terça-feira, setembro 08, 2009

Severo(?)


Crónica publicada na última edição do "Comércio do Seixal e Sesimbra"

Manda a educação e os bons costumes que não se comente o que se passa na casa alheia.

É, por isso, que tomando conhecimento da notícia que marcou a semana política local, ou seja, a escolha da mandatária da juventude do meu adversário do Partido Socialista, no caso a “socialite” Filipa Severo, ou Castro (espero não me enganar no nome da senhora, embora certamente me esteja a lembrar muito bem da sua imagem – porque será?), apesar de ter vontade de o fazer (pronunciar-me), optei por deixar esse assunto para os opinion makers locais (e nacionais).

Apesar desta posição de princípio, sempre gostaria de saudar o candidato Samuel Cruz pela elegância subentendida ao convidar uma senhora, já bem passada dos trinta, como sua mandatária da juventude.

Ficámos todos a saber que, ou o Samuel é um cavalheiro e não perguntou a idade à sua mandatária (não se pergunta a idade a uma senhora) e quando se apercebeu que a Sra. tinha mais de 30 anos já o convite tinha sido endereçado e o candidato não teve outra alternativa, ou, o Partido Socialista do Seixal tem uma proposta para se ser jovem após os trinta anos, o que vai possibilitar que muitos dos nossos actuais respeitáveis cidadãos, possam beneficiar do cartão jovem até, por exemplo, aos 45 anos.

Pois, bem sei que a idade é um estado de espírito e, por vezes, vemos por aí muitos jovens com uma mentalidade retrógrada, e muitos idosos, que são jovens de espírito. Mas, para alguns efeitos (até legais) o conceito de juventude, ou seja, é-se considerado jovem até a uma determinada idade.

Como dizia, até não comentaria o que se passa na casa alheia, mas quando ouvi a Sra. a dizer que era mandatária do Samuel nas eleições autárquicas que se realizariam daqui a quatro anos, fiquei a saber que o PS já escolheu candidato (e mandatária da juventude) para essas eleições e que nestas eleições a dita senhora está livre. Por isso sinto-me liberto para comentar.

E, ao contrário de toda a gente, que criticou o facto de a Sra. não saber o número de habitantes do Seixal, eu até a compreendo e venho fazer aqui a sua pública defesa.

Então com o índice de crescimento demográfico que este executivo implementou no concelho, como pode a Sra. adivinhar qual o número da população por daqui a quatro anos? Só se fizer uma regra dos três simples.

Proponho-me a ajudar a Dna. Severo e dizer-lhe que se estes Srs. que nos governam há mais de três décadas o começaram com uma população de cerca de 3.000 habitantes e já vamos nos 175.000, então é de admitir (documentos oficiais da Câmara admitem-no) que em 2013 haja mais de 200.000 habitantes.

Permito-me terminar este artigo dando outro conselho à Dna. Severo: Visto que a Sra. gosta muito de sair na comunicação social (aliás, penso que vive disso) e se foi aliciada com um projecto onde apareceria de quinze em quinze dias num órgão de publicidade chamado Boletim Municipal, então desengane-se, porque se por um azar ganhar a CDU, o actual Presidente não abdica das 182 fotos em que sai em cada edição e, se como é de prever ganhar o PSD, a primeira medida que faremos é acabar com esse gasto supérfluo e atribuir essa verba a munícipes verdadeiramente carenciados, sobretudo idosos.

Mas, Dna. Severo, para se ir habituando a umas eleições, então está convidada a acompanhar-me numa acção de campanha, e sempre vai treinando para quando for mandatária nas próximas eleições, para que foi convidada.


Nota:
este texto é naturalmente uma sátira à primeira entrevista que a mandatária do meu adversário, e amigo, deu à comunicação social, onde cometeu duas valentes gaffes.
O texto não visa, obviamente, atingir a integridade dos visados, nem denegrir a escolha do meu adversário. Pelo contrário, até a publicito

14 comentários:

Anónimo disse...

Paulo Edson
Gaffes tambem é contigo. Quando se deu a Revolução dos Cravos no 25 de Abril de 1974, o Concelho do Seixal tinha cerca de 35.000 habitantes e não 3.000.

MSR disse...

Pelos vistos não é só a Manuela Moura Guedes que é incómoda.
Este deve ser um mal de que padecem os jornalistas.
A prática destes profissionais da escrita e informação está em constante mutação de acordo com as mais valias pessoais, monetárias, de vingança e acerto de contas entre outros motivos.
Como se já não bastasse falar mal ainda escrevem pior.
O senhor bajulador com carteira de jornalista (presumo), que subscreve as suas reportagens com JHS e eterno empresário do ramo da comunicação social local, não sabe o que escreve para além de não saber escrever.
No meu tempo um erro crasso e de palmatória dava direito a chumbo e umas quantas reguadas nas mãos.
Ora vejamos o senhor Jorge Santos escreve na página 10 da ultima edição do Jornal do Seixal "É uma nova hera para a qual possivelmente."
Então vejamos;
Hera - significa, género de plantas trepadeiras araliáceas ou emblema da constância e da amizade.
era - significa, época fixa que serve de ponto de partida para a contagem dos anos, período, data.
Como é possível uma gafe deste tamanho, como é que esta gente pretende criar mais vali na intelectualidade dos munícipes seixalenses?
Fica aqui a pergunta e espero ter contribuído para uma reflexão profunda na massa cognitiva desse senhor, isto se o próprio for o único e exclusivo proprietário.
Tenho dito.

Anónimo disse...

Se este é o rumo do SEIXAL DO FUTURO,então eu quero ír para a ilha!

