quinta-feira, julho 07, 2011

Cães na Verdizela

Em plena campanha eleitoral, um candidato a Presidente da Câmara disse "não estar disponível para ser vereador dos cãezinhos e dos gatinhos".

Não tecendo grandes considerações sobre esta frase, tão pouco entrando nas autênticas "guerras de palavras" com que frequentemente o Sr. Vereador Samuel Cruz e o Sr. Presidente da câmara trocam em plena Reunião de Câmara a propósito da melhor ou menor forma de gerir essa área, conforme a perspectiva, a verdade é que um caso como este (que entretanto estou a tentar ajudar este munícipe) não deveriam acontecer no nosso concelho e, talvez se perceba que é também um pelouro a que se deve dar a importância que merece e justifica.

Passo a publicar a carta que recebi  (obviamente autorizada) para que esta carta tome a proporção de alerta público:

"Excelentíssimo Doutor Vereador da Câmara do Seixal Paulo Edson Cunha
Venho por este meio requerer a sua atenção sobre este longo e simples problema que é vivido todos os dias pelos utilizadores do centro comercial da Verdizela como espaço social e recreativo comunitário.

Encontrando-se em vigor inúmeras leis acerca da responsabilidade civil de que possui cães como animal domestico não se compreende como vários cães abandonados e doentes deambulam permanentemente pelos espaços públicos, neste caso na Verdizela. Desejava que o senhor Vereador fizesse a comunicação deste problema junto aos demais responsáveis políticos do Seixal para que este problema que ameaça constantemente a segurança e a saúde pública dos cidadãos moradores da Verdizela se resolva com rapidez.


P.S.: Seguem em anexo algumas fotos que ilustram o problema abordado e gostaria que fossem analisadas por que possa resolver esta situação.

Obrigado pela atenção
Peço deferimento
N.R.  morador Identificado da Verdizela
Sábado, 25 de Junho de 2011




4 comentários:

Anónimo disse...

Deplorável!

Os responsaveis não têm conhecimento de que este é um caso de saúde pública? Não têm conhecimento também de se tratar de um caso de bem estar animal?

Muito apregoam, mas se não for o Vereador Paulo Edson Cunha a fazer os possiveis e os impossiveis por resolver assuntos com esta importância, mais ninguém o faz, nem os Vereadores do poder nem os restantes Vereadores da oposição.

M.C.

RR disse...

Este é um caso curioso daquilo que eu defendo em artigo que penso ser publicado amanhã no Jornal do Seixal. E não é só sobre cães, é sobre a arquitetura da nossa Democracia! A Associação de Moradores podia ajudar na medida em que os referidos cães (um caso de saúde pública) já foram recolhidos no canil camarário e alguns moradores foram lá buscá-los. Há que gerir sensibilidades locais para solucionar situações absolutamente pertinentes.
Roberto Robles

AndSof disse...

Estive perto destes cães e sinceramente… eles saíram muito beneficiados nestas fotos.
Pois nelas não se vê a gravidade do assunto, só vendo ao vivo é que se percebe o quanto devem estar doentes. Não sei até que ponto, aguentarão até terem uma doença (se é que já não têm) que os faça atacar alguém com gravidade, pois pela forma como ladram e rosnam, pouco ou nada deve faltar.
E nessa altura as contas a prestar, serão bem mais elevadas, mas aí… ninguém tem culpa ou atiram a mesma uns para cima dos outros (que é o normal) e ninguém resolve nada.
É a “mania” que nós (portugueses) temos, de só tratar dos assuntos depois de já não haver forma de os tratar.
E o mais engraçado, é que ainda atacam as pessoas que tentam resolver alguma coisa (são poucos mas ainda há alguns que como o Dr. Paulo Cunha tentam dar voz a comuns cidadãos). Sabemos que lhes faz confusão existir pessoas preocupadas, se faz!? Mas ainda bem, que essas pessoas, não lhes ligam e não desistem, continuando a defender as mais diversas causas.
Faz-lhes confusão… porque é talvez nessa altura que ganham consciência do quanto são cobardes, porque nunca tiveram, nem têm coragem de tomar atitudes ou de fazer coisa alguma mantendo-se impávidos e serenos a ganhar o ordenadozito (e afins) por estarem num poleiro, limitam-se a mandar “bocas” sem apresentar quaisquer propostas para uma qualquer causa, para resolver seja o que for. Para cobardes, nunca o que se leva ao seu conhecimento é discutível ou tem interesse (se n for do interesse “deles”).
Sinceramente, não me surpreende nada que os “senhores” que dizem “(…) não estar disponíveis para ser vereadores dos cãezinhos e dos gatinhos", não estarem interessados neste problema. Se já é norma, não se interessarem nem intervirem por nada, porque haviam de intervir neste ou noutros problemas do género. Eles “nem lá estão para resolver coisas”, como disse anteriormente, estão lá para ganhar qualquer coisa e dizer que têm um emprego, e já é muito para aquelas cabeças. Para quê cansarem-se a pensar no que poderiam ou não fazer para melhorar qualquer coisa?
Voltando ao assunto que deu inicio, a este meu “desabafo”, se estes cães estivessem à porta deles, garantidamente que já tinham resolvido o problema, como não estão… para quê darem-se ao trabalho.
Como bom português… o próprio umbigo é que interessa o resto… se não for lucro, não vale a pena preocupar!

Fmm disse...

Por acaso vou muitas vezes a estas 3 esplanadas e os bichos nunca me fizeram mal. Estão realmente a precisar dum banho mas dizer que é um caso de saúde pública..... Enfim. Deixem lá os bichos.