sexta-feira, agosto 19, 2011

Mundet

A história conta-se numa penada (porque depois irei desenvolver este tema num artigo de opinião:
  1. Soube como toda a gente, pela Comunicação Social, da indgnidade de trabalhadores da Mundet receberem quase 30 anos depois do encerramento da fábrica  a módica quantia de 26 cêntimos.
  2. Entendi que tinha de fazer qualquer coisa e redigi uma moção para a apresentar em reunião de Câmara.
  3. Segui as normas da casa e apresentei-a em tempo útil ao Gabinete do Sr. Presidente, no caso Vice-Presidente por o primeiro estar de férias, tendo o documento sido aceite e constado do Período Antes da Ordem do Dia.
  4. Para minha surpresa também o Sr. Vice-Presidente subscrevia uma Moção, de teor semelhante que apresentou conjuntamente.
  5. Não sei se a apresnetou primeiro ou depois, apenas sei que ele pôde vêr a minha, porque tive de a apresentar a eles e a deles apenas a pude ver quando a documentação foi distribuída.
  6. No início da Reunião de Câmara o Sr. Presidente foi dizendo que em nome dos trabalhadores devíamos votar unanimemente este tema, propondo a unificação das Moções e afirmou não estar disponível para votar duas Moções sobre o mesmo tema.
  7. Todos aceitámos juntá-las e compreendemos sobrepor os superiores interesses da defesa dos trabalhadores à "trica político- partidária".
  8. Desde logo foi propondo que se aproveitasse a Moção da CDU (Vice-Presidente) e incluía-se um ponto da minha Moção, na Moção apresentada pela maioria.
  9. Concordei, colocando uma única condição: a maioria comunista retirar o 4.º parágrafo da sua moção, pois o mesmo ataca princípios ideológicos com os quais concordo, ou seja, estabelece um nexo de causalidade entre a devolução das empresas aos anteriores proprietários antes das nacionalizações e a falência dessas empresas, no caso da Mundet.
  10. Pior, no fundo defende o modelo das nacionalizações e condena que o estado tenha devolvido as empresas aos seus anteriores donos, que tinham sido privadas delas no período pós revolucionário.
  11. Seria pedir demais?
  12. O PS  concordou com a posição que assumi.
  13. A CDU não aceitou e subscreveu apenas a sua moção.
  14. Resultado, uma moção na defesa dos trabalhadores da Mundet, que deveria ter sido votada por unanimidade, recolheu apenas os votos dos eleitos pela CDU e pelo B.E., mal-grado os esforços do eleito do PSD e dos eleitos do PS.
  15. Entendo que os eleitos da CDU, neste caso, prestaram um mau serviço aos próprios trabalhadores que tanto dizem defender!
  16. Da minha parte, consciência tranquila e sentido de dever cumprido.
  17. Deixo-vos com a Moções para compreenderem:




4 comentários:

Anónimo disse...

Então o Paulo Cunha julgava que os kamaradas iam deixar ficar em acta que tinham aprovado uma moção do PSD!!! Levavam logo uma marretada do Komité Central!! E claro que para não destoar o travestido de independente do BE tinha de concordar com eles, ou lá ficava sem o telemovel ultima geração...

Rui Belchior Pereira disse...

Mas porque será que não estou espantado?? de facto é mais do mesmo, de um comportamento mesquinho, sombrio e que visa apenas um interesse, o do seu partido...a cartilha é sempre a mesma..."coitadinhos dos trabalhadores" "grandes grupos económicos e financeiros" " potências estrangeiras" "o capital"..ou seja continuamos nos anos 70....mas como esta cantilena funciona...o discurso perdura e perdurará, até lá boa sorte e paciência.

Anónimo disse...

É nestas coisas em que se vê como o comunismo iria resultar tão bem se estivesse no governo: "13. A CDU não aceitou e subscreveu apenas a sua moção." Sinceramente... achavam mesmo que eles iriam aceitar alguma coisa q n tenha mão deles, isso é 1a tarefa muitíssimo difícil, não gostam muito do q o que vem de fora seja melhor ou de novas ideias q n tenham sido eles a ter, apenas aceitam o que querem e acabou. Escondem-se atrás de uma falsa tentativa de entendimento mas acabam sempre por fazer o que querem e o resto... n interessa p nada. É nisto que comunismo é tão parecido com o q já cá houve e n estou a falar de democracia, q isso... eles n fazem ideia do q é! Ora então,os meus parabéns a estas atitudes de esquerda que por eles nem ninguém opinava, é calar e comer. E ainda há quem defenda estas ideologias. Valha-nos Deus!

Condessa Mãzarrá disse...

Vai na volta, até ser apresentada a moção por parte da oposição sobre este assunto, o mesmo estava pra lá no fundo do baú. Sai a moção da oposição e o assunto ganha logo outra importância. Mesmo q n tenha "ganho" a moção da oposição, que sirva p pelo menos ajudar a uma melhor e mais rápida resolução do problema.
Parabéns oposição por apertar c eles!