quarta-feira, agosto 25, 2010

3ª Alteração as GOP e Orçamento



3ª Alteração as GOP e Orçamento

Nem parece que foi apenas há 3 meses que veio a este órgão a última alteração as GOP de 2010.


A CMS continua a manter a mesma tendência, com sucessivos aumentos na despesa corrente, senão vejamos:
Nas Rendas da Quinta do Outeiro tivemos um aumento de cerca de 480 mil euros, nos Serviços Postais 150 mil euros, nos Consumos de Energia Eléctrica 450 mil euros.


Feitas as contas nestas 3 rubricas e em apenas 3 meses temos um aumento de um milhão de euros. Um milhão de euros pode não parecer muito, mas é sensivelmente 1/3 do orçamento previsto nestas GOP para a Intervenção Social no ano de 2010 no Concelho do Seixal... dá que pensar.


Mas falamos em têndencia e com bons motivos, visto que as previsões do executivo a nível daquilo que são despesas corrente falharam claramente.


Não vamos criticar para já o aumento de mais de 200% dos custos de mudança para as novas instalações, porque provavelmente o executivo terá uma boa explicação para isso.


No entanto noutras rubricas tais explicações serão eventualmente mais dúbias. Se quisermos comparar a CMS a uma casa de família diríamos que nos pequenos gastos do dia-a-dia vai-se o dinheiro sem se dar por isso... passemos a exemplos concretos olhando para as rubricas anteriores.


O executivo quando apresentou o orçamento pela 1ª vez indicou que previa gastar 250 mil euros em Serviços Postais, nesta alteração às GOP o valor actual já ultrapassou o inicial em mais de 110%.
O consumo de Energia Eléctrica já é superior em 80% ao valor previsto inicialmente.


As rendas da Quinta do Outeiro já vão com um aumento de 120% sobre o valor original, que no inicio era de 1 milhão e duzentos mil euros e já vai em 2 milhões e 600 mil euros.


Olhando para a têndencia actual e se ainda houver uma nova alteração as GOP até ao final do ano tudo leva a crer que será para prever novos aumentos nestas rúbricas.


A nível de gastos com o pessoal a situação também não melhorou, especialmente no pagamento de horas extra, onde esta alteração ao orçamento prevê um aumento de mais de 100 mil euros.


Nas contas finais do orçamento não existem dúvidas, tal como na última alteração onde se verificou um decréscimo de cerca de 200 mil euros nas despesas de capital para gastar em despesa corrente, nesta alteração acontece exactamente o mesmo mas o valor é ainda maior, cerca de 275 mil euros.


Como todos devem saber uma despesa de capital é pela sua natureza um investimento, uma despesa corrente é um gasto. Cada vez que se priviligia a despesa corrente em detrimento do investimento estamos a tornar mais difícil o futuro desta autarquia.


Se houver alguma conclusão a tirar desta alteração as GOP e ao orçamento, é que é apenas mais do mesmo, com a agravante de ser mais do mesmo no sentido errado.


Neste sentido o PSD apenas poderá votar contra estas alterações, tal como já o havia feito nas anteriores.

Mas este assunto ainda merecerá mais comentários da minha parte. Aguardem...

2 comentários:

Anónimo disse...

ahahahahahahha
Obrigado, Dr. Paulo, por ainda nos conseguir por a rir.
É que estes numeros são mais do que ridiculos numa câmara cujo partido leva o tempo a criticar a despesa do Governo.

Mas é por isso mesmo que se não pagamos a água mais cara do pais, temos sobre esta QUATRO IMPOSTOS distintos calculados sob o valor do consumo e que, na maioria senão em todos os casos dobram ou triplicam a factura da água.

Mas isto é uma gestão comunista, pá.

Carlos Santos disse...

Muitos parabens.
actualmente apenas vamos sabendo as tropelias da câmara quando o vereador Paulo edson denuncia.
Continue o seu bom trabalho