quarta-feira, setembro 16, 2009

Hoje no Correio da Manhã


Pois é, devo esclarecer que sou promotor jurídico desta fundação e a Filipa Castro é madrinha da mesma  e, por esse motivo, estivémos juntos no Estádio de Alvalade no passado domingo conforme documenta a notícia.
Em momento algum se misturou a política local e/ou nacional no evento, pelo que se compreende o texto associado à imagem, no entanto, não foi na qualidade de candidato à Presidência da Câmara Municipal do Seixal que eu fui convidado, nem a Filipa, na sua qualidade de mandatária da juventude pelo PS.
Esclarecido este ponto, que julgo pertinente, de seguida deixo-vos com uma apresentação da Fundação:


APRESENTAÇÃO
A Fundação da Criança, é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que tem, como princípio base, o apoio a crianças nas áreas de educação ambiental, lúdico-pedagógica, humanitária, social, cívica e cultural. Definimos como prioridade envolver a comunidade, as famílias, idosos e a população desfavorecida, através de actividades educativas, pedagógicas, sociais, culturais, ambientais e lúdicas, tendo sempre em vista a promoção social de menores carenciados tanto ao nível físico como psicológico e económico.
Da semente que plantámos, em 1993, colhemos hoje frutos dos quais já muitas crianças se alimentaram. Destes, salientamos a aprendizagem e o apoio através de várias acções, nomeadamente as de carácter:
- Educação Ambiental
• Acção “O Ambiente é vida, vamos viver!”;
•”Planeta Azul” “Ama o Planeta, ele é teu”.
• Acções de limpeza em diversas praias da costa portuguesa
• Feiras de Educação Ambiental
- Social/ Educativa
• Projecto Internacional “Pinturas Unidas, Amizade sem Fronteiras” – tendo como princípios base a Solidariedade, a Tolerância, a Abolição da Xenofobia, o Racismo e a Violência.
• Programa África “Juntos vamos brincar e aprender” – São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Guiné.
• Acções de Educação Alimentar em bairros degradados
• Comemorações anuais de Natal
• Distribuição de vestuário, calçado e produtos alimentares
• Acções de educação sanitária
• Comemoração anual do Dia Mundial da Criança
• Organização de visitas pedagógicas com grupos de crianças
• ATL em Campolide, para crianças carenciadas da zona
• Coordenação de projectos educativos/sociais da Junta de Freguesia de Campolide.
Congratulamo-nos com o sucesso destas e de outras iniciativas, que abrangeram mais de 800 mil crianças em todo o país e muitas mais espalhadas pelo Planeta.
Agora propomo-nos a um novo desafio, reunir algumas destas acções num só local. Um projecto embrionário da Fundação da Criança que consiste na abertura de um espaço, destinado a acolher e apoiar as crianças e respectivas famílias do Bairro da Liberdade, em Campolide (Lisboa) onde temos a nossa sede.
A nossa presença faz-se também em África:
Em Cabo Verde na Ilha do Sal estamos presentes desde 2004 com a inauguração do primeiro núcleo de apoio de intervenção local – fora de Portugal e da Europa – proporcionando assim às crianças daquele país um novo espaço para brincar e aprender. Esta iniciativa teve como principais objectivos, a expansão do projecto ambiental “Planeta Azul” e acções nas áreas de intervenção social, educação para a cidadania e o programa “Bem Ser, Bem Estar, Bem Parecer”, havendo a perspectiva de alargamento das mesmas para as outras ilhas deste arquipélago africano. Em conjunto com uma equipa de formadores e técnicos da Fundação, um grupo restrito de figuras públicas que apadrinham esta iniciativa acompanharam os workshops que incidiram em determinadas áreas do desenvolvimento infanto-juvenil.
Ao longo do ano de 2004 a Fundação da Criança realizou acções de sensibilização e formação com as escolas, professores e comunidade em geral, e ainda duas campanhas de solidariedade dirigidas a este novo núcleo, respectivamente a angariação de material didáctico para a abertura do ano lectivo em Setembro (Kits escolares para 2700 crianças), e angariação de brinquedos, vestuário e alimentos para o Natal. Ambas as iniciativas revelaram-se verdadeiros sucessos.
Propusemo-nos em Julho de 2005 a um novo desafio, almejando obter o sucesso anterior: abrir quatro Bibliotecas/Ludotecas na Ilha do Sal em Cabo Verde, proporcionando assim a continuidade da política de alargamento e expansão da obra que a Fundação da Criança tem vindo a realizar. As Bibliotecas/Ludotecas escolares são parte integrante do processo educativo e crucial ao desenvolvimento da literacia, bem como das competências de informação, do ensino-aprendizagem e da cultura. Pretendemos assim promover o crescimento e o desenvolvimento de forma rápida e eficiente, junto da comunidade escolar e fora dela, em prol de uma sociedade culturalmente mais forte, dinâmica e empreendedora.
