quinta-feira, julho 01, 2010

Texto Direitos das Crianças - Dra Matilde Sirgado


Texto e Imagem retirados do Jornal "Comércio do Seixal"

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente, principalmente com a parte em que é referido que as capacidades humanas básicas para o desenvolvimento, pois é precisamente o oposto a que assistimos em Fernão Ferro e Pinhal de Frades! Crianças saudáveis…temos os casos de leucemia infantil que já ocorreram na EB2,3 de Pinhal de Frades! Quais são os argumentos que podemos apresentar a uma mãe, cuja filha mais velha, que frequentou esta escola directamente debaixo de postes de média tensão, e que adoeceu com esta grave doença, mas felizmente de saúde recuperada após longos períodos de internamento no IPO, que passados dez anos e chegada a altura da sua filha mais nova frequentar esta mesma escola, que durante todos estes anos nada foi feito para enterrar os cabos?
Ser instruído…neste agrupamento e por sobrelotação, a frequência das AECs também não é diária e fora da escola, penalizado as crianças que frequentam infantários, pois estes não suportam o vaivém das deslocações. Transferências de 2 a 3 turmas de 7º ano para uma escola mais distante, sem ligação de tranportes decente, por falta de instalações escolares.
Quanto ao poder participar da vida da sua comunidade, agora com a imposição de Mega-agrupamentos, teremos que nos deslocar para mais longe e para outra comunidade (Torre da Marinha) para tratar de assuntos de escola, desenraizando e rompendo assim com os projectos de proximidade da comunidade?
Onde está a liberdade e a dignidade disto?
Creio que podemos dizer que estamos perante um verdadeiro atentado por negligência das autoridades para com os futuros homens e mulheres de amanhã do concelho do Seixal…