terça-feira, dezembro 14, 2010

Razões de um Voto Contra

Ontem, esteve em votação as GOP`s e Orçamento para 2011, que esta semana darei conhecimento sobre a motivação subjacente ao meu voto contra.

Por hoje, quero falar-vos da Votação relativo ao Ponto : "Revisão dos Serviços da Câmara Municipal. Modelo, estrutura nuclear e limites máximos das unidades e subunidades orgânicas flexíveis e equipas de projecto".

Fui o único vereador a votar contra. Fi-lo, não por estar frontalmente contra o documento apresentado (até posso estar, mas em consciência só estarei após as questões que julgo pertinentes serem respondidas) e, por isso,  não poderia votar de outra forma.

A verdade é que apesar do Sr. Presidente se ter esforçado por me responder a todas as questões, o que agradeço, em bom rigor não conseguiu responder concretamente a nenhuma, a não ser sobre o custo do trabalho que serviu de base a esta solução. Segundo o Sr. Presidente, este trabalho não custou nada ao município. E essa é uma resposta positiva, no entanto o mesmo afirmou que o estudo encomendado à Universidade Católica não foi aproveitado. Pergunta-se porquê?

Deixo as questões e abro aqui a discussão:

 
- Se o actual edifício da CMS foi construído de acordo com a organização anterior?

- Qual o estudo ou estudos em que a CMS se baseia para propor esta reestruturação?

- Quando é que esta mudança vai custar ao erário público?

- Quantos trabalhadores irão mudar de posto ou chefia?

- Quantos departamentos vão ver as suas funções alteradas?

- O que irá acontecer aos projectos pendentes? Irão ser completados pelo departamento anterior ou o novo?

- Na nova estrutura estão previstos dois directores municipais, qual irá ser o papel deles? Irão responder perante o Presidente ou também perante os Vereadores?

- E os trabalhadores irão continuar a depender hierarquicamente dos Vereadores ou irão responder perante os directores municipais?

- Os trabalhadores da CMS foram ouvidos nesta reestruturação?

Não é possível votar favoravelmente uma reestruturação tão profunda e marcante com esta sem primeiro ver estas questões respondidas de forma clara e positiva."
 
Mas para ser verdadeiramente justo, comprometo-me a publicar a acta com as respostas do Sr. Presidente e. nesse momento, todos poderão julgar se o meu voto e posição são correctas, ou não.
 
Por agora, convido-vos a comentar.

1 comentário:

Anónimo disse...

quem irá decidir sobre essas chefias?
teremos outra vez pessoas do departamento de limpeza a serem recolocadas nos recursos humanos?
essas chefias são pessoas com a devida formação ou não passam de pagamento de favores ao partido?
e os trabalhadores que estão á anos a aguardar a restruturação da carreira?
seria bom que colocasse também estas questões.