segunda-feira, novembro 23, 2009

Requerimento do PSD/Seixal à C.M.Seixal - Água contaminada

Foi este fim-de-semana enviado para os serviços da C.M.Seixal:

Exm.º Senhor


Presidente da Câmara Municipal

do Seixal


ASSUNTO: SISTEMA DE ABASTECIMENTO ÁGUA PÚBLICA

Notícias vinda a público esta semana na comunicação social nacional, dão conta da possível existência de TNT (trinitrotolueno) em alguns furos de captação de água para consumo público no Seixal.

Na notícia, esses furos contêm, um composto orgânico possivelmente cancerígeno, deixado por décadas de actividade de uma antiga fábrica de explosivos.

A denuncia tem por base uma investigação numa tese de doutoramento da geóloga Helena Amaral defendida desenvolvida no Instituto Federal de Ciências Aquáticas e Tecnologia da Suíça, com o apoio de investigadores do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), onde expressa que a contaminação resulta de despejos de águas residuais, contendo TNT e DNT (dinitrotolueno), efectuados pela SPEL - Sociedade Portuguesa de Explosivos, que funcionou em Santa Marta de Corroios, entre 1949 e 2000. Análises efectuadas em 1999 revelaram que alguns furos privados na região apresentavam níveis elevados de diversos poluentes. Na altura, acusou-se a presença de TNT e DNT, cuja concentração não foi, porém, quantificada.



Segundo o estudo apresentado a geóloga analisou a água de 29 furos e de duas lagoas numa área de 25 quilómetros quadrados ao redor da antiga fábrica de explosivos.

Os resultados, publicados em Setembro passado na revista científica Chemosphere, revelaram forte contaminação em vários furos. Os mais poluídos - com 25.000 a 33.000 microgramas de TNT por litro de água - são particulares. Há, no entanto, pelo menos três furos municipais de abastecimento público com valores de 95 a 280 microgramas por litro.

Face a estas notícias, que o PSD/Seixal reputa de muito preocupantes, requere-se à autarquia as explicações adequadas.

Refira-se que este pedido de explicações visa evitar um clima de eventualmente desnecessário alarmismo que estas notícias compreensívelmente podem provocar nos nossos munícipes e, por outro lado, proporcionar à autarquia a defesa da sua boa imagem, que não está salvaguardada, com as poucas explicações até agora adiantadas pelo executivo a propósito desta questão.

Seixal, 22 de Novembro de 2009



O Presidente da Comissão Política do Seixal:



Paulo Edson Cunha

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Sr.Vereador

Por esta iniciativa que tomou.

A saúde pública da população tem que ser defendida não só por quem governa mas também por quem está na oposição.
Esse é um dever de quem foi eleito para representar os interesses não só dos eleitores mas também da população em geral.

Anónimo disse...

Dr. paulo Edson deixe-me dar-lhe os parabens porque o so único que vejo trabalhar e a fazer verdadeira oposição à CDU e ainda vêm para aqui os invejosos dizer que você isto e aquilo

Anónimo disse...

No Seixal, onde funcionou a antiga Siderurgia Nacional, está depositado o segundo maior passivo ambiental considerado perigoso ao ambiente e à saúde da s pessoas, calculado pelo Instituto de Resíduos em cerca de 70 mil toneladas.

Naquela zona estão cerca de 6,2 milhões toneladas de passivo ambiental, dos quais 70 mil toneladas de resíduos perigosos, sendo necessário cerca de 60 milhões de euros para fazer a requalificação, incluindo a remoção dos pós de despoeiramento da Maia e a comparticipação da Urbindústria no projecto de aterro de resíduos industriais no Seixal.

Entre as acções previstas está a descontaminação das áreas afectadas pela antiga Siderurgia, a definição de medidas mitigadoras do impacte da indústria pesada instalada e a instalar, a recuperação e qualificação ambiental deste território, em particular das margens do Coina e da Lagoa da Palmeira.

Da Lagoa da Palmeira já foram retiradas 500 toneladas de hidrocarbonetos e, segundo um estudo preliminar, vai ser necessário descontaminar cerca de 6.7 00 metros cúbicos de solo.

E ironia das ironias, ainda dizem que o Seixal pertence à rede das Cidades Saudáveis.

No antigo Bloco do Leste também diziam que o Paraíso era lá.

Depois da queda do muro de Berlim, vimos todos como era aquele Paraíso.

Será que temos um novo Paraíso no Seixal, onde é tudo tão saudável?

Infelizmente, para a nossa saúde ública,os dados que são conhecidos revelam o contrário.

Mas a propaganda faz deste concelho um Paraíso!

É caso para dizer,em termos de saúde pública, não siga o nosso Concelho, porque é uma desgraça para todos nós.

Carmo Torres disse...

Bom dia Caro Paulo Edson

Venho aqui agradecer-lhe a colocação do link para o meu blogue,http://janaoseinao.blogspot.com, que já causou alguma polémica pelos textos ali colocados.
De tal forma que um destes me deu mesmo espaço para reflexão e para um outro post.
É o que tem de bom a democracia da blogosfera, o podermos dizer de nossa justiça e trocar ideias e opiniões.

Anónimo disse...

Temos como em todas as câmaras um vereador que normalmente é da cdu sobre o ambiente Dr. estamos à tanto tempo a falar sobre a água contaminada será que ninguém nos ouve???? Cá para mim o vereador do Ambiente deve ser aliás só pode ser o Sr.Presidente. Não se faz nada de geito no Seixal que vergonha até já a SIC goza com o Seixal.