terça-feira, maio 12, 2009

Ter ou não ter razão - Eis a questão! (comente para o Comércio...)

Confesso que às vezes prefiro não ter razão.

Há situações que nos entram "pelos olhos a dentro", como se costuma dizer, mas que por mero comodismo, por distracção ou por "burrice" preferimos ignorar, ou ignoramos mesmo.

Repare-se, aquando da última discussão sobre o Plano de Pormenor de Vale dos Chicharos, o PSD defendeu convictamente que os projectos apresentados por este executivo são sempre muito bonitos no papel, t~em uma interessante perspectiva de desenvolvimento local, de harmonia paisagística e de milagrosa solução para todos os males. Diria mesmo que, este executivo vende os seus projectos a todos nós tão bem, quanto o Eng. Sócrates vende os seus Magalhães ao mundo. O problema é que o Magalhães está cheio de erros e ainda ninguém percebeu muito bem a quem aproveita.

No que concerne aos projectos deste executivo, o grande problema é que eles esqueceram-se de uma coisa essencial: as pessoas. Quando perguntámos onde vão colocar as pessoas que vivem em Vale dos Chicharos, preferiram chamar-me, imaginem, racista.

Mas insisto: E as pessoas? onde as vão colocar? onde pensa a Câmara Municipal instalar as pessoas que vivem em Vale dos Chicharos? Ainda pensará em colocá-las num "gueto" na Flor da Mata? assumindo que existem graves problemas sociais nessa zona, vai transportá-los integralmente para outra zona do concelho? Pergunto: e isso é forma de resolver um problema? transportá-lo para outro lado? Pois bem, sinceramente este executivo é muito responsável pela criação de alguns dos graves problemas criados em alguns bairros problemáticos e, agora tem de fazer parte da solução. Há que qualificar, integrar e proporcionar condições de vida condigna para essas pessoas. e há que responsabilizar os prevaricadores. Não é escondendo a cabeça debaixo da areia que se resolvem os problemas, pois só assim se evitam mais casos como o da Bela Vista.

Um exemplo: porque não assinou este executivo os protocolos com o IEFP, onde podia proporcionar a muitos desempregados deste concelho oportunidades de emprego, com ordenados pagos na sua quase totalidade pelo estado Português? Esse é o caminho. Um dos caminhos.

Outro caminho, que ajudará certamente a atenuar o clima de insegurança é a criação da Polícia Municipal no Concelho do Seixal.

Por fim, exige-se de uma Câmara Municipal do século XXI que mude o que tem a mudar na sua autarquia, sem ambiguidades, sem hesitações, sem temores e que termine com o flagelo dos Bairros degradados que infelizmente ainda existem no nosso concelho.

Houve um presidente do Benfica de má memória para nós benfiquistas que, porém, dizia uma coisa acertada (embora infelizmente não o tivesse aplicado) e que ficou na memória de todos nós - "um escudo é um escudo" - e eu afirmo: Com o PSD na Câmara Municipal do Seixal todos os cêntimos serão utilizados para o bem da população do Seixal e não para pagar revistas quinzenais onde se pode coleccionar fotografias do seu presidente.

Convido-vos a comentar para o seu comentário ser publicado na próxima edição do "Comércio do Seixal e Sesimbra", ou ir à concorrência "Rumo a Bombordo" (Aqui), do vereador Samuel Cruz e deixar lá o seu comentário.

10 comentários:

Bruno Ribeiro Barata disse...

"O concelho do Seixal foi o único em que a totalidade das freguesias e a Câmaras Municipal não se comprometeram em integrar qualquer desempregado.

É de lamentar, a falta de interesse do poder autárquico de Almada e Seixal em se juntarem a esta partilha de combate à crise não dando oportunidade de integrar os desempregados dos seus concelhos nesta fase delicada da economia, não dando oportunidade a centenas de famílias de melhorarem a sua situação financeira.

De realçar o facto da Câmara Municipal do Montijo (Socialista) ser a autarquia que se comprometeu com o maior número de integrações (183 empregos criados), juntando-se assim ao esforço de todos para melhorar a vida das famílias e atenuar as consequências do desemprego, permitindo também, com este reforço de recursos humanos, prestar um melhor serviço à comunidade."

Anónimo disse...

Eu diria que o PSD e o Dr Paulo Edson têm tido razão muitas vezes ao longo destes últimos tempos por isso está na hora da população reconhecer isso e votar PSD.
Boa sorte

Ponto Verde disse...

Há toda uma economia paralela que se esconde atrás das gestão das "boas intenções" sociais da autarquia do Seixal.

A Indústria da "Habitação Social" é uma delas. Os resultados dos erros de décadas estão aí , bem como a existência de milhares de fogos à venda e sem comprador em todo o concelho, para que se insista nos mesmos modelos segregacionistas para guetos periféricoa. A menos que existam outros interesses não declarados para além das boas intenções.

