terça-feira, dezembro 07, 2010

Minha posição relativamente à 4.ª (!!!) e última alteração às Grandes Opções do plano de 2010

Deixo-vos com a minha posiçã, apresentada em sede de Reunião ordinária de Câmara Municipal, realizada na passada quinta-feira e relativamente à 4.ª (!!!) e última alteração às Grandes Opções do plano de 2010:


"Parece que chegámos ao fim de uma grande saga com a 4ª e última alteração as Grandes Opções do Plano de 2010 e ao Orçamento de 2010. Olhando para o plano geral parece não haver dúvidas sobre o facto que estas GOP estavam mal planeadas desde o inicio.

Poderia o executivo desconhecer que as rendas que seriam necessárias pagar por este edifício não seriam apenas 1 milhão e 200 mil euros como inicialmente previsto e sim mais de 3 milhões de euros?

Como é que uma estimativa de 1 milhão e 800 mil euros de despesas com consumos de electricidades se transforma numa conta de quase 5 milhões de euros?

Aquilo que dissemos para outras alterações ao orçamento continua a acontecer nesta 4ª alteração e, no cômputo final, aumentam as despesas correntes, diminuem as despesas de capital, quando o caminho deveria ser o inverso.

Só em horas extraordinárias tivemos um aumento de mais de 200 mil euros, a que se podem somar os aumentos que houve nas restantes alterações ao orçamento.

Por outro lado verificamos que na área da educação foram retiradas verbas no valor de mais de 800mil euros.

Se formos analisar em pormenor não podemos deixar de salientar que historicamente as GOP têm em algumas situações servido como um plano de boas intenções.

A título de exemplo desde 2006 que as GOP tem prevista a construção da piscina Municipal de Paio Pires. E na introdução as GOP de 2008 pode ler-se o seguinte “Em 2008 serão lançados novos equipamentos desportivos com destaque para a Piscina Municipal da Aldeia de Paio Pires e o Pavilhão Desportivo Municipal de Fernão Ferro”.

Este último que tinha prevista uma verba de 72 mil euros, viu a mesma reduzida para 500 euros.
A realidade neste caso comprova que a construção deste Pavilhão ainda não começou.

Enfim, daqui a uma semana estaremos a discutir o orçamento e as Grandes Opções do plano para 2011, e espero sinceramente que esse orçamento possa delinear um caminho de futuro para o Concelho do Seixal.

Por tudo o que aqui ficou exposto, o meu voto será contra esta alteração proposta"

Espero com a publicitação da minha intervenção, ter sido esclarecedor, quanto à minha posição, para quem me ler.









3 comentários:

Sandro Reis disse...

Sr. Vereador, como sempre esclarecedor, informativo e lúcido.
Pela minha parte obrigado

Anónimo disse...

Seria possivel disponibilizar o link para as GOP 2010?

Anónimo disse...

Caro anónimo:

Este é o link do site da CMS sobre as GOP 2010, mas não creio que contenha as 4 alterações já efectuadas...

http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/12AD80EC-729C-447E-9D15-4E1EC36CC3C2/4980/05_GOP_2010.pdf