quarta-feira, maio 06, 2009

"A Hora do Pão" - Comente para o "Comércio do Seixal.."

Os meus filhos falam-me frequentemente na "hora do pão", que mais não é do que a hora do intervalo onde a meio da manhã e da tarde eles vão lanchar.
Ainda hoje, a minha filhota que faz sete anos, pedia-me para ir ter com ela à "hora do pão", precisamente para cortar o bolo de anos com os/as coleguinhas.
Sorte a deles terem uma hora do pão. Esse é um bem essencial, entre outros, que começa a escassear em muitas casas face à crise que o mundo atravessa, com naturais repercussões em Portugal, e para o que nos preocupa, no Seixal.
Tenho-vos dado conta das imensas propostas (concretas) que tenho apresentado em nome do PSD Seixal, enquanto Vogal da Assembleia Municipal e, também na qualidade de candidato a Presidente da Câmara Municipal.
Uma dessas propostas foi apresentada na sessão ordinária da AM na semana passada e visava precisamente "descobrir" verbas orçamentais, ou seja, retirá-las de onde elas sejam menos necessárias e colocá-las ao serviço dos mais necessitados para que todos tenham direito à sua "Hora do Pão".
Deixo-vos com a Moção para vossa análise, informando-vos que infelizmente a CDU chumbou-a, apelando à sua maioria conquistada nas últimas eleições (Para vocês reflectirem bem), o Bloco de Esquerda absteve-se, embora tenha sido muito crítico e o PS votou a favor.
Tirem as vossas conclusões e comentem para ser publicado no Jornal que será distribuído amanhã.
Como sempre podem comentar o tema do meu colega de rubrica, amigo e adversário à presidência à C.M.Seixal no seu blogue "Ruma a Bombordo".

Moção



REDUÇÃO A UMA EDIÇÃO SEMESTRAL DO BOLETIM MUNCIPAL DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2009 E O ANO DE 2010

Considerando que:

A crise económica/financeira reconhecida de todos, tem deixado dezenas de famílias e empresas no limiar da sustentabilidade.Ao Estado Português cabe aplicar um conjunto de medidas que visem ultrapassar, combater ou simplesmente atenuar essa crise, contudo, ao poder autárquico não deve caber um papel meramente passivo naa observação desta crise sem precedentes na história recente.Paralelamente o Estado Português dotou as autarquias com um conjunto de medidas, que lhe permitem gerir o orçamento, desde a possibilidade de alteração do IMI, Taxas de Derrama e outras Taxas, como a Publicidade, por exemplo.
Sucede que, contra a posição oportunamente assumida pela oposição, o executivo da Câmara Municipal do Seixal, suportado pelo Partido Comunista e que se arroga de defensor dos trabalhadores, optou por não baixar nem o IMI, nem a Taxa de Derrama, prejudicando gravemente as famílias e as empresas locais.
Simultaneamente este executivo recentemente comemorou pomposamente a 500.º edição do Boletim Municipal, que custa aos munícipes mais de € 400.000,00 anuais (não incluindo os custos com pessoal) e de, para além do mais, serve, não como um órgão


informativo ao serviço da população, mas como um órgão de propaganda ao serviço da maioria absoluta que o controla.

Pelo exposto, uma vez que se está a entrar em período eleitoral, logo toda a informação sobre o concelho será mais facilmente prestada, quer pelo partido que governa a Câmara Municipal, quer pela oposição, para além da crescente utilização da internet, meio através do qual também se pode difundir uma edição online desse mesmo Boletim Municipal, o PSD/Seixal vem exortar o executivo da Câmara Municipal do Seixal a reduzir a uma edição semestral o Boletim Municipal, já a partir do segundo semestre de 2009 e durante o ano de 2010, poupando-se largos milhares de Euros, que seriam canalizados para Medidas Urgentes de Apoio às Empresas e Famílias mais carenciadas, muitas delas aplicadas já noutras câmaras municipais. Assim:

A Assembleia Municipal do Seixal, reunida ordinariamente aos 29 dias do mês de Abril de 2009 delibera que:

- Propor a Redução a uma edição Semestral a publicação e divulgação do boletim Municipal, em formato papel, durante o segundo semestre de 2009 e o ano de 2010, apenas o publicando na versão online, aplicando as verbas a ele adstritas a matérias de índole social.


Do Grupo Municipal do PSD

10 comentários:

Ricardo disse...

