domingo, julho 10, 2011

Uma malfadada passadeira (em tempos inexistente)

"Esta notícia corresponde a um assunto que trato com bastante atenção por várias ordens de razões:
  • Como autarca, assumi (eu e/ou o PSD/Seixal) várias posições públicas sobre esta questão, mesmo antes do acidente.
  • Acompanho o processo na qualidade de advogado das vítimas.
  • Fico satisfeito pelo facto de as obras finalmente ir ao encontro das necessidades das pessoas e, sendo verdade que "mais vale tarde do que nunca", a verdade é que o autismo e falta de visão dos responsáveis, ceifou, directa ou indirectamente, neste caso em concreto, uma vida e a outra irremediavelmente afectada.
  • Saibam as autoridades (incluindo a Câmara Municipal do Seixal, embora deva esclarecer, para ser justo, que pelo menos nesta fase, o Vereador do pelouro, Joaquim Santos, tudo tenha feito para melhorar a situação) tirar ilações sobre a importância de uma boa planificação e execução da gestão da "coisa pública".

6 comentários:

Cátia disse...

O Metro Sul do tejo já teve outros acidentes e devia ser responsabilizado.
Espero que o Dr. Paulo tenha sucesso a defender esta família. Dou-lhe também os parabéns porque ainda a pouco o vi na televisão nas noticias da rtp a falar sobre o caso da menina abusada pelo policia e que ajudou a condenar.

Américo Costa disse...

Paulo Edson, esta situação traz á colacção a frnteira entre a defesa do interesse publico e o aproveitamento de oportunidades particulares pelo facto de se desempenhar funções publicas.
Afim de os leitores poderem entender, o falecido Saldanha Sanches sempre fer referência que os oportunismos se iniciam ab initio nas freguesias.
Paulo Edson, caso sua excelência não fosse vereador, também teria a oportunidade de patrocionar este caso?
Caso afirmativo, pergunto, o caso teria a visibilidade que se lhe está a atribuir?
Seria de bom tom que de uma vez por todas que quem desempenha funções publicas não tenha interesses particulares. Seria bom que se pensasse em incompatibilidades já que desempenhar um cargo publico traz prestigio e assima de tudo se for exercido com patriotismo poder-se-á sempre arguir como um legado a vincar pela gerações futuras.
In fine, não se trata de uma crítica gratuita, nem pretendo que seja intepretada dessa forma, mas tão só como um ensaio meditativo.
Obrigado pela leitura.
Américo Costa

Paulo Edson Cunha disse...

Caro Américo Costa (para quem não sabe, líder da bancada da CDU na Assembleia Municipal:

Tenho-o por um dos mais educados e cordatos comunistas que conheço (embora ortodoxo e da velha linha) e, como sabe, pessoalmente simpatizo bastante consigo e este seu comentário apenas reforçou a ideia que tinha de si.

Ao contrário do que pensa, o mesmo apenas me veio ajudar a esclarecer alguns "mitos" que pululam pelo Seixal a respeito da minha actividade profissinal. Assim, sentindo que tenho o dever de o esclarecer a si e a todos, venho fazê-lo da seguinte forma:

1 - "Paulo Edson, caso sua excelência não fosse vereador, também teria a oportunidade de patrocionar este caso?"

R: Sim. Devo informá-lo que sou advogado da família há muitos anos (quase tantos quantos os que tenho de advocacia - 15 anos). Já fui advogado de mais do que um membro da família e tratei casos diversos, que o sigilo profissional e o bom senso me permitem não divulgar quais, mas penso que lhe chegará a minha palavra e, como sei que são amigos pessoais do cunhado da vítima, podem questionar-lhe directamente a veracidade do que afirmo.

2 - "Caso afirmativo, pergunto, o caso teria a visibilidade que se lhe está a atribuir?"

R: Claro que teria visibilidade. A comunicação nacional norteia-se por interesses jornalisticos e por mais importância que me queira atribuir, não andam atrás de mim. Infelizmente é um caso que independentemente do advogado que o patrocine é sempre mediático.

Devo acrescentar que tinha casos/processos contra a Câmara Municipal do Seixal (um deles conehce bem e até me aconselhou a não deixá-lo) mas como colidiam com interesses da autarquia, abandonei esses processos e, como bem sabe, nem sequer votei as decisões sobre os mesmos, apesar de os ter abandonado (lembra-se: PP T. Marinha, diz-lhe alguma coisa?)

Um abraço

Anónimo disse...

Estes gajos até metem dó!!!
"Aproveitamento de oportunidades particulares!!""

Então e os cartazes que a câmara andou a colocar por todo o concelho antes das eleições apresentando como suas obras do Governo e da Estradas de Portugal??? Pois claro, depois apressaram-se a retirar de quase todo o lado os ditos cartazes, mas alguns ainda perduram por aí a dar conta da mentira. Eram escolas básicas, creches, rotundas no Fogueteiro e na Cucena, eram as obras nos terrenos da Siderurgia Nacional,etc etc.
Então caro lider da bancada da CDU o que tem a dizer deste aproveitamento????

Paulo Cunha continue a fazer o seu trabalho e nem dê ouvidos a esta gente que durante mais de trinta anos só teem destruido um dos mais belos concelhos do país e enchido os bolsos a uns quantos.

Seixalense descontente disse...

Ler aqui o comentário do sr. Américo Costa é hilariante.
Ou melhor, seria se o caso em questão não tivesse custado uma vida humana.
De tudo o que li só depreendo que é uma patética tentativa de desviar as atenções da real culpa da cãmara neste caso.
Ou não foi a cãmara quem aceitou o projecto desta via? Ou não foi a cãmara que andou em grande propaganda com ministros e presidentes a fazer campanha sobre o Metro? Ou não foi a cãmara que se manteria em silêncio se não fossem os jornais a falar do assunto, esperando que este tal como outros fosse esquecido?
Onde está a defesa da segurança da população neste caso?
Ou não será que aqui se levantam outros interesses?
Sua excelencia o senhor líder da bancada da CDU fica muito mal na foto propagandista que pretende passar.

Condessa Mãzarrá disse...

Dr.Paulo,

Não se leve em conta opiniões sem fundamento e tão longe da verdade.
Não o conhecem certamente, se uma vez pelo menos o tentassem fazer, veriam a PESSOA que é.

Não conhecem a verdade. Falam por falar. Uns porque simplesmente acham-se no direito de opinar sem apurar os factos, outros porque nem opinião têm, mas como são mandados tem de o fazer…

É uma pena que neste mundo existam cada vez menos pessoas de “jeito” (com valores, ideais, defensoras de causas - realmente importantes - boa índole, sinceras, honestas, honradas, com coisas boas…). Entristece-me ver que está quase tudo podre, vivem para si mesmos...

Posso mesmo afirmar que das poucas que conheço que merecem consideração e nas quais vejo as qualidades acima referidas, uma delas é o Dr.
Por si e pelas outras poucas que conheço assim, ainda mantenho a minha crença na humanidade, se assim não fosse… o melhor era mesmo desistir do ser humano.

Por isso tenho a AGRADECER-LHE, por se manter fiel às suas convicções, à sua forma de ser e por contribuir para que pelo menos a pouca crença na humanidade que nos resta, ainda continue.

P.S.: E quanto às opiniões invejosas e ressabiadas dos outros… não se rale! “Vozes de BURRO, não chegam ao céu”.