terça-feira, setembro 20, 2011

Cães Vadios



Volto a um tema, que até já abordei em Reunião de câmara e que deve merecer toda a atenção dos responsáveis pelo sector.

Refiro que junto a carta da munícipe, que autorizou a sua publicação, salvaguardando a sua identidade, que farei chegar oficialmente no requerimento que pretendo voltar a apresentar.

Acrescento que, infelizmente, é um assunto que outros munícipes, de outras localidades do nosso concelho também já me fizeram chegar.


"Caro Dr.,


Residimos em Pinhal de Frades, junto à Escola Básica, e desde há 3, 4 anos aproximadamente, vagueiam por aqui um cão que é tudo menos pacífico. Anda pelas ruas como se de um cão abandonado se tratasse.... No entanto, há cerca de 2 anos denunciámos a situação junto da Câmara Municipal do Seixal, e foi-nos informado que os animal tem dono, que por sinal é agente da autoridade e reside aqui em Pinhal de Frades.

Apesar da denúncia, nada foi feito para mudar esta situação. Nós temos dois cães, e sempre que os levamos a passear temos problemas, porque o outro atira-se não só aos nossos animais, mas também a nós. Além disso, anda constantemente a passear-se pela estrada, acompanhado de mais 3 ou 4 cães, e muitas vezes obrigam os automóveis a fazer travagens bruscas, aqui mesmo junto à Escola Básica, o que mais dia menos dia, pode causar um acidente.

Até mesmo o carteiro quando vem fazer a distribuição do correio, é literalmente "perseguido". Ora, tudo isto contribui para que se crie aqui um clima de insegurança permanente.

Esta situação já se arrasta, como referi, há alguns anos. A resposta dos senhores funcionários da Câmara Municipal, quando vieram fotografar os ditos animais, foi simplesmente que "no canil não havia mais espaço" e que "os cães não fazem mal". Aliás, tal foi a despreocupação que, quando se deslocaram à casa do proprietário de dois dos cães, rapidamente se foram embora porque não estava ninguém, e nunca voltaram aqui para tentar alertar a pessoa.

Parece-nos incompreensivel que esta situação se mantenha por muito mais tempo, até porque se todos pensássemos como os senhores funcionários da Câmara, então as ruas seriam autênticos canis, pois todos nós teríamos os nossos cães a vaguear pelas ruas.

Resumidamente é este o contexto. Agradecia então que o Dr. pudesse fazer aquilo que lhe tiver por conveniente, para que esta situação se resolva brevemente."












3 comentários:

Anónimo disse...

De facto, tendo conhecimento da situação acima exposta, apresento o meu desagrado face à passividade da Câmara Municipal do Seixal.
A questão é grave,constitui um problema de segurança (ou melhor, falta dela) e é muito comprometedora da capacidade de resolução dos problemas municipais por parte da CMS.

Anónimo disse...

O que não faltam por ai são cães sem dono, mas a muitos a Câmara já "recolhe" sob a sua protecção.

Marco Almeida disse...

Pelos vistos não sou o único! Vejam as minhas deligências até agora: http://blog.wonderm00n.com/2011/09/16/mais-um-email-para-a-c-m-seixal-para-ser-ignorado/