Não entendo, então o dinheiro gasto com o Boletim Municipal não era para a criação da Policia Municipal? Será que o PSD reconhece que a policia municipal era um gasto inutil e por isso desistiu da ideia? Ou será que as propostas de policia municipal e agora da hora do pão não passam de propostas demagógicas do PSD? E já agora porquê fixação no Boletim Municipal? Já houve alguma autarquia do PSD que tivesse reduzido o Boletim Municipal?
Senhor Doutor agradecia resposta a estas perguntas, para concluir se V. Excª é um candidato credivel ou se não passa de um "vendedor de banha da cobra"?

Maria disse...

Caro Paulo, propunha-lhe a apresentação detalhada dos custos do Boletim municipal, que sai de 15em 15 dias, e que depois de uma simples olhadela (porque cansa tanta foto do Alfredo Monteiro) serve apenas para forrar os caixotes ou limpar os vidros.
Peço-lhe isto para que estes "Ricardinhos" vejam onde está a ser gasto o Dinheiro Público, aquele que anualmente os seixalenses pagam em IMI, Imposto de Circulação e outros valores incluidos na factura da água.
Pior cego é o que não quer ver...

Anónimo disse...

Execelente proposta, é que de "comer papel" inútil estamos gordos emagrecidos. Esta é certamente uma proposta mui nobre que deveria merecer do actual presidente da Câmara e porventura da vereadora Corália a sublime aprovação. Mas claro isso iria contrariar o principio da propaganda eleitoralista da CDU e depois os fascistas, os ruíns e tudo o que é mau no conceito dos comunistas são as pessoas de direita! Por isso Paulo Edson e todos autarcas é necessário politicas de verdade e altruístas que são apanágio dos candidatos do PSD às autarquias 2009.

Rui Manuel disse...

Tanta hipocrisia Drº Paul Cunha, se está mesmo preocupado com os pobrezinhos porque razão é que não faz uma declaração pública em que declara que os milhares de contos que está a gastar em outdors vão ser canalizados para a auda aos pobrezinhos, e a sua campanha eleitoral vai ser apenas feita pela internet. Só assim demonstrava que se preocupava com as familias em crise. Não fazendo isso a proposta apresentada não passa de hipocrisia!

Anónimo disse...

E estes tipos continuam com a estupidez.
Comparar dinheiros públicos, obtidos a custo de cada municipe, com os dinheiros de cada partido obtidos através de doações e de membros, é mesmo só de ignorantes que querem tapar o sol com a peneira.

João Afonso disse...

o dinheiro é sempre dinheiro, e os exemplos não se propõem, demonstram-se! Por isso antes de fazer propostas idiotas, dê o exemplo, Drº Paul Cunha

Paulo Edson Cunha disse...

Boa noite:
Antes de mais, agradeço a vossa participação.

Ao Ricardo digo-lhe que está equivocado. O que fizemos foi demonstrar que havia dinheiro suficiente para a Polícia Municipal, pois se o executivo achava que este era assim tão dispendioso, nós limitámo-nos a dizer que ele custava tanto quanto o Boletim Municipal.

Quanto à Maria, embora já anteriormente tenha colocado esses custos (do Boletim Municipal), prometo fazê-lo o mais pormenorizadamente que conseguir (informação disponibilizada) num post autónomo.

Ao Rui Manuel agradeço os "milhares de contos" que me atribuiu, mas, infelizmente para mim, nunca os possuí (os milhares de contos), portanto não os pude gastar nesta campanha, nem poderei gastar noutra, simplesmente porque não tenho. Compreendo esta maanobra de diversão, mas quero deixar bem claro que a campanha do PSD pode estar a parecer-vos muito mediática, mas certamente não é por estarmos s gastar muito dinheiro, pois escrever nos blogues e jornais não me custa dinheiro e sair nas notícias das rádios, jornais e televisões, como felizmente temos saído muito, também ainda não é pago. Trata-se de aproveitar o interesse mediático que a campanha despertou em termos nacionais e, porventura é isso que vos preocupa.

Ao caríssimo João Afonso, um clássico frequentador deste espaço, e que andava desaparecido, antes de mais, seja bem vindo novamente.

Concordo consigo, dinheiro é dinheiro, por isso, uma vez que é tão amigo dos responsáveis do Partido Comunista, solicito-lhe os seus bons ofícios para tentar aquilo que eles sempre me têm recusado - permitir que a oposição apresente as suas propostas no Boletim Municipal e nos outdoors da Câmara, pagos com o dinheiro de todos nós. É que, uma vez que não aceitam diminuir, suspender ou acabar com o Boletim Municipal, ao menos podiam dar-lhe uma maior utilidade do que se limitarem a fazer uma colecção de fotografias do Sr. Presidente da Câmara. Nesse caso retiro os cartazes.

