quinta-feira, março 12, 2009

Você Tem a noção que se está a fazer História?

Imagine um carro. Daqueles robustos, de marca credível. Com nome. Nas mãos do mesmo dono ao longo de muitos e muitos anos. Aparentemente fiável. Digo aparentemente porque no início aquilo era uma verdadeira máquina. Toda a gente o reconhecia. Melhor do que a própria qualidade que apresentava, tinha uma campanha de marketing que omitia qualquer falha e realçava suas virtudes. Até os apreciadores de outras marcas, de outros modelos, pareciam “convencidos” com as virtudes daquela máquina e se esqueciam eles próprios das falhas por si conhecidas. Diria que pareciam hipnotizados.

A verdade é que o uso excessivo, a confiança exacerbada dos seus utilizadores, diria que quase negligente, o desgaste (diria igualmente que natural) foi aparecendo. Primeiro disfarçado, com o histórico, depois disfarçado com o crédito acumulado, depois ainda disfarçado com o marketing e finalmente disfarçado com “operações de cosmética” de restauro para o carro parecer novo, com a vitalidade de outrora, com a credibilidade de sempre, porém imerecida. Em alguns casos, desesperadamente se disfarçavam essas falhas, sob pena de ser descoberta toda a verdade. Sob pena de todos perceberem aquilo que os seus donos sabiam há muito. O carro estava ultrapassado. Era uma peça de museu. Devia ser preservado, sim. A sua história em muitas coisas não envergonhava quem em nele apostara, mas quando se descobrisse tudo o que aquele carro já não fazia há muito, então talvez se percebesse que aquele carro já não estava a ajudar a quem o servia, mas sim era um obstáculo ao progresso.

Por causa daquele carro, desgastado, sem fiabilidade (ao contrário do que o milagre do marketing ainda apregoava) os seus utilizadores já não arriscavam novos caminhos. Já não queriam melhorar. Não. Tinham medo. Têm medo que o carro avarie. Têm medo de não acompanhar o progresso. Então disfarçavam. Diziam que estavam orgulhosos do seu carro. Que esse carro sempre fora, e continuava a ser o melhor. Mas eles sabem que não. Eles sabem que se os outros descobrirem isso, ninguém mais lhes vai apreciar e confiar. Eles sabem que quando se descobrir, o carro vai ser substituído por um fiável, moderno, robusto, equipado com as melhores tecnologias. Eles sabem que por mais que apregoem que esse carro é novo, logo é muito arriscado embarcar em aventuras com o desconhecido, pior do que não arriscar em substituir o tal carro antigo num carro moderno é termos um carro que de facto já não anda para a frente. Anda às voltas. Roda sobre si mesmo, mas já não nos leva a lado nenhum. Esse carro já fez o seu percurso. Bom ou mau, com momentos melhores e piores, a verdade é que a única coisa que esse carro nos dá é o conforto de pensarmos que ele é tão bom como os publicitários o dizem. O novo carro, por pior que seja (e hoje não se fazem carros maus, pois eles são testados), por pior que eles digam que esse carro é, seguramente anda para a frente, tem força, tem ambição de desbravar novos caminhos, tem fiabilidade por força dos testes a que foi sujeito, aos controlos de qualidade existentes.

Porém, a escolhe é sempre sua. Mas saiba que pode fazer história e apostar no carro certo que o leve direitinho ao futuro.
Comente, hoje, para o "Comércio do Seixal e Sesimbra", aqui, ou no Blogue "Rumo a Bombordo",do Vereador Samuel Cruz

26 comentários:

Anónimo disse...

Excelente.
Parabens

Anónimo disse...

Se bem percebo o seu post, afirma V. Excª que a gestão CDU no inicio era "robusta" e "credivel", não se inibindo, mesmo, V. Excª de afirmar que a CDU era "uma verdadeira máquina", só que, nas suas palavras a "máquina" foi-se desgastando e por isso defende V. Excª que agora deve ser substituida pela máquina do PSD.

Acontece que vivendo neste concelho há muitos anos, lembro-me bem que há 25 anos atrás as criticas que o PSD fazia à gestão comunista da Câmara eram na generalidade iguais às criticas que V. Excª faz agora!

