segunda-feira, janeiro 25, 2010

O Praticante

A crónica que segue, ainda foi escrita em Outubro de 2009 para a revista "O Praticante", que entretanto só saíu a sua edição em Dezembro de 2009.

Atrasada, mas aqui a publico no blogue. A foto foi tirada com o "King" a seguir a uma vitória do Benfica já desta época e está também na revista.




Muitos dos leitores decerto têm conhecimento que venho de um acto eleitoral do qual fui cabeça de lista por um partido.
Sabem igualmente que nunca usei este espaço para fazer política. Refero-o para melhor enfatizar o meu orgulho de fazer parte desta equipa.

Escrevo para alguns jornais locais. Dei entrevistas. Saí em muitas reportagens no âmbito das eleições e da minha actividade profissional, mas quando vou à Costa de Caparica,, a Sesimbra, a Setúbal ou aqui no Seixal e em muitas outras localidades lá me aparece uma edição do “Praticante” numa repartição publica, num café, numa associação, etc.

E é com profundo orgulho que ao ver essas revistas, constato a excelencia do papel, a diversidade dos assuntos tratados, o cuidado nas reportagens. Constato igualmente o cada vez maior interesse das próprias organizações das provas , que ao invés de outros tempos, são elas que querem promovê-las nesta revista e não a revista a querer promover esses eventos, antes limita-se a querer informar o seu vasto público.

E também percebo que a revista é uma aposta ganhadora. Inovadora. Associada a um clube de carolas, mas coom atletas vencedores. Orgulho-me de pertencer a esta equipa.

Sei que esta publicação já passou o que de pior tinha para passar. 2008 e 2009 foram anos difíceiss para todos. Não se investe em publicidade em períodos de recessão. Mas sei que 2010 augura a retoma e, com ela, o investimento.

E estamos num bom período. Estamos na retoma económica, que paulatinamente vai tomando conta das nossas vidas. Como disse, 2010 será um ano de retoma económica mais firme. E, há mais..

Há uma boa notícia para os agentes económicos...o Benfica.

Há uns anos um Ministro, que sinceramente não me lembro qual, disse que quando o benfica ganhava a economia Portuguesa crescia. É real. Não estou a inventar. Nem sequer estou a exacerbar o meu benfiquismo. Ele disse-o e, pior, estava mesmo convicto do que dizia. Teria estudos que suportassem essa ideia? Não sei, mas percebe-se. As pessoas ficam felizes, logo produzem mais e melhor. Todos sabemos que os Portugueses são uim povo lamechas e sorumbático. Todos sabemos que o nosso nível de vida é mau, os níveis de iletracia são elevados, a produtividade diminuta, o dinheiro no bolso escasso, os êxitos internacionais no âmbito profissional, artísticos ou mesmo desportivos são raros e, por isso, preferimos o fado ao samba, a nostalgia à alegria, a vitória moral e o mal-dizer à vitória suada e estudada.

Por isso criticamos a soberba do Cristiano Ronaldo e do Mourinho, por se acharem os melhores do mundo. Que direito têm eles, simples portuguesinhos, de se acharem os melhores? Os Portugueses nem percebem que eles são mesmo os melhores. Estão entre os melhores e são assim considerados por todo o mundo. Preferimos a doce ilusão e a triste resignação. Não estamos habituados a ganhar, a ser bons, a ser confiantes.

Ah, e vivemos de clubite. Não nos interessa se a nossa equipa ganha por “meio a zero” com um auto-golo que não passou a linha do golo e foi apontado em período de desconto que era injusto. Queremos é ganhar.

Voltando ao Benfica, este Benfica versão Sec. XXI a fazer lembrar o benfica dos tempos do Eusébio (na foto ao lado a seguir a uma das goleadas que temos dado) está a pôr o País em delírio. As pessoas só podem estar felizes. Todos esquecemos as arguras da vida. Já não temos (nós Benfiquistas, claro) vergonha de ir ao café, de ir para o trabalho. Já podemos receber as sms´s a seguir aos jogos. Já não nos gozam. Agora somos nós. Agora vamos levar este País para a frente. Agora vamos comemorar cada goleada com mais meia-hora no trabalho, porque vamos querer olhar para a cara do chefe e dizer-lhe que estamos felizes, que a vida afinal é bela, que queremos dançar merengue ou samba.

Agora vamos querer ir ao café, discutir futebol e ajudar esse ramo de actividade. Agora vamos comprar jornais, porque queremos ler o que dizem do nosso clube e vamos ver televisão, ajudando na publicidade.

2010 vai ser o ano da águia. Da Vitória. Da vitória águia e da vitória deste projecto. Da vitória deste País no mundial do nosso contentamento. Da vitória da nossa economia. Da vitória da esperança...eu acredito. E você?
____________________________________________________________________________________
Nota: Hoje "parada de estrelas" no jogo contra a pobreza no Estádio da Luz.
Excelente iniciativa benemérita do Benfica. E a favor do Haiti...
Participe.

4 comentários:

Anónimo disse...

"A foto foi tirada com o "King"".

Pela cara do Eusébio, diz antes que a foto foi tirada quando o "King" ia a passar e tu em jeito de emplastro te encostaste a ele para te fazeres de importante...mais uma vez.

Paulo Edson Cunha disse...

Sim anónimo(a)...
Tem toda a razão. Por acaso informo-o(a, com orgulho (pois é um dos maiores jogadores mundiais de todos os tempos) que os meus filhos foram propostos para sócios precisamente por ele (ele ia de passagem e assinou as propostas...lol)
Boa semana

Anónimo disse...

Uau Paulinho...és o maior!

Sofia disse...

Sendo um Blog pessoal julgo ser possível publicar tudo o que nos diz respeito e ter-mos prazer em partilhar com os nossos leitores, experiências de vida, alegrias e tristezas, comemorações, mortes, nascimentos, enfim um indeterminado número de acontecimentos, que se designam por Vida. Também vivendo num estado de democracia, nos dá permissão do nosso manifesto. Cabe aos leitores, interpretarem da forma que entenderem. No caso dos anónimos lastimo muito que o ciúme e a inveja tenham falado mais alto ao ponto de sentirem necessidade de extravasar desta forma. Pois eu dou a mão á palmatória e manifesto o quanto teria gosto em falar e cumprimentar um dos grandes homens que teve a capacidade de levar o nome de Portugal aos 4 cantos do mundo. Aos anónimos que aqui se manifestaram, se ficam assim tão deprimidos, aconselho-vos a não leitura do mesmo. Ou já que fizeram esse esforço tão grande, então tentem aprender um pouco mais com alguém Grande, que se acha muito pequeno. A isto se chama humildade.