quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Obrigado Rui B. Pereira

É preciso uma enorme coragem para fazer o que o meu amigo Rui Belchior Pereira aqui faz. Ele não precisa. É um advogado bem sucedido, tem a sua vida pessoal e sentimental resolvida. Tem a sua carreira política encaminhada. Outro no lugar dele ficava sossegadinho e fazia-me o que outros fizeram - mandava-me um e-mail ou um telefonema a manifestarem o seu agradecimento pelo meu contributo. Ele achou que era pouco.

Devo dizer que o Rui é, da sua geração a mais promissora figura do universo social-democrata no Seixal.

É verdade que foi pela minha mão que entrou na Comissão Política há apenas dois anos, mas todo o trabalho que desenvolveu, valeu-lhe ser actualmente vice-presidente da Comissão Política da Secção do PSD/Seixal, sendo unanimemente considerado um activo actual para o nosso partido.

Antes que as mentes deturpadas, invejosas e mal-intencionadas congeminem explicações, devo acrescentar que o Rui não me deve nada, é meu colega de profissão mas não tem qualquer vínculo comigo, não tem qualquer ligação à Câmara Municipal e, inclusive, esperou que a questão do adjunto estivesse resolvida para poder apresentar este texto, para não ser mal interpretado.

Digo igualmente que na Secção nada tenho para lhe oferecer actualmente, já que ele é Vice-Presidente e eu apenas um militante de base e na Distrital ou Nacional também não o posso ajudar, portanto, se eu já estava certo de que não havia nenhuma segunda intenção, para além de uma prova de amizade e bonita demonstração de gratidão (exagerada) com estas pelavras pretendo afastar essa dúvida: O Rui nada quer pelo simples facto de que eu nada tenho para oferecer para além da amizade.

O Rui apenas me justificou esta homenagem com um facto : "vi a linda homenagem que fizeste ao teu malogrado  amigo Carlos e entendi que as homenagens fazem-se em vida".  É o que o Rui faz aqui.

Por fim, explicar que apenas publico este texto, porque seria uma profunda prova de ingratidão, não o fazer, mesmo antevendo as críticas e aproveitamentos que os meus "amigos do costume" vão fazer deste texto.

Aqui vai o texto:

Homenagem a Paulo Edson







Paulo Edson Cunha, deixará de ser no dia de hoje, o Presidente da Comissão Política do PSD Seixal.



Ao contrário do que alguns se apressaram a afirmar, sai por sua vontade e pela mesma porta onde entrou.



É pois, a hora certa para balanços, retrospectivas, e novas estratégias para futuras acções políticas, exercícios que certamente não deixarão de ser feitos, pelos “politólogos” locais.



Mas, é também a hora de homenagear o meu companheiro e querido amigo Paulo Edson.



Foi pela mão dele, que me tornei dirigente do Partido, na altura, aceitei honrado, mas só hoje sei e há distância deste tempo, que estava perante uma pessoa com uma extraordinária firmeza e nobreza de carácter, entre outras qualidades raras nas pessoas, nos dias que hoje vivemos.



Com Paulo Edson, aprendi que afinal há pessoas, capazes de ter a elevação, honestidade e frontalidade, de falar sempre na cara e na presença das pessoas, sem nunca levar ou mandar levar recados, de ninguém e para ninguém.



Nunca conheci ninguém mais correcto, probo, e sério, sempre com o cuidado de contar tudo, de passar toda a informação a quem a devesse receber, por mail, por sms, e por todos os meios possíveis e só com uma preocupação, uma cautela impressionante, para não cair em “argoladas”, cuidados ainda maiores, para não entrar em esquemas, expedientes ou “cambalachos”, sempre correcto.



Paulo Edson é indiscutivelmente um grande ser humano, com uma dimensão moral rara e com um leque de princípios e valores inigualáveis.



Paulo Edson, é além de tudo um trabalhador incansável, e dotado de um optimismo inabalável, é alguém, para quem as pessoas estão acima de tudo, e faz de tudo para prestar auxílio seja a quem for, do mais importante ao mais humilde, a sua vida é um autêntico e alucinante corrupio, pensei muitas vezes em reflexão, como é possível, trabalhar tanto??.



Fiquei e fico muitas vezes triste com os comentários de que é alvo, quando injustamente é acusado de querer protagonismo, de querer fama, de querer aparecer, admito até, que possa passar essa ilusão em face da avalanche de aparições nos mais variados órgãos de comunicação social.