Deste modo neste post, V. Excª passa um atestado de incompetência aos seus companheiros que há 25 anos atrás dirigiam o PSD Seixal!!! Eram uns mentecaptos que criticavam por criticar, pois, como V. Excª reconhece, a gestão CDU era "uma verdadeira máquina"! Facto que nunca foi reconhecido pelo PSD Seixal... pois quem dirigia o partido eram mentecaptos que não viam aqulo que toda a gente via e que V. Excª agora reconhece!

Reconhece agora V. Excª que há 25 anos atrás a população do Seixal não quis, e bem, entregar o poder aos mentecaptos do PSD Seixal pois tinha uma "verdadeira máquina" que era o PCP.

Dou-lhe toda a razão!!!

Só não lhe dou razão é quando diz que a máquina está gasta, é que a máquina comunista tem-se renovado, apresenta sangue novo e a experiencia dos mais velhos, é uma mescla de irreverência e dinamismo com experiência e saber. E por isso, digo-lhe com orgulho, continua a ser uma "VERDADEIRA MÀQUINA", e a população deste concelho vai continuar a preferir o trabalho, a honestidade e a competência da CDU e não vai dar voz a quem não merece ter voz, pois não tem propostas para o desenvolvimento deste concelho! Por tudo isto não tenho dúvidas que o PSD e o seu aliado PS vão ser derrotados nas próximas eleições autárquicas.

Mas o que me vai dar prazer, senhor OBAMA, vai ser daqui a 25 anos vir outro "iluminado" do PSD reconhecer que a actual gestão da CDU é uma VERDADEIRA MÁQUINA", e que por isso V. Excºa não passava de um mentecapto que não via aquilo que toda a população via!

Passe bem senhor OBAMA e daqui a 25 anos não chame ao seu sucessor que estiver à frente do PSD Seixal, os mesmos nomes que as pessoas que estavam à 25 anos à frente do PSD Seixal estão agora a chamar-lhe...

Uma vez que já houve vários comentários que não foram aqui publicados, vou também deixar este comentário no Seixal Sim.
Aposto em como este comentário vai ser boicotado no Comércio do Seixal, pois no Comércio só saiem os comentários que dizem amen aos laranjas ou aos rosas!

Anónimo disse...

DR Paulo Edson porque é que este jornal "Comércio do Seixal e Sesimbra" não é distribuído com maior amplitude em Fernão Ferro? Tenho ido aos principais pontos de encontro na freguesia e não consigo encontrá-lo? Agradeço as suas démarches para o que mesmo esteja disponivel no maior nº de pontos possivel. O jornal de propaganda da Camara existe por todo o lado. Obrigado.

Anónimo disse...

Ó joão afonso vai pregar para a Sibéria, lá serias derretido com o teu discurso e provarias do teu veneno. És a verdadeira aberração da natureza, porque estás tão preocupado com a vitória do Dr. Paulo Edson nas próximas autárquicas? Quanto é que o PC te paga para andares aqui paulatinamente a criticar um homem com H grande, seu grande néscio ou fraco de espírito. Vê lá se fazes o post dos comentários enviados para o SEIXAL SIM e não os boicotes, seu marxista-leninista.

PSD à vitória!

Dr. Paulo Edson não desista. Tem de resistir a este energúmeno que vêm para aqui tratá-lo mal, provando que são na verdade uns fracos de espírito e que já esperneam com medo, tal é o desnorte.

FORÇA, O SEIXAL ESTÁ CONSIGO! E A POPULAÇÃO DE CORROIOS E AMORA TAMBÉM.

Anónimo disse...

"Imagine um carro. Daqueles robustos, de marca credível. Com nome. Nas mãos do mesmo dono ao longo de muitos e muitos anos. Aparentemente fiável. Digo aparentemente porque no início aquilo era uma verdadeira máquina."

Há que saber ler e interpretar o que está escrito, apesar de no meu entender ser bem claro.

O "carro" era aparentemente fiável. O conceito chave é: aparentemente, porque como sabemos, na realidade, este "carro" nunca conseguiu demonstrar e cumprir o que prometeu.

