quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Estudo de risco sísmico e de incêndio nos núcleos urbanos antigos - Comente para o "Comércio..."

O que aconteceria se houvesse um sismo de grande magnitude no Seixal? 

Quais os edificios que seriam mais afectados?



Existiria perigo de derrocada? 



Quais as medidas que podem ser tomadas de modo a prevenir e minorar os efeitos dum sismo?

Estas e muitas outras questões irão ser alvo dum estudo de uma equipa de investigadores do departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro, a pedido do Pelouro da Protecção Civil da CMS.

Este estudo tem duas vertentes: A avaliação de vulnerabilidade e risco sísmico do edificados dos centros urbanos antigos do Município do Seixal e a avaliação de vulnerabilidade à deflagração e propagação de incêndios nesses mesmos centros urbanos.

Assim os 4 núcleos urbanos antigos (Seixal, Arrental, Amora e Paio Pires)  serão alvo de inspecções por parte dos investigadores. Seixal será o primeiro núcleo urbano a ser estudado, já a partir de dia 15 de Fevereiro. Desde já apelo a colaboração dos proprietários dos edifícios que irão ser inspeccionados. 

Eu acredito que estas iniciativas são fundamentais de modo a diminuir e evitar danos patrimoniais e não patrimoniais em caso de uma catástrofe ou acidente grave. As verbas despendidas com este projecto terão como resultado uma resposta mais célere e adequada por parte dos nossos meios de socorro.

Neste aspecto queremos marcar uma diferença em relação ao resto do país onde não existe uma cultura de gestão do risco, nem programas de mitigação dos mesmos. No final deste estudo iremos poder contar com um documento estratégico com a apresentação de resultados e na definição de linhas orientadoras na salvaguarda do nosso património.  

E não só! Há que não esquecer que esta iniciativa é igualmente determinante na sensibilização e informação dos munícipes.

Assim o Pelouro da Protecção Civil irá usar todos os meios ao seu alcance de modo a divulgar este projecto ao longo dos próximos meses. e solicita, desde já a colaboração de todos vós na sua execução, iniciando essa ajuda colaborando na facilitação a proporcionar aos técnicos que visitem as vossas casas.

Não esqueça: Já na próxima semana o estudo inicia-se no núcleo histórico do Seixal. Colabore

Comente para o "Comércio do Seixal e Sesimbra"


Por um Seixal mais Seguro         

13 comentários:

Luisa disse...

Exmo. Sr. Vereador,
Desde já quero felicita-lo pelo seu blog e pelos excelentes debates que nos tem proporcionado, alguns dos quais que pessoas de pouco carácter tendem a menosprezar, mas que certamente qualquer pessoa de bom senso não “vai em cantigas”.
Em relação a este ultimo artigo congratulamo-nos de ter o SENHOR como nosso vereador que tem vindo e irá continuar, seguramente, a desenvolver um extraordinário trabalho como até então demonstrado.

Sofia disse...

Os sismos são fenómenos geológicos recorrentes e praticamente imprevisíveis. Não é possível prever as datas em que ocorrerão novos sismos potencialmente destrutivos mas é possível estimar a probabilidade de uma dada zona ser atingida por sismos de determinadas características num determinado período de tempo. A característica de recorrência, cientificamente comprovada, implica que zonas como Lisboa e Vale do Tejo que já foram atingidas por sismos de forte potencial destrutivo no passado, voltarão com certeza a sê-lo no futuro. No entanto é possível evitar grandes tragédias, como a de 1755, estudando os efeitos dos sismos na superfície terrestre e aplicando medidas preventivas para reduzir as suas consequências, pois existe o conhecimento técnico necessário. Esta sua extraordinária iniciativa, Sr. Vereador Paulo Cunha, bem como as verbas despendidas com este projecto, a meu ver, serão uma mais valia para a população seixalense, podendo desta forma estar mais informada e preparada para as improváveis consequências destas deformações naturais. É deveras importante que todos ajudem e colaborem.
Continue o seu magnifico trabalho.

Anónimo disse...

Sr. Vereador quero cumprimentálo por esta iniciativa,cumprimentos extensivos a toda a sua equipa.
Habitualmente fala-se mal dos políticos e apenas se põe em causa o seu ordenado e mordomias mas é justo reflectirmos sobre iniciativas deste tipo, e doutras, que fazem toda a diferença para a qualidade de vida das populações

Inês disse...

Acho uma iniciativa de primordial importância.
Não tenho duvidas que vai realizar um excelente trabalho no pelouro que assumiu. A Câmara ficou a ganhar com a sua eleição e obviamente quem ganha é a população.

Paulo Edson Cunha disse...

Hugo

Infelizmente não posso publicar o seu comentário.

São meras suspeitas não concretizadas. Se tem a certeza do que diz aconselho-o a fazer uma participação.

Naturalmente que não pode contar comigo para alimentar este clima de suspeição.

Cumprimentos

Unknown disse...

Paulo.
Este blogue mais parece uma vénia ao PCP.
Ponha os olhos no Jornal SOL.
O que diz sobre o assunto.
No que diz respeito á minha exposição, agora que é verador baixa a cabeça ao Stalinismo do Monteiro.
Quem o viu e quem o vê.
O Paulo deveria de ter vergonha, agora já parece os meus camaradas do partido que atraiçoam tudo e todos e esmagam que aparecer pela frete á troca de TACHOS.
O Paulo deixo de conseguir fechar a Tampa da masa encefálica.
Eis o Stalinosmo no seu auge.
aqui a uns tempos certamente que alterará o seu nome para qualquer coisa como Paulo Estanilau Faisal Cunha ou Paulo Maostalinisti Cunha.
Já vi a coisa mais longe.

