sexta-feira, setembro 03, 2010

Não há festa como esta!


Começa hoje  a 34.ª Festa do Avante, por isso, entre os votos de um excelente evento, que naturalmente desejo, penso ser oportuno voltar a deixar-vos a minha posição na Reunião de Câmara Municipal quando o assunto foi aí discutido.

"Vai realizar-se a 34ª Festa do Avante nos dias 3,4 e 5 de Setembro. E a entidade promotora enviou um ofício à CMS para a realização da mesma pedindo um conjunto de apoios.

E a CMS deliberou a aceitação destes apoios tendo em conta “a dimensão nacional, com repercussão cultural, desportiva, social e política” mas todo este processo levanta a maior estranheza, senão vejamos:

 Não existe nenhum contrato programa

 Não existe um delimitar dos deveres e obrigações de ambas as partes

 O pedido da organização é feito do modo mais ambíguo possível podendo levar a todo o tipo de interpretações, por exemplo o que é “Apoio na Informação e Relacionamento com os moradores da área envolvente ao recinto da Festa”

 É solicitada a autorização para montar a estrutura em Junho, quando a festa só irá se realizar em Setembro.

Enfim, um conjunto de situações que nos levam a questionar se a CMS teria a mesma complacência com qualquer outra entidade que quisesse fazer uma festa com fins lucrativos naquele espaço… afinal de contas, o objectivo da festa é financiar um partido político.

Se fosse o PS, BE, PP ou PSD a querer fazer um evento do mesmo género também a CMS arcaria com as despesas do conjunto de apoios que é pedido pela organização? Tenho as minhas dúvidas."

8 comentários:

Anónimo disse...

Seria bom que o senhor vereador pudesse publicar o pedido ou ofício chegado à CM do Seixal e as obrigações que isso acarreta para o município.Mais, seria bom que fosse quantificada a verba gasta pela maioria comunista com esta festa e os empregados camarários envolvidos em tais ajudas.
dira mais "Não ajuda como esta"

José Geraldes disse...

A propósito do "Não há festa como esta" deixo aqui o que escrevi no facebook sobre o tema:
Pois é Caro Paulo, em outros países, os Concertos tipo Promenade diga-se música clássica, erudita ou seja lá o que for, mas de qualidade enchem-se de jovens. Aqui, fruto de pais ignorantes e néscios e de uma política educacional que promove o pifaro e a gaita de beiços, passando pela tamborada e pelos ferrinhos, em detrimento do violino, do piano e do saxofone, dá no que dá.
O PCP hábil na demagogia e no populismo vai capitalizar as cabeças dos jovens que, per capita, lá passam para dizer que o PCP é o partido da juventude, logo do futuro, à custa da poluição sonora que extravasa provocatoriamente as baias do recinto da festa.
Todos os anos é a mesma coisa: montes de décibeis de ruído musical capitalista entremeados com umas parcas febras de uns acordes de música e eventos a sério q.b.
Era giro ver esta juventude toda com ti-shirts do tipo: "Nós queremos curtir, mas vão vender o vosso peixe para a Coreia do Norte e levem o Bernardino Soares convosco".
Queria ver quantos entravam no recinto da Festa do Avante, a tal Festa para Todos.
Nota final: as vozes da reacção difundiram via sms que Jerónimo de Sousa vai trocar o famoso discurso de encerramento por uma exibição de danças de salão, que o homem até tem jeito para isso !

Anónimo disse...

Voltando um pouco ainda à "vaca fria", a festa do Avante. A capacidade hoteleira do Seixal está a 20%!! A CM do Seixal disponibiliza o parque do Serrado para uma actividade ilegal de campismo. Por cada campista está a ser cobrado um preço de 22 euros para montar tenda nesse mesmo espaço, que não se esqueça, trata-se de um equipamento municipal!! A minha questão é simples: para onde vai esse dinheiro???

Anónimo disse...