Deste modo, desenvolvemos uma campanha com o valioso apoio, disponibilidade e colaboração da nossa sociedade civil na angariação de material lúdico, didáctico, pedagógico e informático.
- Cabo Verde – Ilha de S. Vicente
A 16 de Novembro de 2005, foi assinado protocolo com a Câmara Municipal de S. Vicente com objectivos muito semelhantes à Ilha do Sal, desta feita surgiu uma parceria com a Universidade Lusófona que está a acrescer nesta Ilha, que terá um papel muito crucial juntamente com a Fundação da Criança na implementação dos programas.
- S. Tomé e Príncipe
Acatando a política de ampliação e efusão do ardil que a Fundação da Criança tem vindo a realizar, em Dezembro de 2005 edificou-se uma fusão entre a Fundação Myriam Blanchy de Menezes e a Fundação da Criança que deu lugar à nova Fundação da Criança e da Juventude. Tendo como propósito o desenvolvimento de programas de intercâmbio e desenvolvimento cultural, educacional, cientifico, tecnológico, saúde, económico, social e defesa dos direitos humanos e cidadania.
Iniciamos os nossos feitos com um pequeno gesto humanitário para que as crianças possam continuar a sonhar; começamos com acções de distribuição de brinquedos em diversas escolas e comunidade, festas em D. Augusta e Yo Grande e cessamos as comemorações Natalícias com uma inesquecível festa de Natal.
O Teatro Arando desenvolveu um projecto de formação de teatro, em conjunto com a Fundação da Criança e Juventude, em São Tomé e Príncipe, do qual nasceu um livro “O Pássaro da Primavera”, texto de Pedro Saraiva e Ilustração de Roberto Chichorro, editado pela Campo de Letras, cujas vendas revertem a favor da Fundação. O sucesso deste trabalho desenvolvido em parceria foi tal que o Instituto Camões vai voltar a apoiar esta iniciativa durante o decorrer deste ano e apoiar a Bienal Internacional de Teatro.
Planeta Azul
Durante três anos e meio, entre 1999 e 2002, Portugal acolheu a exposição Planeta Azul, um projecto concebido pela Fundação da Criança.
A boa aceitação do público face a esta exposição, a vontade de levar este projecto a um maior leque de pessoas e a necessidade de actualizar os temas abordados contribuíram para a candidatura do novo PLANETA AZUL ao programa comunitário Interreg III B – Espaço Atlântico. O chefe de Fila do projecto foi a Fundação da Criança, sendo os principais parceiros: Agrobio, AquaTT (Irlanda), M.S.A. (França) e Quinta Formosa. O projecto teve também o aval de 58 apoiantes.
Breve Descritivo
O PLANETA AZUL foi um projecto inovador pela abordagem transversal e pluridisciplinar que propôs nas áreas da preservação da natureza, do meio ambiente e da prevenção de acidentes. O seu objectivo prendeu-se com a transmissão às crianças de comportamentos correctos subjacentes às noções de “Risco” e “Segurança” a título pessoal, como forma de evitar acidentes e, num contexto mais alargado e amplo de “Saúde” e “Educação para a Cidadania”, visando o desenvolvimento sustentável, fundamentos de “Defesa” e “Preservação” do Ambiente em geral e da Natureza em particular.
O projecto foi apresentado sob forma de uma exposição itinerante que, entre 2005 e 2006, percorreu 15 cidades portuguesas, marcando também presença no estrangeiro, em 2 cidades na Irlanda e 6 em França.
O projecto teve a duração de quatro anos. Teve início em Setembro de 2003 e terminou oficialmente em Julho de 2006.
O seu evento final foi o Seminário Planeta Azul – Educação Ambiental e Cidadania, em Dezembro de 2006, onde se pretendeu reunir, em Portugal, parceiros, professores e técnicos autarcas que participaram neste projecto com o objectivo de discutir e apresentar soluções práticas que pretenderam dar resposta às dificuldades de implementação e execução de programas de educação ambiental no país, assim como dar a conhecer os temas de maior preocupação na actualidade.
As semanas de actividades propostas no projecto, realizadas nos anos 2004, 2005 e 2006, contribuíram também, de um modo lúdico/ pedagógico, para o desenvolvimento das boas práticas na área de ambiente e segurança, assim como para um conhecimento mais profundo do meio que nos rodeia. As entidades, autarquias e escolas ficarão, assim, munidas de conteúdos pedagógicos/ educativos a fim de darem continuidade ao programa nos anos que se seguem.