Paulo Edson Cunha disse...

Caro Hugo

É livre de pensar o que quiser, no entanto, se me conhecesse minimamente, ou apenas se acompanhasse o meu percurso, saberia que eu jamais lançaria suspeitas fosse contra quem fosse (pelo menos se me apercebesse das mesmas) de forma inconsequente.

E já não falo do aspecto legal, pois há também o institucional.

Um bom fim-de-semana para si e se gosta de oposição a este executivo então é sinal de que estamos do mesmo lado da barricada, com uma única diferença: Eu não falo mal por falar.

Unknown disse...

Paulo.
Já percebi tudo e se tinha alguma duvida o senhor acaba de a dissipar.
Tenha um bom percurso e de preferência rápido.
Os tachos estão a ficar pequenos e se não vai a tempo, qualquer dia come os oços.
Pelo sim e pelo não continuo a ser fiel ao meu amigo Samuel, sempre tem mais ética.

Leal Neto disse...

Pois é sr. dr. Paulo,

Afinal o que interessa é ser "oposição" ao executivo.

O resto, o resto, são "estilos" não é?

Da parte do sr. dr. lic. HSerejo, agora "Hugo", a quem a atitude, foi engolida pelo sapo, e a braços com a alcateia de "traidores" dentro do seu PS, como ele refere, já se espera tudo, mas do sr. também dr. que apregoa aos ventos a sinceridade e lisura no trato é isto que deveremos esperar? Tão novinho e já tão preconceituoso? Executivo comunista tem que gerar obrigatoriamente oposição e justificar a "comunhão" de interesses apenas diferenciado pelos "estilos"?

A sua convivência, no executivo camarário, não deu ainda para perceber que nem sempre os fins justificam os meios e que as pessoas, seus semelhantes, com quem partilha o poder autárquico desenvolvem como o sr. dr. as suas responsabilidades com bem sabem, empenhando-se nelas?

Pois bem, em jeito de remate para terminar, apesar do sr. dr. se sentir no "altar", é claro e óbvio que continua a ser o mesmo pedinte de sempre.

Um conselho, seja sério, coloque os interesses dos cidadãos em primeiro lugar. Mude de atitude e sentir-se-á melhor consigo e com muitos mais para além daqueles que o rodeiam.

Tem inteligência para isso. E coragem, será que a tem?

Paulo Edson Cunha disse...

Caríssimos Hugo e Leal Neto,

os vossos comentários, apesar de claramente "grosseiros" apenas me lisonjearam, pois, enquanto um me acusa de estar "feito com os comunistas" o outro acusa de estar a fazer oposição apenas por ser contra a CDU. Entendam-se meus senhores.

Ou por acaso não repararam que sigo à risca o meu programa e apoio a CDU no que sempre apoiei (para além da lealdade institucional, claro) e que critico naquilo que sempre tenho criticado. Não, não critico por ser a CDU, critico porque na minha opinião a CDU fez e faz mal essas coisas. Essas críticas reflectem-se nas votações nas Reuniões de Câmara e em algumas posições públicas que tenho tomado.

Quanto aos "tachos", "tachinhos" e "panelões" meus caros, já estou bem servido há muitos anos com um curso superior que bem me custou a tirar, com um escritório que mantenho há mais de 15 anos e com uma média de cerca de 15 horas de trabalho diário, portanto posso bem ficar sem os "oços" (versão actualizada no vocabulário do Sr. Hugo para "ossos") que V. Exas. tão preocupadamente me querem dar.

Nota: como habitualmente não vou alimentar o diálogo, portanto o diálogo sobre isto termina aqui da minha parte.

Leal Neto disse...

Não quer alimentar o diálogo, mas quem disse "...e se gosta de oposição a este executivo então é sinal de que estamos do mesmo lado da barricada ..." foi o sr. dr. Paulo Edson Cunha.

Por isso, e mais uma vez, o conselho: "seja sério, coloque os interesses dos cidadãos em primeiro lugar. Mude de atitude e sentir-se-á melhor consigo e com muitos mais para além daqueles que o rodeiam.

Tem inteligência para isso. E coragem, será que a tem?"

J.S. Teixeira disse...

O PS Seixal começa a sofrer do "Síndrome Granadeiro". Conheça mais acerca desta nova doença no artigo da Visão.

Tenho dito.

Conde Distrikt disse...

Olá Pailinho.
Como é Carnaval publica lá esta nota para nos rirmos.

Um sujeito conhece uma loira numa noitada e leva-a para o motel.

Já instalados no apartamento, ele tira a camisa,
deixa o seu bíceps à mostra e diz:

- Isto são 80 kg de dinamite!

Mostra o abdômen e diz:

- 100 kg de dinamite!

Depois tira a bermuda, mostra as coxas e diz:

- 120 kg de dinamite!

Enfim, ele tira a cueca sunga-calção e a mulher sai dá a
correr pelos corredores do motel, gritando :

- Evacuem o motel!!! ...
O meu quarto está cheio
de explosivos e o pavio é curto !!!

Estás a ver não tem nada contra o PCP a não ser uma eventual comparação do rastilho com o fisico dos seus quadros...