Depois não há dinheiro sequer para ter uns serviços centrais próprios pois, ao contrário que tanto afirma a CM do Seixal (inclusive no Boletim Municipal) ela não é proprietária do edificío que vai inaugurar no próximo dia 12 de Setembro mas tão somente inquilina a pagar 200 mil euros por mês, durante o mínimo de 20 anos e com a opção de compra no final desse tempo por trinta milhões euros (actualizados de acordo com a inflação e indíces mercados) ou mais. Nesta CM do Seixal existem cerca de 1800 funcionários, por outras palavras a maior empregadora do concelho do Seixal, só que para se trabalhar por lá é necessário ter o cartão do partido, e é isto que faz a força do PC nas eleições autárquicas.

Ângela Rosa disse...

"Aqui, fruto de pais ignorantes e néscios e de uma política educacional que promove o pifaro e a gaita de beiços, passando pela tamborada e pelos ferrinhos, em detrimento do violino, do piano e do saxofone, dá no que dá."

Parece-me que fala do que não sabe porque nunca foi á Festa do Avante.

É que a Festa já recebeu espectáculos de grandes orquestras e ópera.
Também os concertos são em grande parte com os melhores artistas portugueses.
As minhas duas filhas todos os anos participam e adoram o que ali vêem. São se calhar os seus filhos que procuram os tais espectáculos de pifaro, tamborada e gaita de beiços, e por isso a sua generalização de todos os jovens neste seu comentário.

Anónimo disse...

Ó Sra Angela Rosa os seus filhos podem ir á ópera aos pifaros aquilo que a senhora quizer não podem é ir ás festas pagas com o meu dinheiro que é o que acontece com a festa do avante é a camara do seixal de maioria CDU a pagar as despesas da festa com o dinheiro dos meus impostos.

Anónimo disse...

Parece-me meu amigo que o seu problema não é a gaita de beiços, que por sinal é bastante dificil de ser tocada, o seu problema é o partido comunista, o Sr. já reparou que desde 1974 vivemos em democracia, pois o Sr. deveria ver melhor o que se vai passando por debaixo dos seus beiços, a juventude que tanto o incomóda porta-se melhor do que muito boa gente de gravata.

Daniel Guerreiro disse...

ui... tanta dôr de coto que eu vi aqui nalguns comentários. Eu já vou à festa do avante há alguns anos inclusive participo na sua construção e sou jovem, tenho 21 anos. O que eu acho mais interessante em todos estes comentários e no próprio post é que nota-se que nenhum dos intervenientes conhece a festa, vê-se que nunca lá foram, falam só por falar, só para poder dar mais uns bitaites acerca do sucesso duma festa realizado por um partido COMUNISTA!
Aí é que está o problema, porque se fosse um PS ou um PPD já estava tudo bem. Não é??

Vejamos que eu saiba a CMS recolhe o lixo e faz limpezas do campo entre outras coisas normais que outras camaras tambem fazem noutros festivais de Verao.

Os pedidos começam em Junho porque como é de conhecimento geral o recinto é montado e desmontado todos os anos ou de 2 em 2 anos. (sim dá um trabalhão desgraçado, mas ao mesmo tempo um gozo tremendo, só quem vai ou quem já foi é que sabe do que eu falo).

E não me venham com a história da cassete gravada. Porque tudo aquilo que nós "desbobinámos" à uns anos atrás quando dizíamos que o EURO ia arruinar o nosso país que nunca devíamos sair do ESCUDO, quando dissemos que a UE era uma fantochada que ia acabar por ir ao fundo e que a Alemanha ia tentar tornar-se dona disto tudo porque é um país naturalmente imperialista tal como os USA chamaram-nos todos doidos... mas então eis que estamos em 2011 e começa a acontecer tudo o que nós prevíamos há uns anos atrás!
Há coisas fantásticas, não há?

Posso dizer-vos com muito prazer que, NÃO HÁ FESTA COMO ESTA (infelizmente para muitos de vós!)