas depois já não se houve queixa nenhuma até porque eles depois não as admitem. Uma associação que tem elementos do PS com tanto frenezim à sua volta parece-me coisa de PCP.

Anónimo disse...

Alguém já ouviu reclamar contra a associação dos redondos? porque será? não deve ser por respeitarem muito os associados.

Anónimo disse...

Nos Redondos, assim como noutras Associações, os seus dirigentes, tal como nos mais altos cargos públicos,deviam declarar o que tinham à entrada e depois à saída.
Assim ninguém atirava suspeitas para cima de ninguém.
Nos casos em que as suspeitas deixariam de ser susupeitas, passariam a crime e aí a justiça actuaria.
Seria conveniente ainda que não fôssem só os dirigentes como também os seus familiares mais próximos pois estou-me a lembrar do Social-democrata Isaltino Morais que na Suíssa, em nome do sobrinho,tinha uma elevada quantia depositada.
Porque é que a funcionária da secretaria da Associação dos Redondos saíu, os negócios de imobiliária que ela tinha, seria também importante que se conhecesse as razões e as questões de ética que se levantam numa situação em que a transparência é fundamental para as instituições poderem funcionar acima de qualquer suspeita.

Anónimo disse...

Caro Edson esperamos tanto tempo para isto. Nós não queremos PALHA. Ninguem trabalha de Borla, nem os Burros. O Sardinha é Chefe de Serviços na CGD, só por esse facto deve saber interpretar as necessidas dos seus subordinados. Deve saber ser receptor e emissor.Como solicitador também deve saber o que solicitar e aqui estamos simplesmente a solicitar-lhe a marcação de uma Assemblei, coisa que não faz há mais de 6 anos.
Será que temos de solicitar á Senhora Paula Rego ou outro pintor para lhe desenhar aquilo que legitimamente temos DIREITO.
ELEIÇÕES.
Senhor Sardinha, se pensa que são então digo-lhe, pode ter a certeza que nem todos os interessados do Pinhal General são MENTECAPTOS.

Anónimo disse...

Tópico interessante neste blog, postagens assim emotivam a quem visitar aqui !!!
Realiza muito mais deste sítio, a todos os teus cybernautas.

Anónimo disse...

información impresionante, muchas gracias al escritor artículo. Es comprensible para mí ahora, la eficacia y la importancia es alucinante. Gracias de nuevo y buena suerte!

Anónimo disse...

hola, Chicos, Es onerosa para encontrar gente educada sobre este tema, sin embargo, suena como te das cuenta de lo que estás hablando! Gracias