quinta-feira, março 27, 2008

De Volta "à Vida"

Olá a todos,
Estou de volta ao meu/nosso mundo.
Para trás ficaram dias magníficos, que mais tarde certamente abordarei neste bolgue.
Por agora cumpre-me agradecer os votos de boas férias e de Páscoa Feliz recebidos quer neste espaço, quer no e-mail e, se não retribuir (já é tarde para isso) , pelo menos dizer que desejo que também tenham tido uma Páscoa Feliz.
Como estou desactualizado e, com muito trabalho para repôr, mas não queria deixar de actualizar o blogue, faço-vos a proposta ao contrário:
Em vez de escrever um post com um tema específico, desafio quem lêr este blogue e se interessar pelos problemas do Seixal, da Margem Sul, de Portugal, da Europa, do Mundo ou do Universo.., diga quais as temáticas que gostaria de vêr abordadas na próxima Assembleia Municipal.
Criemos, pois, neste post um Fórum de discussão sobre o estado do Concelho. Vou manter este Post em permanente actualização até ao dia da próxima Assembleia Municipal (2.ª Sessão Ordinária, a realizar no próximo dia 21 de Abril (2ª Feira), pelas 21H00,na Sede da assembleia Municipal).
O desafio está lançado. Não cabe unicamente aos partidos políticos e aos eleitos locais a abordagem de temas vividos por todos. Aceite este desafio e participe!

16 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite. Bom regresso ao activo.
A segurança é um tema que gostava que continuasse a abordar em nome do PSD. Por exemplo gostei da sua intervênção no que falou da insegurança daquilo do fogueteiro.
Luisa Lopes

Anónimo disse...

Aí está um tema que gostaria de ver tratado em AM. E se esses dois senhores podem ser sócios administradores dessa firma

Tirado do blog Rumo a Bombordo:
"Ontem realizou-se, na Quinta da Fidalga, a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal do Seixal e a Fundação Cargaleiro, para aí instalar o Museu-Oficina do pintor. Aquando da votação deste tema na Câmara Municipal, o Partido Socialista ausentou-se da sala, naturalmente, não porque esteja contra a instalação deste equipamento no concelho, mas antes porque não aceita que a Quinta da Fidalga se mantenha na posse da sociedade Ferimo - Sociedade Imobiliária, S.A.. É necessário recuar no tempo para melhor entender esta estória. A CM Seixal comprou a empresa Ferimo, uma empresa sem actividade, apenas porque esta possuía a Quinta da Fidalga. Comprando a empresa, a CM Seixal conseguiu poupar largos milhares de euros em impostos, que teria de desembolsar para adquirir este imóvel. É que, aproveitando uma falha na Lei (entretanto corrigida), que visa incrementar o investimento no mercado de capitais, a Câmara aproveitou a isenção do pagamento de imposto sobre as mais-valias para quem detenha acções por um período superior a doze meses. Desse modo, os vendedores viram o seu lucro isentado de impostos... Por outro lado a Câmara Municipal do Seixal (compradora) não pagou IMT (à altura chamava-se Sisa), já que por força desta "ficção" juridica o que foi transaccionado foi uma sociedade fantasma e não a Quinta da Fidalga!
Quantos municipes não gostariam de ter a mesma oportunidade? A operação terá sido legal mas não foi certamente moral!
Senão vejamos: porque comprou a Câmara Municipal do Seixal uma empresa com este objecto social? Objecto: Operações sobre imóveis, compreendendo a urbanização e loteamento de terrenos, a compra e venda e avaliação de propriedades e ainda o de comissões, consignações e representações de produtos e serviços conexos com os referidos fins. A Ferimo é detida neste momento a 100% pela CM Seixal, contudo a Câmara necessita da autorização da sociedade imobiliária Ferimo, (administrada pela Vereadora Corália Loureiro e pelo Dr. Leonardo Carvalho) na qualidade de proprietária do imóvel, para aprovar a cedência duma parte do imóvel.

Publicada por Samuel Cruz em Segunda-feira, Março 17, 2008"

Anónimo disse...

E já agora do mesmo autor:

"Será que nos querem fazer relembrar um caso de triste memória ocorrida nos Bombeiros Voluntários do Seixal ocorrido ainda não há muito tempo em que alguém “desviou” uns largos milhares de euros e ninguém com responsabilidades dentro da instituição ousou participar criminalmente contra ele? Porque teria sido? O senhor sabia demais?
A população do Seixal também, neste caso, quer que a verdade venha ao de cima doa a quem doer e exige do Senhor Presidente da Câmara que exerça cabalmente as funções para que foi eleito, não assobiando para o lado em questões que parecem indiciar bastante gravidade, a levar em consideração o elevado aparato policial que visitou a Câmara."in Rumo a Bombordo


Ninguém interpela a CM do Seixal por isto??

Unknown disse...

Boas,

Espero que as férias na América tenham sido boas.

Temas que gostava de ver em discussão é sobre a questão do estacionamento. Porque é que as Câmaras não apostam na contrução de silos, pois consegue-se estacionar um maior nº de veículos na vertical, ocupando menos espaço.

E aí sim, não haveria certamente razão para estacionamentos em cima de passeios e/ou noutros locais proibitivos... Digo eu! ;-)

Bluegrowth disse...