No Seixal e em relação à "Jamaica" e à Flôr da Mata , esses interesses existem, estão denunciados e documentados e têm a ver com a geração discriminada de brutais mais-valias , quer as criadas pela alteração de uso do solo , ambientalmente protegido em sede de PDM e Reserva Ecológica no caso da Flôr da Mata , quer no verdadeiro Jackpot que é construír habitação de luxo no lugar das Torres inacabadas de Vale de Chícharos e expulsando de lá os seus ocupantes ilegais de décadas.

Esta gestão cirúrgica da protecção ambiental versus habitação social poderá não ser ilegal , mas será certamente imoral , tanto mais que os interesses atrás referidos se escondem atrás de sociedades "off-shore" e escudam-se em protocolos e compromissos de ajuste directo entre a autarquia e essas mesmas entidades.

Isto enquanto na última década Seixal se tornou no paraíso dos condomínios-fechados e se vive a maior crise no mercado imobiliário e financeiro de que há memória com excesso de habitação construída.

Maria Dias disse...

Estou com a desagradável sensação de que o Executivo vai colocar essas pessoas longe da vista e do coração para que em Outubro não se transformem em pedras no sapato.
Será a errada tentativa de esconder o que não tem esconder.
Este assunto vai-se transformar no famoso gato escondido com o rabo de fora.

Anónimo disse...

A policia Municipal servirá para cobrar multas de estacionamento, como faz noutras Câmaras.
Trabalho em Lisboa e bem vejo parecem cães à caça da multa.
A PSP tem é que ter mais meios para andarem atraz do ladrão, que tem grandes carrões e armas muito melhores que a policia.

Anónimo disse...

O que é que esse tal de Paulo Edson já fez pelo concelhp??

Não o conheço e mora cá á anos.

Célia Maia disse...

Dr. Paulo Cunha, aqui a questão é que de facto o Sr. tem razão, aliás, como na maioria da vezes. A sua capacidade de análise e espirito critico, bem como a vertente social e de missão com que encara os problemas sociais são uma mais valia para o Seixal que o conduzirão à vitória.
Terá oportunidade de realizar um excelente trabalho.

Anónimo disse...

E eles e elas bajulam, bajulam, continuam a bajular.
Meninos, tenham juízo e já agora um pouco de pudor.
Tanta bajulice é ....

Anónimo disse...

Mas quando é que foram atribuidas competências à Policia Municipal para combater o crime???
Que se saiba em lei nenhuma, pois o combate ao crime é da competências dos órgãos da policia criminal, conforme dita a Lei nº 21/2000 de 10-08-2000

CAPÍTULO II - Órgãos de polícia criminal

Artigo 3.º - Órgãos de polícia criminal

1 — São órgãos de polícia criminal de competência genérica:
a) A Polícia Judiciária;
b) A Guarda Nacional Republicana;
c) A Polícia de Segurança Pública.

Os Srs que são advogados deviam de saber o que eu enquanto policia também sei.

Anónimo disse...

Boa noite.

Resido no Concelho de Vila Franca de Xira, mais própriamente em Alverca, mas conheço bem o Concelho do Seixal, porque a minha esposa é de lá bem como alguns dos seus familiares directos e tenho no Bairro Novo a minha 2ª residência.

Adoro o Seixal, mais do que Vila Franca de Xira e só não resido lá por motivos profissionais, meus e da minha esposa. Na minha opinião o Seixal é um Concelho bem gerido em todas as formas, obviamente que tem os seus defeitos, todos têm. Há muitos aspectos positivos que podem ser avaliados, tais como as actividades sociais e a gestão participada da população, algo que Vila Franca de Xira não tem. O Seixal é um Concelho com imensa dinâmica quando a maioria dos Concelhos da Área Metropolitana de Lisboa são apenas depositos de gente, apenas dormitórios, sem qualquer tipo de actividades promovidas pelas autarquias e com fracas participações de Movimentos Associativos. Também as políticas neles praticados não o permitem. Refiro-me em concreto aos Concelhos da margem norte.

A minha avaliação é parcial, devo dizê-lo, porque sou militante e dirigente do PCP e também devo dizer que não é propriamente do meu agrado a forma de agir e de estar do candidato do PSD, Cabeça de Lista à Câmara Municipal, no entanto revejo-me em algumas das suas propostas. Mas essas propostas sendo interessantes e validas devem ser apresentadas, não apenas em "vésperas" de actos eleitorais, mas sim durante todo o mandato e como político que sou e acima de tudo cidadão interessado e participativo devo dizer que vi pouca participação do PSD na oposição à gestão da CDU. Das Assembleias Municipais em que participei vi poucas intervenções dos elitos do PSD quando estes deveriam ter muito a dizer, não só pelas propostas que têm como também pelo peso e responsabilidade do próprio Partido que representam.

O vosso empenho para estas autárquicas é de louvar, mas julgo que devem levar esse empenho também para os 4 anos do mandato independentemente de quem ganhar e também afirmo que a CDU estará sempre disponivel a trabalhar com outros Partidos desde que estes assegurem um Programa Político adequado a defender os interesses da população e esse trabalho entre PSD e CDU é feito de forma positiva e conjunta em alguns Concelhos deste país.

Cumprimentos
Pedro