Mas em boa verdade, eu que, muitas vezes o acompanhei, depressa reparei e aprendi, que é uma questão de carisma, de um comportamento com dinâmicas positivas que ele próprio cria em seu redor, sim, é verdade, que conhece muita gente famosa, mas também é verdade, que presta a mesma atenção ao Eusébio, ao Luisão, ao Nuno Gomes e à senhora que vende cautelas, ou ao Sr. que vende melões na rua do seu escritório, quantas vezes trata de assuntos de forma completamente gratuita, só com a satisfação de ajudar e a alegria das pessoas como forma de pagamento.



Muitas vezes, estupefacto, questionei-o porque razão reagia sempre com tanta benevolência e compreensão aos ataques, traições, boicotes e ofensas cruéis de que foi, e é vitima quase diariamente,.. incrível, a forma como ele próprio explica as alegadas razões dos ataques, procurando entender e perdoar as razões dos agressores. A certa altura cheguei mesmo a dizer-lhe que, deveria ficar conhecido no futuro como, Paulo Edson “o Benevolente”, pela capacidade de desculpar quem o atinge das formas mais ardilosas e incompreensíveis.



Eu testemunhei na primeira pessoa, e de muito perto as tormentas que foi obrigado a ultrapassar na altura das eleições autárquicas, firme e corajoso, enfrentou e aguentou de tudo. Acho pois, por isso desnecessários, infelizes e injustos os comentários que referem a questão da vereação e do salário que aufere, embora não veja, nem tenha visto, preocupações idênticas com outros, que são e já foram vereadores, até parece que, foi o primeiro a aceitar o cargo e o primeiro a ganhar para o desempenhar.



Quanto a mim que sou seu amigo, fico orgulhoso, porque sei que trabalhará ainda mais para cumprir com zelo e diligência todos os seus compromissos, sei que está no cargo pelas pessoas que o elegeram e nele confiaram.



Sei também, que se levantará muitos dias às 06.30h e deitará muitas vezes às 04.00h durante estes quatro anos, mas estou certo que, não defraudará os seus eleitores e os munícipes em geral, e estou ainda mais certo, que os seus filhos levarão todos os dias a merenda e o almoço, que o próprio Paulo Edson preparará, com o mesmo cuidado, que tomará as decisões no âmbito do seu pelouro, ou no exercício da sua profissão.



Por fim, e em jeito de despedida, afirmar a minha grandíssima honra e imenso orgulho em ter trabalhado com Paulo Edson, que é hoje para mim uma referência nos valores e na capacidade de trabalho.



È enfim um momento paradoxal da minha vida, estou triste pelo fim da sua liderança, e deste período em que trabalhámos juntos, mas feliz, por ter no Paulo Edson um amigo para toda a vida, BOA SORTE COMPANHEIRO, andaremos por aí.







Rui Belchior Pereira



CPS - PSD Seixal



Advogado

5 comentários:

Clara disse...

Paulo,

O que o Rui aqui diz, mais não é do que a verdade sobre a pessoa que sei que és!
O teu amigo demonstra aqui que também ele é uma pessoa de elevada formação moral, qualidade infelizmente rara.

O Seixal precisa de pessoas como vós.

Aos dois desejo as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Clara

Anónimo disse...

Resta-nos tentar perceber se o Sr. Rui Belchior, não quer ver o óbvio ou se é igual a si. Não será necessário muito esforço mental, até porque nenhuma das hipóteses faz de vocês boas pessoas.

Exibicionistas!

Anónimo disse...

Que enternecedor!

Com mais um paragrafo seria de levar às lágrimas.

Srs. deixem de ser ridículos.

Tirando a dra. Clara que se "vai" do "Seixal que precisa de pessoas como vós", será que alguém vos leva a sério?

Que tristeza de políticos lamechas em tempos de crise. Se não fossem quem são, ninguém, até julgaria que estão a tentar desviar as atenções de algum assunto mais importante. Credo!

António disse...

Parábola do pirilampo
Conta-se que certa vez uma cobra começou a perseguir um pirilampo.
Ele, coitado, fugia com medo da predadora, mas a cobra não desistia.
Um dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:
- Posso fazer-te três perguntas?
- Podes. Não costumo abrir precedentes, mas já que te vou comer, podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te algum mal?
- Não.
- Então porque é que me queres comer?
- Porque não suporto ver-te brilhar!...

É assim Paulo, como não conseguem tolerar o seu brilho, atacam tentando apagar, mas..., não conseguem!

Daniel disse...

ahah o Rui Belchior é meu professor xD