sexta-feira, março 27, 2009

Coincidências


Hoje, para descomprimir um pouco, deixo-vos uma crónica que escrevi para a revista "O Praticante", no seu último número, disponível nos cafés, lojas e demais locais.



"Cheguei ligeiramente atrasado. Infelizmente é habitual. Digo infelizmente por sou uma pessoa que estimo muito a pontualidade, mas como sou irremediávelemente optimista e, como marco dezenas de coisas seguidas, acredito piamente que vou conseguir. Cumpro quase sempre, tenho é de andar sempre stressado. E foi por tentar cumprir, que cheguei um pouco atrasado ao jantar, mas muito stressado.
Lugar reservado, mesa central, toda composta, mil desculpas, afogueado, conversas animadas, pronúncia brasileira. De repente, parece-me ser uma voz familiar, olho à esquerda, mesmo à minha frente, eis que é ele. Não resisto. Uma observação nada vulgar em mim: aponto e digo, olha o ...
Como está, sou seu fã! Aliás, curiosamente estive com ele, viajei com ele, não com ele, mas junto a ele quando há coisa de dois anos o Benfica foi jogar a Barcelona. Coincidências do destino ele lá estava na fila de trás da minha. Se tivéssemos combinado não acertaríamos tanto. Regresso de Barcelona, frustados, pois todos sentimos que podíamos ter passado a eliminatória. Recordo-me de termos trocado algumas palvras, quer no estádio, quer quando voltámos a ficar próximos no avião de regresso.
No referido jantar, disse-lhe que foi dos poucos ídolos que tive no desporto. Admirava a sua bravura, o seu profissionalismo, o seu benfiquismo. Disse-lhe que houve duas vezes em que torci ostensivamente contra ele: quando ao serviço do marselha, ele foi igual a ele próprio, viril, agressivo, profissional. Felizmente perdeu. Recordei-lhe. Ele riu. Felizmente. Aquela mão do Vata...lembram-se?
Das últimas hiper-alegrias que tive no velho estádio da luz, completamente esgotado. Fui para lá à tarde, como sempre fazíamos. Levávamos merenda, cartas, rádio e sabe-se lá mais o quê, mas o futebol era vivido com uma paixão, intensidade e prazer que hoje não se consegue descortinar.
Falámos ainda de um Benfica-Porto em que ele e Fernando Couto (outro grande jogador) foram os protagonistas. O Couto foi expulso. Ele sorriu. Lembra-se bem disso. Imagino...
Ainda tivémos tempo de falar do Mourinho, de quem ele foi adjunto, do Benfica actual, de política e, imagine-se...do obama. Pudera, ele virou-se para o vizinho do lado e disse, “Oh cara, esse cara aí parece mesmo o Obama”. O cara aí era mesmo eu. Eu respondi-lhe, “Mozer, é algo que ninguém ainda me tinha dito”. Foi a risada geral. Vocês certamente perceberão porquê.
Falámos de um projecto para fazer um grande clube de futebol no Seixal. Mostrou-se interessado. Disponível até. Ficámos de falar.
A vida é curiosa. Um jantar. Várias pessoas. Temas diversos: futebol, claro, política, concerteza, não estivesse na mesa um ex-presidente da Câmara de Odivelas e um candidato à Câmara do Seixal, Direito, também! Restauração, turismo, áreas de intervenção do meu parceiro de conversa, Angola também, pois ele treinou lá uma equipa. Crise. Uiii, a crise!!! Mudemos de assunto. E mudámos. Mal, por mal, lá voltámos ao nosso Benfica. Prefiro a nostalgia do doce perfume do grande Mozer e Ricardo Gomes. Que dupla de centrais!!!
Terminei dizendo, obrigado Mozer. Até sempre. Havemos de nos reencontrar"

4 comentários:

Anónimo disse...

Então a sua proposta é a criação de um grande clube de futebol para o concelho do Seixal???

Anónimo disse...

Alguem me esplica este mistério??

os dois jornais locais saem hoje com o mesmo número, o 61.

mas o amigo JHS é mais adiantado e tras a data de amanhºã.

além disso relata hoje a festa que decorreu, pasme-se, hoje á noite.
Alguém me esplica este mistério??

Coincidências??????

Daniel Geraldes disse...

As propostas do Dr. Paulo Edson são mais do estilo da criação de um grande Seixal para os seus municipes.

Anónimo disse...

Coincidência????? Mistério são os anos de CDU no seixal, já é tempo de darem oportunidade ao PSD de governar o concelho, assim todos queiram apoiar o Dr Paulo Edosn. O PSD tem melhores propostas que a CDU para o Seixal, disso não tenhamos dúvidas, assim a população queira. Comunistas fora do Seixal.