sexta-feira, maio 21, 2010

Apresentação da iniciativa sobre Direitos das Crianças - "O DIA DA CRIANÇA NÃO TEM DE SER APENAS UM DIA"


Sou dos que acreditam que todos os cidadãos devem contribuir civicamente, na medida das suas possibilidades.

Sendo advogado e, actualmente exercendo um cargo público, entendo que a minha responsabilidade é acrescida e que o meu contributo deve ser proporcional a essa situação.

Por outro lado, enquanto "Pai Babado" de duas lindas crianças, muitas vezes até acusado de as expor em excesso, sou dos que entendo que o Dia da Criança não deve ser lembrado apenas um (1) dia por ano, mas sim, todos os dias do ano.

Assim, lancei o seguinte desafio a um jornal local, e a jornais nacionais (alguns ainda a ponderar o modelo) e a figuras públicas, com reconhecido mérito na área de intervenção, para escreverem sobre as várias perspectivas da criança na nossa sociedade e tenho-me surpreendido com o nível de adesão dos participantes, de que vos darei conhecimento mais tarde.

Por agora agradeço às responsáveis do "Comercio do Seixal e Sesimbra" por terem tido a coragem de aceitar de imediato o desafio que lhe lancei. Sabia que o fariam!

Por fim, gostaria imenso de lançar o desafio aos meus leitores deste blogue, para que divulguem esta iniciativa, sem qualquer fim político, profissional ou económico, e, se quiserem, adiram ao mesmo, da forma que melhor vos aprouver.

Estou disponível para receber os vossos comentários no seguinte mail: pauloedson.cunha@gmail.com

Obrigado. Deixo-vos com a carta enviada às diversas entidades:

"Exmo. Senhor

Permita-me que me apresente a V. Exa. e à instituição que sabiamente representa.
Sou Paulo Edson Cunha, advogado de profissão e neste momento Vereador do Pelouro da Protecção Civil do Concelho do Seixal, no entanto, sou essencialmente um cidadão interessado em cumprir o meu dever cívico e deixar uma participação e contributo cívico activo à nossa sociedade.

Para o efeito, criei um blogue, de nome A “Revolta das Laranjas”, cujo endereço é www.pauloedsonc.blogspot.com onde publico os textos que habitualmente escrevo na imprensa regional, para além de todo o trabalho político, reflexões pessoais e a supra referida participação cívica.

Tenho igualmente, quer a título pessoal, quer a título político, quer mesmo profissional, participado em vários eventos de solidariedade social, onde destaco dois, pela sua importância e mediatismo, como sejam ter fomentado, na então qualidade de Presidente da Comissão Política do PSD do Seixal, a criação de um vasto cabaz de natal para a associação “Pelo Sonho é que Vamos”, que culminou num grande jantar com animação para as crianças e a entrega dos cabazes de roupa, comida e brinquedos e, outro, onde fui o co-organizador de um desfile de moda com conceituados modelos nacionais, num evento denominado “Seixal Amigo da Criança” apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira.

Ora, tendo em conta que verifico uma fraca participação cívica no que concerne aos direitos das crianças, conjugada com factores de vivência pessoal, in casu, o facto de ter dois filhos de 10 e 7 anos, associado a questões profissionais, como por exemplo ter estudado desenvolvidamente questões hoje tão actuais como “Alienação Parental”, bem como já ter integrado uma Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) e, finalmente, estar a representar uma criança vítima de Bullying , num caso deveras mediático em termos nacionais, levaram-me a equacionar promover um trabalho subordinado à temática “Direitos das Crianças”, com diversos painéis, entre os quais destaco: “Alienação Parental”, “Trabalho Infantil” e “Bullying nas escolas”, podendo V. Exa. abordar outros como “Pedofilia” “Alimentação Infantil” ou qualquer outro que se sinta suficientemente habilitado.

Para o efeito convido V. Exa. a associar-se a esta iniciativa, tendo endereçado convites a uma personalidade por semana a responsáveis de instituições, ou personalidades, ligadas, directa ou indirectamente a este assunto.

Os moldes do contributo de V. Exa. ou da Instituição que representa, consubstancia-se num depoimento escrito, a ser publicado no blogue e no jornal semanal de distribuição gratuita com uma tiragem de 20.000 exemplares que se associe (de momento o jornal “O Comércio do Seixal e Sesimbra“ já aceitou o desafio, no entanto estamos a aguardar a confirmação de um jornal de âmbito regional e de um de âmbito nacional) que mais tarde será compilado e publicado num livro a reverter para uma ou mais associações previamente seleccionadas e, poderá, ou não, culminar numa conferência sobre estes temas, tendo sempre presente que se destinam a comemorar o dia Internacional da Criança a realizar no próximo dia 1 de Junho de 2010 e como o lema “Para nós o dia da Criança são 365 dias/Ano”, razão pela qual estas comemorações vão de 1 de Junho de 2010 a 1 de Junho de 2011.

Ajude-me a dar forma a esta iniciativa. Certo de que contarei com a sua colaboração activa, subscrevo-me na expectativa das suas prezadas notícias.
Atentamente,

Paulo Edson Cunha"

7 comentários:

Frederico disse...

Uma excelente iniciativa! Digo mais, se houvesse mais pessoas assim na nossa sociedade e talvez não tivéssemos aquelas fantochadas que vemos na Assembleia da República.

Digo novamente, é uma excelente iniciativa e espero o melhor dos sucessos para a mesma.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Dr. Paulo Edson

É de homens como você que este País precisa.

Parabens e boa sorte

Maria disse...

Mais uma iniciativa Grande que promoves, e digo Grande, pela nobreza da mesma.

Iniciativas como esta fazem-nos reflectir!

Anónimo disse...

Acho esta iniciativa de uma nobreza e sentido cívico (como o autor diz) notáveis.

Vou ajudar dentro do que me for possível e penso que todos temos a obrigação de fazer o mesmo.

António disse...

Dr. Paulo Cunha,

Felicito-o por esta excelente e nobre iniciativa.

Talvez assim as pessoas não esqueçam que dia da criança é todos os dias.

Anónimo disse...

os palhaços do costume, com as palhaçadas habituais

A. Almeida disse...

Dr. Paulo Edson, os meus parabéns pela iniciativa, assim ela decorra como pretende.
Tenho estado ausente e só agora com real acesso á Internet, para lhe deixar aqui estas palavras.
Mas não quis deixar de o fazer, a si e ao jornal Comércio do Seixal, que mais uma vez mostra estar na linha da frente.
E não se deixem intimidar por algums vermes que por aí andam, que não sabendo como fazer, sabem como tentar destruir.