quinta-feira, abril 19, 2007

Quem paga? Nós (Munícipes do Seixal) Claro!!!


Esqueçam a definição de paraíso que aprenderam na catequese (para quem a teve) porque de certeza que está errada. Para o nosso executivo camarário paraíso é vivermos no Seixal.
Afinal de contas até promovemos o turismo do Seixal na BTL. Para quem não sabe, BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) é uma feira de turismo que decorre anualmente na FIL, e onde os Portugueses acorrem para verem os melhores destinos turísticos que as agências têm para oferecer. Quem sonha com uma semana paradisíaca no Brasil, México, Hawai ou pelas grandes e históricas cidades Europeias, então desengane-se – certamente que não são patriotas. Estão a pensar na Madeira? Algarve? Cascais? Espinho? Nada disso: Seixal. Pois é, o Seixal.
Estão a pensar o mesmo que eu? Claro: temos a ponta dos corvos (também conhecida como “ponta do mato” ou “praia dos tesos”), uma baía lindíssima e completamente despoluída, monumentos históricos a rivalizar com Praga, Roma e afins, vias em construção (pelo menos no papel, como sejam a alternativa à estrada nacional n.º 10, que de tanto propagandeada pela Câmara já deve ter sido construída umas 10 vezes, mais a ponte que rodoviária que ligará o Seixal ao Barreiro, mais múltiplos projectos em desenvolvimento (golfe mais urbanização na Flor da Mata mil e tal fogos – do lado da ETAR, Urbanização no Pinhal das Freiras 4500 fogos, Quinta da Trindade, junto à Baía, Paio Pires, , sei lá, tanta coisa boa que eu até recomendo que todos nós em sinal de agradecimento paguemos uma dízima à Câmara pelo excelente trabalho que já fez. Ah, e já agora, mesmo para os Srs. munícipes residentes no Seixal, não se esqueçam, mesmo vocês, marquem férias no Seixal!
Infelizmente acho mesmo que outra solução não nos resta do que marcar férias no Seixal, pois com a situação que todos nós vivemos, com impostos e mais impostos, com uma qualidade de vida de fazer inveja a qualquer nosso parceiro europeu, sabem o que a Câmara se lembrou agora? R: de no âmbito do seu projecto de Regulamento de Tratamento e Efluentes domésticos, comerciais e Industriais do município do Seixal, vir cobrar uma taxa a todos nós de 50% do valor cobrado pelo consumo de água. Pois é. Quem paga? Alguém tem de pagar não é? Porque não nós, pensam eles. Ou pensam que o dinheiro público chega para tudo? Pensam que os contratos milionários para novos edifícios, que denunciei na última crónica, ou a inépcia provocada por não termos aproveitado os fundos estruturais para construir ETARs suficientes, ou os festivais de jazz, os atrasos no contrato de concessão efectuado com o consórcio do metro e que a intransigência da Câmara de Almada, aliada à inabilidade governamental e falta de pressão do nosso município levaram a que este consórcio venha agora reclamar milhares de euros de indemnização ao estado Português, etc, etc, etc...quem pensa paga? Se não adivinhou ainda, não se esforce, mas prepare a carteira, cada vez mais vazia, cada vez mais sobrecarregada de taxas, impostos, novas taxas, taxas encapotadas, porque vai mesmo ter de pagar. E para quê? Para sermos a 37.ª cidade em 40, tal como foi apresentado no estudo do expresso? Bom, pelo menos ficámos em 4.º lugar, mas foi a contar do fim. E ainda querem eles promover o Seixal!! Preocupem-se em ocupar um lugar cimeiro num ranking destes, avaliado por rigorosos critérios, como sejam a educação, as acessibilidades, o ambiente, a oferta cultural, os serviços, e depois sim, terão toda a legitimidade de nos vir cobrar mais taxas e de irem à BTL promover verdadeiramente o nosso município, sem que corram o risco de serem acusados de publicidade enganosa.
Paulo Edson Cunha in "Notícias do Seixal" -10-02-2007

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é. tive oportunidade de ler este artigo no noticias do seixal e acho que é verdade. a câmara comunista e os governos só se preocupam em cobrar e cobrar sempre mais, mas curiosamente não corerepsondem nos serviços que prestam. parabéns pelo blogue

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado