sábado, fevereiro 09, 2008

Está lá, é da guarda??? Ligue daqui a quatro meses, por favor

Publicado hoje no "Jornal do Seixal", em artigo de opinião.

Está lá, é da guarda??? Ligue daqui a quatro meses, por favor

Não sei se já se aperceberam mas uma profunda alteração na delimitação de competência territorial das forças de segurança já está em vigor.
Na sequência dessa alteração, por exemplo a GNR de Miratejo foi deslocalizada, sendo agora essa área de intervenção da competência da PSP. NÃO vou aqui discutir da bondade da alteração, não quero sequer entrar por aí. Não sei se o governo está a fazer nesta área o mesmo que está a fazer na saúde, na educação, na justiça ou noutras áreas vitais para os cidadãos, mas pela amostra a preocupação não podia ser maior.
Não sei se os meus concidadãos sabem, mas se não o sabem eu digo-vos e podem acreditar que A esquadra da PSP de Corroios funcionou durante três dias num posto móvel sem o mínimo de condições, tendo mudado para instalações provisórias no sábado onde ainda não existem comunicações. Segundo se consta foi o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa (a quem felicito pela iniciativa) que insatisfeito com a situação, considerando que ficarem instalados numa roulotte sem condições, numa esquina, que tinha espaço para três homens e meio e onde não existia sequer casa-de-banho ou comunicações. Mais, que a luz que tinham foi uma loja que cedeu e tudo para uma corporação para de 62 elementos, que tinham que ir à casa de banho dos cafés ou da esquadra da Cruz de Pau, que lhes deu apoio nestes dias, tudo isso não era digno para a freguesia e para os próprios agentes:Assim, a junta de freguesia a efectuar diligências para encontrar um local provisório o mais rápido possível, o que aconteceu no sábado, de modo a receber a esquadra até estarem concluídos os trabalhos no espaço que vai receber a nova esquadra de Corroios, que devem durar cerca de 4 meses (uma loja provisória em Santa Marta de Corroios, perto do local onde se vai situar a esquadra, que tem um mínimo de condições para receber a PSP).Pergunto: estamos todos a brincar com a segurança? Por acaso o senhor ministro sabe que esta corporação assegura a segurança numa zona com cerca de 57 mil habitantes? Para além do mais sendo uma zona reconhecidamente com alguns problemas de segurança e de ordem pública!Sabem as autoridades que no local ainda não existe telefone nem fax.?Em declarações à comunicação social o presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP-PSP), António Ramos, explicou que a situação se deve ao facto da reestruturação nas forças policiais se ter feito sem os devidos preparativos e condições. Onde é que nós já ouvimos isto? Estamos num País a saque? Já não percebo se é por desorganização, pressa em fazer bem (embora se faça quase tudo mal), falta de meios financeiros, mas está na hora de dizer basta! Está-se mesmo a ver alguém a telefonar para a PSP, esquadra de Corroios, quem vos atende? Não faz ,mal. Liguem daqui a 4 meses...

Nota: Como escrevi esta crónica na quarta-feira, espero sinceramente que no dia em que a mesma seja publicada (sábado) já a mesma esteja desactualizada e os problemas apontados já estejam resolvidos porque com a segurança, assim como com a saúde, justiça ou ensino não se deve brincar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Espero que tudo se resolva e não cheja necessária uma espera de 4 meses...

Anónimo disse...

É só para dizer um olá e nao me dizeres que nunca venho ao teu blog!
Realmente esta situação da PSP nao cabe na cabeça de ninguem, mas infelizmente é o país que temos.
Esta frase está a ser utilizada demasiadas vezes mas em situações como esta, completamente fora da realidade, é a unica coisa que nos apetece dizer!
Uma beijoca gordinha ;)
Look

Ponto Verde disse...

Por um lado não há nem espaços, nem espaços em condições, por outro abandonam-se estruturas como as das oficinas municipais do Fogueteiro...

Que estranho país do desperdicio e de impenetráveis quintinhas este!!!