Anónimo disse...

Caro anónimo,MSR, Teixeira ou como quiser que o trate, o senhor devia de ír era para professor.
Será que o Alfredo não lhe arranjava um lugarzito numa escola para professor de trabalhos manuais?

Anónimo disse...

Quando se deu o 25 de Abril só na siderurgia trabalhavam mais de 3000 pessoas mais outros tantos na Mundet, mas no concelho viviam apenas tres mil.

Esta é a realidade que a o PCP quer esconder, mas que a politica de verdade de Manuela Ferreira Leite, Alberto Joao Jardim e Paulo Edson Cunha revela à populçao do concelho do Seixal, pois sabemos bem que há tres decadas viviam pouco mais de 800 pessoas em corroios,1200 na amora, 500 na Arrentela, 300 em Paio Pires e 200 no Seixal, esta é a verdade que os comunistas não gostam de ouvir.

MSR disse...

Para o anónimo do dia 8 de Setembro de 2009 15:51
Para professor de certeza que não. Essa profissão deixou de ser digna após o PS ter assumido destino deste país.
O senhor JHS que supostamente não estudou no tempo do facilitismo socratiniano, mas sim no tempo da máxima exigência, infelizmente instituído pela velha senhora, esse sim deve ter sido um grande cábula.
Só assim se percebe os grandes e graves lapsos de memória de que dispõe.
Tenho dito.

J.S. Teixeira disse...

Mas porque é que o meu nome aparece associado a tudo o que é comentários?

Ai ai ai.

Quanto ao artigo do Sr. Paulo Edson já me tinha antecipado e aproveitei uma segunda entrevista dessa M.me num programa apresentado pelo Fernando Alvim.

Acrescento ainda que esta M.me é do Partido Sporting Clube de Portugal e que no dia das eleições legislativas vai estar num cruzeiro até Ibiza, não votando nessas eleições.

No entanto esta escolha merece uma análise ainda mais profunda, que é o do papel da mulher na vida política do PS Seixal. Há quem tenha reparado, e muito bem, que o PS Seixal não apresenta nenhuma mulher como cabeça de lista às eleições (em 8 órgãos autárquicos). No entanto facilmente encontramos algumas jovens mulheres e outras menos jovens a distribuir propaganda política nas festas. Tudo isto a juntar à utilização de uma mulher apenas pelas suas qualidades "mais visíveis" dão ao PS Seixal e ao seu líder, Samuel Cruz, toda uma perspectiva de machismo e aproveitamento da imagem feminina. Juntemos a estes dois factos, a censura por parte dos blogues Rumo a Bombordo e JS Seixal de um comentário de uma militante anónima do PS e o quadro está pintado e tem título:

"SAMUEL CRUZ E PS SEIXAL. O NINHO DE MACHISTAS".

Tenho dito.

Já agora, o PSD apresenta alguma mulher como cabeça de lista a algum dos 7 (o oitavo já sei que não, não é Sr. Paulo Edson?) órgãos autárquicos?

Espero profundamente que a resposta seja positiva.

J.S. Teixeira disse...

Caro Paulo Edson Cunha,

Espero que não subscreva o que foi escrito pelo Anónimo das 16h24 e assuma a sua gaffe. É que a ignorância é tanta que a pergunta que se coloca nem é saber se esse anónimo vive ou alguma vez viveu no Concelho do Seixal, mas sim, se vive neste mundo, universo ou galáxia.

Na década de 60 (do século passado) o Seixal já contava com mais de 20 mil habitantes (não sou eu que o digo, são os census, documentos que o senhor deveria conhecer e estudar; década de 60 em que, o PCP deveria ser muito influente na publicação de dados demográficos).

Mais detalhadamente podemos ver que a Amora, já em 1900 tinha mais do que 2000 habitantes; a Arrentela a meio do século XVIII já contava com mais de 600 habitantes).

Espero sinceramente que reconheça o seu erro.

Anónimo disse...

Até a revista Tabú brinca com o candidato do PS, no surfar da maionese.

NO FUNDO
"Samuel Xavier por ter escolhido como mandatária para a juventude, na sua candidatura pelo PS à Câmara do Seixal, alguém que pensa que as eleições são daqui a quatro anos.Ó Filipa de Castro que pergunta tão difícil!Chiça!São mesmo mauzinhos para ti."
Ganda nóia,Samuel Xavier!
Xavier?
Mau, aqui há gato!

Anónimo disse...

O PSD é o partido menos machista e que mais luta pela igualdade de direitos na história da democracia em Portugal.. prova disso é o facto de ter uma mulher a comandar os destinos do Partido.

Anónimo disse...

Parabéns ao Pedro de Sousa por a sua lista de candidatos do PSD à Assembleia Municipal do Seixal conter 5 mulheres num total de 9 candidatos efectivos, com duas nos primeiros 4 lugares.

Anónimo disse...

Sr. Teixeira, não acha que é aos dirigentes do PS que tem que perguntar porque é que não nomearam a sua companheira para cabeça de lista?

Anónimo disse...

Sugeria a todos os bloguistas que reavivassem a sua memória ouvindo com atenção "A ópera do malandro" de Francisco Buarque. Talvez aprendessem algumas coisas interessantes.

Anónimo disse...

É por estas e por outras é que quando mais se fala, menos de diz! E quanto mais se ouve, menos se percebe!
As vozes da "Babilónia" não só anda à solta a confundir cada vez mais os confusos como de braço dado espalham a maldecência, o bota-abaixo e injuriando tudo e todos os que não estão de acordo com eles! Por tudo isso, eu sei que caminho hei-de seguir sem que me digam qual!?