6 comentários:

Anónimo disse...

A foto nem precisa de grandes comentários.
É o que acontece quando se não se dá valor às mulheres que se tem nos próprios partidos políticos. Ao tomar conhecimento da escolha para mandatária da campanha PS Seixal, questionei-me de imediato relativamente á suposta amizade longínqua do envolvidos, o que me pareceu apenas estratégia politica. Em segundo, e conhecendo algumas das candidatas das listas do Seixal, ainda mais me interroguei sobre se de facto seria necessário alguém de fora, para se conseguir bom trabalho. Claro está, que apesar de eu saber quais as respostas, hoje elas vêm a público para quem quer ver.
Constata-se que a “amizade”, teve o seu preço, e que embora ofuscadas e manipuladas pelos homens do Partido Socialista do Seixal, as verdadeiras mulheres que veste a camisola do partido, continuam a acreditar nele, a fazer o trabalho para e como a população e sem perderem a beleza natural e não fabricada, com que embelezam as páginas de jornais da zona. Samuel, para além de não ter sido uma boa escolha, gostaríamos de saber como uma amizade de tantos anos, te permite saber apenas pelos jornais onde anda a tua amiga e mandatária Filipa, depois questiono-me se de facto irás fazer as visitas e outras iniciativas com a Sra. Severo, embora todos a conheçam por Ex-Beto, que tanto divulgaste em meia página de um jornal local, a semana passada. A mim , não me parece, e mais não digo….

Anónimo disse...

Será que as pessoas nunca vão conseguir destinguir o Trigo do Joio, dá-me essa sensação que este nosso amigo tem um certo ciúme de não ter estado presente em algo que a todos nos deve levantar a moral AS CRIANÇAS.

Anónimo disse...

Carolina Patrocínio
Mandatária para a Juventude do PS é o máximo (em gaffes, claro).
Agora disse que votou sempre PS.
Esqueceu-se de que tem apenas 22 anos e que não poderia ter votado com 17.
Mas que bem que está representada a Juventude côr-de-rosa!

E.R. disse...

É incrivel como é que quem tanto mal aqui escreveu acerca da escolha da mandatária da juventude do PS, agora apareça com ela e a vangloriar-se disso mesmo... Chama-se a isto falta de palavra/carácter, Dr. Edson, e, acima de tudo, deselegância.

Agora não publique.

Anónimo disse...

Grande Paulo Edson, não há dúvida que este homem é o homem que é necessário para este concelho, a isto chama-se carisma...digam o que quiserem...mas esta notoriedade não está ao alcance de todos...FORÇA PAULO EDSON..TENS O MEU VOTO NO DIA 11...ÉS O MAIOR E O RESTO É CONVERSA DE INVEJOSOS.

Anónimo disse...

Este Paulo Edson...tenho que lhe tirar o chapéu...está em todas...e que bem que está....