domingo, abril 22, 2007

“MANDU'S BAR”


O “Mandu´s bar” é daqueles lugares mágicos. Daqueles lugares onde entra apenas sentimento. Onde se dança, conversa, ri ou chora, mas em que cada um apenas entra com convite e com vontade de lá estar. A pista de dança não abre às 2h00, não. Pode abrir às 14h, às 21h30, como foi o caso, ou às 3h00 da manhã. Parar de dançar é proibido. Parar de saltar, pular ou simplesmente brincar só se consegue se se apanhar o seu responsável distraído, o que, garanto-vos, é muito improvável. À entrada não vos cobram consumo mínimo, não tem nenhum gorila à porta para nos inspeccionar, tem antes as suas simpáticas e lindas filhas, Patrícia e Filipa, ou a Bia, a mais pequenina, e a Manuela, a mulher, companheira e amiga, daquelas pessoas que nos recebem com o calor do olhar. O seu dono, responsável, mentor, criador, impulsionador e ainda disc-jockey, barman, anfitrião e dançarino é o Armando. Simplesmente Armando naquele local. Calculo que o seu coração tenha crescido proporcionalmente aos doentes que tratou. Sim, porque o conceituado e respeitado Dr. Armando Serra Coelho, com o copo de cerveja na mão, a dançar a sua música, do Jazz ao soul-music, do Blues, ao mais puro rock-and-roll, de uma pimbalhada à mistura até uma boa MPB, vai desfilando as músicas ao ritmo das histórias que ele nos conta dos locais por onde passou, quer seja new Orleans, quer seja a sua mais do que tudo amada: Luanda, de tal forma que esse Dr. Armando não está lá, apenas o Armando, com o espírito de qualquer jovem de 20 anos. Política, futebol ou religião fala-se, mas apenas com a ligeireza de quem conta o último filme que visionou ou do simples prazer de ter aqueles amigos ali, todos reunidos.
Ao longo da nossa vida encontramos de tudo. Mas há lugares em que quando lá entramos sentimos o deja vu próprio de neles termos sempre querido estar e já lá termos estado. Esse lugar é a “Mandu's bar”. Penso mesmo que a sempre tão afoita ASAE deveria multar o seu responsável, pois é quase pecado nos dias que correm concentrar tão grande dose de bem-estar, de desinteresse que não seja o prazer da amizade.
Quem faz o “Mandu's bar” é o Armando, como vos disse, mas também a Manuela, a Patrícia ou a Filipa, também a Bia ou o seu priminho Diogo, ou os seus coleguinhas Inês, Francisca, Zé Maria ou Gonçalo (o meu filhote de 7 anos), ou a Carolina ( a minha filhota de 4 anos), ou a Madalena, o malandro do Manuel, ou o António, ainda bebé e a ser adormecido no primeiro andar pela Sofia. É a Margarida, grande e digníssima representante de Vila Nova de Anços, ou o Doro, tão apaixonado pelo Benfica, quanto eu, ou o Hilário (grande portista, carago), com a sua boa disposição, ou ainda os Padre Eterno, Zé e Rosinha, digníssimos representantes do nosso bom Alentejo. Temos os nossos Coimbrões, Pedro e Ritinha, ou ainda o Rui Prata e a mulher, mas podíamos tê-lo a si, porque para se fazer parte do “Mandu's bar” não precisamos ter 20 anos, ou apenas 5, podemos ter 80 ou 50, basta contudo que tenhamos o espírito apropriado e queiramos celebrar um dos sentimentos mais bonitos do mundo: a amizade Com sorte a Bia convida-vos para a próxima festa e o Armando de certeza que não vos deixa à porta.





7 comentários:

Paulo Edson Cunha disse...

Imperdoável:não falei da alma mais recente das noites do mandu´s bar. A Senhora Loira. Assim apelidada pelo Armando e, por mero acaso, a minha mulher. Ontem perdeu "o gás" cedo de mais, mas mesmo assim, tem energia para dar e vender.

Anónimo disse...

V.Exa lá sabe qual é "o Gás" da Senhora Loira.
FCP

Anónimo disse...

Caro EDSON,quem é o LARANJONA DA 1ªfotografia? Como vai esse partido!

Leão

Anónimo disse...

Causídico Paulo, é neste artigo que considero mais sério,onde me permito desafia-lo a disertar sobre o novo aeroporto de Lisboa, o como se justificaria a sua construção a sul do Tejo, beneficiando o Seixal.

Boris Ieltsin

Anónimo disse...

Ora bem, meu caro Dr., directamente da Bidigueira,"pipinha", é um varril de cerbeja "super vock", feita no Puorto.

Cordiais cumprimentos,

Bosingwa

Anónimo disse...

Carissimos companheiros,

É com agrado que registo estes comentários, no entanto ficou no ar uma questão? Quem é o LARANJONA?

De facto, assumo que a questão se refere ao "gaijo" mais giro da foto. Se assim é, sou eu o LARANJONA.

O Laranjinha

Pina Martins disse...

Boa Sorte para o Blog,

Um grande abraço,

Miguel Pina Martins