segunda-feira, maio 25, 2009

Moção dos moradores - Fernão Ferro

Deixo-vos com esta Moção aprovada por este conjunto de moradores que, face à inoperancia da Câmara municipal, solicitou a ajuda do PSD Seixal.







Moção Aprovada Por Cidadãos da Freguesia de Fernão Ferro, Seixal
A - Desvio de Circulação

1. No dia cinco de Maio os moradores, em Fernão Ferro, depararam-se com uma situação inqualificável. A Rua Julio Dantas, a Rua Almeida Garrett e a Rua Gil Vicente foram escolhidas como vias de desvio de todo o trânsito que circulava pela EN 206 (Avenida 10 de Junho), enquanto decorrerem as obras de construção de um recolector de saneamento básico.

2. Como as referidas ruas se encontram sem pavimento, a situação criada tornou-se um verdadeiro inferno com veículos ligeiros e pesados, motorizadas, ambulâncias e transportes públicos a circularem nestas vias, por vezes a exagerada velocidade, de dia e durante o periodo nocturno, levantando uma nuvem de pó e uma poluição sonora características de um país do terceiro mundo.

3. A situação referida prejudica ainda mais todos os morados desta área residencial que há muitos anos suportam as consequências ambientais da falta de pavimentação e saneamento.

4. Os moradores não foram informados das alterações de circulação introduzidas.

5. As vias escolhidas para o desvio do trânsito não possuem condições para esta quantidade de fluxo de trânsito.

6. A sinalização criada pelos técnicos autárquicos não se mostra adequada e não tem coerência. A ausência de sinalização de limite de velocidade é paradigmática deste contexto. A limitação de circulação apenas a residentes não é respeitada pelos restantes automobilistas.

7. O traçado escolhido para desvio do trânsito não foi razoável e deve ser urgentemente revisto. Existem várias alternativas viáveis e menos prejudiciais para todos.

8. A autarquia tem o dever de minimizar os impactos negativos criados junto da população.

9. Não obstante a construção de um ramal importante para solução global do problema de saneamento nesta zona, os moradores não obtiveram resposta por parte dos responsáveis autárquicos acerca da conclusão de toda a rede de saneamento básico desta zona, assim como a respeciva pavimentção.

B - Saneamento básico e Pavimentação

10. A falta de saneamento básico nesta área polui gravemente o meio ambiente e contraria as directivas comunitárias.

11. A falta de pavimentação, o pó, a sujidade e as irregularidades no piso, criam danos patrimonias e morais aos moradores que têm sido ignorados pelas autoridades.

12. Pensamos que os trabalhos agora iniciados, obedecem à lógica de ciclos eleitorais e que a continuidade dos mesmos, no sentido de se benificiar todos os moradores, não está de todo assegurada.

13. Nesta matéria foram feitas ao longo de muitos anos promessas que não foram cumpridas.

14. A esmagadora maioria, se não a totalidade dos residentes, há muito tempo que pagou à autarquia as verbas necessárias para as infra-estruturas. Esta, retendo as verbas pagas pelos moradores, nunca fez o trabalho que lhe compete.

15. O quadro comunitário de apoio dispôs de verbas suficientes para a realização das infra-estruturas aqui reclamadas. Não se entende a passividade e a incompetência, quer da autarquia, quer de todas as entidades responsáveis pela prestação deste serviço básico aos cidadãos desta área residencial.

16. Os moradores pagam regularmente impostos de circulação, IMI assim como IRS/IRC e diariamento o IVA e por issso merecem as mesmas condições que os restantes cidadãos portugueses.

Os moradores abaixo assinados, residentes em Fernão Ferro, nas ruas a sul do Parque das Lagoas em particular, e em todas as ruas da Freguesia de Fernão Ferro sem infra-estruturas em geral, vêm por este meio exigir à autarquia do Seixal e a todas as entidades que irão tomar conhecimento desta situação a compreensão e o empenho na resolução deste problema. Os moradores não estão dispostos a sofrer esta injustiça por mais tempo. É necessário desbloquear as necessárias verbas para a rápida e eficiente conclusão das infra-estruturas básicas de um país europeu.


Nome do Morador
Número de B.I

5 comentários:

Anónimo disse...

Na realidade quase todos os moradores da FREGUESIA(disse freguesia) de FF tem problemas que afectam a qualidade de vida da população.
-A falta de infra estruturas.
-A reconversão urbanistica de interesse publico.
-A escola básica prometida há 8 anos.
-Espaços verdes por ex. redondos não tem.
-Saude publica "cães abandonados e doentes" entre outros.
Por isso é importante participar activamente no encontro com a população de FF, no próximo dia 29/5/2009 no forum Seixal.

António disse...

Força Paulo Cunha, a população confia em si.

Anónimo disse...

Das duas uma ou o blogue está aperder a dinamica que já teve, ou então, no dia 29/5/2009 no Forum Seixal vamos assistir a mais um comicio da CDU.
Quando assim acontece os vossos assuntos não passam de manipuladores.

Eu estive lá e tu. népia! disse...

Quem lá esteve ficou desiludido com a ausência da intervenção destes senhores.

São optimos a aprovar "moções de moradores", no "café da mena", e depois ... a montanha pariu um rato.

Eu que estive lá, não tendo a pretenção de os conhecer a todos, aqui se segue a reportagem:

Da parte dos amigos do dono deste blog "laranja", só o coitado vai a todas e não cantou nada "o Rouxinol";

Da parte dos amigos do dono do blog "Samuel rosa", só o nervoso e inconformado Fernando Reis, que para não ficar em desvantagem com o "Rouxinol laranja", disse népia e dando meia volta, adeus até ao meu regresso.

Da parte da população de Fernão Ferro, muita e muita gente interessada e atenta, que colocou questões que foram prontamente respondidas e porventura esclarecedoras.

Mais uma vez, meus senhores, tendo a oportunidade de serem esclarecidos nas vossas "persistentes" dúvidas de blog, entenderam ficar-se por aqui.

Pois bem, também não fizeram falta nenhuma, porque a gente séria esteve lá.

Os "bota abaixo", ficaram na masturbação do costume aqui no blog!

São uns heróis bloguistas!

Anónimo disse...

O que acho engraçado é que as queixas que os moradores de Fernão Ferro fazem resumem-se apenas a uma coisa: não gostam de morar num bairro de génese ilegal. Houve gente que meteu-se a construir à revelia da lei e do planeamento urbano do municipio em terrenos destinados a uso agrícola e agora queixam-se que não tem esgotos, escolas ou até passeios. Pudera. Porque é que não pensaram nisso antes de cometerem o crime de construção ilegal e/ou comprarem uma casa ilegal?