Consultando algumas revistas Estuarium, ou fazendo uma pesquisa nos últimos seis meses da imprensa regional, assistimos a uma operação de marketing sobre supostos projectos e estratégias para o desenvolviemnto da náutica de recreio. Na revista Estuárium surgem até compromissos autarquicos para 2008 no que diz respeito a organização do trafego fluvial e a criação e reabilitação de alguns espaços ribeirinhos.

Deverá ser clarificada a estratégia e os projectos sobre os quais tanto se especula mas pouco se objectiva. Até à data nada se sabe sobre onde e como irá a autarquia gastar os 300.000€ do orçamento do Turismo para a Náutica de Recreio.

Depois de clarificado onde e como será esse dinheiro aplicado, muito há a discutir sobre se a estratégia é ou não a mais adequada.

Anónimo disse...

bom dia. desde já realço que não sou do seixal, sou alentejana, mas isso não é motivo para que não venha a este blog, até porque me agrada a forma que o autor deste blog aborda os temas, sempre com um sentido de humor muito apurado.
e desta forma lá vai sendo ouvido.
continua assim!!!!!!
Mas estas linhas é para responder a blake´s medicine, nem sempre os parques de estacionamento funcionam, como já disse anteriormente sou do alentejo,mais precisamente da cidade magnifica de Beja. Com o projecto polis foram feitos dois parques de estacionamento subterrâneos em locais estratégicos, pela falta de estacionamento neste locais .
hoje esses mesmos parques estão à moscas e as ruas circundantes continuam cheias de carros em cima de passeios. o mais grave disto tudo é que a camâra oferece 1 hora gratuita nos respectvos parques. acredite esse problema passa mais pela falta de civismo e muitas vezes pela falta de educaçao pelo proximo.
paula

hkt disse...

Penso que teria toda a pertinência questionar a câmara sobre os edifícios classificados que se encontram a cair aos bocados pelo concelho. Saber o que tem sido feito, quais as iniciativas já tomadas/a tomar, ou, se se espera pacientemente pela sua (dos imóveis) derrocada.

Ana disse...

Não haja dúvidas que as férias lhe fizeram muito bem, fico feliz por isso, mas!!! e há sempre um mas, e embora não seja uma descrente e tenha a esperança de que a minha terra há-de mudar para melhor, penso que é utópico pensar-se que se resolverá com a governação que temos. A CDU (PCP) inviabilizará todas as propostas que não forem da sua autoria, argumentando de mil uma maneiras para tal, e virão possivelmente mais tarde apresentar aquelas que lhe parecerem trazer votos como sendo da sua autoria, fazendo-as depois aprovar com toda a pmpa e circunstância e usando-as como bandeira para os seus interesses próprios.
Não tenho ilusões de que é assim que actuam, pelo que uma mudança qualitativa só passa na minha opinião por uma outra política na autarquia.

Anónimo disse...

Como a Baía do seixal é o nosso maior e melhor equipamento desportivo, seria excelente levar este tema. Projectos temos que cheguem, o que seria excelente seria discutir o que se vai fazer, quando, como e com que verbas.
Este tema da Baía mexe com muitas áreas o que obriga, a que exista um enquadramento dos temas.
Jorge Pieta

Paulo Edson Cunha disse...

Boa noite a todos, agradecendo a vossa participação, sempre vos direi que tomarei em devida nota as sugestões aqui apresentadas e, mais tarde, dar-vos-ei conta dos resultados.
Não há que temer que a CDU tome como suas as nossas sugestões, críticas ou conselhos, pois de outra forma nunca qualquer oposição funcionaria.
Faremos a devida publicidade do nosso trabalho e, se os nossos meios são incomensurávelmente inferiores aos da máquina comunista, então cabe-vos a vocês ajudarem-nos a divulgar a mensagem (quando o acharem justo fazê-lo).
Obrigado e continuem a participar.

Anónimo disse...

Gostaria de ver colocada na Assembleia Municipal o problema das barracas que continuam a ser feitas no nosso concelho, umas em madeira e outras casas clandestinas abarracadas, no fogueteiro,na cruz de pau, ao pé da piscina de amora. E em muitos outros lugares.

Jorge Pietta disse...

Ilustre...
Estive a pensar e penso que ao nível do Seixal questionar o executivo sobre a saida dos serviços para o novo edificio e o que isto envolve será preferivel. Ou seja, resume-se a questionar quais os projectos para a Freguesia do seixal com a saida dos serviços em 2009.
Jorge Pieta

Anónimo disse...

Sobre as barracas... NO PROBLEM,quando os edificios ocupados pela Camara no Seixal ficarem vazios, colocamos lá o pessoal e acaba-se com o problema.

Anónimo disse...

O que eu gostava de ver questionado em relação às barracas do concelho é se os fiscais da camara e a propria camara se demitiram de funções e competencias. Para que quer a camara tantos fiscais se não for para trabalharem e o seu trabalho deve ser também na prevenção e embargo de barracas e como é da competencia da camara demoli-las. Até parece que demolir barracas e impedir que se façam deixou de ser uma competencia da camara.Já é tempo desta camara CDU deixar de gastar o dinheiro dos impostos dos seus municipes a fazer casas para quem não respeitou nada nem ninguem e fez uma barraca. O tema que proponho é a inercia da camara e o incumprimento das suas funções por parte dos funcionários fiscais.

Anónimo disse...

Gostaria que fosse colocado em Assembleia Municipal o problema levantado no blog rumoabombordo sobre o amianto nas condutas de agua em Fernão Ferro que pode provocar risco de contaminação da agua.

Anónimo disse...

E ainda gostaria de saber que significado teve a presença da judiciaria na camara.