Ou o Sr. João Afonso sugere outra forma de comunicar com 170.000 pessoas? Ao meu blogue vêm cerca de 100 pessoas por dia. Os jornais locais não sei quantas pessoas o lêem (porque estão nos cafés), às Assembleias Municipais participa muito pouca população, portanto, sem os parcos 3 (três) outdoors colocados, como pretende que eu me dê a conhecer?
Eu bem sei o que o incomoda. Não é haver 3 outdoors, mas sim o sucesso que esses outdoors alcançaram, mas sobre isso nada posso fazer, nem vocês...a não ser irem difamando.

M. A. Maia disse...

Anónimo de 6 de Maio de 2009 17:59

"com os dinheiros de cada partido obtidos através de doações e de membros"

Olha, porque não começas por estabelecer uma corrente de solidariedade, distribuindo o dinheiro desses membros???começando pelos teus vizinhos?

Aproveita a ideia para o programa e campanha eleitoral do PSD, porque esta é de borla.

Dr. Paulo, modere o entusiasmo. Não inche tanto porque pode rebentar antes do tempo. A sua visibilidade vale o que vale. Também não se fie nos comentários do blog, porque esses, são dos seus pequenos amigos e o sr. já os conhece e alguns deles, como o sr. bem sabe, nem sequer votam por falta de idade. Não se iluda. Os votos que podem permitir que seja eleito como vereador (não se engane, porque o acordar no "dia seguinte" pode ser dramaticamente doloroso), vêm dos eleitores deste município e na sua maioria, já não acreditam no canto da sereia.

Sabe? Afinal, mesmo a nível local estamos a falar do PSD que é o seu partido. Esse PSD, que é o seu partido, tem percurso conhecido nos últimos 35 anos da nossa história. E que percurso. Em alternância com o outro big PS, hoje Socretino e antes do Marocas têm feito deste país aquilo que é hoje. O país está de tanga como nunca. Quem tem governado desde sempre? Não. Não foram os comunistas. Têm sido os socialistas, os sociais-democratas e os centristas com um e com outro. E não é teoria da desgraça. São vocês que o dizem nas "propostas"? que apresentam e quando nos blog's cá da praça até já acham que a câmara municipal deve passar a praticar a santa caridade. Não sejam hipócritas. A tolerância e a santa paciência também tem limites. A quem compete em primeiro lugar gerir as condições de vida digna dos cidadãos? Ao estado ou às autarquias? Acham que é com o "papo-seco" que se resolve o problema do flagelo da fome que alastra? Alimenta-se e mantém-se a dignidade do ser humano, distribuindo-lhe "papo-secos"? Não ofendam mais quem tem fome porque não tem trabalho para poder comer. Tenham dó e não abusem de quem tendo trabalhado uma vida inteira, nem a parca pensão que recebe da segurança social chega para, em muitos casos, pagar a factura da farmácia. Tenham dó dos jovens de verdade, do Portugal profundo, que querendo estudar no ensino superior não têm dinheiro para pagar as propinas. Tenham dó de nós eleitores que somos maltratados, violentados, pela vossa hipócrisia, mentira e embuste. Vocês, não têm perdão. São culpados, sim senhor. São os abutres, são as hienas que "rindo" apenas aguardam o festim. São os criminosos que têm arruínado este país e este povo.

Por isso não têm perdão. Merecem castigo e a história um dia há-de julgar-vos.

E você, dr. Paulo Edson Cunha é mais do mesmo. É farinha do mesmo saco com rótulo PSD. Se ainda não cometeu o crime por ser novo e não ter tido a oportunidade, cometê-lo-à quando puder. Faz parte daquilo que julga ser a sua condição de classe, raça superior ou outra coisa que o valha.

A mim não ilude. Pinte-se nas cores que quiser. Use o catálogo todo. Continuará a ser o mesmo. Por detrás da cor e do sorriso, está PSD com responsabilidades imensas na desgraça que grassa pelo país.

M. Maia

Anónimo disse...

E tu abelha MAIA pinta-te da cor que quiseres que nas próximas eleições vais engloir sapos do tamanho de um camelo e já agora um conselho vai para CUBA ou para a Coreia do Norte, o Seixal começa a ficar sem local para difamares e cuspires o teu fogo.

Anónimo disse...

Peidando!