domingo, março 06, 2011

Serviço Público: Candidaturas abertas: Imigrantes Solidários - Programa de Interajuda para Profissionais Qualificados

Candidaturas abertas: Imigrantes Solidários - Programa de Interajuda para Profissionais Qualificados



Estão abertas as candidaturas ao Programa “Imigrantes Solidários – Interajuda para Profissionais Qualificados” no período de 1 a 15 de Março. O projecto-piloto lançado pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) em Março de 2010 tem como objectivo apoiar a integração sócio-profissional de imigrantes com qualificações superiores em diversas áreas de formação.

O Programa prevê o financiamento de despesas relacionadas com o processo de equivalência, nomeadamente ao nível das traduções e autenticações de documentos, inscrições nas faculdades e ordens profissionais, e na aquisição de livros técnicos e apoio na procura activa de emprego nas áreas de formação respectivas.

Numa primeira fase, o Programa “Imigrantes Solidários” irá acompanhar o grupo de imigrantes qualificados, desde o pedido de equivalência de habilitações até ao ingresso no mercado de trabalho qualificado. Numa segunda fase, cada profissional integrado deverá reembolsar o programa do apoio financeiro que lhe foi atribuído durante o seu processo de equivalência, para que esse valor possa ser reinvestido num próximo beneficiário do programa.

Os imigrantes entretanto integrados no mercado de trabalho deverão disponibilizar-se para partilhar conhecimentos e experiências com os futuros beneficiários do programa, criando-se uma Rede de Solidariedade.

Podem candidatar-se ao programa os imigrantes qualificados que se encontrem a residir legalmente em Portugal, que comprovem possuir habilitações académicas nas respectivas áreas e que apresentem toda a documentação exigida.

Todos os interessados devem dirigir-se às instalações do Serviço Jesuíta aos Refugiados, que fica em Lisboa, na Rua 8 ao Alto do Lumiar, nº59, ou alternativamente contactar o JRS através dos seguintes contactos: tel. 21 755 27 90/ 93 877 75 76, joana.louro@jrsportugal.pt, claudia.macedo@jrsportugal.pt, www.jrsportugal.pt

Sem comentários: