quarta-feira, janeiro 06, 2010

2010 - O Ano do Contacto - Comente para o "Comércio..."



Há uma coisa que me deixa preocupado. É quando eu penso, "sou do tempo de...". Ora, se sou do tempo do escudo, das k-7´s, dos head-phones, da "Gabriela", do Benfica quase sempre campeão, dos discos a vinil, então, já cá ando ha muito. Ando há tanto que me recordo que foi feito um filme que se chamava 2010 - o ano do contacto, cuja sinopse rezava assim: "Um novo tempo, uma nova odisseia, uma nova oportunidade de enfrentar as questões que se colocaram na destemida missão a Júpiter do ano 2002. Os tripulantes a bordo da Leonov estão a caminho de um encontro com a Discovery, estacionada em órbita fixa. Aquilo que eles não sabem é que estão a caminho, também, de um futuro desconhecido para os humanos, e que o seu destino poderá ficar nas mãos do computador da Discovery que vão reparar, o HAL-9000.

Neste filme intrigante baseado no livro de Arthur C. Clarke que se seguiu a 2001: Odisseia no Espaço, o realizador Peter Hyams (Outland - Atmosfera Zero) consegue manter-nos numa inquietação permanente aproveitando as bases do filme anterior, mas, sem dúvida afirmando-se como um capítulo completamente novo. O ano é 2010. Tempo de descobrirmos que não estamos sós."

Ora, qualquer pessoa da minha geração encarava este livro e filme como verdadeira ficção científica num longínquo ano de 2010, no qual certamente  a vida seria muito diferente.

A verdade é que estamos nesse ano, que parecia inacessível, a vida é diferente de facto, mas nem sempre para melhor. Há outros costumes (até os homossexuais já vão poder casar), outra moeda (Euro em vez do escudo), a democracia está definitivamente implantada, o Porto agora é mais vezes campeão, há CD´s Blu-Ray, o micro-processador, o PC, o Notebook, os telemóveis já não são aqueles monstros que se encaixavam nos carros, mas já cabem na palma da mão, mas ... o comunismo continua no Concelho do Seixal...

É verdade que o Seixal evoluíu nestes anos, conforme foi muito discutido na campanha, mas também, pudera !, quem não evoluíu? a questão que se impõe é se o Seixal evoluíu mais ou menos do que os restantes concelhos?

Hoje, por exemplo já temos o ambicionado Metro Sul do tejo, que há duas ou três décadas era apenas um sonho quase tão distante, quanto o enredo do filme "2010", no entanto, pergunto: como é possível hoje (na próxima sexta-feira, dia 8 de Janeiro, data em que o jornal vai para as bancas) fazerem 6 (seis) meses sobre o acidente que vitimou uma pessoa em Corroios e a situação se manter inalterável, apesar de todos os alertas? As avestruzes é que enfiam a cabeça na areia. Do que estão os senhores responsáveis á espera? Ali, naquele local já se sabe que se morre, já se sabe que é extremamente perigoso, mas... continua tudo igual.

Como é possível ainda não termos uma cobertura de saneamento básico concelhio a 100%?

Como é possível, em pleno ano da graça de 2010, termos professores a deslocarem-se a uma reunião de Câmara para reclamarem com urgência um novo quadro eléctrico e aquecimentos alegando que não há condições para os alunos estudarem com temperaturas baixas?

Estou a falar dos Professores da escola básica N. 1 de Arrentela, Seixal, que disseram que há 13 anos que pedem um quadro eléctrico com capacidade para suportar aquecimentos, recordando que não têm condições para "exigir a crianças de seis anos que trabalhem com 6 e 8 graus às oito da manhã".

Eu estive nessa reunião e, o mais grave é que esses mesmos professores ja se haviam dirigido à Câmara Municipal no mandato anterior. Quanto mais tempo aquelas crianças e aqueles professores vão ficar à espera? 2010 não era uma data tão distante? parece que o realizador Peter Hyams deveria ter filmado sobre 2014 ou 2018 porque no Seixal em 2010 ainda há situaçoes destas...

Podia ficar aqui infinitamente a apontar situações que. do meu ponto de vista, não deveriam ainda ser uma realidade em 2010, mas subverto as regras do jogo e lanço-vos o desafio, prometendo tudo fazer para ajudar a resolver as propostas mais sérias e exequíveis:

O que gostaria de ver resolvido no seu concelho durante o ano de 2010?
Comente neste blogue e será feita uma selecção dos comentários a publicar na próxima edição do "Comércio do Seixal e Sesimbra"

4 comentários:

M. disse...

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, participou nas comemorações do 50º aniversário da fuga dos presos políticos da Fortaleza de Peniche, afirmando a “necessidade cada vez mais imperiosa de relembrar a resistência anti-fascista enquanto momento maior da história da luta do nosso partido e do nosso povo”.

Pena é que este dirigente, quando passa pelo concelho, não converse com a população, mas o homem da rua, não aqueles que são levados em autocarros para as acções levadas a cabo pelo Partido.

É que era capaz de ficar a saber umas coisas sobre perseguições, acções pidescas e de vigilância, mentiras e pressões sobre os que levantam a voz contra os Kamaradas Kumudistas.

Anónimo disse...

Já uma vez lhe perguntei e não obtive resposta.

Quais são as competências delegadas no vereador com o pelouro da Protecção Civil?

Já sabemos que os Bombeiros são da alçada do Presidente.

Mas quais são as outras?

Até onde pode ir um vereador com o pelouro que tem?

Quando responder (se é que vai responder) eu depois explico o porquê deste pedido de esclarecimento.

Anónimo disse...

Sr. Vereador começo por lhe desejar um feliz 2010 e por o felicitar pela sua forma de escrever inteligente e humorada.
Sei que está profissionalmente ligado às vítimas do Metro e que está mais atento a essa questão por esse motivo para além do seu próprio cargo. Mas esse é um exemplo de como as autoridades em Portugal trabalham e a Câmara também tem muitas responsabilidades. Sobre o quadro eléctrico da escola, então nem se fala.

Anónimo disse...

E que tal levar à Assembleia Municipal a mesma sugestão que um colega seu fez em Sesimbra de forçar a Camara do Seixal, dado ser possuidora de + de 5% dos direitos de voto (parcelas de zonas verdes, equipamentos,...)no Pinhal do General, para além da responsabilidade politica e moral, de indigitar o senhor presidente da Camara a forçar uma assembleia da augi e assim obrigar a prestação de contas destes 7 anos???
Faça isso...
Tenho dito....