segunda-feira, março 08, 2010

Dia da Mulher - "As mulheres da minha vida"

Hoje, dia 8 de Março celebra-se o dia da mulher. Esta data tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos.
As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um protesto contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.

Desde então muitas coisas mudaram, hoje em dia ninguém no mundo ocidental irá discutir se as mulheres deverão votar ou não, se podem ou não pedir o divórcio, ou se podem ou não usar calças.

Hoje em dia cada vez se verifica uma maior intelectualidade das mulheres em relação aos homens senão vejamos, saem cada vez mais mulheres das universidades, as mulheres têm mais formação académica e normalmente tiram melhores notas.

Apesar disso em Portugal continua a verificar-se uma discriminação em relação as mulheres. O rendimento médio das mulheres é inferior ao dos homens. Portugal continua a ser dos países da União Europeia onde a discriminação de remunerações com base no género é maior.

Outro aspecto é que as empresas, as administrações de bancos e as multinacionais continuam a dar prioridade a colaboradores masculinos. Perante curriculum e experiência iguais, optam por contratar um homem.

Discriminadas na sua vida profissional, social e familiar, as mulheres são ainda penalizadas pelo «delito da maternidade».Delito esse que leva à perda de prémios na empresa, ou no pior dos casos ao despedimento.

Vamos aproveitar o dia da Mulher para lembrar que apesar de toda a evolução que já ocorreu e continua a ocorrer as mulheres continuam a ser discriminadas na sociedade Portuguesa.

Da análise geral, para uma nota muito pessoal:
Desejo a todas as mulheres um dia muito especial com particular destaque por ordem crescente, às leitoras deste blogue, às minhas amigas e, um voto especialíssimo às três mulheres da minha vida que ilustro nesta foto (a minha avó, a minha mãe e a minha filha).

Acreditem, o seu exemplo, o seu amor, a sua dedicação, permitem-me gostar, com muito mais intensidade, todas as mulheres do mundo.

4 comentários:

Pedro Maltez disse...

Paulo, só uma pequena correcção.
A formulação everia ser "a minha filha, a minha mãe e a minha avó".
O porquê é muito simples.

B disse...

Beijinhos Paulo, a ti e às Grandes Mulheres que estão a teu lado SEMPRE.
Isabel

Namastê

Anónimo disse...

Partilho da mesma opnião que tu a grande mulher da nossa vida é sem dúvida a melhor de todas as mulheres e a mais completa mãe.
Feliz dia da mulher, um beijo para as Nunes que são maioritariamente mulheres ;)
Dinha

Anónimo disse...

Obrigada Paulinho, se bem que eu ache que o dia da mulher são todos os dias, pois nós somos mães, mulherers, profissionais, donas de casa..., mas isto é ser MULHER!!
bjinhos,
Dorinha