Mais, a palavra "máquina" surge num sentido figurado e pejorativo. Pode ser vista como uma máquina de natureza kafkiana, que impede o desenvolvimento, maquinal, ou seja, sem iniciativa, sem energia, incapaz de fazer algo sem ser por rotina ou hábito.

É essa a máquina comunista que governa o concelho do Seixal há mais de 30 anos e nem todos os Afonsos e Silvas deste mundo serão capazes de por muito mais tempo continuarem a vender gato por lebre, deturpado palavras e criando falsos factos ou empolando os existentes. É que até se podem enganar alguns por algum tempo, mas não se conseguem enganar todos durante todo o tempo.

Excelente artigo. Os meus parabéns ao Dr. Paulo Edson da Cunha.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Tanto medo que V. Excª João Afonso tem do jornal.
Porque será? Talvez porque sinta que a sua cooperação se perde noutros pasquins e neste nunca terá lugar... Mas alegre-se, os Boletins Municipais andam sempre há procura de gente como você: imbecis e bacocos, perdidos no tempo da Velha Senhora, ou não estivesse V.Excª tão obcecado com a censura (que por acaso até nem faz no seu site...)
Maria

Maria Dias disse...

A história faz-se disso mesmo da reciclagem dos objectos, factos etc.Pois que, se não for substituído tudo aquilo que já está gasto, velho, cansado, sem fiabilidade a história não avança, deixa ela própria de existir.
Não vale a pena a insistir em marketing, operações de cosmética ou charme.
Tudo isso é passado e para à frente é que é o caminho.
Há que apostar sempre num carro novo porque, por muito difícil que seja a troca, vai valer a pena.
Mais conforto, robustez, super tecnologia. Enfim, a história no seu melhor.
Pela parte que me toca, vou fazer história, vou apostar no futuro porque, como dizia o meu bisavô uma lebre de 3 meses corre mais do que um burro de 80 anos.
Façam também história, vão ver que não dói nada.

Anónimo disse...

Drº Paulo Cunha há-de esclarecer quem é que lhe fez o teste e que teste foi... Senão estaremos perante publicidade fraudulenta!!!

Anónimo disse...

Excelente comentário do João Afonso que derreteu por completo o post do Paulo Cunha.
O teor dos comentários laranjas demonstram bem a forma insofismável como o João Afonso desmascarou o Paulo Cunha... À falta de argumentos passaram ao insulto. Foi ver as tias nervosas a escreverem comentários a defender o seu candidato. Quanto ao Paulo Cunha um silêncio ensurdecedor, demonstrando que não tem rapidez de resposta. Resultado João Afonso 1, Paulo Cunha 0!
Agora se o Paulo Cunha não consegue ganhar a este João Afonso, como conseguirá ganhar a alguém com a experiencia e o conhecimento de Alfredo Monteiro?

Anónimo disse...

Dr Paulo Edson, excelente artigo, a metáfora não poderia estar melhor. Os mentecaptos paulo silva=joão afonso arranham-se de inveja, por não chegarem ao seus calcanhares. Está a por-se a jeito para ganhar o Seixal com maioria absoluta, todas as freguesias agradecer-lhe-ão e apoia-lo-ão.
Um abraço.
Antonio Vitória.

Anónimo disse...

http://www.jornaldoseixal.blogspot.com/

Anónimo disse...

Luis Carlos,
compreendo o teu nervosismo. Se compreendo!
Viva o Seixal, Viva o PSD

Anónimo disse...

Excelente o comentário de João Afons. Como já o disse no Seixal Sim, se o Paulo Edson prefere recorrer à incoerência para ganhar uns votos e dar uma de "pessoa que até reconhece os benefícios da CDU no Seixal" então que haja alguém que lhe diga que ao fazer tais afirmações está a dar um tiro no pé - ou melhor, no pé dos seus companheiros de partido!

Mas nada qe me espante, solidariedade no PSD é coisa que não existe. Se se chegam a insultar nos congressos...

Anónimo disse...

Parece que o Paulo Cunha face à pertinência e grandeza do comentário do João Afonso se calou... è que nem um piu...

Paulo Edson Cunha disse...

Não, caro amigo, simplesmente neste momento, assim como ontem, não tenho mais tempo, para além de colocar os comentários.
garanto-lhe, que a seu tempo, todos os comentários serão objecto de resposta.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Meu caro Paulo Cunha parece que V. Excª anda a fazer publicidade enganosa, em vez do potente carro que apregoa, concluo que o seu carro ainda trabalha a manivela! É do século passado... É que precisar de 48 horas para responder ao João Afonso é obra!

Anónimo disse...

Paulo os cães ladram e a caravana passa.
Votos de muita coragem

Anónimo disse...

Dr Paulo Edson, acredite na seguinte equação:

jose antonio + joão afonso + paulo silva + luis carlos + tiago = 0

logo

jose antonio = joão afonso = paulo silva = luis carlos = tiago

isto é,

sempre a mesma pessoa com inteligência nula.

Votos de sucesso. Vai Ganhar disse não tenhamos dúvidas.

Anónimo disse...

Este ultimo anónimo tem toda a razão, são todos o memos e são todos uma grande nódoa para a raça humana.

Anónimo disse...

Eu acho que o PSD tem razão o Paulo Silva é o unico comunista do concelho do Seixal, pois para o Paulo Cunha tudo o que se escreve a defender a câmara e o PCP tem um autor: Paulo Silva. A ser verdade este Paulo Silva deve ser um gajo muito perigoso pois no dia das eleições vota cerca de 25.000 vezes, ou seja tantas vezes quantos votos tem o PCP... Acho mesmo que este Paulo Silva não deve fazer mais nada na vida do que escrever nos blogs do Paulo Cunha, do Samuel, do Fonseca Gil, da JSD, e nos outros...
Falando a sério, acho que existe uma verdadeira paranoia no PSD e no PS com o Paulo Silva, pois tudo e todos são o Paulo Silva!
e com isto termino o meu comentário, achando que ainda alguém vai dizer que o mesmo é do Paulo Silva!

Anónimo disse...

O Manuel Dias é outro lunático.
Vai morar para Moscovo.

Anónimo disse...

Sr. Manuel Dias numa população de 170 000 habitantes o senhor vem lembrar-nos que o seu partido ganha as eleições com 25 000 votos. Realmente o PCP não tem mesmo representação séria. Em Outubro vamos todos votar para acabar com esta fantochada do PCP ganhar as eleições com apenas
25 000 votos.

Anónimo disse...

Muito bem

EMBRULHA

Anónimo disse...

Dá que pensar:

"Consta-se que no dia das eleições até os mortos votam!!!"

Para quando o voto electrónico?

Anónimo disse...

Este comentário foi colocado no "SEIXAL SIM" mas temo que mais uma vez vai ser biocotado.

Com a crise económica e não tarda social, já há fome no seixal, é com greves e paralizações que vamos conseguir sair dela? Ah inteligências menores, é por isso que o desemprego no nosso Concelho é o maior do país. Ainda querem um hospital? Como, qual é o governo que o vai fazer enquanto não mudar de rumo e de políticas? Já é tempo de abrirem os olhos e olharem pelo povo que já passa fome porque as pessoas com algumas posses fogem com todos os pés que têm às mãos. Acordem não nos enterrem mais.
Cumprimentos.
E já agora nada de boicotes. Tá?

Anónimo disse...

VAMOS TODOS VOTAR PARA ACABAR COM O COMUNISMO NO SEIXAL, ENTÃO OS PC´S GANHAM AS ELEIÇÕES COM 25 000 VOTOS???? É INACREDITÁVEL. COMO É POSSIVEL? TEMOS DE MUDAR E VOTAR PARA ACABAR COM A ABSTENÇÃO E DESTA FORMA ENVIAR ESTE COMUNISTAS PARA CUBA OU COREIA DO NORTE. SE SÃO TÃO BONS PORQUE NUNCA FORAM GOVERNO? PORQUE NUNCA GANHARAM UMA CAMARA COMO LISBOA OU PORTO?

VAMOS TODOS VOTAR.